1981-1995

Timeline 1980_

Década de 1980

Fatos não datados

Atendendo às expectativas de Spencer, Alex Wesker foi nomeada como pesquisadora-chefe do Projeto Wesker. Ela e Albert foram considerados “os escolhidos”, as crianças mais promissoras, e foram retratados em um quadro pintado à mando do próprio Spencer. Alex via sua relação com Wesker como a de Gregor e Grete, personagens da obra A Metamorfose de Franz Kafka. (Resident Evil: Revelations 2 – Perfil de Alex Wesker e Pensamentos sobre Kafka)

1981

1206069-redsc_steve_burnside

Nasce Steve Burnside (Resident Evil Archives – Perfil de Steve Burnside).

Nasce Kirk Mathison (Biohazard Archives II – Perfil de Kirk Mathison).

Julho

27 de julho

Alexia Ashford gradua-se em uma universidade aos dez anos de idade e é nomeada pesquisadora chefe do complexo de pesquisa na Antártida. O fato deixa William Birkin extremamente irritado e ainda mais obcecado com seu trabalho, já que ele havia sido nomeado pesquisador chefe com apenas 16 anos, o mais jovem até então (RECV – Recorte de Jornal; Wesker’s Report II).

Fatos não datados

Alexia Ashford cria o vírus t-Veronica a partir da fusão do t-vírus com o DNA de formiga rainha (RECV – Relatório de Pesquisa do Vírus; Inside of Biohazard: The Darkside Chronicles – Timeline).

Albert Wesker e William Birkin conseguem manipular o t-vírus de forma a gerar zumbis. Como o t-vírus não apresentava uma taxa de 100% de infecção populacional, Birkin passa a pesquisar uma forma de fazê-lo induzir mutações em cobaias para gerar uma arma biológica viva que fosse capaz de exterminar os que sobrevivessem à infecção viral. Inicialmente, os esforços estavam focados no desenvolvimento de uma criatura que posteriormente foi chamada de Hunter (Wesker’s Report II).

1982

Fatos não datados

Nasce Dave Johnson (Biohazard Archives II – Perfil de Dave Johnson).

Barry Burton entra para a S.W.A.T. (RE, encarte do jogo versão PC – Perfil de Barry Burton). [Data estimada. No encarte, afirma-se que Barry entrou para a S.W.A.T. antes de fazer parte do S.T.A.R.S. e possui 16 anos de experiência militar em 1998].

1983

Janeiro

30 de janeiro

Alfred Ashford descobre uma passagem secreta que leva a um local onde os segredos da família são mantidos na Base da Antártida (RECV – Diário de Alfred).

Fevereiro

17 de fevereiro

Alfred e Alexia Ashford descobrem que são frutos de uma experiência de manipulação genética feita por seu pai, Alexander. Revoltados por terem sido meramente criados numa tentativa de acobertar os erros de Alexander, responsável por desgraçar o nome da família Ashford, os gêmeos planejam se vingar (RECV – Diário de Alfred – Anotação de Alexander).

Março

3 de março

Em segredo, Alexia infecta Alexander com o vírus t-Veronica (RECV – Diário de Alfred – Carta do Mordomo; Resident Evil Archives – Perfil de Alfred Ashford).

Abril

REDarksideNosferatu

22 de abril

O t-Veronica induz uma rápida mudança celular no organismo de Alexander, destruindo seus tecidos e células cerebrais. Incapaz de viver simbioticamente com o vírus, Alexander se transforma em um monstro e Alexia e Alfred o trancam em uma sala escondida no Complexo da Antártida. Alertada pelo experimento falho em seu pai, Alexia chega a uma nova conclusão e pretende conduzir um experimento em seu próprio corpo (RECV – Diário de Alfred; RECV – Relatório de Pesquisa sobre a Formiga Rainha).

Não datado

Após o desparecimento de Alexander, Alfred declara-se como o sucessor da família Ashford e substitui o pai (Resident Evil Archives – Tabela Cronológica; Darkside Report).

Dezembro

Fatos não datados

Alexia descobre como manipular o t-Veronica corretamente e decide infectar-se. Determinada a submeter-se a um sono criogênico por 15 anos, ela espera que, suprimindo a atividade do vírus com uma temperatura baixa, suas células adaptem-se lentamente, até que seu organismo entre em simbiose com o t-Veronica. A Alfred caberia a tarefa de proteger a cápsula onde Alexia estaria dormindo. Aos outros pesquisadores é divulgado que ela sofreu uma infecção acidental no laboratório (RECV – Relatório de Pesquisa do Vírus – Diário de Alfred; Wesker’s Report II; Resident Evil Archives – Tabela Cronológica).

Wesker começa a estudar exposições secundárias ao t-vírus e descobre que a alta taxa de adaptabilidade do vírus o torna capaz de infectar várias espécies de animais e plantas. Percebendo o real perigo da localização do Complexo de Arklay na Floresta de Raccoon, ele também começa a suspeitar das verdadeiras intenções de Spencer. Ao descobrir sobre a capacidade de infecção do t-vírus, Wesker se pergunta se a floresta não teria sido escolhida de propósito (Wesker’s Report II ).

Wesker mostra interesse em obter uma amostra do T-Veronica, mas Birkin discorda fortemente (Wesker’s Report II).

1984

Excella_Gionne__RE5__03

Fatos não datados

Nasce Ashley Graham (Biohazard Archives II – Perfil de Ashley Graham).

Nasce Excella Gionne (Biohazard Archives II – Perfil de Excella Gionne).

Nasce Ramon Salazar (RE4 – Memorando do Castelão).

Nasce Ethan Winters. (RE7 – Guia japonês oficial do game)

A filial japonesa da Umbrella é fundada. Tal sucursal importa somente drogas dos EUA, redistribuindo-as no país (RE5 – BSAA Desktop: Notícia Sobre a Falência da Umbrella).

1985

Nasce Mia Winters. (RE7 – Guia japonês oficial do game)

Entre 1985 e 1989 – estimado

Nasce Carla Radames (data estimada de acordo com informações que apontam que ela começou a trabalhar no projeto do C-Vírus em 2001, algum tempo depois de terminar seu Doutorado em Genética, aos 15 anos de idade)

1986

Resident-Evil-6-sherry-birkin

Nasce Sherry Birkin (Wesker’s Report II; Resident Evil Archives – Perfil de Sherry Birkin).

Nasce Sheva Alomar, em uma pequena cidade industrial, situada na África (Biohazard Archives II – Perfil de Sheva Alomar; RE5 – Perfil de Sheva Alomar).

Nasce Manuela Hidalgo (Inside of Biohazard: The Darkside Chronicles).

1987

Fatos não datados

Michael Warren é eleito prefeito de Raccoon City pela primeira vez (Resident Evil Archives – Perfil de Michael Warren).

Um laboratório da Umbrella é construído no Japão (RE5 – BSAA Desktop: Notícia Sobre a Falência da Umbrella).

Nasce Piers Nivans (Resident Evil 6 – perfil de Piers Nivans).

É construído o navio-tanque LNG Annabelle (RE7 – FILE sem título 04).

1988

latestFatos não datados

Sob as ordens de Spencer, Albert Wesker e William Birkin comandam o assassinato de James Marcus (RE0; RETUC – Perfil de James Marcus).

O corpo de Marcus é abandonado no Centro de Tratamento de Água. A Queen Leech, criada por Marcus através do t-vírus, inicia o processo de fusão utilizando o DNA dos restos mortais do cientista (RE0).

O projeto Tyrant é iniciado sob o comando de William Birkin e Albert Wesker. Os dois conseguem criar uma arma biológica inteligente e capaz de obedecer a ordens, mas o projeto apresentava um problema: poucos indivíduos eram adaptados o suficiente para gerar um Tyrant. Birkin então passa a tentar produzir uma variante do t-vírus menos nociva ao cérebro do hospedeiro (Wesker’s Report II).

Na França, em seu Sexto Laboratório, a Umbrella inicia o projeto Nemesis (Wesker’s Report II).

Com o apoio de Spencer e as ações de Albert Wesker, uma amostra do parasita NE-alpha é entregue ao Complexo de Pesquisas de Arklay (Wesker’s Report II).

A fim de tomar a liderança no projeto Nemesis, Wesker e Birkin pretendem contornar a altíssima taxa de mortes de cobaias infectadas com o parasita NE-alpha. Para isso, eles injetam Nemesis em Lisa Trevor, que já havia sobrevivido a diversas infecções virais durante 21 anos. Lisa não somente sobrevive à infecção, como também domina o parasita, que desaparece de seu organismo (Wesker’s Report II).

Após uma bateria de testes, William Birkin encontra um novo vírus no organismo de Lisa. Inicia-se o projeto G-vírus (Wesker’s Report II).

Janeiro

Não datado

Michael Warren toma posse como prefeito de Raccoon City. Ele estimula a entrada da Umbrella na cidade e sua proximidade com a empresa traz muitos investimentos para o local (Resident Evil Archives – Perfil de Michael Warren).

Final dos anos 1980

Fatos não datados

Um museu é comprado pelo Departamento de Polícia de Raccoon City e passa a ser usado como a delegacia da cidade, devido à sua localização central e amplo estacionamento (REOUT File #2 – Memorando de Marvin).

A Companhia de Cruzeiros Paraguas compra o Queen Zenobia e inicia uma reforma de modernização do navio (RE: Revelations – História do Queen Zenobia).

1989

Resident-Evil-6-Underground-Nightmare-2

Nasce Helena Harper (Resident Evil 6 – perfil de Helena Harper)

Abril

Não datado

A Umbrella faz investimentos na rede ferroviária de Raccoon City (REOUT File #2 – Velho Panfleto).

 


Timeline1990

Década de 1990

Início dos anos 1990

Não datado

Com o colapso da URSS, Mikhail Victor pede baixa do posto de Tenente do Exército Vermelho (Resident Evil Archives – Perfil de Mikhail). [Período estimado. O processo de extinção da URSS foi iniciado no final dos anos 80 e finalizado no começo dos anos 90].

1991

MoireCloseup610

Nasce Moira Burton (informação de RE: Revelations 2 que afirma que Moira tem 20 anos no jogo que se passa em 2011)

Não datado

Albert Wesker deixa o Laboratório em Arklay e é transferido para o Serviço de Informações da Umbrella (Wesker’s Report II).

Fevereiro

24 de fevereiro

O traficante de drogas sul-americano, Javier Hidalgo, entra em contato com um pesquisador da Umbrella a fim de comprar o t-vírus. Ele pretende usar o vírus como uma forma de terapia para tratar sua esposa, Hilda Hidalgo, acometida por um câncer que se espalhou por seu corpo (RETDC – Memorando de Javier).

Abril

30 de abril

Após a administração do t-vírus, Hilda Hidalgo começa a apresentar melhoras, tendo seu câncer desaparecido por completo. Apesar de ter recuperado suas forças desde o início do tratamento, Hilda permanece em coma e Javier tem esperança de que ela acorde (RETDC – Memorando de Javier).

Maio

6 de maio

O pesquisador da Umbrella com quem Javier vinha negociando aumenta o preço do t-vírus, forçando o traficante a buscar outros meios de adquirir o agente viral. Pela primeira vez, Javier ouve rumores da existência do t-Veronica, um vírus mais aperfeiçoado (RETDC – Memorando de Javier).

11 de maio

Apesar de ter se recuperado da doença, Hilda não acorda. Javier se pergunta se o coma é um efeito colateral da administração do vírus, mas teme que o câncer retorne caso o tratamento seja interrompido. Sem mais notícias sobre o t-Veronica, ele começa a se desesperar (RETDC – Memorando de Javier).

20 de maio

O t-vírus injetado no corpo de Hilda Hidalgo a transforma em um monstro (Inside of Biohazard: The Darkside Chronicles).

tuemar151152192011Junho

Fatos não datados

Spencer aprova o projeto G-vírus, desenvolvido por Willian Birkin (Wesker’s Report II).

A pesquisa do G-vírus impulsiona a construção de um laboratório subterrâneo da Umbrella em Raccoon City (Resident Evil Archives – G-vírus – Tabela Cronológica).

Wesker volta a se incomodar com Ozwell Spencer. Mesmo sendo de conhecimento geral que a verdadeira razão para produzir armas biológicas é que elas podem ser feitas de uma forma barata, quando combinadas com um sistema de armas comum, o comportamento de Spencer destoava dessa linha de pensamento: seus maciços investimentos em B.O.W.s pareciam desnecessários. Sem poder se certificar sobre as verdadeiras intenções do fundador da Umbrella, Wesker decide investigá-lo e, para isso, pede transferência para o Departamento de Informações da Umbrella, ao qual é rapidamente integrado (Wesker’s Report II; RE5 – Albert Wesker).

14 de junho

A fim de proteger sua esposa, Javier retira Hilda do olhar público, transferindo-a para uma unidade especial (RETDC – Memorando de Javier).

Dezembro

Não datado

Com o fim da União Soviética, Sergei Vladimir, ex-coronel do exército Russo, se aproxima da Umbrella. Ele se envolve com as pesquisas do projeto Tyrant e sua experiência militar é essencial para a formação da U.B.C.S. (RETUC – Perfil de Sergei Vladmir; Biohazard Archives II – Chronicle).

1992

Fatos não datados

No último ano do primeiro mandato de Michael Warren como prefeito, a Umbrella doa dinheiro para a reforma da prefeitura e do Hospital de Raccoon City. Michael Warren ganha uma estátua na prefeitura (RE3 – Guia da Cidade).

Nasce Jake Muller (Resident Evil 6 – perfil de Jake Muller).

Nasce Lucas Baker (RE7 – Guia japonês oficial do game).

1993

Fatos não datados

A fim de que suas atividades ilegais permaneçam em segredo, a Umbrella começa a subornar o chefe de polícia de Raccoon, Brian Irons. Dessa forma, o delegado poderia impedir o avanço de quaisquer investigações relacionadas às pesquisas secretas da corporação. Irons também começa a ter reuniões secretas frequentes com William e Annette Birkin (Resident Evil Archives – Perfil de Brian Irons).

William Birkin deixa o Complexo Arklay e é transferido para o Laboratório Subterrâneo de Pesquisas de Raccoon City (Resident Evil Archives – Tabela Cronológica).

Alfred Ashford se forma em uma faculdade na Inglaterra e se torna diretor do Complexo de Pesquisas da Antártida (Resident Evil Archives – Tabela Cronológica).

Maio

20 de maio

Dorothy Lester, esposa do diretor de um hospital abandonado na floresta de Raccoon, é submetida a um tratamento experimental, conduzido por Alan Erdot, com uma variante do t-vírus e morre (REOUT File #2 – Relatório Clínico; Diário do Administrador 1).

Dezembro

rockfort_island_by_commanderofri-d5lj234

Não datado

A Umbrella compra a Ilha Rockfort e destrói uma pequena vila do local, onde morava Rodrigo Juan Raval. Alfred Ashford manda construir uma mansão e uma prisão. A mansão serviria aos propósitos de “manter Alexia afastada dos plebeus”. Uma base de treinamento para um esquadrão anti-B.O.W. é implementada ao local (RE5 – História de Resident Evil; RECV – Carta de Confissão; Resident Evil Archives – Perfil de Rodrigo Juan Javal).

1994

Fatos não datados

John, um pesquisador do laboratório da Umbrella em Chicago, assume o lugar de William Birkin como pesquisador chefe no Complexo de Pesquisas em Arklay. Embora fosse um excelente cientista, ele se recusava a realizar pesquisas científicas criminosas e, constantemente, denunciava a seus superiores a crueldade dos experimentos. Por isso, John era mal visto pelos outros cientistas do complexo e por funcionários do alto escalão da Umbrella (Wesker’s Report II; Resident Evil Archives – Perfil de John).

Sheva Alomar perde os pais em um incidente biológico em uma fábrica da Umbrella. O local servia uma base de criação armas biológicas e no dia do incidente, algumas delas estavam passando por um teste final. Após concluir a avaliação, a Umbrella tomou precauções para esconder todo o caso. Com a ajuda do exército, eles destruíram a fábrica junto com toda a cidade em que Sheva vivia. Após morar com o tio em uma casa com condições precárias, ela foge e se une a uma guerrilha (RE5 – Sheva Alomar).

Robert Dorson começa a trabalhar como secretário de Alfred Ashford na Ilha Rockfort (RECV – Anotações do Secretário).

Nasce Zoe Baker (RE7 – Guia japonês oficial do game).

1995

Julho

31 de julho

Albert Wesker e William Birkin vão ao Complexo de Pesquisa de Arklay para tentar eliminar Lisa Trevor. Com um comportamento extremamente anormal e após a morte de três pesquisadoras por suas mãos, Lisa deixou de ser considerada uma valiosa cobaia e teve sua eutanásia decidida (Wesker’s Report II).

Agosto

02 de agosto

Os sinais vitais de Lisa são checados por três dias. Seu corpo é despejado em algum local desconhecido a mando do chefe do laboratório (Wesker’s Report II).

 


 

← 1951-1980 Linha do Tempo 1996-2000 →