Ustanak (palavra sérvia para “rebelião”) é uma criatura alta, com a pele extremamente pálida, e resto de cabelos longos brancos/alourados. O corpo é coberto com cortes profundos, devido a melhorias cirúrgicas, e seu rosto é horrivelmente desfigurado graças às várias cirurgias e mutações causadas pelo C-vírus. Apenas um olho é visível – dificultando, assim, a visão da criatura (que persegue seus inimigos através de sons e a pouca visão restante na BOW).

Sua característica mais notável é seu braço direito que foi cirurgicamente anexado ao corpo dando mais habilidades a criatura. O braço pode ser utilizado para empregar uma grande variedade de acessórios como uma garra hidráulica com grandes agulhas para pegar alvos e até mesmo recolher amostras de sangue dos inimigos. Também há a broca de mineração para romper paredes e chegar mais fácil aos seus objetivos, além de pode ser adicionada a “Chain Gun” – que é uma arma de fogo muito potente. A BOW irá alterar seu equipamento, dependendo do ambiente. Além de seu braço mecânico, Ustanak também é composto de outras melhorias cibernéticas como alguns dedos anexados em laboratório na sua mão esquerda e uma fileira de placas metálicas ao longo de sua coluna que tem por objetivo melhorar a sustentação da criatura (fora ajudar também a colocação de equipamentos como a grande gaiola que ele utiliza para prender seus inimigos).

Existe um órgão nas costas da criatura que libera outra BOW utilizada para detectar seus opositores. Essa BOW é chamada de Oko (palavra sérvia de “olhos”). Eles agem como os olhos de Ustanak, já que a “super BOW” carece de visão. Mas, ironicamente, os Okos contam com ondas ultrassônicas para rastrear Jake Muller e quando o alvo é encontrado eles emitem um flash e batem asas em um nível que Ustanak possa ouvir. As ondas ultrassônicas não podem passar através das paredes e outros obstáculos. Oko não apresenta nenhuma função de combate – ele é utilizado apenas para a detecção do alvo.


A criação

O indivíduo denominado Ustanak foi infectado com o C-vírus em 22 de Junho de 2011. Após 5 dias de exposição ao C-vírus, os cientistas notaram que a cobaia estava reagindo muito bem às mutações e perceberam que poderiam continuar com os experimentos – já que os outros 322 candidatos a se tornarem a “super BOW” haviam sido mortos em testes e mutações em menos de 24 horas . Em algum momento, durante os primeiros dias, o indivíduo se envolveu em um acidente de laboratório, levando à perda de seu braço direito. Apesar do destaque do C-vírus ser a mutação desenfreada e a regeneração, seu braço direito não conseguiu se regenerar – uma falha não prevista pelos cientistas. Independentemente disso, suas habilidades em outras áreas foram consideradas perfeitas para uma BOW.

Em 2 de Julho – 10 dias depois da exposição ao C-vírus, os cientistas continuaram com os registros diários da criatura e, ao decorrer do tempo, eles perceberam que a BOW possuía a capacidade de elaborar suas próprias armas para agarrar seus inimigos . Logo após esse registro, foi dada aos pesquisadores a ordem de projetar um braço artificial para substituir o membro perdido e a aumentar, assim, o desempenho da criatura.

Em Dezembro de 2011, o trabalho ficou pronto, dando uma broca à criatura (mão mecânica) e, como Carla Radames pediu, uma garra para capturar os inimigos (para que a criatura pudesse prender Jake Muller com mais facilidade).


Edonia

24 de dezembro de 2012

A primeira aparição de Ustanak foi na Edonia, no Leste Europeu, onde foi mandado para capturar o mercenário Jake Muller que, junto com a agente Sherry Birkin, encontra a criatura além de um esquadrão de J’avo (mercenários do mesmo grupo de Jake Muller e infectados pelo C-vírus). Logo após o encontro, a criatura acabou com o esquadrão de J’avos – não deixando, assim, nada em seu caminho para a captura de Jake.

A criatura começou a persegui-los e encurralou Jake e Sherry em um armazém abandonado onde ela acabou sendo esmagada pelos escombros das lacunas do próprio edifício. No entanto, Ustanak se regenerou rapidamente e foi novamente atrás da dupla – que estavam em um helicóptero da BSAA. Apesar de terem sidos atacados por helicópteros da Neo-Umbrella Forces acompanhados do Ustanak, eles conseguiram abater a criatura mas seu helicóptero acabou caindo em uma montanha em meio a uma nevasca.

A BOW continuou a caça de Jake e Sherry, que estavam tentando escapar das montanhas. Para achá-los, Ustanak libera as BOWs Okos que o ajuda a procurar a dupla. Como Ustanak está em um ambiente cercado de pedras, ele aparece adaptado a tal cenário com uma broca que o ajuda a quebrar as paredes e chegar ao alvo. Jake e Sherry fogem dos Okos e de Ustanak várias vezes. Contudo, a dupla consegue prender a criatura com uma broca de mineração gigante fincada no abdômen de Ustanak. Desta forma, Jake e Sherry imaginam que finalmente mataram o mostro. Porém, ao fugir das cavernas, eles são surpreendidos por um esquadrão de J’avos liderados por Carla Radames. Logo em seguida Ustanak ressurge batendo violentamente em Sherry – deixando-a inconsciente e prendendo Jake para que Carla pudesse conversar um pouco com o mercenário (falando especialmente sobre o pai de Jake, Albert Wesker). Após a rápida conversa entre Jake e Sherry, Ustanak pisa fortemente em Jake e deixa-o inconsciente e, assim, a dupla é levada para um centro de pesquisas da Neo-Umbrella em Lanshiang, na China.

Lanshiang

30 junho/01 de julho de 2013

Após a fuga de Jake e Sherry do centro de pesquisas, Ustanak foi enviado novamente para caçá-los. A dupla encontra os agentes do governo americano Leon S. Kennedy e Helena Harper e, logo após a BOW encontrar o grupo, Ustanak foi forçado a enfrentar os quatro para tentar recapturar Jake Muller. Mas seu plano de captura falha e, enfraquecido pelos tiros, a batalha termina com um poste elétrico tombado sobre o monstro – separando, assim, o grupo recém-formado e fazendo a reconstituição das duplas. Contudo, com seu alto poder regenerativo, Ustanak acaba sobrevivendo e se retira do local do acidente.

Logo após o encontro com Ustanak, Jake e Sherry são novamente capturados pelos J’avos de Carla Radames e encaminhados para a instalação subaquática da Neo-Umbrella e, junto com a dupla, a BOW é direcionada para a instalação para assegurar que eles não escapem novamente. Porém, logo após dar a ordem para levar a dupla e a BOW para a instalação, Carla Radames é assassinada. Ustanak não sabe disso, mas foi ela quem guiou ele durante todo seu percurso para capturar Jake Muller e, se Ustanak soubesse, ele iria ficar incontrolável. Um memorando deixado por um investigador da Neo-Umbrella é encontrado e revela a proximidade de Ustanak e Carla, além da situação da BOW após os acontecimentos: “Ela morreu. Não há ninguém mais que pode controlar Ustanak. Contudo, ele não sabe. Ele não entenderia se eu dissesse a ele… Ele é quieto. Mas eu sinto raiva e tristeza imensurável. Talvez… ele entenda a morte de sua mestre”.

Quando Jake e Sherry estão prestes a deixar a base subaquática, Ustanak aparece novamente, determinado a vingar-se e eliminar a dupla. Jake e Sherry, frustrados com a persistência da criatura, se preparam para a batalha final. Jake consegue arrancar o braço mecânico da criatura, que enraivecida, chuta Sherry para uma plataforma fazendo com que ela perca sua arma no mar de lava que está logo abaixo deles. Determinado a acabar com Jake, a criatura o prende em uma plataforma estreita e também manda a arma do agente para a lava, obrigando-o a envolver-se em uma luta “mano a mano”. As habilidades do Jake são maiores, e Ustanak perde a batalha caindo na lava após receber uma sequência de ataques de Jake, com isso Jake e Sherry acreditam que finalmente se livraram do Ustanak de uma vez por todas.

Saindo do local, os dois entraram numa plataforma de carga para fugir da base, mas ao caminho da saída, eles encontraram mais uma vez Ustanak, com o corpo altamente queimado, fraco, embora ainda persistente. A dupla começa a lançar objetos para eliminar a criatura, mas nada dá certo. Derrubando a caixa de armas em Ustanak, Sherry vê a Magnum, mira na criatura e, com a ajuda de Jake – também segurando a arma – os dois efetuam um tiro certeiro no peito do monstro fazendo com que ele não consiga acertar os dois com seu golpe e que caia da plataforma direto para o fogo, colocando em definitivo um ponto final na BOW que os atormentou durante meses.


Curiosidades

  • Ustanak age como o sucessor da BOW mais famosa de toda a série: o Nemesis T-Type. É persistente em sua busca incansável e, além do uso de armamentos que as outras BOWs não podem utilizar, ele também tem um alto índice de inteligência, pois mesmo que ele siga ordens com extrema facilidade, ele também pode tomar decisões próprias sem a necessidade de comando constante . Uma vez dado a ordem a Ustanak ele executa o comando até a morte, porém a única que pode ordená-lo é Carla Radames (sua mestra, com quem ele possui uma estreita ligação). Às vezes Jake e Sherry são deixados com a única opção de correr da criatura – que usa toda a sua força para destruir tudo em seu caminho para chegar até eles. Quando os jogadores são obrigados a enfrentá-lo, Ustanak usa uma grande variedade de armas e de ataques (que mudam de acordo com o ambiente) – além de variar totalmente sua estratégia de combate durante a batalha.
  • Quando os cientistas elaboraram o projeto da BOW perfeita eles começaram a escolher as cobaias para o experimento – no total foram 322 candidatos que morreram por não sustentar o C-vírus . Contudo um pesquisador da própria Neo-Umbrella se dispôs a ser uma das cobaias para o experimento , porém seu corpo não era muito compatível mas os cientistas não tinham outra escolha – ao ver que os testes deram certo eles continuaram o experimento da BOW e ao passar dos dias eles viram que a criatura tinha uma Inteligência fantástica e uma força incrível .
  • Apesar de ser uma BOW desenvolvida em laboratório para ser perfeita e indestrutível, Ustanak tem sentimentos – em files apresentados no jogo, os cientistas da Neo-Umbrella, que acompanharam o desenvolvimento da criatura, falam sobre sua mudança e sua ligação com Carla Radames, aquela a quem ele seguia ordens e que é o ponto de equilíbrio da BOW.

Aparições

Em Resident Evil 6, além de perseguir Jake e Sherry e de lutar com a dupla – e com Leon e Helena, o Ustanak também aparece em um dos modos multiplayer. O modo “Predator” consiste em uma luta contra o Ustanak, um jogador controla a criatura e os demais controlam os personagens normais, o objetivo do Ustanak é capturar ou matar os demais jogadores, enquanto estes devem unir forças para derrotar a criatura.

%d blogueiros gostam disto: