Como todo fã da série já conhece, a subsérie Resident Evil Outbreak nada mais é do que a sobrevivência de um grupo de pessoas em todo o caos que se tornou Raccoon City após o vazamento de T-Virus na cidade. Com dois games lançados para PlayStation 2 (e com pedidos para ganhar versões para a nova geração), muito poucos jogadores aproveitam as diversas informações que tais games oferecem. Afinal, vale a pena se aprofundar nesses jogos? Nesse artigo daremos algumas dicas e orientações para você, jogador, prestar atenção nas próximas jogatinas de Resident Evil Outbreak e Resident Evil Outbreak File #2.

Cenários

cen

A primeira coisa que o jogador observa em qualquer game são os cenários que ele possui, e isso não muda nesse caso, e eles são até uma das partes mais importantes do enredo dos games. Se observados atentamente, cada ambiente apresentado na jogatina darão importantes detalhes para acrescentar tudo aquilo já vivenciado em Resident Evil 2 e Resident Evil 3 Nemesis. Exemplos disso são os cenários Below Freezing Point, presente em Resident Evil Outbreak, que se desenrola no laboratório subterrâneo de RE2 (isso mesmo, o laboratório do Dr. Birkin monstrão), onde é mostrado quase que o local completo para ser explorado, inclusive os corredores que Leon e Claire passaram; e o cenário Desperate Times, presente em Resident Evil Outbreak File #2, que é a famosa delegacia de polícia de Raccoon City, aberta para uma verdadeira exploração, pois além de todo o local visto na aventura de Leon, Claire e Jill, outros caminhos nos é liberado para descobrirmos ainda mais o que houve no local (temos até a presença do repórter Ben Bertolucci nesse cenário).

Files

files

Como todo game da série principal, os files são fundamentais para o entendimento da trama, e em Outbreak isso não muda! Mesmo com poucos files nos dois games, eles contém informações mega importantes de alguns eventos que antecedem a quarentena em que Raccoon City ficou. Mas fique bem atento, pois esses files são bem chatinhos de se encontrar, então o jogador terá que bancar o investigador e aguçar seus sentidos para checar cada canto de cada em que passa. Vale a pena lembrar, também, que os files dão pistas do que fazer, para onde ir e algumas senhas necessárias para certos puzzles ao longo do gameplay.

Caminhos alternativos

cami

Em ambos os games dessa subsérie, os jogadores têm total liberdade para escolher qual caminho deseja seguir (num limite de alternativas disponíveis), ou se o jogador é novato, as suas escolhas dentro do game farão seu caminho mudar totalmente (deixar ou não de completar um simples puzzle influencia e muito na jogatina). Isso mostra ao jogador tudo o que aconteceu em cada lugar de Raccoon City, completando ainda mais a experiência dos fãs e dando uma nova perspectiva da cidade zumbi.

Personagens

pers

Em Outbreak, você não encontrá os famosos heróis da série que está acostumado a jogar, como Leon, Claire e Jill. O game coloca você no controle de “gente como a gente”, ou seja, os verdadeiros sobreviventes da cidade, que queriam sair daquele inferno o mais rápido possível. Por exemplo: se o jogador escolher jogar com Cindy Lennox, perceberá que ela é somente a garçonete do J’s Bar que, em um dia normal em seu trabalho, presenciou um dos primeiros ataques de zumbis na cidade. Outro exemplo é o personagem David King, um encanador (sim, igual o Mario Bros…) que estava também em serviço quando presenciou um dos ataques.

Tudo isso é colocado no personagem para mostrar a Raccoon City em caos como o jogador também veria, caso estivesse lá na bagunça.

100% do cenário

100

Os Outbreaks têm um sistema de jogatina diferente de outros games da série, que é a caça e coleta de todos os itens presentes nos cinco cenários em ambos os games. Fazendo isso, além de liberar extras na galeria do game, o jogador também consegue detalhes importantes de cada ambiente percorrido, detalhes dos próprios personagens e o que eles escondem (sim, o passado de alguns dos personagens estão ligados a todo o caos, e com esses itens, você consegue saber o que é).

Inimigos

inim

Zumbis, Tyrants, Hunters, Cerberus e diversas outras criaturas que enfrentamos ao longo de diversas jogatinas de vários Resident Evil não chegou nem perto de mostrar do que a Umbrella fora capaz de criar. Fazendo de Raccoon City um completo “playground” para B.O.W.s, em Outbreak podemos observar que realmente o vazamento do T-Virus teve largas proporções, infectando desde pessoas e animais, e até insetos menores (como vespas, abelhas, pequenas cobras, etc). Além disso, mais detalhes são acrescentados nas aparições de Tyrants e outros B.O.W.s já conhecidos na série, tudo isso para mostrar que a Umbrella realmente não brincou em serviço.

Todos esses detalhes que a subsérie Outbreak acrescenta na trama principal são mega importantes para vermos Raccoon City com outros olhos, mais atentos a cada minuto de jogatina. Essas pequenas dicas e orientações nos dão uma nova perspectiva na próxima jogatina, para buscar cada detalhe que explique o que ocorreu na cidade. Mas se você é aquele que já terminou ambos os jogos, que tal fazer isso novamente, fechando com todos os detalhes?

Além do mais, é um ótimo jeito de “comemorar” um mês tão importante para nós, fãs de Resident Evil. Então ficam as dicas ae e tenham uma ótima jogatina!

  • Marcelo Naue

    ótimos jogos muito melhor que os 4, 5, 6 e os revelations. terminei os dois 100%.

    • Israel Costa

      Você então é fera nesse jogo. Eu que joguei o modo online, nunca terminei 100%, mas cheguei aos 98%. Haja jogatina… hehehe.
      Muito bom mesmo.

  • Lessaq

    Não tive a oportunidade de jogar nenhum dos dois :c

  • Mateuz

    joguei ambos porém offline. infelizmente foi um jogo lançado na época errada. quase ninguém usava a internet no PS2 e os jogos multiplayers só bombaram mesmo em consoles na geração seguinte. mas seria maravilhoso um outbreak file 3 ou a remasterização pra nova geração dos antigos.

    • Christian

      religaram os servidores estou jogando online o file 2 o dia todo funciona tanto quanto emulador e tanto para ps2 caso queira saber mais so add https://www.facebook.com/christian.bittencourt.71 que eu ensino , e so n se usava internet no brasil que era 30 kb/s mundo a fora era internet boa ja .

  • Rodrix

    Se um dia a capcom anunciar,os outbreaks pra velha e nova geração de consoles e pra pc,era bom colocar criação de personagem no jogo,para você escolher entre oito tipos de personagens, não seria má idéia porque já sonhava com isso no futuro outbreak 3 e seria uma ótima adição pro jogo.

  • Fabricio Barbosa

    Taí um título(s) que eu NUNCA, NUNCA consegui terminar um cenário sequer no modo “normal”, rs. Mas é um jogo que, mesmo com suas limitações, eu adoro. Acho charmoso e nostálgico.

    Sempre gostei de jogar com a Yoko devido ao dobro de slots no inventário (o ranço dos jogadores old-schools de sempre quererem catar tudo pelo cenário, rs).

    Acho que Outbreak tem algumas coisas que podem ser consideradas canônicas e outras não, sendo que a CAPCOM inseriu lá certas curiosidades só para brincar com os fãs. Ex.? Ao fim do Desperate Times, se finalizarmos com Kevin, vemos uma viatura cruzar com um furgão no qual o policial está fugindo. Tudo leva a crer que seja a viatura de Leon e Claire… Mas como, se ambos só chegam na noite dia 29, e a sobrevivência de Outbreak se dá no dia 28?

    Certa vez ouvi um podcast no antigo FYFRE em que há a possibilidade de haver uma ordem cronológica entre os cenários. Nada confirmado oficialmente, mas a explicação eu achei bem interessante.

    • Cesar Vieira

      Isso se chama plothole (furo de roteiro). O plothole mais evidente é a primeira metade de Resident Evil 3: Nemesis se passar antes de Resident Evil 2. Em RE3 há barricadas por todos os lados, a cidade parecia estar em quarentena; em RE2 a cidade parecia estar pacata com o vírus ainda se espalhando. Apesar dos plotholes, os eventos de Raccoon City antes, durante e depois da chegada de Jill, Leon e Claire aconteceram conforme Outbreak. O testemunho da Yoko, que incluía evidências físicas, ajudou a Umbrella a quebrar, mais de 90% das ações da empresa multibilionária despencaram.

      • Hunk

        um ou outro plothole de pouca importância é uma coisa, mas os outbreaks tem muitos. de qualquer forma sei que existem diversos argumentos plausíveis que apontam pros outbreaks serem ao menos parcialmente canon, mas nenhuma informação oficial foi revelada quanto a isso, então acho que o mais sensato seria tomar uma postura de dúvida, porque nenhum de nós sabe ao certo o que é canon ou não. eu acredito que algumas partes sejam canon e outras não, mas a capcom nunca se pronunciou sobre essa possibilidade, então nenhum de nós pode falar com muita certeza. e mesmo que certas coisas se encaixem, isso não prova que é canon.

        • It’s a mii, Mario!

          Como assim os Outbreaks tem muitos “plotholes”? De cabeça consigo lembrar de alguns mas nada de grave ou que chegue perto do queijo suiço que e a historia e chronologia entre RE1, RE2 e RE3.

          • Hunk

            não me refiro nem em relação aos outros jogos, porque aí de fato seria injusto, pois os 3 primeiros jogos numerados possuem falhas maiores entre eles do que qualquer problema gerado pelos outbreaks, mas me refiro à cronologia dentro dos próprios outbreaks. como plothole eu considero aquilo que não foi bem explicado e que tem que ser montado de forma não oficial pelos fãs, mesmo que possa haver uma explicação coerente, e nesse caso eu me refiro principalmente à ordem dos cenários. sei que existem teorias plausíveis que encaixam as coisas, não nego essa possibilidade, e até acho que seria ótimo se a capcom se pronunciasse com uma ordem oficial e coerente que encaixe tudo no canon, mas eu considero como plothole porque ta na cara que é algo que a capcom não pensou com cuidado quando lançou os jogos e deixou pros fãs se virarem. não digo que seja algo que não possa ser resolvido, mas, assim como os erros dos jogos principais, são coisas que na hora não foram bem explicadas e tiveram que ser esclarecidas por fora, portanto são plotholes, que até podem vir a ser tapados, mas por enquanto oficialmente não foram. mas é aquele negócio que a gente discutiu, os outbreaks farão uma contribuição muito grande pra franquia se forem oficializados como parte do canon, e tem coisas que inclusive foram mencionadas posteriormente em outros jogos (teve até aquele tyrant no capítulo da ada no umbrella chronicles). por mim eles são bem vindos à cronologia, mas pra afirmar as coisas primeiro a capcom tem que esclarecer a ordem correta dos cenários e oficializar a inclusão.

          • Leo Messi

            Acho que os Outbreaks poderiam ser considerados parcialmente canon da mesma forma que os Chronicles são, até pq os outbreaks tem informações e acontecimentos que interligam diretamente aos acontecimentos da franquia principal, o Marvin sendo ferido e o Tyrant R são 2 coisas diretamente ligadas com RE2, 3 e Umbrella Chronicles.

          • Hunk

            pode ser, é isso que parece mesmo a primeira vista, mas acho que seria legal se arrumassem os cenários cronologicamente pra que eles se tornem totalmente canon. no caso dos chronicles não tem jeito porque as partes que recontam os acontecimentos dos jogos antigos obviamente não podem substitui-los tão facilmente, então só os capítulos extras podem entrar pro canon, mas no caso dos outbreaks não tem esse conflito, então se a capcom encaixar as coisas cuidadosamente de forma que dê pra manter tudo seria mais legal. mas por enquanto esse é um assunto não resolvido, porque oficialmente nada foi dito, só espero que revivam o online desses jogos com remasterizações e aproveitem pra oficializar a inclusão deles no canon com uma ordem correta das coisas. por mim poderiam até juntar os 2 jogos e colocar os cenários na ordem certa no menu pra facilitar a vida dos jogadores, e poderiam também botar um file no jogo que explique tudo, de forma que não deixe espaço pra dúvida.

          • Cesar Vieira

            No caso da série Outbreak, se um evento não contradiz outro predecessor ou posterior em RE2 e RE3 então pode ser considerado canon, ou não necessariamente?

          • Hunk

            a princípio se não contradiz nada e ninguém se pronunciou oficialmente (e pelo que eu saiba a capcom não disse nada) então pode ser considerado canon, mas esse pode é a grande questão. a própria cronologia dos outbreaks não é uma situação tão óbvia de se resolver e a capcom parece que se esqueceu completamente dos jogos, então qualquer explicação que nós jogadores possamos bolar, mesmo que encaixe tudo perfeitamente, não passa de teoria, e é por isso que seria muito bom se a capcom botasse logo um ponto final nessa história e esclarece de uma vez por todas essa confusão. é claro, se fizessem isso também teria a chance deles simplesmente dizerem que nada é canon e pronto, mas na minha opinião isso seria um desperdício pro canon, inclusive geraria uma incoerência com um cenário extra do umbrella chronicles (lembrando que os cenários extras desse jogo fazem parte do canon), onde a ada enfrenta um tyrant do outbreak enquanto foge de raccoon. por mim o melhor que podem fazer é remasterizar esses 2 jogos juntos com todos os cenários em ordem no menu de escolha e um file que explique detalhadamente a conexão entre eles, algo que poderia ser desbloqueado ao terminar todos os cenários.

          • Leo Messi

            Tirar os Outbreaks do canon seria uma péssima escolha para a Capcom, pois ai teria mais furos na história sem os Outbreaks do que os que já existem com eles, tirar o acontecimento do Tyrant R no Outbreak afetaria diretamente o cenário canon da Ada no Umbrella Chronicles, tirar a Yoko do canon excluiria uma das peças-chave para o início da queda da Umbrella com seu testemunho contra a empresa farmaceutica, o caso da Yoko é ainda mais complicado pois ela tem aparição exclusiva nos 2 Outbreaks além de ser uma peça importantíssima para a história da franquia, então remover os Outbreaks do canon eliminaria uma personagem importante da história e abriria um enorme furo no enredo que já possui vários furos e pontas soltas.

          • Hunk

            exatamente, por isso que eu concordo que tirar os outbreaks do canon só porque é mais fácil do que encaixá-los corretamente seria um desperdício, e também é por isso que eu acho que esses jogos deveriam ter sua linha do tempo esclarecida de uma vez por todas. e se os outbreaks realmente tem alguma incoerência inexplicável com os jogos numerados podiam aproveitar pra resolver logo no remake do RE2 e num possível remake do 3, que eu acho que é praticamente comprovado caso o remake do 2 seja bem recebido.

          • Leo Messi

            Lembro de ter lido um artigo uma vez sobre um dos chefões da Capcom, o qual eu não recordo o nome agora, falar sobre o canon da franquia. Ele disse que tudo é canon até o ponto em que entra em conflito com os jogos numerados da série, ou até algum chefão disser o que é ou não canon, levando esse conceito adiante, podemos considerar os Outbreaks canon até o ponto em que algum cenário ou acontecimento entre em conflito com os fatos ocorridos em RE2, RE3 e os cenários do Hunk e da Ada nos Chronicles.

          • Hunk

            sim, podemos, mas aí ainda teria que deduzir a ordem certa dos cenários e partir do pressuposto que mesmo que um deles gere algum conflito os outros ainda poderiam ser avaliados separadamente, e não sabemos se o cara levou em consideração essa possibilidade ao tentar esclarecer o que é canon ou não, pra mim parece que ele só deu uma resposta rápida sem pensar muito no assunto. no caso dos chronicles não tem problema, pois obviamente o jogo serve pra 2 funções, recontar acontecimentos passados e acrescentar novos acontecimentos pra complementar a história da franquia, e é bem simples de dizer quando que o jogo está alterando o canon e quando está apenas resumindo alguma coisa pra dar um contexto pras adições. além disso os acontecimentos extras desses jogos aparecem até mesmo na linha do tempo oficial do residentevil.net, e se eu não me engano até mesmo em files do RE5 e 6, então não dá pra negar que os capítulos inéditos são canon. já o caso dos outbreaks não é tão simples, e é por isso que eu acho que deveriam esclarecer tudo, e de preferência esclarecer dentro de algum jogo, pode ser em files, o que não pode é fazer os fãs terem que ficar analisando as falas soltas e inconclusivas das pessoas envolvidas com os jogos ou com a capcom.

          • Hunk

            a princípio se não contradiz nada e ninguém se pronunciou oficialmente (e pelo que eu saiba a capcom não disse nada) então pode ser considerado canon, mas esse pode é a grande questão. a própria cronologia dos outbreaks não é uma situação tão óbvia de se resolver e a capcom parece que se esqueceu completamente dos jogos, então qualquer explicação que nós jogadores possamos bolar, mesmo que encaixe tudo perfeitamente, não passa de teoria, e é por isso que seria muito bom se a capcom botasse logo um ponto final nessa história e esclarece de uma vez por todas essa confusão. é claro, se fizessem isso também teria a chance deles simplesmente dizerem que nada é canon e pronto, mas na minha opinião isso seria um desperdício pro canon, inclusive geraria uma incoerência com um cenário extra do umbrella chronicles (lembrando que os cenários extras desse jogo fazem parte do canon), onde a ada enfrenta um tyrant do outbreak enquanto foge de raccoon. por mim o melhor que podem fazer é remasterizar esses 2 jogos juntos com todos os cenários em ordem no menu de escolha e um file que explique detalhadamente a conexão entre eles, algo que poderia ser desbloqueado ao terminar todos os cenários.

          • Hunk

            a princípio se não contradiz nada e ninguém se pronunciou oficialmente (e pelo que eu saiba a capcom não disse nada) então pode ser considerado canon, mas esse pode é a grande questão. a própria cronologia dos outbreaks não é uma situação tão óbvia de se resolver e a capcom parece que se esqueceu completamente dos jogos, então qualquer explicação que nós jogadores possamos bolar, mesmo que encaixe tudo perfeitamente, não passa de teoria, e é por isso que seria muito bom se a capcom botasse logo um ponto final nessa história e esclarece de uma vez por todas essa confusão. é claro, se fizessem isso também teria a chance deles simplesmente dizerem que nada é canon e pronto, mas na minha opinião isso seria um desperdício pro canon, inclusive geraria uma incoerência com um cenário extra do umbrella chronicles (lembrando que os cenários extras desse jogo fazem parte do canon), onde a ada enfrenta um tyrant do outbreak enquanto foge de raccoon. por mim o melhor que podem fazer é remasterizar esses 2 jogos juntos com todos os cenários em ordem no menu de escolha e um file que explique detalhadamente a conexão entre eles, algo que poderia ser desbloqueado ao terminar todos os cenários.

          • SLAShapelero★FC/BR★

            A Capcom jamais disse que os Outbreak são da série principal, e nem ao menos disse que faz parte das spin-offS. Mas tenho absoluta certeza que seja canon pois jogos canos tem acontecimentos reais, não são spin-off (que nesse caso são games criados “de qualquer jeito” apenas para entreter o jogador) mas Outbreak foi uma série muito bem desenvolvida, e sua história se relaciona mto com os antecessores.

  • Kaiq Andrade

    Os Resident Evil Outbreak’s são indispensáveis para os fans de resident evil da velha guarda, não preciso acrescentar nada pois o post já falou tudo, a unica coisa que tenho a dizer é que vale a pena jogar, e muito!

  • TYRANT_LTS

    Nunca dei pra esses jogos, a tenção que possivelmente eles mereciam. Simplesmente porque eu considero eles SPIN-OFFS não canônicos, assim como, o DEAD AIM. Isso ocorreu também porque eu tive o PS2 um pouco tarde.

    • Hunk

      não os zerei, mas joguei um cenário de cada e pelo que eu vi parecem ser jogos muito bons, mas que a perda do online pesou não dá pra negar, afinal eles foram feitos com isso em mente, e os bots são mais inúteis que a sheva. eu ainda tenho esperança de que os remasterizem com o modo online em comemoração aos 20 anos de RE, por isso to esperando pelo menos até o final de 2017 pelo anúncio desses jogos. gostaria de zerá-los da forma correta, jogando online, mas se não der zero no ps2 no final de 2017 mesmo, senão daqui a pouco eu resolvo esperar até os 25 anos da franquia e daí já dá pra ver onde isso vai.

      • Cesar Vieira

        Spin-offs não canônicos? O testemunho da Yoko ajudou a quebrar a Umbrella.

        • TYRANT_LTS

          Em qual jogo está essa informação?

          • Alexandre Atkinson

            No final bom dela no Outbreak 2.

          • Cesar Vieira

            Epilogo da Yoko no Outbreak #file 2.

          • SLAShapelero★FC/BR★

            @[email protected]_lts:disqus TOMAAA KKKKkkkk

          • TYRANT_LTS

            Cara, se pelo menos um jogo da série principal mencionasse que a Yoko ajudou a quebrar a Umbrella, tudo bem. Agora o próprio Outbreak fazer isso, não prova nada. No OPERATION RACCOON CITY, mostra os USS perseguindo o Leon, mas isso não aconteceu na história principal. Um SPIN-OFF pode acrescentar as informações que quiser, não significa que vale para a história principal. Nem precisa ser esperto para entender isso.

          • SLAShapelero★FC/BR★

            então se outbreak não é spin-off canonica, a série Chronicles está no mesmo caminho… e todos sabemos q Chronicles ñ é série spin-off não-canonica, assim como Outbreak, pois as duas série foram criadas para tapar IMPORTANTES informações e mistérios deixados em RE1, 2 e 3. E sim; Outbreak é uma série bastante mencionada em RE Umbrella Chronicles… Por exemplo, no cenário Decisions, Decision de RE Outbreak, mostra q após a explosão ocorrida em Raccoon City a Umbrella ficou na cidade para buscar vestígios e provas na cidade explodida, e tudo isso foi canonicamente confirmado mostrando a mesma cutscene em RE Umbrella Chronicles. Vc é a unica pessoa q eu jah ouvi dizendo q a série Outbreak ñ é uma série canonica, a própria Capcom jamais disse q Outbreak ñ seja uma spin off canonica, o mito da série Outbreak não ser canonica foi pelo fato de não conter os personagens principais da saga. Mas RE Gun Survivor 2 tem Claire e Chris, e nem por isso deixa de ser spin-off não-canonica, e RE Survivor e Dead Aim não tem nenhum personagem da série principal e nem por isso deixa de ser saga principal…
            (A própria Revil já editou a classificação da franquia deste jeito, quem acompanhou a Revil a todo instante, como eu, sabe doq eu estou falando)…

          • TYRANT_LTS

            Qual a parte do “EU CONSIDERO SPIN-OFF NÃO-CANÔNICO” você não entende? Sempre discordei da classificação antiga do REVIL. No site https://www.residentevil.net/recollections/, oficial da CAPCOM conta toda a história de RE. Não tem RE OUTBREAK, DEAD AIM e SURVIVOR aí. Os REVELATIONS e CHRONICLES têm. Não estou dizendo que os jogos são ruins, somente estou dizendo que os acontecimentos deles são irrelevantes. Se fosse pra considerar tudo como canônico, ou alguns cenários como citaram aí, poderíamos considerar alguns cenários do OPERATION RACOON CITY também. Mas esse ninguém considera, simplesmente porque o jogo é considerado ruim.

            Isso é hipocrisia: pegar dois jogos que possuem cenários (OUTBREAK e ORC) e características que PODERIAM ser relevantes pra série e considerar como história somente o que você gostou de jogar.

          • SLAShapelero★FC/BR★

            E daí? Se você NÃO CONCORDA com a classificação antiga da REVIL quer dizer que a Revil errou??? Aff, sua opinião é apenas uma entre milhares de opiniões, sua opinião é praticamente inútil. E quem disse q o jogo é considerado spin off canonico, spin-off não-canônico ou série principal só por ser ruim ou bom??? Se fosse assim, Resident Evil 6 SERIA SPIN OFF NÃO CANÔNICO… SABE POR QUE ISSO OQ VC FALOU É IDIOTICE??? SIMPLESMENTE PQ GOSTAR OU NÃO-GOSTAR DE TAL JOGO É QUESTÃO DE GOSTO PESSOAL. E quem tocou no assunto de RE ORC??? Ninguém aqui falou de ORC! Pois segundo a própria Capcom, a série Outbreak se equivale à série Chronicles, pois ambos foram criados para tapar IMPORTANTES informações contidas nos games antecessores. E realmente, a perseguição à Leon em RE ORC não tem nada a ver com a série principal.

            Quem disse q Outbreak, Dead Aim, Survivor é IGNORADO no site oficial da franquia????? HÁ VÁRIAS POSTAGENS SOBRE ELES NO SITE!! É VOCÊ QUEM ESTÁ IGNORANDO-OS, SÓ ISSO, o problema está em vc, não no site.
            “Hipócrita”, se você não sabe… é fingir ser alguém que não é… Você ignora a série Outbreak e os jogos Dead Aim e Survivor se achando fã da franquia Resident Evil. Fãs na verdade… não costumam odiar certos jogos da franquia, sabia?! Fã que e fã ama todos os jogos. Você não passa de um poser hipócrita!
            E se Outbreak fosse Spin-Off??? SERIA RUIM SÓ POR SER SPIN-OFF??? SERIA IGNORADO SÓ POR SER SPIN-OFF?? Enfim, é uma excelente série, e ignorar um jogo só por ser uma spin-off é a mesma coisa q julgar o livro pela capa ou ignorar uma pessoa julgando-a pela cor da pele.

          • TYRANT_LTS

            1- Em nenhum momento eu disse que os jogos são ruins. Eu joguei todos, mas como disse, não dei muita atenção pra esses. Geralmente jogo pelo menos umas 5 a 10 vezes cada RE.

            2- A linha do tempo montada pela Capcom não menciona os fatos de Outbreak, Survivor e Dead AIM.

            3- Gostar de todos os jogos de uma franquia, não classifica você como fã e sim como fanboy, a menos que realmente todos são bons. Lembrando mais uma vez (pq VC tem dificuldade pra entender) que eu não detesto os Outbreak, somente não joguei eles a mesma quantidade de vezes que joguei os demais.

            4- Enfim, não vou mais responder pra você pq eu já percebi que você é ignorante demais pra entender e respeitar a minha opinião. Abraço, até mais.

          • SLAShapelero★FC/BR★

            1 – Você não disse que detesta a série Outbreak, mas isso dá pra notar apenas lendo com as coisas que você escreveu, tá simplesmente na cara… não precisa nem desenhar, blz?!.

            2 – As linhas do tempo não mencionam estes games, pois os fatos ocorridos neles não são muito importantes para a saga, E NEM POR ISSO DEIXAM DE SER CANÔNICOS, POIS CANÔNICO NÃO QUER DIZER QUE É IMPORTANTE OU NÃO, CANONICO SIMPLESMENTE SIGNIFICA ALGO QUE ACONTECEU. Então, estou até agora tentando dizer que Outbreak, Outbreak File #2, Dead Aim e Survivor são SPIN-OFF CANÔNICOS. DEU PRA ENTENDER AGORA??!.

            3 – Na verdade (como já disse antes, mas parece que vc tmb nao entende) a questão do jogo ser bom ou ruim vem do gosto pessoal. Se uma franquia é boa, automaticamente TODOS os games da franquia são bons. Se você não é fã da franquia, vc simplesmente curte ALGUNS jogos da franquis. Simples assim.

            4 – Você está ficando sem discurso e já quer arregar??
            AAHHH É UMA PENA, agora que a jogatina estava começando a ficar quente… Bom, discutir com pessoas sem discursos o suficiente para se defender é chato mesmo.
            Enfim, até mais o/

          • TYRANT_LTS

            Cara vamos deixar pra lá. Não fiquei com raiva de você, só acho que não vamos conseguir falar além do que já falamos. Você disse o que acha e eu disse o que eu acho. Então acredito que não seja mais necessário nós continuarmos com isso. Como disse, se sair uma nova versão desses jogos, jogarei novamente com prazer. Porque eu sei que são ótimos jogos e lembram muito os primeiros da série. Resident Evil é sempre bem-vindo e com certeza não deixarei nenhum lançamento passar. Até a próxima.

          • SLAShapelero★FC/BR★

            https://www.youtube.com/watch?v=4wHPwni1xW4
            mas mas para finalizar veja esse video por favor, abraço o/

          • SLAShapelero★FC/BR★

            @tyrant_lts:disqus eu posso até te pedir desculpas, mas este tipo de exclusão de uma pessoa que não considera a si mesmo um hater jamais seria perdoado, apenas pense nisso…

          • Hunk

            Deixa pra lá, eu sei que vc tem seus argumentos e só quer uma discussão boa, mas com esse cara não vai rolar. Além de ter vindo aqui com o intuito de te humilhar, ao invés de tentar entender seu ponto de vista, esse último comentário mostra que ele tem pavio curto e a medida que isso for continuando o temperamento dele só o fará abaixar o nível da discussão cada vez mais. Eu te digo por experiência que a melhor coisa que vc pode fazer agora é ignorar e seguir com a vida. Eu sempre tive dificuldade de ignorar esse tipo de gente, mas isso nunca levou a nada, se ele pode ou não mudar pra melhor eu não sei, mas não será por aqui que isso acontecerá, isso é algo que só o tempo e a própria consciência dele decidirão.

          • TYRANT_LTS

            Seguirei o seu conselho cara. Valeu, até mais.

          • SLAShapelero★FC/BR★

            @Hunk446:disqus quer participar da festinha tmb é???
            Eu estou apenas defendendo a hipótese correta, não estou sendo rude, Já pensou alguém esfregar na sua cara que seu game favorito é um spin-off esquecido pela própria produtora por que é ruim???! Você se sentiria ruim né. É assim q eu me sinti, pois eu gosto pra krlh dos Outbreak e então eu apenas defendo eles com os argumentos possíveis. Se eu vim aqui com o intuito de humilhar ele quer dizer que o que ele diz é errado? Na verdade, desde o começo foi ele quem começou a discutir negativamente com outros usuários e eu apenas estou ajudando eles com as hipóteses. Agora pq não foi encher o saco deles tmb ein ?? ISSO QUE É INTUITO DE HUMILHAÇÃO.
            Aff vtc

          • Hunk

            Como vc ao menos tentou por um momento explicar seus sentimentos eu responderei uma vez explicando o meu lado, embora a minha experiência pessoal me diga que isso não dará em nada. Sim, eu sei muito bem como vc se sente, eu mesmo leio comentários criticando jogos que eu adoro o tempo todo nesse site, e muitas das conversas mais legais que eu já tive por aqui foram exatamente trocando opiniões com essas pessoas que discordam de mim. O maior exemplo de todos é o RE6, tenho meus motivos pra adorar esse jogo, mas ambos sabemos que ele é provavelmente o mais odiado da franquia, pelo menos entre os visitantes desse site, e se eu fosse seguir a sua mentalidade eu provavelmente já teria sido banido pelos moderadores a muito tempo atrás por implicar com todo mundo em 90% dos artigos desse site. Vc não pode levar esse tipo de coisa pro lado pessoal ou vc será apenas uma pessoa intolerante que desperdiça sua vida brigando na internet, seria muito melhor começar tentando entender a mentalidade das outras pessoas e depois expondo sua opinião se for do seu interesse. Vc afirma que sua hipótese está correta, mas porque vc não abre sua mente e tenta avaliar outras opiniões ao invés de tentar “derrotar” os outros? Se vc realmente acredita tanto na sua hipótese então não deve haver risco algum, e se vc acabar encontrando algum argumento que o faça mudar de ideia então ótimo, não há nada de errado nisso, ou vc se considera tão perfeito que qualquer influência externa representa um risco de macular sua mentalidade infalível? Mas o pior de tudo é que vc claramente não prestou atenção em tudo que ele falou, apenas selecionou as partes que fora de contexto poderiam ser usadas contra ele. Se vc reler o primeiro comentário dele (o que eu acabei de fazer só pra te dar o benefício da dúvida) com calma e sem malícia alguma vc perceberá que ele no final deixou bem claro que estava afim de dar uma chance a esses jogos. “Se relançassem eles em HD, eu platinaria ambos.” – essa foi a última coisa que ele disse nesse comentário. Agora pare para refletir por um segundo, vc realmente acha que isso seria dito por alguém que menospreza esses jogos? Vc escolheu descartar por completo essa parte e focar no ponto de vista dele em relação aos jogos serem spin-offs ou não, o que nem de longe define a qualidade dos jogos e ele mesmo reconheceu isso. Então por favor, se vc realmente está mais preocupado em argumentar do que arranjar briga, me diga como vc acha que ele menosprezou os Outbreaks? Observando a situação que estava se desenvolvendo aqui a única conclusão lógica a qual eu poderia chegar é que vc veio com o único intuito de arranjar confusão e tentar humilhar os outros, e por isso eu defendi a sua “vítima”, não porque eu sou o puxa saco de alguém aqui, mas porque parecia justo. Sinto muito se eu entendi errado, mas eu não sou capaz de ler seus pensamentos, apenas o que vc escreve, então reavalie a forma como vc se comunica se vc não está conseguindo expor suas verdadeiras intenções. E antes que vc diga alguma coisa, eu sei que eu estou sendo hipócrita ao ignorar meu próprio conselho de te ignorar, mas eu só faço isso porque por um momento vc me passou a ideia de que talvez isso seja apenas um mal entendido, e se esse for o caso eu acho que vale a pena tentar dialogar com calma se vc estiver disposto, caso contrário nem precisa me responder porque eu não ignorarei meu próprio conselho 2 vezes seguidas.

          • SLAShapelero★FC/BR★
          • Hunk

            “EM PARTES Outbreak 1 e 2 assim como Umbrella e Darkside Chronicles” – foi isso que o Ceraldi disse. Pra ser sincero eu mesmo acredito que os Outbreaks sejam canon de alguma forma, porém vale lembrar que esse não é um assunto 100% esclarecido e por isso ainda há espaços pra dúvidas e diferentes opiniões, afinal ninguém sabe ao certo o quanto dos Outbreaks se encaixaria no canon, nem a gente nem o REVIL e provavelmente nem a Capcom (embora eles tenham o poder necessário pra mudar isso oficialmente). A questão é que a própria Capcom se embananou com a canonicidade dos Outbreaks, afinal inicialmente eles não foram planejados pra serem canon, mas com o passar do tempo ela resolveu aproveitar algumas coisas e acabou deixando a inclusão dos Outbreaks no canon mal explicada. A própria conexão entre os cenários é confusa e a variação de resultados gerada tanto pelas diferentes possibilidades de escolha de personagens como por diferentes ações só piora a situação. Eu acredito que a Capcom deveria aproveitar a remasterização dos Outbreaks (se o boato se concretizar) pra esclarecer logo essa situação de alguma forma, mesmo que seja através de files do residentevil.net, mas até o momento a situação não está esclarecida e por causa disso ainda não existe um ponto de vista correto.

          • FromHELL★666★

            Mas vc não disse que nunca jogou? Para quem realmente jogou RE Outbreak entenderá o lado da história canonica sem “se embananar”!! Por exemplo; eu entendi muito bem o fato de que
            – Greg Mueller rouba amostras do T-Virus de William Birkin para criar a cura do mesmo, Nicholai Ginovaef ter matado Greg Mueller para roubar o Daylight (cura para o virus) e ter sido uma captura mal sucedido por ter feito isso tarde demais, logo antes da cidade explodir, no qual não tem interferência alguma com RE3 e não tendo pra que se “embananar” todo para entender tudo isso.
            – Dê onde surgiram os zumbis da montanha Arklay.
            – Quem limpou a R.P.D. depois que Jill passou por lá.
            – Como Marvin ficou gravemente ferido na delegacia.
            – Wesker pediu para a Umbrella alguns dos vestígios que sobraram após a explosão de R.C.
            – O depoimento da Yoko ter ajudado a derrubar a Umbrella. etc.
            É simples, basta jogar para entender. Recomendo vc jogar os Outbreaks, a história é ótima e é excelente para tirar dúvidas do que aconteceu secundariamente durante RE 1, 2 e 3 e algumas informações para a vitalidade da franquia Resident Evil. Pena alguns terem preguiça de enxergar isso ou serem cegos.

      • Christian

        ainda da pra jogar online reabriram os servidores da pra jogar tanto quanto file 2 e 1 pelo emulador ou ps2 de boa caso queira aprender tudo bonitinho https://www.facebook.com/christian.bittencourt.71 so add 🙂

        • Hunk

          mas aí não teria que adquirir a versão japonesa dos jogos? pelo que eu me lembre só dava nessa versão, e esse é o maior complicador. e mesmo que dê pra fazer, ainda tenho esperança que esses jogos chegarão aos novos consoles e poderei jogar o online com qualquer um na psn. aprender a usar esses servidores eu até posso, mas não conheço quase ninguém que estaria disposto a fazer isso, aí acaba matando a graça do online, fora que não teria toda a comodidade da psn ou steam. eu gostei de saber que reviveram o modo online de uma forma alternativa, mas ainda espero que isso sirva de incentivo pra capcom fazer o mesmo em versões remasterizadas.

    • It’s a mii, Mario!

      Pelo que eu saiba nada foi confirmado se eles são totalmente canon ou não, porem eu tenho certeza que pelo menos Desperate Times e End of the Road são cenarios canonicos, principalmente End of the Road, sem os acontecimentos deste cenario o encontro da Ada com o Tyrant R no Umbrella Chronicles não seria possivel.

      • TYRANT_LTS

        Eu considero não-canônicos simplesmente porque nem mesmo a CAPCOM lembra que esses jogos existiram. Se você ver a linha do tempo oficial criada por eles em https://www.residentevil.net/recollections/, você não vê menção aos REs OUTBREAKS, SURVIVOR, DEAD AIM e etc. Ai você pode me dizer: “Lá só tem REs da série principal, não tem SPIN-OFFs”. Errado. Revelations, Revelations 2 e os CHRONICLES são SPIN-OFFs e estão lá.

        O que acontece é que os acontecimentos dos OUTBREAKS podem ser acrescentados a cronologia e farão sentido. Mas não significa que esses acontecimentos serão lembrados em outros jogos. A única menção a um SPIN OFF em um RE da série principal, é na abertura de RE 0, onde mencionam a ilha do Survivor. Tirando isso, eu não me lembro de mais nenhuma.

        • It’s a mii, Mario!

          Realmente não estão na linha do tempo oficial da Capcom, mas pode ser por negligencia por parte da Capcom, senão for por isso como e que se explica o encontro entre a Ada e o Tyrant R?

          • TYRANT_LTS

            Ninguém esquece 4 jogos (OUT 1 e 2, Survivor, Dead Aim) por negligência cara. Como eu disse, os acontecimentos de Outbreak PODEM ser encaixados na cronologia, mas simplesmente EU não os considero dessa forma.

          • SLAShapelero★FC/BR★

            @tyrant_lts:disqus Sua hipocrisia é contagiante cara!

          • TYRANT_LTS

            E ficar se aproveitando de argumentos dos outros, só mostra que você não tem os próprios. Uma pena.

          • SLAShapelero★FC/BR★

            APROVEITANDO DOS ARGUMENTOS DOS OUTROS?????
            UHNFADKNGJLAUIFHAWUHAEUH
            SÓ ESTOU TE CHAMANDO DE HIPÓCRITA PQ TU EH HIPÓCRITA SIM,
            HATERS COSTUMAM PASSAR SUAS VIDAS PRATICANDO HIPOCRISIA!

          • TYRANT_LTS

            Em nenhum momento eu falei mal do jogo cara. Pelo jeito você não sabe o significado de HATER e muito menos de hipócrita.

          • SLAShapelero★FC/BR★

            Se eu usei os dois termos eu sei oq significa… “Pelo jeito vc n sabe o significado de HATER e mto menos de hipócrita” <<< comment tipico de pessoas sem discursos. AHEAUEHUAHEUAEDKJHUE

        • Salokonir

          Resident Evil survivor foi citado em resident evil 0, o que o torna canon, mesmo não estando nessa linha do tempo. Então os outbreaks podem SIM ser canons mesmo ser estar nessa linha do tempo.

        • Pedro Henrique C

          E desde quando Revelations 1 e 2 são spin – off? Não sabe nem o que está falando…

          • TYRANT_LTS

            Dê uma pesquisada amigo antes de falar amigo. Por mais que Revelations 1 e 2 sejam parte da história, a CAPCOM só considera como principal, os REs numerados + Code Veronica.

            Não é porque é SPIN-OFF, que quer dizer que não faz parte da história. Até aqui no REVIL eles classificam como SPIN OFF. Tanto que o capricho que tiveram em RE REV 1 e REV 2, não se compara aos REs 4, 5 e 6, por exemplo.

            De qualquer forma, dê uma pesquisadinha antes.

          • Pedro Henrique C

            Pesquisar o que, rapaz? Eu disse que Resident Evil Revelations 1 e 2 não fazem parte da história? Aprende a interpretar primeiro. O Revelations 1 e 2 são considerados da maneira maneira que o Code Veronica.

          • Hunk

            Na verdade não, a Capcom considera o CV como um jogo do mesmo nível dos numerados porque ele era pra ser originalmente o terceiro jogo. Ele só perdeu o número porque o Nemesis, que inicialmente estava sendo planejado como um spin-off, foi lançado primeiro e a Capcom resolveu numerá-lo, mas não quis chamar o CV de RE4 porque tinha se passado muito pouco tempo entre um e outro e os projetos estavam sendo feitos simultaneamente. O caso dos Revelations não é o mesmo, eles são apenas jogos canônicos que foram feitos entre os jogos numerados, mas não possuíram o mesmo investimento que eles, pois a Capcom nunca planejou considerá-los como jogos “principais” de RE, e diferente do Nemesis no caso deles não houve nenhuma mudança de planos que os promovesse. Isso não quer dizer que as histórias deles não sejam relevantes (são até mais relevantes que a de certos numerados, como o RE4) ou que eles não sejam bons, então é compreensível que muitos não gostem da classificação deles como spin-offs (me incluo entre esses muitos), mas oficialmente quem diz o que é spin-off ou não é a Capcom, por isso oficialmente eles são spin-offs e não dá pra negarmos isso. É claro que isso é apenas uma formalidade, então se no futuro a Capcom mudar de ideia (o que não seria novidade) ela pode promovê-los e parar de considerá-los como spin-offs, mas no momento isso não aconteceu, são apenas jogos canônicos, nada mais nada menos.

            PS: Talvez vc se interesse nesse vídeo do REVIL que fala sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=4wHPwni1xW4

          • Pedro Henrique C

            Todo mundo sabe disso, digitou uma bíblia inteira para dizer algo que eu já sabia. Mas ai eu lhe pergunto, desde quando a CAPCOM disse que considera o Revelations como spin – off? Desde o lançamento do segundo jogo da série Revelations a própria empresa já disse que ela possui o mesmo peso e faz parte de toda a cronologia principal, só por ter um subtítulo ao invés de uma numeração não quer dizer que não seja do mesmo nível, isso acontece desde os primórdios nos jogos.

          • Hunk

            Considerando que vc claramente não está de bom humor e está desnecessariamente tentando ofender os outros eu não perderei meu tempo. Boa sorte com os problemas de temperamento.

      • Ramon Giovane

        Vcs já pararam pra pensar que a Capcom pode ter ignorado esses jogos simplesmente porque não fizeram o sucesso que eles queriam?
        Tipo, hoje, apesar de serem jogos sensacionais, pouca gente se lembra que os RE Outbreak existem.
        RE Dead Aim e Survivor foram massacrados pela crítica.
        Vcs acham que a Capcom gostaria de lembrar disso? Ela quer é dinheiro rapá ‘-‘

        • FromHELL★666★

          É isso aí! É o chamado capitalismo.
          Afinal, Dead Aim e os Outbreaks são tão spin-off canônicos quanto Revelations.

  • lucax

    Jogo Indispensável, uma remasterização para as plataformas atuais seria ótimo.

  • Paulo Henrique

    Uns do melhores jogos de RE que já joguei, faz você se sentir dentro de RC e ainda sonho com file#3 ou os dois em HD online!!!!

    • It’s a mii, Mario!

      Infelizmente se um File #3 fosse feito pela Capcom de hoje ele seria completamente diferente dos primeiros, depois de ver o Umbrella Corps tenho ate medo so de pensar em como vai ficar o Remake do RE2, agora uma remasterização dos Outbreaks seria muito bem vinda.

    • Feplays

      Seria ótimo!

  • It’s a mii, Mario!

    Resident Evil Outbreak File #2 nunca recebeu a atenção que ele merecia, muitas ideias e mecanicas brilhantes foram usadas no game, a diversidade entre cenarios, inimigos e armas e enorme, sem falar que foi o primeiro RE em que era possivel andar e atirar ao mesmo tempo.

    Os Outbreaks provavelmente estão entre os games que mais joguei no PS2, e eu os continuo jogando no PC ate hoje, infelizmente nunca pude/consegui jogar online.

    • Christian

      eu te ensino a jogar online e facil e abriram novamente os servidores 🙂

  • Gustavo Ruiz

    Tenho medo desse jogo até hj! Mas continuo amando ele kkk

  • Eduardo M da Silva A Ferreira

    Eles 2, sem dúvida alguma, são os meus Resident Evil favoritos!

  • Israel Costa

    Vários vídeos legendados do Outbreak no Youtube estão bloqueados. REVIL, favor ajeita!!! 🙂

  • Billy Coen

    Excelentes colocações.

  • Christian

    Caso queiram saber como jogar online o file 2 tanto quanto o file 1 so me add que eu ensino a jogar online tudo bonitinho https://www.facebook.com/christian.bittencourt.71

  • Caio Vinícius

    É um dos meus favoritos, muito boa a série outbrak :’)

  • Everton Pilarf

    Meus preferidos

  • Henrique Sousa

    Muito bom! Eu sempre joguei os outbreaks com o intuito de “me achar” nos cenários e relembrar dos REs clássicos

  • SLAShapelero★FC/BR★

    Na verdade David King NÃO estava no trabalho quando ocorreu um dos ataques. Ele estava no J’s Bar, assim como todos os outros personagens…

  • Eduardo Mrack

    100% nos dois, com no weapon e no damage, jogados 100% off-line. Sou o deus desses 2 jogos. Bons tempos aqueles…

    • Ramon Giovane

      Mano…
      To rejogando o File #1 aqui. Mas não consigo 100% no primeiro cenário.
      Como vc conseguiu pra escutar o grito na frente do J’s Bar? ‘-

  • Gabriel

    O cenário do boss do trem no file 1 é o mesmo em RE2 quando a Claire luta com Birkin pela primeira vez durante a descida do elevador para o laboratório onde no file 1 tem a vespa que lança ácido. Acho que tem uma cronologia entre eles.

  • Feplays

    Resident Evil Outbreak tá entre os meus favoritos, se não o mais favorito meu, esse merecia um Remaster com modo Online e tudo, é muito massa!

    E os Bots desse jogo são hilários, vc pede -HELP e respondem -NO Haha muito bom!

%d blogueiros gostam disto: