Alice ou Selene? O que as franquias de filmes de terror Resident Evil e Underworld têm em comum? Mesmo tratando de assuntos divergentes, podemos apontar muitos fatores que as duas franquias têm. Neste artigo listamos algumas semelhanças que existe entre elas e você poderá conferir no texto abaixo.

No ano de 2003, lançava-se o primeiro filme em live-action da franquia de jogos que tanto amamos, mas dessa vez nos cinemas. Com a direção e roteiro de Paul Anderson, que na época já era conhecido por ter feito a adaptação do game Mortal Kombat, Resident Evil: O Hóspede Maldito era o novo projeto do diretor. Com um enredo distinto dos jogos, temos uma ex-funcionária da Umbrella como protagonista, que se chama Alice, interpretada pela atriz Milla Jovovich.

Já a franquia Underworld (conhecida aqui no Brasil como Anjos da noite) foi lançada no ano de 2003, com Len Wiseman estreando pela primeira vez em sua carreira como diretor. Underworld trás um conflito entre vampiros e lycans (meio humanos e lobisomens), que até então os humanos nem imaginavam de suas existências. A atriz Kate Beckinsale é quem dá vida a vampira Selene protagonista da maioria dos filmes, já que no terceiro ela só faz uma participação.

Apesar de tratarem de assuntos totalmente diferentes, podemos citar vários elementos que ambas franquias de bons rendimentos de bilheteria têm em comum.

As heroínas

heroinas

Em ambas franquias, temos duas protagonistas femininas badass. Em Resident Evil temos a Alice, que além de suas habilidades de luta e armas, a partir do terceiro filme destaca seus poderes sobre-humanos adquiridos no final do segundo. Enquanto a caçadora de lycans Selene também mostra suas habilidades de combate e sempre acompanhada de armas. Lembrando que, mesmo o terceiro filme tendo outros protagonistas, o arco principal da serie continua sendo o da personagem Selene.

Origem científica 

ficcao

Assim como nos games, tudo começa com o vazamento de um vírus poderoso no laboratório da Umbrella onde o chamam de Colméia. Esse é o T-vírus, capaz de causar mutação a qualquer um que for infectado, o que dá origem aos familiares zumbis e outras criaturas horrendas que são apresentadas durante os filmes.

Também de origem científica, o humano Alexader Corvinius sofre uma mutação após sobreviver a uma guerra, e acaba tornando-se imortal. Essa mudança genética acaba passando para seus herdeiros: Markus e Wilian. Markus acaba sendo mordido por um morcego, o que deu origem aos vampiros, enquanto Wilian é mordido por um lobo tornando-se o primeiro lobisomem, porém sem controle de suas ações. 20 anos depois nasce Lucian, ser diferente de ambas espécies: um meio humano e meio lobisomem, mais conhecido como Lycan.

Suas sequências

Apesar de terem sido alvos de muitas críticas, isso não impediu que elas tivessem suas continuações confirmadas. Tudo isso graças a um fator muito importante: bilheteria. Suas vendas de bilheterias foram altas o suficiente para que garantissem suas sequências até hoje.

Atualmente, Resident Evil tem 6 filmes lançados (o sexto filme já lançado no Japão), e o diretor Paul Anderson já confirmou que o sexto é o encerramento da franquia em live-action.

filmes-re

(Na ordem: O Hóspede maldito, Apocalipse, A Extinção, Recomeço, Retribuição e O Capítulo Final)

Enquanto Underworld, tem 5 filmes lançados, inclusive, o quinto filme é o mais recente e foi lançado no mês de dezembro aqui no Brasil com o subtítulo de: Guerras de sangue. A partir daí, o legado de Selene nos cinemas ainda é incerto.

20161201-anjos-da-noite-saga-papo-de-cinema

(Na ordem: Underworld, Evolução, A Rebelião, O Despertar e Guerras de Sangue)

Rumos dos filmes

rumos

Resident Evil e Underwold são duas longas que até hoje não conseguimos defini-las. É terror? É ação? É ficção cientifica? Uma mistura de todos? Depende do ponto de vista e de cada título, pois durante suas sequências podemos notar rumos em que elas caminharam.

Em Hóspede Maldito, vemos toda a questão da sobrevivência, ambientes claustrofóbicos, fragilidade dos personagens e cenas de membros decepados. Enquanto em Recomeço e Retribuição, já podemos ver mais cenas em slow-motion, acrobacias, cenas coreografadas, muitas batalhas e porradaria.

Com Underworld não foi diferente. Apesar de suas ambientações escuras, criaturas místicas e muitos jorros de sangue pela tela, a partir de O Despertar, podemos notar mais cenas de perseguição, porradaria e mais dramas familiares.

Projetos marido e mulher

marido-e-mulher

Milla Jovovich e Kate Beckinsale que dão vidas as heroínas Alice e Selene nas telas, conheceram seus futuros maridos nos sets de filmagem de seus respectivos filmes.

Milla conheceu Paul Anderson em 2002 nos sets de Resident Evil: O Hóspede Maldito onde casou-se com ele em 2009, e o casal tem duas filhas: Ever Gabo Anderson (que tem sua estréia nas telas em RE: O Capítulo Final) e Dashiel Edan Anderson.

Já Kate Beckinsale conheceu Len Wiseman nos sets de Underworld em 2003, casaram-se em 2004. Kate e Len foram casados por 12 anos, mas infelizmente a união terminou no ano de 2014.

Alice e Selene juntas?

crossover

Haveria alguma possibilidade de um crossover entre as duas franquias de sucesso da Screen Gems? Por incrível que pareça, essa possibilidade já foi abordada, e já podemos imaginar o que aconteceu no final.

O site ShockTillYouDrop entrevistou o criador de Underworld, Len Wiseman e eles  perguntaram se rolaria uma união das duas franquias. Confira:

“O que é engraçado é que eles são bem similares, ambos na Screen Gems, ambos projetos marido e mulher e ambos no mesmo número de filmes no momento e quando você vai na Screen Gems, eles estão bem ao lado um do outro. Nós brincamos bastante sobre isso, Paul e eu, mas eu não sei. Eu como fã adoraria ver isso, mas teria que fazer sentido em ambos os mundos.”

Em 2012 na Comic Con, onde o Paul Anderson deu uma entrevista pro mesmo site, o ShockTillYouDrop, onde foi perguntado sobre a possibilidade de juntar as duas franquias em um crossover nos cinemas. Veja só o que ele respondeu:

“Meu alvo quando fiz Alien vs. Predador era de esperançosamente pegar duas franquias moribundas e não apenas fazer um filme de sucesso, mas reenergizar aquelas franquias. Eu sempre disse, quando fiz aquele filme, que o que me faria mais feliz como fã seria ver outro filme de Predador e outro filme de Alien e isso aconteceu. Os últimos filmes de Alien e de Predador anteriores a Alien vs. Predador foram vistos como fracassos na época e eu acho que Alien vs. Predador meio que reenergizou tudo. Os mundos de Underworld e Resident Evil, por outro lado, são ambas franquias ainda bem vibrantes e saudáveis, então a idéia de um crossover é provavelmente prematura. Conhecendo Kate e Milla, estou certo de que elas adorariam trabalhar juntas e talvez isso aconteça, mas eu duvido que esse tipo de crossover aconteça.”

De filmes a séries de TV?

alice-e-selene

Na New York Comic Con de 2014, o criador da franquia Underworld foi perguntado sobre uma possível série de TV:

“Há alguns personagens que realmente gosto. Alguns spin-offs destes personagens como fizemos em Anjos de Noite 3  e outro filme está em desenvolvimento com Kate assim que possível. E haverá séries também. Uma expansão do universo em diferentes maneiras”

A Variety também perguntou ao presidente da Sony Pictures se uma série de televisão de Resident Evil ainda seria possível no futuro:

“Nosso departamento de televisão está doido para fazer. Eles querem muito”.

Até o momento, não foi confirmado uma série de TV de nenhuma das franquias, até porque, Resident Evil: O Capítulo Final chega aos cinemas em Janeiro e encerra o ciclo de Alice, enquanto Underworld, teve o quinto filme lançado em dezembro aqui no Brasil e não foi falado mais nada sobre o assunto.

Curiosidades

  • A atriz Sandrine Holt que interpretou a meteorologista Terri Morales em Resident Evil: Apocalipse, também teve um papel em Anjos da Noite: O Despertar como uma cientista chamada Lida.
  • A Screen Gems é a distribuidora das duas franquias de sucesso. Isso não seria uma coincidência, já que o estúdio parece ser especializado em filmes do gênero de suspense/terror/ação como: Carrie, a Estranha, Ultravioleta, Padre, O Pacto e entre outras.
  • Apesar de serem alvos de críticas, Underworld e Resident Evil sempre tiveram bons resultados de bilheterias, o que trouxe suas sequências.
  • Paul Haslinger foi o responsável pelas trilhas sonoras da série Underworld até o quarto filme, e atualmente, foi o autor das trilhas de Resident Evil: O Capítulo Final.

Mesmo tratando de temáticas totalmente diferentes, podemos notas algumas semelhanças entre as duas franquias de sucesso. A sequência mais recente de Underworld já está nos cinemas brasileiros com o título de Anjos da Noite: Guerras de sangue. Enquanto Resident Evil: O Capítulo Final tem seu encerramento nos cinemas no dia 26 de Janeiro aqui no Brasil.

  • Sakata – san

    tem uma outra semelhança… as duas são ruins pakas!

  • ratStar

    É triste ver quantas decisões erradas foram tomadas em ambas franquias, tinham muito potencial no início. Sendo bem sincero, gostei muito do primeiro filme de cada uma delas. Pena que degringolou. Mila e Kate juntas em um filme? Seria bacana, pra descontrair, se aquele filme das Mercenárias fosse realmente feito, pode até juntar aí a Sigourney tbm 😀

  • Lucas Leandro Piatti

    melhores franquias de filme <3

  • Rodrigo Zika!

    Na minha opinião, Anjos da Noite e muito melhor, apesar de algumas falhas, a heroína e uma vampira foda demais, e sem exageros, igual os filmes de RE, e a historia e contada ao inverso, tipo do 3 ao 1 filme, acho muito bacana isso, inclusive não vi ainda o que saiu a pouco infelizmente, na internet, a qualidade esta péssima ainda.

  • Max

    Underworld é bem mais legal, apesar de que achei o quarto filme bem fraquinho.

  • HanoBR

    Outra semelhança Underworld não desrespeita fã pq é “original” ja esse troço chamado Resident evil so falta me matar de tanto desgosto.

  • Biscoito18

    Adoro Underworld! Talvez seja meu maior guilt pleasure, mas defendo mesmo. kkkk

  • Erik Soares

    uma vez tava aqui em casa passando de canal procurando algo bom pra assistir e ver Underwolrd na hora desliguem a tv achando que era resident evil

  • Malvadão

    As duas franquias são uma porcaria. Faltou colocar essa semelhança.

%d blogueiros gostam disto: