Confira detalhes sobre a produção de Resident Evil 7

A apresentação da Capcom no CEDEC sobre a RE Engine rendeu muitas informações sobre a produção de Resident Evil 7, além de entregar alguns conceitos visuais do game.

O desenvolvimento conceitual de Resident Evil 7 começou em 2013 e a produção do game foi iniciada em janeiro de 2014. O suporte ao PlayStation VR foi incorporado ao projeto em novembro de 2014 e a Capcom usou a demo Kitchen para testar como o público lidaria com o conceito.

A empresa japonesa também falou sobre o uso da tecnologia da realidade virtual durante a conferência. Para a Capcom, no caso de um game mais longo como Resident Evil 7 com suporte a VR é importante dar ao usuário opções que contornem o “cansaço” promovido pela tecnologia. Nos estágios mais recentes de desenvolvimento, a empresa está testando e fazendo mudanças com relação ao VR, implementando opções para que o usuário possa controlar uma série de fatores e se sinta mais confortável. Ainda, Resident Evil 7 irá permitir que o jogador alterne entre o modo com e sem VR a qualquer momento do game.

Os usuários poderão perceber algumas diferenças ao jogarem com e sem o PlayStation VR, mas a maioria são referentes a detalhes gráficos e técnicos que envolvem profundidade no campo visual.

O método de fotogrametria, usado na RE Engine, é uma tecnologia de escaneamento 3D que permite que um computador gere um modelo gráfico e texturas a partir de fotos de objetos e pessoas tiradas a partir de vários ângulos diferentes. A Capcom optou por esse método porque a tecnologia desenvolvida por eles permite criar objetos gráficos em alta qualidade e com riqueza de detalhes muito mais rapidamente do que se fossem criadas “do zero” por um modelista 3D. Cerca de metade dos elementos gráficos de Resident Evil 7 foram criados usando a fotogrametria.

Resident Evil 7 irá trazer algumas criaturas que não existem no mundo real, então, nesse caso, é impossível criá-las somente a partir de fotografias. No desenvolvimento de monstros para o jogo houve um trabalho conjunto de fotogrametria, modelistas 3D e também de artistas de maquiagem e prostética. Durante a apresentação, a Capcom disse parecer que a produção parecia mais com a de um filme do que de um jogo, já que foram contratados atores e modelos que eram transformados para serem fotografados.

A fotogrametria também envolve a captura de movimentos, então ter atores que pudessem reproduzir expressões fidedignas elevou bastante a qualidade do trabalho final.

Para a produção de cenários, foram capturadas muitas imagens de locações. A equipe visitou vários locais assustadores do Japão, incluindo a cidade de Nara. A visita a locações também rendeu a captura de imagens e objetos específicos e de animais. A equipe de produção também foi ao sul dos EUA para tentar reproduzir de forma fiel a atmosfera do estado da Louisiana, onde Resident Evil 7 se passa. A maioria das imagens capturadas fora do Japão foi de casas. Durante a visita aos Estados Unidos, algumas pessoas de Hollywood auxiliaram no processo de produção.

Além da viagem para os EUA, a equipe de produção também capturou imagens de alguns locais inusitados, como uma fábrica de processamento de carne. Um membro da Capcom disse que um dos monstros do jogo foi construído a partir de imagens obtidas nessa fábrica.

Como algumas imagens vazadas do evento já entregaram, a fotogrametria foi usada também em Umbrella Corps, porém o resultado ficou limitado pela Unity Engine.

Resident Evil 7 será lançado em 24 de janeiro de 2017 no Xbox One, PCs e no PlayStation 4, com suporte ao PlayStation VR.

Via NeoGAF.