resident evil 7

Mods alteram as câmeras de Resident Evil 7 e Resident Evil Remake

Resident Evil 7 tem potencial para ser um novo divisor de águas na franquia, assim como Resident Evil 4 foi em sua época. O título promete uma retomada aos conceitos do survival horror, porém todo este clima nostálgico também carrega uma mudança abrupta para a série: a visão em primeira pessoa.

Usada como uma ferramenta para aumentar a imersão do jogador e ser uma forte aliada ao recurso da realidade virtual, a câmera em primeira pessoa de Resident Evil 7 está dando o que falar. Muitos fãs da franquia não estão acostumados à esta característica ou, ainda, preferem ver seus personagens na tela, como foi característico da série ao longo de seus mais de 20 anos.

Pensando nestas questões, o modder Tom Humble conseguiu deixar versão de PC da demo Beginning Hour de Resident Evil 7 em terceira pessoa.

https://www.youtube.com/watch?v=DnMGaxPuuzY

Ainda que a modificação atenda aos pedidos de muitos dos fãs descontentes com a alteração de câmera de Resident Evil 7, um detalhe chama muita atenção: Clancy, o protagonista da demo, não tem cabeça! Isso se deve ao fato de que, muitas vezes, os modelos de personagens em jogos de primeira pessoa possuem apenas o que o jogador poderá “enxergar”, ou, ainda, somente partes que seriam realmente funcionais.

Esse mod leva uma certa esperança a alguns jogadores sobre uma possibilidade, ainda que alternativa, de que Resident Evil 7 possa ser jogado em terceira pessoa. Vale destacar que não se sabe se a mudança de perspectiva tornaria o jogo final inteiramente funcional no PC.

Falando ainda de mudanças de perspectiva, um mod criado por Rod Lima (aquele que apresentou um protótipo de remake de Resident Evil 2) coloca Resident Evil Remake HD Remaster em primeira pessoa.

Usando os arquivos da versão de PC do jogo e a lógica por trás dos movimentos dos personagem durante as cutscenes, Rod conseguiu recriar as cenas de Resident Evil Remake como se estivessem na perspectiva de Jill Valentine.

Nessa colisão de mundos de conceitos, câmeras e perspectivas, quase dá para imaginar o Remake sendo jogado com um headset de realidade virtual…