Perfil

Nome: Carlos Oliveira
Nascimento: 1977
Altura: 1,82m
Peso: 83Kg
Tipo Sanguíneo: O
Afiliações: U.B.C.S
Status: Vivo

Carlos Oliveira é um soldado de origem latino-americana. Criado em meio ao conflito ele aprendeu desde pequeno a se defender tornando-se um especialista em armamento e veículos pesados.

Carlos se tornou um mercenário bem cedo. Durante sua juventude ele se juntou a um grupo de resistência antigovernamental na América do Sul. Apesar dos esforços o grupo não obteve êxito e foi eliminado pelo governo. Ele então ingressou na Umbrella Corporation, onde atuava como mercenário e servira aos interesses da empresa.


Operação: Raccoon City

De 28 a 30 de setembro de 1998

Carlos era cabo da unidade Delta A da U.B.C.S (Serviço de contenção biológica da Umbrela). Sua equipe foi enviada para agir no incidente que vitimou a cidade de Raccoon City, as ordens seriam de prestar socorro aos civis, auxiliar na evacuação da cidade e resgatar algumas figuras importantes para a Umbrella denominadas apenas como VIP’s. Ao desembarcar na cidade os mercenários se depararam com uma situação fora de controle, rapidamente a equipe da UBCS foi dizimada e os poucos sobreviventes começaram a buscar uma forma de fugir daquele inferno.

Enquanto busca uma forma de fugir de Raccoon City, Jill Valentine chega ao centro da cidade onde se depara com a cena de um homem enfrentando os zumbis, ela decide segui-lo e os dois se encontram no restaurante. O homem em questão é Carlos, ele se apresenta a Jill e fala sobre a sua missão na cidade.

Durante a conversa os dois são surpreendidos por Nemesis e se abrigam no porão do restaurante, fungindo pelo duto de ventilação do local. Do lado de fora Jill questiona Carlos sobre a verdadeira missão do seu grupo, ele volta a afirmar que eles estão lá para resgatar os civis, pedindo ajuda de Jill e indo embora em seguida.

Mais a frente Carlos se encontra com Jill novamente, ele volta a afirmar que ela deveria se unir ao grupo de mercenários sobreviventes, mas Nicholai Ginovaef se mostra contra a ideia. Carlos expõe toda a gravidade da situação e acaba convencendo-o a aceitar a moça na equipe, o sargento então sugere que o grupo utilize o bonde como meio de locomoção até a Torre do Relógio onde um helicóptero poderá resgatá-los. Os dois acabam concordando com a ideia e antes de partir Carlos entrega um colete que irá auxiliar Jill em sua jornada pela cidade.

Enquanto busca os itens que farão o bonde voltar a funcionar, Carlos encontra o parceiro de U.B.C.S Murphy Seeker, ele está infectado e pede para Oliveira matá-lo, nesse momento Jill chega e assiste perplexa toda aquela situação. Carlos reluta no início, mas acaba matando Murphy quando ele se transforma em zumbi. Completamente transtornado, o mercenário foge, Jill tenta impedi-lo mas não consegue.

Mais a frente Jill consegue reativar o bonde, nesse momento Carlos reaparece. Eles conversam sobre a morte de Murphy, Carlos então avisa que vai operar o bonde e Jill responde dizendo que Nicholai não virá. Enquanto se movem um forte impacto faz a composição balançar, Jill parte para o vagão traseiro para descobrir o que está acontecendo e se depara mais uma vez com Nemesis, Mikhail pede para ela retorne para o outro vagão e detona uma granada fazendo com que o monstro seja arremessado para fora do bonde. A explosão danifica os feios do vagão que acaba descarrilando, antes que o acidente ocorra Carlos pula pela janela.

Apesar dos imprevistos Jill consegue acionar o sino da torre, rapidamente o helicóptero aparece mas ante que o resgate fosse feito a aeronave e derrubada por Nemesis. O monstro mais uma vez tenta eliminar a policial, nesse momento Carlos aparece mas acaba desmaiando após ser atacado por Nemesis. Jill mais uma vez sai vitoriosa da batalha, porém a moça foi infetada com T-Vírus e acaba desmaiando, logo em seguida Carlos recobra a consciência e leva a para a capela da torre.

Em busca da cura e de uma rota de fuga

01 de outubro de 1998

Jill acorda no dia primeiro de outubro, Carlos promete que vai buscar a cura e ela responde pedindo para o mercenário matá-la caso ela se transforme em zumbi. Já no hospital Carlos se encontra com Tyrell Patrick, ferido, o agente da U.B.C.S diz que foi atacado por outro mercenário, Carlos o questiona sobre a identidade do traidor, nesse instante Tyrell abre o cofre e uma bomba que estava dentro dele detona, a explosão acaba matando-o.

Suspeitando de Nicholai, Carlos segue em busca do antídoto para o T-vírus. Após vasculhar o hospital ele consegue a cura, mas na hora de retornar ele se vê novamente em perigo, diversas bombas foram plantadas no hall de entrada do hospital, ele foge desesperadamente e consegue escapar da explosão que leva o hospital abaixo.

Carlos retorna a capela e administra a vacina em Jill, após acordar o mercenário lhe avisa que Nemesis ainda está atrás dela e que Nicholai continua vivo, ele adverte que Jill não deve confiar no sargento e que ele seria outro inimigo dos dois. Em seguida Carlos afirma que precisa fazer algumas investigações e parte sozinho.

Após atravessar o parque Jill se encontra com Carlos nos esgotos da Dead Factory, ele a informa sobre os planos do governo de destruir a cidade utilizando um míssil nuclear e mais uma vez adverte sobre o perigo que é Nicholai.

Os dois se separam, mas rapidamente se reencontram, Jill conta para Carlos que Nicholai fugiu com o único helicóptero que havia no local, o rapaz afirma que não ira desistir e continua procurando outro meio de fugir da cidade, nesse momento eles recebem uma chamada pelo rádio, uma pessoa desconhecida chama por Jill e avisa que está indo resgatá-la, os dois se separam novamente para buscar uma rota de saída.

Após uma dura batalha onde Nemesis foi definitivamente derrotado, Jill e Carlos se reencontram na parte externa da fábrica, ele acende um sinalizador para que o helicóptero de resgate os localize, ao embarcar Jill percebe que a pessoa que a procurava era Barry Burton, seu parceiro de S.T.A.R.S. Durante o resgate os dois acabam presenciando a destruição completa de Raccoon City.


Aparições

A primeira aparição de Carlos Oliveira foi em Resident Evil 3, onde protagoniza a trama ao lado de Jill Valentine, ele também é jogável no extra The Mercenaries – Operation: Mad Jackal. Carlos voltou a aparecer no RE: The Umbrella Chronicles, no cenário Raccoon’s Destruction que reconta os acontecimentos do RE3.

Ele também está presente em Resident Evil: Operation Raccoon City onde aparece na campanha da Spec Ops e também é jogável no Heroes Mode.  Além de Resident Evil, Carlos aparece também no game Under the Skin, onde uma das fases é totalmente dedicada a Resident Evil 3, nela o personagem principal pode se transformar em Carlos e enfrentar Nemesis.

Carlos também marca presença nas adaptações de Resident Evil para o cinema, ele aparece em Resident Evil 2 – Apocalipse, Resident Evil 3 – A Extinção e Resident Evil 5 – Retribuição, em todos os filmes o seu interprete é o ator Oded Fehr. Ele também está presente nas novelizações Resident Evil – Apocalypse e Resident Evil – Extinction, escritas por Keith R.A. DeCandido.

Curiosidades

  • Desde o lançamento de Resident Evil 3 corre o boato que Carlos seria brasileiro, não se sabe de onde surgiu essa ideia e ela nunca foi confirmada pela Capcom. Até agora a única coisa que se sabe sobre a sua origem é que ele é latino e viveu por um tempo na América do Sul.
  • Carlos tem algumas frases icônicas, mas a mais famosa foi proferida quando ele se exibia para Jill Valentine dando a entender que a ex-S.T.A.R.S. estava caidinha por ele: “all the foxy ladies loves my accent. It drives them crazy.”, que em uma tradução adaptada seria “Todas as cachorras adoram o meu sotaque. Deixa elas loucas.”.

Atores e Dubladores

Resident Evil 3
– Vince Corazza (Voz)

Resident Evil: The Umbrella Chronicles
– Christoff Lombard (Voz)

Resident Evil: Operation Raccoon City
– Gideon Emery (Voz)

Resident Evil 2 – Apocalipse (Filme)
– Oded Fehr

Resident Evil 3 – A Extinção (Filme)
– Oded Fehr

Resident Evil 5 – Retribuição (Filme)
– Oded Fehr

  • Lucena

    Saudades de RE3!!! Relembrando nesses vídeos de como a franquia seguia uma linha envolvente e interessante. Hoje, os produtores se perderam com a série depois da saída de Shinji Mikami. Percorrer em Raccoon City, naquele clima de hostilidade, e tentando sobreviver a qualquer custo era fenomenal. Isso gerava adrenalina e curiosidade no jogador! Bons tempos que não voltam mais.

%d blogueiros gostam disto: