RE Revelations 2 é o mais novo million seller da Capcom

Com a chegada do fim do ano fiscal – finalizado em 31 de março de 2015 – a Capcom finalmente publicou o resultado financeiro consolidado de suas finanças. Como a empresa tem ações no mercado, ela é obrigada a postar relatórios de sua “saúde” financeira. Mas e aí, como andam as vendas de jogos e Resident Evil Revelations 2?

A publisher e softhouse japonesa apresentou uma queda de 37% na receita, num total bruto aproximadamente 538,6 milhões de dólares – a menor desde 2004. A Capcom justificou a queda pela falta de grandes lançamentos relevantes para celulares e consoles (principalmente), além de queda de faturamento com os pachislots (caça níqueis) no Japão.

Independente disso, a Capcom obteve um aumento de 2,7% em sua receita operacional com relação ao ano fiscal anterior, graças a cortes de custos com vendas e despesas administrativas, juntamente com fortalecimento no segmento digital voltado para consoles.

De acordo com o relatório, Resident Evil Revelations 2 teve um “forte início” e é um dos mais novos million sellers da empresa – isto é, o jogo bateu a marca de 1 milhão de cópias vendidas e ocupa a 59ª posição na lista oficial de Platinum Titles.

A Capcom diz que este sucesso foi alcançado graças à variedade de opções de compra que o jogo oferece por conta de seu formato episódico, mas não revelou a proporção de vendas de mídias físicas e digitais. Também são destacadas boas vendas de Monster Hunter 4 e Ultimate, Ultra Street Fighter 4 e Dead Rising 3.

Revelations 2 sem dúvida merece alcançar este status, pois mesmo sendo um jogo de baixo orçamento e com limitações técnicas, conseguiu resgatar um pouco da essência do que os fãs esperam de um Resident Evil, e junto com o sucesso de Resident Evil HD Remaster, cria um cenário positivo para a franquia e os fãs.

Para o futuro, a Capcom espera se recuperar através do fortalecimento do mercado de distribuição digital e aceleração do desenvolvimento interno de jogos, alguns prestes a serem lançados este ano. Ainda é um mistério quais títulos novos serão apresentados na E3 fora Street Fighter 5 e Deep Down, mas é esperado que um novo Resident Evil seja revelado na feira.

Nota: agradecimentos ao leitor Ren Kennedy por nos indicar a lista de Platinum Titles.

Não deixem de acompanhar as principais notícias sobre Resident Evil Revelations 2 e a Capcom no REVIL!

Fonte: Capcom IR