O Departamento de Policia de Raccoon City (ou abreviando para a famosa sigla R.P.D.), foi a delegacia da cidade fictícia de Resident Evil, hospedando as principais unidades de segurança Raccoon. É o principal cenário de Resident Evil 2, e também é um dos diversos cenários de Resident Evil 3. A RPD também aparece nos dois jogos da sub-franquia Outbreak, e nos cenários Raccoon’s Destruction e The Fourth Survivor de Resident Evil: The Umbrella Chronicles e no cenário Memories of a Lost City de Resident Evil: The Darkside Chronicles.


Origem

Antes de se tornar o principal centro de segurança da cidade de Raccoon, o prédio hospedava o antigo museu da cidade, tanto é que após a compra do local, o chefe da policia Brian Irons manteve algumas das peças de artes no local, uma delas é a grade estatua do hall principal.

A compra do antigo museu foi feita pela Umbrella, que doou o prédio para o município de Raccoon, que na época comandado pelo prefeito Michael Warren, implementou no local a delegacia central da cidade. A Umbrella também financiou a reforma do local, e foi nessa época que começou a se estabelecer a corrupta relação entre a empresa e o chefe Irons.

Com essa relação, a Umbrella mantinha Irons seus subornos, e Irons acobertava as atividades ilegais da empresa, principalmente as pesquisas conduzidas por William Birkin. a R.P.D. também tinha um acesso secreto atrvés dos esgotos que a ligava diretamente com o laboratório subterrâneo da Umbrella, que era justamente comandado por Birkin.


Incidente em Raccoon City

Um dos primeiros casos de infecção datados na R.P.D. fora através de um funcionário que trabalhava no deposito de lixo da delegacia, isso em 5 de setembro de 1998. O estado desse funcionário começa a piorar uma semana depois, em 12 de setembro, e seu parceiro de trabalho, um guarda noturno, também começa a apresentar sintomas de infecção

Assim que Brian Irons descobre sobre o vazamento do T-Virus no laboratório subterrâneo da Umbrella, que se liga através dos esgotos da delegacia, ele começa a surtar e espalha pânico em toda a R.P.D., fazendo com que as comunicações externas fossem cortadas e impede que alguns oficiais e agentes da delegacia a sair do local.

Em 26 de setembro de 1998, assim que Raccoon City entra sob Lei Marcial por causa da já epidemia do T-Virus, muitos acabam procurando a R.P.D. como abrigo, incluindo Sherry Birkin, mas o local acaba sendo atacado por zumbis. Nessa confusão toda, muitos não sobrevivem, e os policiais sobreviventes acabam sendo mortos pela própria insanidade do chefe Irons.

Toda essa luta dos sobreviventes presentes na R.P.D., que além de lidar com zumbis também enfrentavam a invasão de Lickers no local, não tem um resultado animador, deixando vários mortos, fazendo com que o local fique “abandonado”, em 27 de setembro de 1998.

Assim que Jill Valentine resolve sair da cidade, em 28 de setembro, ela passa pela R.P.D., a fim de buscar melhores armas e munição. Nesse local, mais precisamente na entrada da delegacia, Jill presencia a morte de seu colega de trabalho, Brad Vickers, pelo temido Nemesis, o que faz com que ela se abrigue por alguns minutos no local. Lá, ela consegue seu lockpick de volta e escuta um pedido de socorro de Carlos Oliveira chegada pelo rádio na sala dos S.T.A.R.S., fazendo ela deixar a delegacia atrás dele, mas antes é atacada por Nemesis, que invade o local. Saindo, ela continua sua jornada por Raccoon City.

No dia 29 de setembro, assim que são atacados por zumbis quando chegam na cidade, Leon S. Kennedy e Claire Redfield também procurando abrigo na R.P.D., onde encontrando o local totalmente vazio. Nessa primeira investigada, Leon acaba enfrentando o Tyrant T-103 pelos fundos da delegacia, e Claire acaba encontrando o policial Marvin Branagh, gravemente ferido, que contou tudo o incidente em que o irmão da jovem se metera e implorou para que ela fosse atrás de sobreviventes.

Juntos, Leon e Claire reviram a R.P.D. atrás de sobreviventes e, além de Marvin (que acaba se tornando um zumbi pouco tempo depois), eles acabam encontrando Ben Bertolucci (morto horas depois em uma das celas da delegacia pelo William Birkin infectado), o chefe Brian Irons (morto em seu esconderijo pelo embrião G, que fora infectado nele pelo William Birkin), Ada Wong e Sherry Birkin, e após descobrirem a verdade sobre a Umbrella Corporation e a ligação da empresa com Brian Irons, eles partem para a recém descoberta rota de fuga, os esgotos da delegacia, que seria a segunda parte de seus pesadelos.

Em 1 de outubro de 1998, a R.P.D. deixa de existir assim como toda a cidade de Raccoon.


Divisões

Como em todo sistema de segurança, a R.P.D. também possuía diversas divisões para setores específicos para patrulhar a cidade:

  • Divisão de patrulhamento: é a base da R.P.D., prestando serviço de patrulha para Raccoon City, em tempo integral, seja a pé ou por carros de patrulha. No surto do T-Virus, foi essa divisão que mais foi para a batalha a fim de salvar o máximo da população, mas obteve muitas baixas (isso pode ser notado pelo grande numero de zumbis vestidos de policial encontrados nos games);
  • S.T.A.R.S.: a famosa divisão de Serviço Especial de Táticas e Resgate (Special Tactics and Rescue Service), que são especializados em situações que apresentam reféns, ameaças terroristas e outras situações de extrema ameaça. Era composto de duas equipes, Alpha e Bravo, com seis membros, cada um com suas especializações em campo;
  • Raccoon S.W.A.T.: divisão responsável por substituir os S.T.A.R.S. após o incidente nas Montanhas Arklay. Altamente treinados tanto fisicamente quanto psicologicamente, teve papel fundamental na segurança de Raccoon quando a cidade entrou sob Lei Marcial, trabalhando juntamente com outras forças de segurança para acabar com o caos;
  • Demais divisões: a R.P.D. possuía a unidade K-9, especializada em patrulha com cães de guarda (o que acabou sendo dizimado quando a epidemia chegou a delegacia, infectando todos os cães).

Uniformes, Arsenal e Veículos

Os oficiais responsáveis por patrulhar as ruas de Raccoon City usavam um uniforme de cor azul claro (quase acinzentado) com o logo da R.P.D. estampado em cada manga da camiseta (muitos também usavam como acessórios bonés ou gravatas pretas, e outros usavam um uniforme branco, como é visto em muitos policiais infectados nos jogos).

Já os soldados da divisão S.W.A.T. têm como uniforme camisetas e calças pesadas, de coloração azul-marinho, sempre revestidos com coletes a prova de bala, cotoveleiras, joelheiras e capacetes. Também obtinha cravado nas mangas das camisetas o símbolo da R.P.D.

O uniforme mais diferenciado era dos S.T.A.R.S., adaptado para as habilidades de cada membro da divisão (exemplo: Rebecca Chambers tem compartimentos extras em seu colete para um maior armazenamento de kits de primeiros socorros; já Chris Redfield tinha uma bainha extra para sua faca de combate). Cada membro dos S.T.A.R.S. podia escolher a cor de seu uniforme (verde para Chris, vermelho para Barry, azul para Jill, etc).

O arsenal de uso freqüente dos policiais da R.P.D. era muito completo:

  • Handguns = Beretta 92F/FS, Browning Hi-Power, Hecker&Koch VP70,Colt M1911, Glock 17 e a famosa Samurai Edge;
  • Magnums = a delegacia só obtinha um modelo disponível pra uso, a Desert Eagle, mas Barry Burton, como era apaixonado por Magnums, também usava a Colt Python e a Colt Anaconda;
  • Shotguns = SPAS-12, Remington M870, Benelli MS3 e Benelli M4;
  • Assault Rifles = muitos policias usavam esse tipo de arma como primaria, e a R.P.D. possuía inúmeros modelos, entre eles o M4A1;
  • Grenade Launchers = Hk-P, M79 e Arwen 37;
  • Machine Guns = MP5 Submachine Gun e Ingram M-11;
  • Knife = a maioria dos agentes da R.P.D., principalmente dos S.T.A.R.S., carregavam uma faca de combate, com o emblema da unidade em que eles pertenciam gravados na lamina.

Os veículos para deslocamento das unidades variam de acordo com a necessidade de cada uma delas, ficando disponíveis para eles carros de patrulha, helicópteros e gigantes vans especialmente para a divisão S.W.A.T.


Estrutura

Ao todo, o prédio da R.P.D. possui dois andares, mais os fundos e os esgotos.

No primeiro andar, além do hall de entrada, ficam as salas de interrogatórios, sala de espera, sala de vigia, sala de evidencias e arquivos, o jardim e o escritório da parte de patrulhamento geral de Raccoon City.

No segundo andar, temos o escritório dos S.T.A.R.S., a biblioteca e o heliporto do departamento.

Nos fundos, ficam as celas de detenção, o estacionamento, sala de munição e armas, necrotério, sala de energia e vários acessos para os esgotos.


Curiosidades

  • A R.P.D. está presente em Resident Evil 2, Resident Evil 3 Nemesis, Resident Evil: The Umbrella Chronicles, Resident Evil: The Darkside Chronicles, Resident Evil Outbreak File #2, Resident Evil: Operation Raccoon City e no Umbrella Corps (um dos mapas do game);
  • O departamento teve seu design constantemente mudados em alguns games da franquia. Algumas mudanças acrescentam detalhes a planta original mostrado em Resident Evil 2, já outros jogos mudam radicalmente essa planta;
  • A delegacia é um dos primeiros cenários que aparece no filme Resident Evil 2: Apocalipse, que destaca a primeira cena de Sienna Guillory como Jill Valentine;
  • Um dos erros mais famosos na planta da delegacia, notado por muitos fãs, é o fato do prédio não possuir nenhum banheiro;
  • Esse prédio fora comprado pela R.P.D. devido a sua localização (praticamente no centro da cidade) e seu amplo estacionamento.

Galeria

%d blogueiros gostam disto: