Influências e referências em Resident Evil 4

Resident Evil 4 é um dos grandes divisores de água no mundo dos jogos eletrônicos. Esse título influenciou e foi influenciado também por diversos outros games e até programas de TV. A verdade está lá fora, acreditem!

Pois é justamente o seriado dessa frase inesquecível que é uma das principais referências para RE4, Arquivo X. Todo mundo aqui conhece a proposta para TV desse show, não é mesmo? Mas se você é um desses que estavam escondidos em alguma caverna, nós explicamos um pouco a parada. Estrelado por David Duchovny e Gillian Anderson nos papéis de Fox Mulder e Dana Scully, o lendário seriado é ligado na linha sobrenatural – de ETs, conspirações e até controle mental. Ficou muito famoso nos anos 90 e foi encerrado em 2002, retornou de maneira tímida em 2016 e seguiu até o ano seguinte.

No capítulo 13 da primeira temporada de Arquivo X existem vários elementos bem semelhantes ao jogo, como a vila, os iluminados, uma seita secreta e o fato de todos estarem bem isolados de tudo e todos.

No episódio, Mulder e Scully perseguem um assassino, que é fugitivo desse grupo religioso que tem a capacidade de mudar de sexo. Assim como no jogo, há uma vila onde os integrantes dessa seita cuidam uns dos outros. Ninguém entra ou sai (não armado, pelo menos). Em uma das localidades existe inclusive um celeiro com passagem secreta que dá acesso a uma série de cavernas subterrâneas, que lembram muito as do castelo de Salazar.

Ao tentar investigar o que acontece dentro da comunidade secreta, Mulder e Scully acabam descobrindo algumas bizarrices que vão além da perseguição de um mero assassino.

 

Vila no seriado Arquivo X.

Vila Européia onde se passa o jogo.

Ganados, de Resident Evil 4Moradores de Kindred, em Arquivo X

Há ainda outro episódio que podemos ver referências em jogos da franquia é o Folie à Deux, ou Loucura Coletiva, em português – esse é um termo utilizado para pessoas com transtorno mental.

Mulder e Scully são enviados para Chicago depois que uma empresa de telemarketing recebe ameaças estranhas e anônimas.

Um dos funcionários da empresa, Gary Lambert, está convencido de que seu chefe é literalmente um inseto gigante e que seus colegas de trabalho são zumbis.

Funcionários da empresa se assemelham aos zumbis do primeiro Resident Evil

Lambert então leva todos, incluindo Mulder, como reféns, mas durante o incidente, Mulder percebe que Lambert pode não ser o louco perturbado que todo mundo está fazendo parecer.

Lambert e os reféns da empresa

 

 

Insetos gigantes do seriado…

                                   

…são muito semelhantes aos de Resident Evil4

Para quem curte ficção científica, recomendo maratonar a série.

Depois de 2005, os jogos eletrônicos mudaram drasticamente com o lançamento de Resident Evil 4. Originalmente lançado como exclusivo do Nintendo Game Cube, Mikami quis trazer um pouco mais de ação para a série e deixar de lado o survivor horror, o que não foi algo ruim, apesar dos fãs que acompanhavam a saga desde 1996 não receberem o jogo tão bem quanto esperado.

A lista de jogos influenciados por RE4 é extensa. Grandes nomes como Devil May Cry, da própria Capcom, criado para ser um sucessor de Resident Evil Code: Veronica. Porém, os produtores acharam que o jogo tomou proporções distantes do tema principal da saga. Então temos Dante como um ‘primo’ distante de Leon que, ao invés de matar zumbis, caça demônios em seu mundo.

Na lista, ainda temos Onimusha, Dead Space e Uncharted.

Onimusha

Mas aqui vamos falar de um ‘sucessor’ mais direto de Resident Evil 4. The Evil Within (ou Psychobreak, como é conhecido no Japão) é praticamente uma continuação da versão beta conhecida como Resident Evil 3.5. Mikami utiliza muitos elementos que descartou dessa versão primitiva de RE4, agora  com a própria desenvolvedora de games, que criou em 2010, a Tango Gameworks.

Vila de RE 4.

Uma das cenas em The Evil Within.

Em 2014, ele prometeu reviver o Survivor Horror. Mikami é conhecido como o pai e criador do gênero, e que muitos acham que ele também foi o carrasco, devido a mudança drástica em Resident Evil 4. No jogo, uma vez que você matava uma galinha, ela te dava munição ou item de cura, assim como os inimigos do jogo, que logo após morrerem davam dinheiro, munição e itens, o que descaracterizava o tema principal da série: sobrevivência. Mikami prometeu que com The Evil Within você iria suar a camisa para conseguir sair vivo do novo desafio.

Pelo que já vimos, ele muito se assemelha com Resident Evil 4, até porque esse foi o último trabalho de Mikami na Capcom. Depois disso, ele continuou atuando em projetos mais discretos.

E vocês, conhecem mais jogos e seriados que trazem referências de outros jogos?? Deixe seu comentário sobre o assunto.

Até a próxima!

O texto não reflete a opinião do site REVIL, e sim do autor do artigo.