Linha do Tempo

Séc XV-XIX   1900-1950   1951-1980   1981-1995   1996-2000   2001-2005   2006-2010   2011-2015


Introdução

O que é uma linha do tempo?
Uma linha do tempo é uma forma de mostrar os fatos de uma determinada história cronologicamente, de acordo com suas datas ou períodos. Na linha do tempo do REVIL, fatos presentes nos jogos, files, livros e outros materiais oficiais de Resident Evil estão dispostos a partir de datas divulgadas oficialmente ou estimadas pelos autores.

Sobre períodos estimados e fatos não datados
Alguns eventos da cronologia não possuem data divulgada em materiais oficiais da série Resident Evil. Esses eventos podem ter tido sua data ou período estimados de acordo com pistas ou detalhes retirados de determinados contextos de files e/ou outros materiais oficiais. Nem todos os fatos apontados como “não datados” estão dispostos na ordem cronológica exata, por não permitirem nenhum tipo de estimação concreta. Quando não foi possível estimar quando o evento ocorreu e só existem pistas sobre seu mês e/ou ano de ocorrência, o evento estará assinalado como “não datado” e é apresentado no início do mês/ano correspondente.

Sobre a cronologia de jogos abordados em “cenários” e “eventos variáveis” (RE Remake, RE2, RE3)
Sobre os eventos do primeiro Resident Evil, foram considerados os fatos mostrados no remake do título. Com relação a este game em específico, os fatos dos cenários de Chris e Jill foram organizados cronologicamente como dispostos no livro Resident Evil Archives. Os eventos referentes à Resident Evil 2 obedecem a cronologia “Leon B/Claire A”. Foram considerados como cronológicos os eventos variáveis de Resident Evil 3 (que alteram a história do jogo de acordo com decisões toamadas pelo jogador) retratados no livro Resident Evil Archives.

Autores e atualizações

Esta timeline foi desenvolvida por Bruna Mattos (Yuna), Marco Túlio Vidal (Summers) e André Ceraldi (Ceraldi), com colaboração de Steven Andrade, Juninho Lima e Mayron CB. O projeto envolveu incontáveis meses de pesquisa em dados sobre a série. As informações aqui contidas podem sofrer alterações sem aviso prévio, seja para corrigir informações e datas, seja para incluir novos fatos.

O projeto foi iniciado em 2011, e em sua mais recente atualização, efetuada em janeiro de 2016, foram incluídos os acontecimentos de Resident Evil: Revelations 2. As novas inserções contemplam tanto os acontecimentos ingame como os eventos descritos nos files do jogo e perfis oficiais dos personagens. As adições referentes a RE: Revelations 2 se iniciam em 1960 com o nascimento de Alex Wesker, e vão meados de 2013, data estimada do epílogo do jogo.

Qualquer sugestão de melhoria ou dúvida, favor entrar em contato através do email [email protected] e colocar no assunto o título “Timeline REVIL”.

Fontes

  • Fatos e files dos jogos Resident Evil 0, Resident Evil Remake, Resident Evil 2 (incluindo files EX), Resident Evil 3: Nemesis, Resident Evil CODE: Veronica X, Resident Evil 4, Resident Evil 5: Gold Edition, Resident Evil 6 (incluindo files da RE.net), Resident Evil: Survivor, Resident Evil: Outbreak, Resident Evil: Outbreak File #2, Resident Evil: Dead Aim, Resident Evil Survivor 2: CODE Veronica, Resident Evil: The Umbrella Chronicles, Resident Evil: The Darkside Chronicles, Resident Evil: Revelations, Resident Evil: Revelations 2 e Resident Evil: Operation Raccoon City (incluindo viral Inserted Evil).
  • Fatos dos filmes Resident Evil: Degeneration e Resident Evil: Damnation.
  • Fatos descritos em Wesker’s Report, Wesker’s Report II, Wesker’s Extra Report, Ada’s Report, Jessica’s Report, Blog Experience Kijuju, Trevor’s Diary (True Story Behind Biohazard) e Angela’s Diary .
  • Fatos descritos nos mangás Resident Evil: Marhawa Desire e Biohazard: Heavenly Island.
  • Fatos e cronologia apresentadas nos livros Resident Evil: Archives I e Resident Evil: Archives II.
  • Informações complementares retiradas de traduções realizadas pelo site Project Umbrella.
  • Imagens retiradas da galeria do REVIL no Flickr; da área de imprensa do site da Capcom; de pesquisas no Google Images; dos sites Moby Games, Project Umbrella, IGN e Gamespot; e screenshots de vídeos do canal do REVIL no YouTube.

Home

%d blogueiros gostam disto: