Completando 20 anos em março de 2016, Resident Evil já teve mais de vinte jogos lançados e nem sempre a história anda para frente. É comum, não só em RE, que as franquias de jogos ganhem títulos que voltem ao passado para explorar suas origens, seja de um personagem ou para explicar melhor fatos do passado contados em outros títulos apenas de forma superficial. Quanto mais antiga e mais lançamentos a franquia tem, mais comum é este cenário.

Não bastando isso, Resident Evil ainda conta com inúmeros títulos que sequer fazem parte da cronologia da franquia, ou por terem fatos conflitantes com títulos de maior importância para saga, ou por simplesmente não terem uma história que se sustente.

Além desses dois casos – jogos cronológicos e não cronológicos – Resident Evil ainda tem os infames spin-offs, e talvez seja uma das franquias de games que mais possui jogos desse tipo. O fato de um jogo ser um spin-off não necessariamente quer dizer que ele não faz parte da cronologia oficial, pelo contrário.

Resident Evil tem diversos spin-offs que adicionam fatos e elementos para a cronologia principal da saga, e apenas são considerados spin-offs porque suas histórias não tem grande influencia direta no arco principal de RE, que é composto por RE0, RE:Remake, RE2, RE3, RECV, RE4, RE5 e RE6.

Notem que não citei os dois jogos da série Revelations no arco principal de Resident Evil, isso porque ambos os jogos apenas adicionam elementos à espinha dorsal da saga, e não necessariamente mudam os rumos dela. Aliás, os Revelations são considerados spin-offs pelo próprio produtor, Michiteru Okabe, de acordo com sua declaração em entrevista concedida ao REVIL em outubro de 2014:

Eu acho que a maior diferença entre a série principal e títulos derivados, como Revelations, é o fato de que os jogos numerados tendem a ser mais ousados e tentam mostrar coisas novas – o papel deles é inovar e evoluir em grandes passos. Uma série derivada serve a um propósito diferente, no sentido de se apoiar mais em servir a uma base de fãs já existente

Apesar de serem SIM spin-offs, os Revelations fazem parte da cronologia da franquia, assim como títulos como Survivor, Dead Aim, trechos dos Chronicles e dos Outbreaks e até mesmo um tiquinho de nada de REORC. E pra deixar tudo explicadinho vamos montar as peças da cronologia, quase que um mapa dos acontecimentos ingame de Resident Evil de forma bem direta e didática.

Em todas as datas, há um campo “Clique aqui para mais informações” – ao clicar nele vocês encontrarão informações básicas sobre os acontecimentos naquela data/período. Para informações mais completas, acessem nossa Linha do Tempo.

23 e 24 de julho de 1998

CR01

  • Resident Evil 0
  • Cenário Begginings de RE: The Umbrella Chronicles

Clique aqui para mais informações

Enviados para investigar estranhos assassinatos nas montanhas Arklay, a equipe BRAVO dos S.T.A.R.S. acaba tendo problemas em seu helicóptero e fazem um pouso forçado no meio da floresta. Rebecca Chambers sai para explorar o local e encontra o trem Ecliptic Express.

Ao adentar ela percebe que todos ali foram transformados em zumbis e se depara com Billy Coen, um ex-fuzileiro condenado à morte que estava sendo levado para sua sentença. Os dois unem forças para sobreviver, e passam por inúmeros perigos no trem, no Centro de Treinamento da Umbrella e nos Laboratórios.

Eles são constantemente confrontados por uma versão mais jovem do Dr. James Marcus, criador do t-Vírus. Todas as ações da dupla são monitoradas por William Birkin e Albert Wesker, que os assistem pelo sistema de vigilância das instalações.

Enquanto assistem ao progresso da dupla e veem com estranheza a presença do Dr. Marcus no local, Birkin e Wesker conversam sobre os planos futuros: Albert diz que é hora de dar adeus a Umbrella e seguir com seu plano, e William diz que ele ainda não está pronto por conta de suas pesquisas com o G-Virus, até então incompletas.

Os fatos de Resident Evil 0 e do cenário Begginings de RETUC ocorrem entre a noite do dia 23 de julho e as primeiras horas da manhã do dia 24 de julho de 1998.

24 e 25 de julho de 1998

CR02

  • Cenário Nightmare de RE: The Umbrella Chronicles
  • Resident Evil: Remake
  • Cenário Rebirth de RE: The Umbrella Chronicles

Clique aqui para mais informações

Depois de se despedir de Billy Coen e chegar a Mansão Spencer, Rebecca une a Richard Aiken para buscar por seus companheiros de S.T.A.R.S. Lá, Richard é mordido pela Yawn, mas logo eles são amparados pelos seus companheiros da equipe Alpha que acabaram de chegar ao local.

Após perder contato com a equipe BRAVO, a equipe ALPHA dos S.T.A.R.S. vai em busca do paradeiro de seus companheiros, ocorrem os fatos de Resident Evil: Remake (que substituiu o original RE1 na cronologia). Até hoje não se sabe ao certo qual o cenário que deve ser levado em conta: se o de Chris ou o de Jill. Considerando que independente da escolha, no final do jogo SEMPRE um personagem importante não aparece – Barry ou Rebecca.

De acordo com o livro Resident Evil Archives, deve-se levar em conta que Jill passou por todos os perigos enquanto Chris estava preso na cela do laboratório, e que no final do jogo existem quatro sobreviventes: Chris, Jill, Rebecca e Barry, além do piloto Brad. No entanto, Chris é quem deve confrontar Wesker no laboratório, pois é neste cenário em que o vilão é atravessado pelas garras do Tyrant e morre.

Após ser trespassado pelas garras do Tyrant, o vírus entregue por Birkin age no organismo de Wesker, que volta à vida com ao custo de sua humanidade, adquirindo capacidades sobre-humanas. Com o sistema de auto-destruição do local ativado, Wesker trava uma corrida contra o tempo para fazer o caminho dos laboratórios até a saída da mansão, e é isso que é mostrado no cenário Rebirth de RETUC.

Os fatos do cenário Nightmare de RETUC ocorrem na noite do dia 24 de julho de 1998; os fatos de Resident Evil: Remake ocorrem entre a noite do dia 24 de julho e a manhã do dia 25 de julho de 1998; os fatos do cenário Rebirth de RETUC ocorrem entre a madrugada e a manhã do dia 25 de julho de 1998.

De 20 de setembro à 01 de outubro de 1998

CR03

  • Resident Evil 2 (flashback de Annette Birkin)
  • Resident Evil 3 (primeira metade)
  • Resident Evil 2Claire A e Leon B
  • Cenário The 4th Survivor de RE: The Umbrella Chronicles
  • Resident Evil 3 (segunda metade)
  • Cenário Death’s Door de RE: The Umbrella Chronicles

Clique aqui para mais informações

No dia 20 de setembro, a equipe ALPHA da Umbrella Security Service (U.S.S.), se infiltra em Raccoon City e através do sistema de esgotos, encurralam o cientista William Birkin, prestes a trair a Umbrella e deixar a empresa com o recém-finalizado G-Virus.

Birkin é alvejado por diversos disparos, mas injeta o vírus em si próprio, transformando-se em um monstro. Indo de encontro aos agentes, o mutante estraçalha os agentes da U.S.S. um a um, e acaba destruindo a maleta contento diversos frascos do G-Virus e t-Virus, alavancando o processo de contágio da população de Raccoon City pelo sistema de esgotos.

Entre 26 e 28 de setembro, após ver a cidade se transformar num verdadeiro caos por conta da infecção pelo t-Vírus, na noite do dia 28 de setembro, Jill Valentine decide que é hora deixar Raccoon. Durante a tentativa de fuga, ela vê Brad Vickers sendo perseguido e morto pelo Nemesis, que também passa a perseguí-la.

Mais tarde, ela conhece um grupo de soldados da U.B.C.S. (Carlos, Nicholai e Mikhail), e através deles fica sabendo que o local de extração de sobreviventes será na Torre do Relógio de Saint Michael. Lá chegando, ela chama o resgate e vê Nemesis derrubar o helicóptero. Obrigada a lutar contra a arma biológica, ela é infectada pelo t-Vírus. E após o confronto é levada por Carlos para dentro da capela da Torre do Relógio, mas acaba desmaiando.

Na noite do dia 29 de setembro após uma bebedeira, Leon S. Kennedy parte para Raccoon para seu primeiro dia de trabalho como policial na cidade. Na entrada da cidade ele encontra com Claire Redfield e a salva de ser atacada por um zumbi.

Sem saber o que se passa, os dois rumam para a RPD. Lá, eles se separam e conhecem Ada Wong e Sherry Birkin e acabam no meio de uma enorme conspiração envolvendo a Umbrella. Obrigados a lutar por suas vidas, eles acabam enfrentando diversas B.O.W.s, entre elas o próprio William Birkin mutado pelo G-Vírus.

Com a ajuda de Ada Wong e até mesmo da esposa de William, Annette, Leon e Claire escapam dos laboratórios da Umbrella com Sherry Birkin na manhã do dia 30 de setembro, pouco tempo antes do laboratório explodir por inteiro.

No dia 30 de setembro, após recobrar a consciência, o único agente sobrevivente da U.S.S., HUNK, ainda com uma amostra do G-Virus em seu poder, percorre os esgotos da cidade até retornar a R.P.D., agora completamente infestada por zumbis e outras ameaças. O agente bravamente luta por sua vida, e consegue enfim alcançar o heliporto no terraço da delegacia, onde é resgatado por um helicóptero.

Nas primeiras horas da madrugada do dia 01 de outubro, Jill Valentine acorda na capela da Torre do Relógio após passar dois dias desmaiada. Carlos Oliveira parte par ao Hospital de Raccoon em busca do anti-vírus para Jill, e após administração recebê-lo, ela continua sua corrida para escapar da cidade.

Após confrontos com Nemesis, ela vê Nicholai trair a UBCS e escapar da cidade no último helicóptero, mas após dar um fim definitivo em Nemesis, Barry Burton aparece em um helicóptero e resgata Jill e Carlos poucos momentos antes de um míssil nuclear dizimar a cidade.

Simultaneamente com a metade final de Resident Evil 3, Ada Wong inicia sua fuga de Raccoon após ser gravemente ferida pelo Tyrant e de escapar por pouco da explosão do laboratório da Umbrella. Em contato com Wesker, ela conhece o ponto de extração e sobre em um container carregado pelo helicóptero onde também estavam Sergei Vladimir e Ozwell Spencer. Do alto, ela vê a cidade ser consumida pelas chamas nucleares de um míssil.

Os fatos da primeira metade de Resident Evil 3 ocorrem na noite do dia 28 de setembro de 1998; os fatos de Resident Evil 2 ocorrem entre a noite do dia 29 de setembro e a manhã do dia 30 de setembro de 1998; os fatos do cenário The 4th Survivor de RETUC ocorrem na noite do dia 30 de setembro; os fatos da segunda metade de Resident Evil 3 ocorrem entre as primeiras horas da madrugada do dia 01 de outubro e a manhã do mesmo dia. Os fatos do cenário Death’s Door de RETUC ocorrem entre o dia 30 de setembro e a manhã do dia 01 de outubro de 1998.

24 e 25 de novembro de 1998

CR04

  • Resident Evil: Survivor

Clique aqui para mais informações

A pedido de Leon S. Kennedy, Ark Thompson vai até a Ilha Sheena investigar supostas ações da Umbrella no local. Ao chegar lá, Ark descobre que de fato a ilha é uma base da corporação, usada para a produção em massa de Tyrants.

Após se envolver em uma luta com Vincent Goldman, o comandante do local, Ark sofre um acidente e perde a memória. Com a ajuda de Lott e Lilly Klein, ele se lembra do ocorrido e consegue escapar da ilha levando as duas crianças após uma dura batalha contra o Hypnos Tyrant.

Os fatos de Resident Evil: Survivor ocorrem entre os dias 24 e 25 de novembro de 1998.

de 17 a 27 de dezembro de 1998

CR05

  • Resident Evil CODE Veronica
  • Resident Evil Survivor 2: CODE Veronica

Clique aqui para mais informações

No dia 17 de dezembro, Claire invade um computador da Umbrella em Paris em busca de informações sobre seu irmão, porém, ela é capturada e em 27 de dezembro é levada para a ilha Rockfort como prisioneira. Lá, um vazamento de t-Virus causado por Albert Wesker cria pânico no complexo e contamina a todos os expostos ao vírus.

Lutando por sua vida ela conhece Steve Burnside e confrontam Alfred Ashford, o mandatário do local. Claire acaba sendo confrontada também por Wesker, mas com a ajuda de Steve consegue embarcar em um avião para fugir da ilha.

Cansada, Claire adormece na aeronave e tem pesadelos sobre o que acabou de viver na ilha e também com a B.O.W. Nemesis. Ao acordar, Claire e Steve se veem na base da Umbrella na Antártida, onde mais uma vez confrontam Alfred que havia acabado de liberar Alexia Ashford de seu sono criogênico. Alexia aprisiona Claire e rapta Steve.

Na ilha Rockfort, Chris acabara de chegar em busca de sua irmã por conta de um e-mail que Leon S. Kennedy enviara para ele. Chris fica sabendo que sua irmã não está lá e parte para a Base da Umbrella na Antártida. Lá ele salva Claire e os dois confrontam Alexia Ashford e Albert Wesker. Depois de superar os perigos, os irmãos Redfield escapam do local minutos antes de seu colapso.

Os fatos de Resident Evil CODE: Veronica acontecem no dia 27 de dezembro de 1998. No período em que Claire está adormecida no avião a caminho da base da Antártida, acontecem os fatos de RE Survivor 2: CODE Veronica, que é a representação de um pesadelo dela.

2002

CR06

  • Cenário Operation Javier de RE: The Darkside Chronicles

Clique aqui para mais informações

Em 2002, o governo dos EUA recebe informações que o traficante de drogas Sul-Americano Javier Hidalgo havia comprado o vírus de um ex-pesquisador da Umbrella no mercado negro. Para investigar, foram enviados os agentes Leon S. Kennedy e Jack Krauser, membros do Serviço Secreto e da US SOCOM, respectivamente.

Ao chegarem no local, os dois percebem que a situação é bastante complicada, com a vila de Amparo tomada por zumbis em meio a uma guerra civil instaurada pelo próprio Javier Hidalgo. Eles acabam encontrando Manuela Hidalgo, filha de Javier e em quem o traficante vinha administrando o t-Veronica para curá-la de uma grave doença, doença que também acometia a mãe de Manuela – Hilda, que vinha sendo tratada com o t-Vírus.

Após confrontos com Hilda, mutada por conta do t-Vírus, os dois agentes são atacados por Javier, que se infecta com o t-Veronica e se transforma em uma enorme criatura, mas Manuela, fazendo uso dos poderes do t-Veronica ajuda Leon e Krauser a derrotarem seu pai.

Ao final da missão, Manuela foi colocada sob custódia do governo norte-americano, Leon seguiu sua carreira normalmente, já Krauser foi expulso da US SOCOM por conta de um grave ferimento que sofreu em seu braço, tornando-o inapto a seguir em combate.

Os fatos do cenário Operation Javier, de RETDC ocorrem no ano de 2002 sem uma maior especificação de mês ou dia. 

23 de setembro de 2002

CR07

  • Resident Evil: Dead Aim

Clique aqui para mais informações

Bruce McGivern e Fongling, agentes dos EUA e da China, respectivamente, são enviados para o navio de cruzeiro Spencer Rain com o objetivo de investigar a venda ilegal de armas biológicas. Eles encontram um cenário de destruição após Morpheus D. Duvall (um ex-funcionário da Umbrella que roubou amostras de t-Vírus e do novo t+G-Vírus) liberar o t-Vírus e diversas criaturas no navio.

Eles também são confrontados pelo próprio Morpheus, que acaba se infectando com o t+G-Vírus e se transforma em um Tyrant. O navio acaba batendo em uma ilha que era uma Unidade de Eliminação de Detritos da Umbrella. O local possuía um vasto arsenal de mísseis, os quais Morpheus pretendia usar para subornar os governos norte- americano e chinês, mas após algumas batalhas Bruce e Fongling frustram seus planos e eliminam Morpheus.

Os fatos de Resident Evil: Dead Aim ocorrem no dia 23 de setembro de 2002.

18 de fevereiro de 2003

CR08

  • Cenários Umbrella’s End e Dark Legacy de RE: The Umbrella Chronicles

Clique aqui para mais informações

Jill Valentine e Chris Redfield vão até uma vila localizada na região do Cáucaso Russo para investigar uma suposta base usada para a criação de uma nova arma biológica chamada T-A.L.O.S., chegando no local, eles encontram com Albert Wesker.

Ao chegar na base, a dupla de agentes consegue se infiltrar e passa por diversos níveis de segurança até encontrarem o T-A.L.O.S., no local eles são recepcionados por Sergei Vladimir, braço direito de Ozwell Spencer na Umbrella que ativa a B.O.W. que passa a atacar Jill e Chris.

Aproveitando-se da distração criada pela dupla, Wesker se infiltra no complexo e vai atrás de Sergei Vladimir. Enquanto ocorre a batalha de Jill e Chris contra o T-A.L.O.S., Albert Wesker passa pelo sistema de segurança da base e confronta Sergei, que se infecta com o t-Vírus transformando-se em uma enorme B.O.W., apesar disso, Sergei não foi páreo para Wesker que o derrota.

Após derrotarem o T-A.L.O.S., Jill e Chris saem do local, enquanto Wesker, em outro ponto do complexo chega ao supercomputador UMF-013, copia todos os seus dados para um disco particular e formata a máquina, apagando todos os dados da Umbrella. Wesker vazaria os dados para derrubar a Umbrella na Corte Suprema e assim extinguir a companhia.

Os fatos dos cenários Umbrella’s End e Dark Legacy ocorrem simultaneamente no dia 18 de fevereiro de 2003, e ajudaram a colocar um fim na Umbrella Corporation.

2004

CR09

  • Resident Evil: Revelations – O Pânico de Terragrigia
  • Resident Evil 4
  • Resident Evil 4 – Separate Ways

Clique aqui para mais informações

A organização terrorista Veltro ataca a cidade flutuante de Terragrigia, no Mar Mediterrâneo. A organização utiliza um UAV lançado do navio Queen Zenobia para espalhar o T-Abyss e envia Hunters para atacar os habitantes por terra. Sob o comando de Morgan Landsdale, o FBC entra em ação para combater o ataque e a BSAA é chamada para dar apoio.

Incapazes de conter o ataque a Terragrigia, as autoridades influenciadas por Landsdale decidem usar o satélite Regia Solia para colocar um fim na cidade-modelo evitando que as B.O.W.s e o T-Abyss se espalhassem. Com o uso do satélite, a cidade foi completamente destruída e todos os que ainda estavam no local acabaram morrendo no evento que ficou conhecido como “O Pânico de Terragrigia“.

Durante o outono de 2004 no hemisfério norte – entre os meses de setembro e dezembro -, Leon S. Kennedy foi enviado a uma remota vila na Europa para resgatar Ashley Graham, a filha do presidente dos EUA que fora sequestrada.

No local, Leon enfrenta a hostilidade dos habitantes que se mostram extremamente violentos, principalmente o líder do local, Bitores Mendez. Capturado inúmeras vezes, Leon acaba encontrado Ashley e conta com a ajuda de Luis Sera e até mesmo de Ada Wong em determinados momentos, e acaba derrotando Bitores Mendez em uma batalha após o chefe do vilarejo revelar o poder oculto de Las Plagas em seu corpo.

Ada Wong estava no local sob ordens de Albert Wesker, em uma missão para recuperar amostras de Las Plagas para o vilão. Fugindo dos habitantes locais, Leon se refugia no castelo de Ramon Salazar, e enquanto protegia Ashley, acaba tendo de enfrentar o castelão e o derrota.

Entretanto, Ashley volta a ser sequestrada a mando de Saddler e é levada para uma ilha. Leon chega ao local com ajuda de Ada e lá acaba tendo que enfrentar Jack Krauser, que fora seu parceiro na Operação Javier. Krauser também revela o poder oculto de Las Plagas em seu organismo, mas ainda assim não é páreo para Leon. Ainda vivo, Krauser acaba sendo morto por Ada Wong.

Após resgatar Ashley, Leon é confrontado por Osmund Saddler, que revela sua verdadeira forma, mas acaba sendo derrotado por Leon com a ajuda de Ada, que rouba do agente uma amostra de Las Plagas e foge da ilha. Leon e Ashley utilizam um jet sky para fugir do local antes de sua explosão. Ada Wong trai Albert Wesker enviando a ele uma amostra de Las Plagas subordinada enquanto entrega a amostra de Las Plagas controladora à Organização, para quem realmente trabalhava.

Os fatos do “Pânico de Terragrigia” de Resident Evil: Revelations ocorrem no ano de 2004 sem uma maior especificação de mês ou dia. Os fatos de Resident Evil 4 e do extra Separate Ways ocorrem simultaneamente no período do outono de 2004 no hemisfério norte – entre os meses de setembro e dezembro.

2005

CR10

  • Resident Evil: Revelations
  • Resident Evil: Degeneration – filme

Clique aqui para mais informações

Após investigarem o aparecimento de criaturas supostamente contaminadas pelo vírus T-Abyss próximo a costa de Terragrigia, Jill Valentine e Parker Luciani são enviados ao navio Queen Zenobia para investigar o suposto sumiço de Chris Redfield e Jessica Sherawat.

Após diversos eventos, Jill e Parker perdem contato com a BSAA. Chris e Jessica por outro lado entram em contato com a agência, que os envia para as coordenadas de Jill e Parker para investigar a ausência de contato dos agentes.

Ao chegarem às coordenadas informadas por Clive O’Brian, Chris e Jessica investigam o navio e descobrem que se trata do Queen Semiramis e não do Zenobia. Enquanto isso, Jill e Parker conseguem minimizar os danos do disparo do satélite Regia Solia, que havia sido reativado e apontado para o Queen Zenobia.

Chris e Jessica chegam ao Queen Zenobia, então as duplas se separam e Parker acusa Jessica de ser uma espiã infiltrada. Em meio ao colapso do navio, ele acaba se acidentando e ficando para trás, mas é salvo do naufrágio por Raymond Vester.

Com novas informações, Chris e Jill se dirigem ao Queen Dido, um dos navios trigêmeos do Zenobia que estava naufragado. Apesar disso, ele ainda preservava alguns locais parcialmente intactos e sem estarem inundados, no local eles encontram com Jack Norman, líder da Veltro que fora usado como bode expiatório por Morgan Landsdale.

Norman se infecta como uma ultra-dose do T-Abyss, mas é derrotado pela dupla de agentes. Com as informações reveladas durante a investigação, a FBC é extinta e Landsdale é preso. O’Brian também assume sua parcela de culpa e a BSAA passa a ser uma agência operada sob a batuta das Nações Unidas, deixando de ser uma simples ONG.

Em 14 de novembro, Claire Redfield e um grupo de manifestantes da TerraSave organizaram um protesto contra o senador Ron Davis no aeroporto de Harvardville, ele iria defender a WillPharma da qual é acionista na Conferência Farmacêutica Nacional.

Entretanto, após um tumulto, um avião que estava com suspeitas de infecção pelo t-Vírus se choca contra uma parede liberando dezenas de zumbis no local. A polícia age em conjunto com o SRT liderado por Angela Miller para conter o incidente, e o presidente dos EUA envia Leon S. Kennedy para ajudar no caso.

Como contenção, o presidente sanciona o uso das vacinas contra o t-Vírus criadas pela WillPharma, e todos os sobreviventes do aeroporto e a equipe de contenção são vacinados. Mais tarde, foi descoberto que esse incidente nada mais foi do que uma armação orquestrada por Frederic Downing para demonstrar ao mundo o perigo do t-Vírus e o potencial da vacina criada pela WillPharma.

Após a própria sede da farmacêutica sofrer com o ataque de Curtis Miller – um sobrevivente do desastre de Raccoon em busca de vingança e que se infectou com o G-Vírus, Leon, Angela e Claire conseguem escapar do complexo antes de sua auto-incineração. Apesar da quase completa destruição do complexo, homens da Tricell recolhem uma amostra do corpo de Curtis Miller infectado pelo G-Vírus.

Os fatos de Resident Evil: Revelations ocorrem no ano de 2005, e estima-se que aconteceram entre os meses de janeiro de julho. Os fatos do filme em CG Resident Evil: Degeneration ocorrem entre o dia 14 de novembro e as primeiras horas da madrugada do dia 15 de novembro.

08 de agosto de 2006

CR11

  • Resident Evil 5: Lost in Nightmares

Clique aqui para mais informações

Em busca de Ozwell Spencer desde o fim da Umbrella, a BSAA recebe informações de que o aristocrata estaria recluso em uma de suas propriedades na Europa, e envia Chris Redfield e Jill Valentine para o local. Chegando lá, eles encontram uma mansão semelhante a que havia em Arklay, e da mesma forma que 18 anos antes, os dois tem que passar por várias armadilhas espalhadas pelo local.

Chegando ao escritório de Spencer, localizado no topo da propriedade, os dois agentes encontram o velho no chão, morto. O responsável pela morte do patriarca da Umbrella foi Albert Wesker, que momentos antes confrontara Spencer sobre sua verdadeira origem e sobre os planos do velho com todas aquelas pesquisas virais e de BOWs.

Cansado de ser uma peça no doentio jogo de Spencer, Wesker decidira que agora era ele quem iria tomar para si os planos de se tornar o líder de uma nova raça de seres humanos. Wesker então é confrontado por Chris e Jill. No meio da batalha, quando estava prestes a dar a Chris o mesmo fim que deu a Spencer, Wesker é agarrado pro Jill que se joga com ele da janela, caindo em um enorme precipício rumo a morte certa.

Os fatos do cenário Lost in Nightmares de Resident Evil 5, ocorrem no dia 08 de agosto de 2006. 

De 08 à 10 de março de 2009

CR12

  • Resident Evil 5
  • Resident Evil 5: Desperate Escape

Clique aqui para mais informações

Quase três anos se passaram desde o confronto com Wesker e a suposta morte de Jill. O corpo dela nunca fora encontrado, e as buscas foram encerradas com ela dada como morta. Chris Redfield foi enviado a uma nova missão, dessa vez na Zona Autônoma de Kijuju, na África para investigar o comércio ilegal de armas biológicas no local.

Ao chegar, Chris conhece sua nova parceira, Sheva Alomar. Com a ajuda dela ele enfrenta grande hostilidade dos habitantes locais, até descobrir que eles estão infectados por Las Plagas. Durante a missão, a dupla da BSAA foi atacada de diversas formas pelos habitantes, e ao chegarem no suposto ponto de negocioação, eles encontram uma equipe tática da BSAA totalmente dizimada.

Durante a missão, Chris recebe de Josh Stone um cartão SD e ao acessar as informações ele vê uma foto de Jill Valentine. Logo eles encontram Ricardo Irving, o homem responsável pelo mercado negro. Quando o encurralam, ele é salvo por uma misteriosa mulher mascarada.

A dupla derrota uma criatura deixada por Irving para confrontá-los e seguem adiante. Acreditando estar no caminho para encontrar pistas sobre Jill, Chris ignora o fato de uma equipe da BSAA ter sido novamente dizimada por uma BOW e decide seguir adiante na missão, Sheva lhe apóia e segue com ele.

Seguindo o rastro de Irving, eles veem o traficante se infectar com uma amostra de Las Plagas e derrotam a criatura na qual ele se transformou. Antes de morrer, Irving é interrogado pro Chris e indica que ele pode obter pistas sobre Jill seguindo para a região cavernosa do local.

Lá, Chris e Sheva descobrem um jardim subterrâneo secreto onde a flor Sonnetreppe era cultivada. Essa flor era a base para a produção do vírus Progenitor, e lá encontram indícios da presença da Umbrella no passado, porém, o local agora é propriedade da Tricell.

Nas instalações subterrâneas, Chris encontra novas pistas sobre Jill, e ao lado de Sheva eles seguem travando batalhas contra BOWs deixadas pelo caminho para confrontá-los até finalmente conhecerem Excella Gionne, alta executiva da Tricell. Ela revela aos agentes que o vírus Uroboros não será vendido no mercado negro, e sim usado para induzir uma seleção artificial no planeta. Apesar das tentativas de Chris e Sheva, Excella escapa.

Em um complexo de ruínas subterrâneas, Chris e Sheva novamente confrontam Excella. No local, eles são atacados pela mulher mascarada que havia salvado Irving, e Albert Wesker revela sua presença. Ele ainda faz Chris ficar totalmente atônito, revelando que a mulher mascarada é nada mais, nada menos que Jill Valentine, que agora está lutando ao seu lado.

Após uma breve batalha entre Chris e Sheva contra Wesker e Jill, o vilão deixa o local e Jill revela um estranho dispositivo em seu peito. Chris com a ajuda de Sheva consegue remover tal dispositivo de sua ex-companheira que finalmente volta a si. Jill pede que Chris e Sheva sigam sua missão, e logo após a saída dos dois, ela conhece Josh Stone, outro membro da BSAA que havia dado suporte a Chris e Sheva mais cedo.

Chris e Sheva chegam a um enorme navio cargueiro, para onde Wesker e Excella se dirigiram, lá eles veem Excella agonizante. Ela fora infectado por Wesker com o Uroboros, e por não ser apta a se fundir com o vírus, acaba morrendo e vendo o vírus tomar conta de seu corpo.

Após ingerir uma enorme quantidade de matéria humana morta, o monstro ataca Chris e Sheva, que se refugiam no interior do navio. Excella se transformou em uma enorme monstruosidade, e só foi derrotada pela dupla da BSAA com o auxílio de uma arma disparada de um satélite que orbita a Terra.

Enquanto isso, Jill e Josh decidem atravessar o complexo da Tricell para buscar uma fuga do local. Em uma sala de transmissão, Jill contacta Chris e lhe diz que a única fraqueza de Wesker é um soro que se injetado em quantidade acima da correta pode causar um colapso no vilão. De posse dessa informação, Chris e Sheva confrontam Wesker e conseguem injetar o soro nele.

Apesar disso, os dois são surrados por ele, que se dirige a um avião de onde irá liberar o Uroboros na atmosfera terrestre. Chris e Sheva conseguem subir a bordo do avião e novamente confrontam Wesker. O avião acaba caindo em um vulcão, e lá Wesker se funde com o vírus Uroboros.

Em dura batalha, Wesker acaba caindo na lava no momento em que Jill e Josh aparecem em um helicóptero para resgatá-los, Wesker, porém tenta um último ataque, mas é finalmente e definitivamente morto por dois tiros de lança-mísseis disparados por Chris e Sheva.

Os fatos de Resident Evil 5 e do cenário Desperate Escape ocorrem entre os dias 8 e 10 de março de 2009. 

2011

CR13

  • Resident Evil: Marhawa Desire – mangá
  • Resident Evil: Damnation – filme
  • Resident Evil: Revelations 2

Clique aqui para mais informações

O renomado colégio Marhawa, localizado em um ponto isolado da Ásia sofreu um ataque biológico e vários de seus alunos se transformaram em zumbis. Madre Gracia, a comandante do local chamou Doug Wright, seu antigo amigo e especialista em microbiologia para ajudar com as investigações.

Doug levou seu sobrinho Ricky Tozawa consigo, chegando lá, o cenário é mais complicado do que eles imaginam principalmente porque Madre Gracia não quer contar com ajuda externa com medo de ver a reputação de Marhawa caindo.

Apesar disso, Doug insiste que eles não podem lidar sozinhos com a situação que está totalmente fora de controle. Chris Redfield, Piers Nivans e Merah Binji eventualmente chegam até o local após não encontrarem notícias de Doug Wright, com quem Chris tem uma dívida de gratidão, e ao chegar no local o trio da BSAA com a ajuda de Ricky Tozawa conseguem conter a situação.

Entretanto, uma misteriosa mulher encapuzada que rondava o compus de Marhawa, foi a verdadeira responsável pelo ataque. Coletando amostras de algumas das cobaias infectadas que ela liberou no campus, foi possível o desenvolvimento da BOW Lepotitsa. A mulher misteriosa era na verdade Carla Radames, cientista da Neo-Umbrella.

A pedido de Adam Benford, presidente dos EUA, Leon S. Kennedy interrompe suas férias e vai para a República Eslava para intervir em uma guerra civil implantada por Svetlana Belikova. Mesmo recebendo ordens para voltar aos EUA assim que chegou no local, Leon decidiu continuar suas investigações por conta própria por desconfiar do uso de BOWs na guerra. A suspeita dele se mostrou certa, já que ele foi atacado por um grupo de Lickers, mas um homem misterioso surgiu e mostrou controle sobre as criaturas.

Entre idas e vindas sendo capturado pelos rebeldes e escapando, Leon acaba encontrando Ada Wong, para a surpresa do agente. Mais tarde, os dois voltaram a se encontrar em um local onde eram cultivadas amostras de Las Plagas.

Posteriormente, Leon acaba fazendo Svetlana Belikova como refém para poder escapar do palácio do governo. Logo depois ele volta a encontrar com o misterioso homem que mostrava controle sobre os Lickers, mas dois Tyrants T-103 aparecem e passam a perseguir tanto Leon quanto o misterioso homem.

Eles acabam unindo forças para lutar contra os Tyrants, e os derrotam. Mas outros dois Tyrants aparecem e encurralam os dois e eles são salvos por caças que chegam no local exato e trazem consigo tropas dos EUA e da Rússia que invadiram a República Eslava para acabar com o conflito. Com isso, Svetlana renunciou a presidência do país.

Durante uma festa na Terra Save, mercenários invadem o local e sequestram diversos dos membros da ONG para uma ilha distante para serem alvo de testes com o vírus t-Phobos. Entre os sequestrados estão Claire Redfield, Moire Burton, Neil Fisher, entre outros.

Ao acordar, Claire se vê em uma prisão abandonada, ela reencontra Moira e as duas logo são contactadas por uma mulher que se auto-entitula “A Supervisora”, elas possuem em seus pulsos estranhos braceletes que mudam de cor conforme o nível de medo da pessoa.

Apesar das dificuldades, Moira se nega a usar armas de fogo para ajudar Claire a lidar com os inimigos por conta de um trauma de seu passado, ainda assim elas conseguem escapar da prisão e alcançam um torre de transmissão de onde lançam um pedido de socorro.

Elas acabam encontrando com outros membros da Terra Save em uma vila abandonada, lá elas testemunham o vírus t-Phobos agir e transformar Pedro em um mutante que passa a atacá-las. Com a ajuda de Neil Fisher elas escapam do local e mais a frente passam por diversas armadilhas que funcionam como testes para medir o nível de medo de ambas.

Claire e Moira conseguem alcançar uma enorme torre no centro da ilha, lá elas descobrem que Neil Fisher, membro da Terra Save, na verdade ajudou a Supervisora a sequestrar as pessoas e levá-las para lá para serem usadas como cobaias. Elas também assistem uma gravação onde a Supervisora infecta Neil Fisher com uma amostra do vírus Uroboros.

Logo elas encontram com Neil, agonizando sob o efeito do Uroboros, ele acaba sofrendo mutações e passa a atacar Claire e Moira que com muito custo derrotam Neil, e ao entrarem no elevador para subir ao topo da torre e confrontar a Supervisora, Neil ataca novamente, e quando o monstro estava prestes a matar Claire, Moira supera seu trauma e usa uma arma para acabar com Neil de uma vez por todas.

Elas seguem o caminho e chegam ao topo da torre, onde confrontam a Supervisora que diante das duas dá um tiro em sua própria cabeça. A torre entra em colapso e numa fuga desesperada, Moira acaba ficando presa nos escombros, sem ter como salvá-la, Claire continua seu caminho e pula no mar. Encontrada por equipes de resgate, Claire é levada a um hospital onde Barry, o pai de Moira aparece e pergunta onde sua filha está.

Apesar dos ferimentos, Moira sobreviveu e foi resgatada por um velho chamado Evgeny Rebic, antigo morador da ilha. Após se curar, Moira aprendeu com Evgeny como sobreviver na ilha, passando a ser uma boa caçadora e também lidando melhor com o manejo de armas de fogo, fundamental para sobreviver aos ataques das criaturas horrendas que circulam pelo local. Após alguns meses, Evgeny acaba morrendo, deixando Moira completamente sozinha.

Depois de seis meses de buscas, Barry finalmente descobre o local para onde Moira foi levada ao ser sequestrada. Chegando no local ele conhece uma estranha garota chamada Natalia Korda, que passa a acompanhá-lo apesar dos perigos. Barry passa pela prisão onde Moira e Claire estiveram, e chega ao local de onde o pedido de socorro de Moira foi enviado. Natalia, ao ouvir o nome de Moira diz a Barry que a garota está morta.

Com as informações passadas por Moira, Barry se dirige a torre localizada no centro da ilha, chegando lá ele se surpreende ao encontrar uma foto de Albert Wesker com uma mulher de branco. Natalia conta a Barry que aquela mulher é Alex Wesker, e então eles são interrompidos pela própria Alex que se transformou em um ser monstruoso e disforme. A dupla consegue fugir e Barry promete vingança pela morte de Moira.

Seguidos de perto por Alex, Barry e Natalia continuam a atravessar os perigos da ilha, até que Alex surpreende os dois, ataca Barry e Natalia, entretanto, algo impede Alex de liquidar a jovem garota. Natalia se reencontra com Barry, porém na queda ele perdeu sua carteira de identificação da BSAA. Carteira essa que acaba sendo encontrada por Moira, que parte no rastro de Barry.

Confessando para Natalia que não tem uma boa relação com Moira por causa de um acidente com arma de fogo, Barry promete cuidar da garota quando eles sairem da ilha, e logo eles chegam no complexo subterrâneo onde Alex conduzia parte de seus experimentos.

No local, após lidar com inúmeros perigos e armadilhas, eles confrontam Alex que se infecta com o Uroboros sofrendo novas mutações e ficando extremamente poderosa. Durante a batalha, Barry cai e no momento que Alex iria matar Natalia, Moira aparece e salva a garota. Os três se reúnem e saem do local.

Em uma região montanhosa, um helicóptero com Claire Redfield aparece, Moira e Natalia sobem a bordo, mas Barry fica para dar cabo de Alex, que finalmente é derrotada graças a um tiro de rocket launcher desferido por Claire do helicóptero.

Todos voltam para casa, e além de recuperar sua relação com Moira, Barry adota Natalia, sem saber que na verdade, a mente de Alex Wesker foi transferida para o corpo da jovem garota, e permanece em estado de latência.

Os fatos de Marhawa Desire aconteceram em 2011, estima-se que entre os meses de janeiro e fevereiro. Os fatos de Resident Evil: Damnation ocorrem durante o mês de fevereiro de 2011. Os fatos de Resident Evil: Revelations 2 ocorrem no primeiro semestre de 2011 – campanha de Claire/Moira, e no segundo semestre de 2011 – campanha de Barry/Natalia.

24 e 25 de dezembro de 2012

CR14

  • Resident Evil 6

Clique aqui para mais informações

Sherry Birkin é enviada para a República da Edonia para encontrar o mercenário Jake Muller e levá-lo sob custódia para os EUA sob ordens de Derek Simmons, o objetivo é usá-lo em pesquisas para o desenvolvimento de uma vacina para o C-Vírus, uma nova arma viral que começa a assolar o planeta.

Sherry encontra Jake e eles fogem quando são avistados por J’avos. Durante a fuga, eles chegam a uma zona de conflito e passam a ser perseguidos pelo Ustanak, uma BOW criada pela Neo-Umbrella e enviada para capturar Jake.

Ao mesmo tempo, Chris Redfield e seu esquadrão de Operações Especiais chegam a Edonia para interferir em um conflito no local que está sob suspeita de uso de uma nova leva de BOWs. Chris e se esquadrão encontram com Jake e Sherry e eles passam a ser atacados por Ogromans, BOWs gigantes e acabam cooperando para derrotar a criatura.

Após a batalha, Chris disponibiliza um helicóptero da BSAA para Sherry levar Jake, e ele nota algo familiar no mercenário. Assim que o helicóptero decola, outros helicópteros com J’avos passam a perseguir Sherry e Jake. Chris e seu esquadrão que também contava com Piers Nivans, chegam a prefeitura e se deparam com inúmeras crisálidas.

Lá, uma mulher dizendo ser Ada Wong aparece e conta que as crisálidas são fruto do C-Vírus. Desconfiado, Chris pede que Piers a vigie de perto, mas após derrotar algumas BOWs, a mulher se revela uma traidora, trancando quase todo o esquadrão de Chris em uma sala e liberando uma bomba-agulha infectada com o C-vírus. Chris vê todos os seus homens, exceto Piers, se transformarem em crisálidas e depois em BOWs, atônito, Chris é golpeado por uma das criaturas, bate a cabeça e perde a consciência, porém Piers o salva e o leva para fora dali.

No helicóptero, além dos J’avos, o Ustanak também persegue Sherry e Jake. Após batalhar contra as criaturas, um acidente acaba derrubando os helicópteros mas a dupla salta de pára-quedas antes da explosão. Apesar disso, Sherry fica extremamente ferida e quando recobram a consciência, Jake se espanta com os poderes regenerativos da garota.

Nas montanhas, eles acabam chegando a uma caverna onde são perseguidos novamente pelo Ustanak, porém, fazendo uso de um trator perfurador, eles param a BOW e escapam do local. Assim que saem das cavernas, eles são rendidos por um grupo de J’avos liderados pela mulher que diz ser Ada Wong. O Ustanak ataca novamente e rende Jake, “Ada”, chega perto do mercenário e diz que seu pai era um imbecil, e revela que ele é filho de Albert Wesker.

Sherry e Jake são levados como prisioneiros para as instalações da Neo-Umbrella, na China. E após ver sua equipe ser dizimada e sofrer um ferimento na cabeça, Chris é levado para um hospital mas quando recobra sua consciência não consegue lembrar de nada.

Os fatos dos capítulos 1 da campanha de Jake/Sherry e 2 da campanha de Chris/Piers em Resident Evil 6 ocorrem nos dias 24 e 25 de dezembro de 2012.

De junho à julho de 2013

CR15

  • Resident Evil 6

Clique aqui para mais informações

Em 27 de junho, Ada Wong segue pistas que a levam até o submarino da família Simmons, lá ela descobre que foi “responsável” por um ataque viral na Edonia, seis meses atrás. Ela então começa a busca por revelar a farsa que estão fazendo com sua identidade, já que uma mulher se passando por ela entrou em contato e disse que haveria um novo ataque e que ela seria responsabilizada por isso.

Dois dias depois, Chris Redfield é encontrado bêbado por Piers Nivans em um bar no Leste Europeu, apesar de aparentemente estar sem memória, Chris é convencido por Piers a voltar e a lutar pela BSAA.

Em 29 de junho, o presidente dos EUA, Adam Benford, planejava contar toda a verdade ao público sobre o incidente em Raccoon City e conta com o apoio de Leon S. Kennedy, entretanto, no dia que faria a revelação um ataque bioterrorista infectou quase todos na Universidade Ivy e em Tall Oaks com o C-Vírus. Benford se transformou em um zumbi e Leon foi obrigado a matar o presidente e seu amigo pessoal. Transtornado, Leon indaga Helena, que estava no local e diz que tudo aquilo é culpa dela.

Os dois atravessam a universidade, a cidade e chegam a uma catedral, lá, uma Lepotitsa aparece soltando o mesmo gás responsável pela infecção na cidade. Após dar cabo da criatura, eles descem ao subsolo e encontram um laboratório secreto.

Leon vê uma fita onde supostamente Ada Wong eclode de uma espécie de crisálida.  Mais adiante, eles encontram a irmã de Helena, Debra, que fora sequestrada como forma de forçar Helena a criar uma brecha na segurança do presidente para que ele pudesse ser infectado e morto por Derek Simmons, assim evitando que toda a verdade sobre Raccoon viesse à tona.

Apesar dos esforços, Debrah acaba sofrendo mutações em virtude da infecção com o C-Vírus e passa a atacar a dupla de agentes, que acaba contando com a ajuda da verdadeira Ada Wong para derrotar a aberração que Debra se tornou.

Logo após, Ada sai sem dar maiores explicações a Leon e tem acesso ao mesmo laboratório e vê a mesma fita que o agente viu momentos antes, descobrindo que Simmons criou uma espécie de clone seu e que vem usando-a como se fosse a verdadeira Ada. Após contactar Simmons para cobrar explicações, ela parte para a China.

Nas primeiras horas da manhã do dia 30 de junho, Leon e Helena escapam do local pelas catacumbas da família Simmons, e sabendo que ele irá acusá-los da morte do presidente e do ataque bioterrorista, a dupla conta com a ajuda de Hunnigan para forjar suas mortes e descobrir o paradeiro de Simmons. Eles então veem a cidade de Tall Oaks ser destruída da mesma forma que aconteceu com Raccoon e partem para a China atrás de Simmons.

Ao chegar na China, Chris se depara com um novo ataque bioterrorista feito pela Neo-Umbrella, apesar de estar de volta ao campo de batalha, Chris tem como grande objetivo se vingar de “Ada Wong” pela morte de seus homens seis meses atrás na Edonia.

Piers acaba sendo o contra-ponto tentando conscientizar seu capitão da real missão e trazê-lo de volta ao que ele era antes daquela tragédia. Ada Wong, a verdadeira chega à China e consegue interceptar comunicações da BSAA e descobre que o ataque bioterrorista está sendo atribuído a ela.

Após seis meses presos nas instalações da Neo-Umbrella e sendo alvo de experimentos, Jake acha uma brecha na segurança do local e junto de Sherry consegue escapar, eles pegam uma moto e rumam para Lanshiang, onde Sherry pretende encontrar com Simmons, que é seu superior. Ela não sabe do envolvimento de Simmons nos desastres recentes.

Ao mesmo tempo, o avião em que Leon e Helena estavam a bordo rumo à China é atacado por uma Lepotitsa, os dois derrotam a BOW mas são obrigados a fazer um pouso forçado bem no meio da cidade de Lanshiang. Ao saírem do avião, Leon e Helena encontram com Jake e Sherry, eles conversam brevemente mas são interrompidos pelo Ustanak, que foi novamente liberado para capturar Jake.

Agindo em conjunto eles conseguem se livrar momentaneamente do perseguidor. Leon questiona as ordens de Sherry ao saber que ela trabalha para Simmons, contanto o ocorrido, eles decidem que Sherry deve seguir ao encontro de Simmons e Leon encontrará com ela no local para confrontar o Conselheiro de Segurança dos EUA.

No caminho para o local de encontro com Simmons, Leon e Helena avistam “Ada Wong”. Chris e Piers também haviam avistado-a, e no armazém que era utilizado pela Neo-Umbrella, Chris encurrala a mulher e momentos antes de disparar e matá-la, Leon o impede. Os dois acabam tendo uma luta corporal, e “Ada” que na verdade é Carla Radames aproveita para fugir.

Após conversarem brevemente sobre o ocorrido, eles concordam que Leon deve ir atrás de Simmons, enquanto Chris e a BSAA vão atrás de Carla, ainda achando que se trata de Ada Wong. Leon e Helena chegam ao ponto onde Sherry e Jake iriam encontrar Simmons, lá o Conselheiro de Segurança revela a verdade sobre seus planos mas acaba sendo atingido por um dardo contendo o C-Vírus.

Antes de começar a sofrer mutações, ele ordena que seus homens matem Leon, Helena, Jake e Sherry. Sherry entrega a Leon um chip contendo informações vitais para encontrar uma cura para o C-Vírus, e ele e Helena conseguem escapar e partem atrás de Simmons, mas Jake e Sherry são capturados por membros da Neo-Umbrella e são levados a uma instalação da empresa localizada em uma plataforma em alto-mar.

Enquanto isso, Chris e Piers chegam a um porta-aviões na perseguição a Carla, lá eles encurralam a mulher que acaba sendo morta por um tiro de um desconhecido. Eles pegam uma maleta que ela deixou com uma amostra do C-Vïrus melhorado e usam um caça do local para escapar dali.

Ada Wong, a verdadeira, que acompanhava tudo de perto, vê o corpo de sua clone e percebe que ela se infectou com o C-Vírus poucos momentos antes de morrer. Carla começa a sofrer mutações e a perseguir a verdadeira Ada, ela se refugia dentro do porta-aviões, e lá consegue acabar de uma vez por todas com Carla Radames, deixando bem claro que Ada Wong só pode existir uma.

Confrontado Simmons que sofria mutações descontroladas, Leon e Helena fazem uso de um trem em movimento para derrotá-lo. Eles caem nas águas da bacia de Tatchi e assim que chegam em terra firme, Helena verifica o chip que Sherry deu a Leon e descobre que Jake é a chave para a cura do C-Vírus e que ele além disso é filho de Albert Wesker.

Leon pede a Hunnigan que ela o coloque em comunicação com Chris. Ao contactar o capitão da BSAA, Leon informa a localização de Sherry e Jake, e diz a ele que Jake é filho de Wesker e a chave para acabar com o C-Vírus. Chris transtornado com a revelação, conta a Leon que Ada Wong foi morta durante uma batalha, dessa vez é Leon que fica transtornado

Já nas primeiras horas do dia 01 de julho, Chris e Piers usam o caça e chegam ao local que Leon indicou como sendo o cárcere de Jake e Sherry, lá Chris diz a Piers que aquela será sua última missão, que ele pretende se aposentar e que vai indicar Piers para ficar com o seu posto de capitão.

Em Tatchi, Leon e Helena são cercados por zumbis, fruto da detonação de um vírus que liberou o gás do C-Vïrus no local. Certos da morte, eles são salvos pela verdadeira Ada Wong em um helicóptero. Perto dali, eles chegam ao ponto de extração, e são surpreendidos por Simmons, que em uma nova mutação os confronta.

Novamente com a ajuda de Ada, Leon e Helena derrotam Simmons mais uma vez e fazem o caminho para o topo da torre. Lá, Leon avista Ada em uma nova batalha contra o insistente Simmons, dessa vez é Ada que está perto da morte depois de perder brevemente a consciência, Leon se arrisca para salvar Ada e em conjunto eles derrotam Simmons mais uma vez. Ada parte sem dar explicações a Leon, mas diz que eles se verão novamente.

Na base da Neo-Umbrella no meio do oceano, Chris e Piers encontram com Jake e Sherry. Chris olha profundamente para Jake e diz que ele se parece com seu pai. No impulso, Jake aponta uma arma para Chris que não foge do confronto. Sherry e Piers tentam intervir em vão. Chris pede que Piers não interfera pois isso deve ser resolvido entre ele e Jake.

O mercenário pergunta ao capitão da BSAA se ele matou Wesker por dever ou por algo pessoal, e Chris responde que o fez por ambas as coisas. Chris diz para Jake atirar, que ele tem esse direito, o mercenário atira, mas não para matar e o disparo pega de raspão no rosto de Chris.

Após o ocorrido, Jake toma consciência que é hora de lutar por algo maior que uma rixa pessoal, ele e Sherry escapam do local, enquanto Chris e Jake ficam para trás e são confrontados pelo Haos, a BOW suprema da Neo-Umbrella que eclodiu de sua crisálida antes de estar completamente formada. Apesar disso, uma dura batalha se desenrola entre os dois soldados da BSAA e o Haos.

Na fuga, Jake e Sherry passam por um local inundado com lava e são mais uma vez confrontados pelo Ustanak, dessa vez porém, Jake decide que não vai simplesmente fugir da criatura, e fazendo uso de suas habilidades que lembram um pouco as de seu pai, ele derrota a criatura e foge com Sherry dali.

Enquanto isso, o Haos esmaga um dos braços de Piers e pega Chris, em um ato de heroísmo, Piers se injeta com a amostra melhorada do C-Vírus que eles pegaram com Carla e vê seu braço decepado se regenerar além de ter ganho poderes de disparar uma corrente elétrica por aquele membro. Dessa forma, ele salva Chris da morte certa nas mãos do Haos. Os dois seguem o caminho de fuga sempre com o Haos atrás deles.

No topo da torre, Simmons aparece em uma nova mutação e é derrotado definitivamente por Leon graças a uma rocket launcher que Ada deixou para ele ao lado do helicóptero de fuga. Ada também deixou provas da culpa de Simmons no incidente de Tall Oaks e na morte de Adam Benford.

Ada chega a um local secreto na mesma torre e encontra um laboratório e uma gravação de Carla que fala de sua “maior criação e vê uma crisálida eclodindo, antes disso acontecer ela destrói a crisálida e o laboratório, e logo depois disso ela recebe uma ligação de um contratante querendo passar a ela um novo trabalho, agora com a situação com Carla e Simmons resolvida, ela aceita o trabalho e sai do local.

Ao chegarem nas capsulas de fuga, Piers coloca Chris dentro e fecha a porta, ele pede ao seu capitão que continue lutando pelo o que é certo, e fica para trás para enfrentar o Haos que ainda está vivo. A capsula é lançada e Piers fica para trás e ataca Haos, matando a criatura e impedindo que ela ataque a capsula de fuga em que Chris estava.

Jake e Sherry também chegam a um elevador de fuga do local, porém novamente o Ustanak surge, dessa vez, com um disparo os dois fazem a BOW cair e ser engolida pela explosão do complexo. Na manhã do dia 01 de julho, Chris é encontrado pela equipe de resgate da BSAA, e atendendo aos pedidos de Piers ele decidiu continuar na BSAA.

Alguns dias depois, Leon, Helena e Hunnigan vão ao velório de Deborah Harper. Helena se diz pronta para assumir a responsabilidade, mas Leon entrega de volta sua arma e afirma que não vai denunciá-la, deixando toda a culpa do incidente sobre Simmons.

Longe dali, Jake mostra que definitivamente deixou seus dias de mercenário para trás ao telefonar para Sherry e dizer que o preço para ceder uma amostra de seu sangue baixou de 50 milhões de dólares para apenas 50 dólares, o preço de um jantar que futuramente poderá ocorrer entre os dois que claramente  desenvolveram um sentimento mútuo de afinidade, companheirismo e talvez algo a mais.

Os fatos de Resident Evil 6, ocorrem entre os dias 27 de junho e os primeiros dias de julho de 2013.

Fatos dos jogos RE: Outbreak 1 e 2 não aparecem nesse artigo pois a contribuição desses jogos para a cronologia se dá através de files. Mais detalhes sobre a cronologia, como especificação de informações contidas em files e maiores aprofundamentos, são encontrados na Linha do Tempo que é extremamente completa e abrange TUDO que é cronológico em RE, desde cenas ingame, cutscenes, acontecimentos dos jogos, files, informações dos livros Archives, entre outras fontes.

  • Alan Rodrigues

    Boa tarde ! Sempre acompanho o site faz anos e hoje é minha primeira postagem aqui rs.

    Primeiramente quero dizer o quanto esse site é incrível ! Muitas informações sobre os jogos com imagens, videos, detonados, easter eggs etc

    e em relação a atualização com noticias são sempre bem constantes conforme são lançadas. A Linha do tempo muito bem organizada, detalhada…

    Se eu for dizer o tanto que o site é bem elaborado, ficaria varias horas digitando rs.

    E sempre que assisto os videos, sempre dou aquele curti ligeiro e favorito.

    Sem mais,

    Parabéns a todos que colaboram pra nos leitores,nos mantermos atualizados com as noticias sobre RE… A Bruna, Ceraldi, Vaulentine..a todos !

    Imagino o quanto deve ser trabalhoso para manter o site organizado, com tantas informações e etc.

    Estudo linguagens de programação..e entendo bem o quão é complexo desenvolver algoritmos, pagina web etc

    Continuem assim !

    Parabéns ²

  • Parabéns pelo trabalho, REVIL.
    Ficou incrível a fórmula como montaram toda a cronologia, está bem explicada e contextualizada para a galera que quer entender como funciona os eventos de Resident. Eu ainda sinto falta do Podcast onde vocês comentam exatamente essa cronologia, mas um dia ele vai chegar – rezo por esse dia e pelo esforço de vocês, apesar de não gostar mais de Resident Evil e odiar realmente a Capcom, adoro o trabalho de vocês.

    Continuem fortes e com o ótimo trabalho. Boa. o/

    • Obrigado, Wesley! Os podcasts da cronologia a gente tá tendo um trabalhinho pra reciclar e poder deixar novamente disponível pra vocês. Quem sabe até abril a gente consiga…

      • Bom, de qualquer forma, desejo boa sorte para encontrar esses casts e re-upalos, eram muito bons e apesar do áudio não ser da melhor qualidade, os defeitos não conseguiam chamar tanta atenção já que era um podcast bem rico em informação. Eu gostava muito dele principalmente pela escassez de piadas, eu gostei como a cronologia foi dita com um tom sério e bem linear, volta ou outra com apenas alguns comentários por cima.

  • Rafael Pessutti

    Mas e o mangá, Resident Evil: Heavenly Island? Que também é considerado parte da cronologia, onde ele fica na time line da história? Falto ele neh?

    • Rafael Pessutti

      Seria um prelúdio do RE Revelations 2

      • Ele não foi inserido porque não chegou no Brasil e não temos a mínima ideia do conteúdo que ele traz.

        • Rafael Pessutti

          Ahhh ta, blz então Ceraldi.

  • Miguel Antoayne Blair

    Parabéns pelo grande conteúdo disponibilizado, de fato um trabalho com muito empenho e dedicação. Apenas uma dúvida, a história de Re Gaiden não se aplica ao contexto da trama? Sei que não faz parte da história principal, mas eu digo em termos de ” eventos históricos”?

    • RE: Gaiden não faz parte da cronologia em nenhum aspecto.

    • Rodrigo Zika!

      Inicialmente seria considerado e continuado em RE 4 com o vírus progenitor, mais depois foi descartado da série principal.

  • André

    Bem feito esse resumão.

  • Fernando Silva

    Ótimo trabalho! Na linha de tempo há datas específicas pros acontecimentos de 2004, 2005 e 2011??

    • Não. Se tivesse estariam citadas nesse artigo como todas as datas específicas e exatas que existem na franquia.

  • Rodrigo Zika!

    Muito banaca o conteúdo.

  • Brian Walker

    muito bom , mas sobre a serie outbreak? vejo que são tratados com spin off em alguns aspectos mas nem em todos , então seria incluso ou não ?

    • Outbreak conta para a cronologia apenas através de seus files.

      • FromHELL★666★

        +ANDRÉ CERALDI DA ONDE APENAS NOS FILES???? E SOBRE O REAGENTE DAYLIGHT???? A CRIATURA THANATOS???? HUNTERS R E GAMMA???? SÃO FATOS MUITO IMPORTANTES, FOI SÓ PREGUIÇA SUA DE NÃO CITÁ-LO NESSA PÁGINA, TNC.

  • Alefe Barbosa

    Ué cade RE-Revelations 2?

    • Hunk

      Está em 2011, primeiro falam do Marhawa Desire, depois do Damnation, e por último do Revelations 2 nessa categoria.

      • Alefe Barbosa

        Vlw não tinha reparado! (>_<)

  • FromHELL★666★

    Ué, cadê os Outbreaks??? Tomá no cú!!
    Fatos como o reagente de Greg Mueller, a criatura Thanatos, a aparição dos Hunter R e Gamma são fatos de extrema importância para a vitalidade da franquia, mas nem se quer mencionaram esses fatos.

  • David Willian

    ta na hora de encaixar o 7 ein rsrs

    • Hunk

      Não represento a equipe do REVIL, mas se dependesse de mim eu pelo menos esperaria lançarem todas as DLCs antes de fazer qualquer adição à linha do tempo. Deve dar trabalho pra eles resumirem bem e selecionarem as pinformações mais importantes, então ao meu ver é mais prático deixar pra fazer tudo de uma vez quando o jogo estiver lançado por completo.

%d blogueiros gostam disto: