A evolução do zumbi em vídeo

Os zumbis são ícones da cultura pop e fazem parte da vida de todos nós. Isso vale para nós, fãs de Resident Evil, ou não – basta você assistir a série de maior audiência do mundo (The Walking Dead) para estar em contato com os mortos-vivos, walkers… como preferir chamar.

Foi apostando nessa ideia que o pessoal da Techland resolveu fazer um vídeo muito legal mostrando a evolução e os diferentes tipos de zumbis da nossa cultura para divulgar Dying Light.

Usando um modelo maquiado – e mostrando todo o processo de transformação – vemos vários dos mortos-vivos que conhecemos. Começamos com o zumbi dos rituais vudu, que inspiraram o filme “White Zombie“, de 1932, com o lendário Bela Lugosi. Em seguida, somos apresentados aos marcantes zumbis de George Romero, de “A Noite dos Mortos-Vivos“, que determinaram vários dos conceitos que são usados hoje para essas criaturas, como o fato de serem cadáveres reanimados que andam lentamente, e a necessidade de decapitação ou destruição da cabeça para a morte (definitiva).

Somos então levados à 1996, o ano do reinado dos zumbis “virais”,  ou os zumbis de Resident Evil propriamente ditos. A transformação do modelo já começa com o figurino de policial, parecido com aquele da R.P.D que tanto vemos em Resident Evil 2. Em seguida, chegam os zumbis mais assustadores e mortais de toda a nossa história. Em 2002, “Extermínio” trouxe os zumbis “rábicos”, extremamente rápidos, fortes, insanos, daqueles que tornam o apocalipse crível.

2010 trouxe o que o vídeo chama de “mordedores”, que são, basicamente, os zumbis de “The Walking Dead“. Estes são bastante parecidos com os criados originalmente por George Romero, mas possuem algumas características próprias, como o reconhecimento de outros zumbis pelo cheiro de carne podre e atração por sons. Em 2013, conhecemos os zumbis de “Guerra Mundial Z“. Criados aos montes (literalmente), esses zumbis fazem um barulho característico com a boca que lembra os Clickers de The Last of Us.

Como o propósito do vídeo é divulgar Dying Light The Following, somos apresentados aos “Volatiles”, os zumbis do game. Essas criaturas caçam somente à noite, já que são sensíveis à luz UV. Além de muito fortes, esses zumbis são ágeis e escalam obstáculos atrás de suas presas.

Depois dessa, eu não sei se você vai querer jogar Dying Light, mas o vídeo é um presentão para os fãs de zumbis.