1951-1980

Timeline1950

Década de 1950

Início dos anos 1950

O pai de Patrick trabalha como mordomo chefe para Ozwell E. Spencer e Patrick começa a aprender suas funções. Nesta época, Edward Ashford e James Marcus visitam com frequência a propriedade de Spencer (RE5 – Cenário Lost In Nightmares – Memórias de Patrick I).

1953

Nasce Kenneth J. Sullivan (Resident Evil Archives – Perfil de Kenneth J. Sullivan).

Nasce Mikhail Victor, em são Petersburgo, na Rússia (Resident Evil Archives – Perfil de Mikhail Victor).

1954

Nasce Lisa Trevor (Wesker’s Report II).

1956

Nasce Dan Dechant (Biohazard Archives II – Perfil de Dan Dechant).

1957

latest (2)

Nasce Enrico Marini (Resident Evil Archives – Perfil de Enrico Marini).

1959

Nasce Robert Kendo (Resident Evil Archives – Perfil de Robert Kendo).

1960

Nasce na França, Karena LesProux, também conhecida como Lupo (Inserted Evil – Perfil de Karena LesProux)

latest (3)

Nasce Albert Wesker (Resident Evil Archives – Perfil de Albert Wesker).

Nasce Barry Burton (Resident Evil Archives – Perfil de Barry Burton).

 


Timeline1960

Década de 1960

Anos 1960

Tricell_logo-2-

Fatos não datados

As três divisões da Travis Trading – divisão de exploração de recursos naturais, divisão farmacêutica e divisão de exportação – estão firmemente estabelecidas e formam um conglomerado com o nome de Tricell (RE5 – História de Resident Evil).

As primeiras fábricas começam a formar a região industrial da Zona Autônoma de Kijuju (Resident Evil 5 Declassified – Kijuju).

1960

Nasce Alex Wesker (Resident Evil: Revelations 2 Ultimania – Perfil de Alex Wesker)

Fatos não datados

Nascida de uma família com DNA considerado superior (beleza, inteligência, resistência física e mental), Alex Wesker é escolhida para participar do Projeto W., no qual Ozwell Spencer pretendia criar uma nova raça de super-humanos. Junto de Alex outras 12 crianças foram selecionadas para o projeto, mas desde muito cedo Spencer via em Alex a sua preferida, a criança que ele queria ao seu lado para seus futuros projetos, por isso, ele a criou e a doutrinou desde muito cedo. (Resident Evil: Revelations 2 – Memorando de Stuart – O Projeto Wesker)

1961

Nasce Frederic Downing. (Biohazard Archives II – Perfil de Personagens de RE Degeneration).

1962

 

Nasce Jack Baker. (RE7 – Guia japonês oficial do game)

 

 

 

 

 

Fatos não datados

Ozwell E. Spencer contrata um renomado arquiteto de Nova York, George Trevor, para projetar uma mansão na Floresta de Raccoon City, uma grande área nos arredores ao norte da cidade, incluindo as Montanhas Arklay (Remake; Resident Evil Archives – Tabela Cronológica; RETUC – Notas da Floresta de Raccoon).

latest

Nasce William Birkin (Resident Evil Archives – Perfil de William Birkin; Wesker’s Report II).

1963

O engenheiro elétrico Michael Warren inicia a eletrificação de Raccoon City (Resident Evil Archives – Raccoon City).

Nasce Nicholai Ginovaef, em Moscou, na Rússia (Resident Evil Archives – Perfil de Nicholai Ginovaef).

Nasce Brad Vickers, em Delucia (RE2 EX Files – Arquivo 10/16 Nota de Brad; Resident Evil Archives – Perfil de Brad Vickers).

1964

Nasce Erez Moniz, também conhecido como Harley (Inserted Evil – Perfil de Erez Moniz)

Nasce na Alemanha, Michaela Heinzwaffen, também conhecida como Bertha (Inserted Evil – Perfil de Michaela Heinzwaffen)

Nasce na Rússia, Vladimir Bodrofski, também conhecido como Spectre (Inserted Evil – Perfil de Victor Bodrofski)

 Nasce Marguerite Baker. (RE7 – Guia japonês oficial do game)

 

 

 

 

1966

Nasce Rodrigo Ruan Javal, em uma vila na Ilha Rockfort (Resident Evil Archives – Perfil de Rodrigo Ruan Javal).

1Setembro

Não datado

No Oeste da África, iniciam-se os trabalhos que culminariam na descoberta do vírus Progenitor. James Marcus, Ozwell E. Spencer e Brandon Bailey começam a estudar a planta Sonnentreppe, cultivada em um jardim subterrâneo (RE5 – Diário do Chefe de Pesquisas Brandon Nº 1; B.S.A.A. Desktop – Foto do Complexo de Pesquisas: Descrição da Sonnentreppe).

Dezembro

4 de dezembro

Ozwell E. Spencer, James Marcus e Edward Ashford oficialmente descobrem o vírus Progenitor na flor da planta Sonnentreppe. Este vírus é capaz de recombinar o DNA de organismos vivos (RE0 – Diário de Marcus 1; RE5 – Diário do Chefe de Pesquisas Brandon Nº 1 – História de Resident Evil).

1967

Nasce Derek Clifford Simmons (Resident Evil 6 – Perfil de Derek C. Simmons)

Fevereiro

12 de fevereiro

Amostras da flor Sonnentreppe são levadas aos Estados Unidos para a produção de vírus Progenitor em massa. Apesar de fortes e de crescerem rapidamente, as flores não produzem o vírus (RE5 – Diário do Chefe de Pesquisas Brandon Nº 1).

Março

23 de março

O pesquisador Brandon procura novas alternativas para o cultivo da flor Progenitor fora do continente africano. Mudanças no solo, na água, na temperatura e na exposição à luz não surtem efeito e o experimento falha (RE5 – Diário do Chefe de Pesquisas Brandon Nº 1).

Ozwell E. Spencer, em uma conversa com James Marcus e Brandon Bailey, demonstra interesse em abrir uma empresa. Marcus não se importa, contanto que possa continuar a pesquisa do Progenitor (RE0 – Diário de Marcus; RE5 – Diário do Chefe de Pesquisas Brandon Nº 1).

Novembro

evil-resident-palac

Não datado

A construção da mansão e das instalações dos laboratórios nas Montanhas Arklay é finalizada (Resident Evil Archives – Tabela Cronológica; RE5 – História de Resident Evil).

10 de novembro

A convite de Spencer, Jessica e Lisa Trevor chegam a sua mansão e logo são infectadas com o vírus Progenitor do Tipo A e Tipo B, respectivamente. O vírus falha em se estabelecer em Jessica, porém mostra potencial em Lisa, que é colocada em observação (The True Story Behind Biohazard – Cartas de Trevor; Remake – Foto de Família e Notas).

13 de novembro

George Trevor deixa Nova York e chega à mansão de Spencer, em Arklay (The True Story Behind Biohazard – Cartas de Trevor).

Spencer engana Trevor, dizendo que sua esposa e sua filha deixaram a mansão para visitar sua tia Emma, que estava doente (The True Story Behind Biohazard – Cartas de Trevor).

O organismo de Jessica começa a se debilitar devido às injeções do vírus Progenitor. Ela planeja fugir, durante uma das experiências, juntamente com Lisa (Remake – Uma Foto de Família e Notas; RETUC – Carta Para Alguém).

14 de novembro

Enquanto apresenta a mansão a George, Spencer comenta sobre seu interesse em abrir uma empresa farmacêutica internacional chamada Umbrella (The True Story Behind Biohazard – Cartas de Trevor).

Jessica Trevor não resiste aos experimentos e é descartada (Biohazard Remake Kaitaishinsho).

Lisa começa a se sentir mal após receber a injeção de Progenitor e sente falta de sua mãe (Remake – Uma Foto de Família e Notas; RETUC – Diário de Alguém).

15 de novembro

Após a administração do vírus Progenitor, Lisa começa a ter sintomas de insanidade (Remake – Foto de família e notas; RETUC – Diário de Alguém).

17 de novembro

Lisa Trevor encontra o caixão de sua mãe (Remake – Foto de família e notas; RETUC – Diário de Alguém).

18 de novembro

À medida que sua família não retorna da visita à tia Emma, Trevor começa a suspeitar das ações de Spencer (The True Story Behind Biohazard – Cartas de Trevor).

Em um de seus passeios pela mansão, Trevor vê uma escada que leva a uma passagem subterrânea, camuflada por uma pequena cachoeira, não presente no projeto original feito por ele. Ele é repreendido por ter visto a passagem por alguns homens vestidos de branco (The True Story Behind Biohazard – Cartas de Trevor).

21 de novembro
George Trevor se prepara para deixar a mansão. Enquanto espera por Spencer, um dos homens de branco que o repreendera o informa que sua família está morta. Trevor recebe um golpe na nuca, perde a consciência e é aprisionado (The True Story Behind Biohazard – Cartas de Trevor).

24 de novembro

Encarcerado, Trevor decide escapar da propriedade de Spencer ao se dar conta de que pode ser assassinado por conhecer os segredos da mansão (Remake – Diário de Trevor).

26 de novembro

Durante sua fuga, George Trevor perde seu isqueiro, um presente de Jessica (Remake – Diário de Trevor).

27 de novembro

George Trevor consegue escapar de sua prisão. Todavia, com todas as armadilhas espalhadas pela mansão, o arquiteto teme por sua segurança (Remake – Diário de Trevor).

28 de novembro

Enquanto tenta escapar da mansão, Trevor encontra uma sala tomada por uma enorme planta (The True Story Behind Biohazard – Cartas de Trevor).

29 de novembro

Conforme prossegue em sua fuga, Trevor descobre novos recintos na mansão, como os laboratórios e as cavernas. Após diversas tentativas, ele percebe que não conseguirá escapar. O arquiteto encontra um sapato de salto alto em um dos corredores e se lembra de sua esposa; ele anseia que sua família esteja viva (Remake – Diário de Trevor).

30 de novembro

George Trevor começa a passar fome e sede (Remake – Diário de Trevor).

“31 de novembro”

Já debilitado devido aos inúmeros dias sem água ou comida, Trevor continua sua fuga, sem sucesso. Em um túnel escuro e úmido, ele encontra uma lápide, onde está gravado seu nome. Só então ele percebe que Spencer sempre teve tudo planejado (Remake – Diário de Trevor).
[O mês de novembro tem apenas 30 dias. Conforme disposto no livro Resident Evil Archives, considera-se a morte de Trevor em Dezembro].

Dezembro

Não datado

George Trevor também é usado como cobaia para a pesquisa do vírus Progenitor e morre na mansão de Spencer (Resident Evil Archives – Perfil de George Trevor).

1968

Umbrella2

Fatos não datados

A Corporação Umbrella é fundada por Ozwell E. Spencer, Edward Ashford e James Marcus. A companhia farmacêutica é utilizada como fachada para a condução de pesquisas com armas biológicas. Tudo serviria para arrecadar fundos para a execução de um plano de seleção artificial da humanidade através do vírus Progenitor, o Projeto W. (Resident Evil Archives – Tabela Cronológica; RETUC – Memorando da Fundação da Umbrella; RE5 – Albert Wesker – Caderno de Spencer).

A construção dos bondes públicos de Raccoon City começa na Europa e, através do engenheiro elétrico Michael Warren, eles são rapidamente postos em funcionamento na cidade (RE3 – Memorando do Mecânico; Resident Evil Archives – Tabela Cronológica; RE5 – História de Resident Evil).

Abril

15 de abril

Sem sucesso na produção do vírus Progenitor nos Estados Unidos, o chefe de pesquisas Brandon Bailey e o Dr. James Marcus retornam à África (RE5 – Diário do Chefe de Pesquisas Brandon Nº 2).

A fim de evitar ataques da tribo Ndipaya, Brandon Bailey e James Marcus acatam a sugestão de Spencer de eliminar os nativos (RE5 – Diário do Chefe de Pesquisas Brandon Nº 2).

Julho

Não datado

Edward Ashford morre ao contrair o vírus Progenitor por acidente e Alexander Ashford o sucede como patriarca da família (Resident Evil Archives – Tabela Cronológica; Wesker’s Report II; RE5 – História de Resident Evil).

Agosto

Não datado

A construção de um complexo de pesquisas da Umbrella na África é iniciada (Biohazard Archives II – Chronicle).

19 de agosto

O Centro de Treinamento da Umbrella é finalizado nas Montanhas Arklay e James Marcus aceita a proposta de Spencer, sendo nomeado diretor do complexo. O objetivo do centro é desenvolver uma nova geração de funcionários-modelo para servir ao futuro da Corporação Umbrella (RE0 – Diário de Marcus; Regulamento para Estagiários; Resident Evil Archives – Tabela Cronológica).

Os Ndipaya são expulsos de parte de suas terras pela Umbrella, perdendo o local chamado “Jardim do Sol”, onde cultivavam a planta Sonnentreppe. Um centro de pesquisa da empresa será construído no local (RE5 – Diário do Chefe de Pesquisas Brandon Nº 2, Tribo Ndipaya).

Brandon Bailey segue para África, de onde enviará amostras do vírus Progenitor para James Marcus, que permanece em Raccoon City como diretor do Centro de Treinamento (RE5 – Diário do Chefe de Pesquisas Brandon Nº 2).

Setembro

29 de setembro

Devido à precariedade das instalações da Umbrella na África e as contínuas investidas dos membros da tribo Ndipaya, Brandon Bailey considera melhor Marcus ter permanecido nos EUA, pois seria complicado encaminhar a pesquisa no local (RE5 – Diário do Chefe de Pesquisas Brandon Nº 2).

Novembro

30 de novembro

Ozwell E. Spencer comenta com James Marcus que o Progenitor é um desperdício de dinheiro, mas Marcus continua a acreditar no potencial do vírus (RE0 – Diário de Marcus).

1969

Nasce em Porto Rico, Hector Rivers, também conhecido como Beltway (Inserted Evil – Perfil de Hector Rivers)

Não datado

Nasce Forest Speyer (Resident Evil Archives – Perfil de Forest Speyer).

Fevereiro

Não datado

Em segredo, Alexander Ashford começa a projetar uma base da Umbrella na Antártida e planeja usá-la como centro de desenvolvimento do projeto CODE: Veronica (RECV – Anotação de Alexander; Resident Evil Archives – Tabela Cronológica).

Junho

15 de junho

O Complexo de Pesquisas da Umbrella na África é finalizado. A existência do local é mantida em sigilo, assim como a pesquisa com o vírus Progenitor, e somente alguns funcionários tem conhecimento sobre ambos (RE5 – Diário do Chefe de Pesquisas Brandon Nº 2 – Caderno de Spencer).

Novembro

Base da Umbrella na Antártida

Não datado

A construção da base da Umbrella na Antártida é finalizada (Resident Evil Archives – Tabela Cronológica).

Dezembro

O supervisor da construção do Complexo de Pesquisas na África encontra problemas para irrigar as flores Progenitor (RE5 – Relatório do Supervisor da Construção).

1970

Nasce Curtis Miller (Biohazard Archives II – Perfil de Personagens de RE: Degeneration).

Nasce Morpheus D. Duvall (REDA – Site Oficial Japonês).

Nasce Crispin Jettingham, também conhecido como Dee-Ay (Inserted Evil – Perfil de Crispin Jettingham)

Nasce Christine Yamata, também conhecida como Four Eyes (Inserted Evil – Perfil de Christine Yamata).

 


Timeline1970

Década de 1970

Início da década de 1970 – estimado

Nasce no Japão, Vector (Inserted Evil – Perfil de Vector)

1971

maxresdefault

Fatos não datados

Alfred e Alexia Ashford nascem como resultado do projeto CODE: Veronica, que consistiu da descoberta dos genes que controlam a inteligência humana. Utilizando o corpo mumificado de Veronica, Alexander Ashford extraiu material genético e o implantou em um óvulo gerado por uma mãe de aluguel. O experimento gerou Alexia, uma brilhante cientista, e Alfred, com uma inteligência apenas acima da média (RE: CODE Veronica; RETDC – Alexia Ashford e Alfred Ashford; RE5 – História de Resident Evil).

Nasce Joseph Frost (Resident Evil Archives – Perfil de Joseph Frost).

Nasce Lawrence Kimbala, também conhecido como Shona (Inserted Evil – Perfil de Lawrence Kimbala)

Nasce Caroline Floyd, também conhecida como Willow (Inserted Evil – Perfil de Caroline Floyd)

1972

Nasce Billy Coen (Resident Evil Archives – Perfil de Billy Coen).

Nasce Edward Dewey (Resident Evil Archives – Perfil de Edward Dewey).

1973

latest (1)

Nasce Chris Redfield (Resident Evil Archives – Perfil de Chris).

Nasce Reynard Fisher (Biohazard Archives II – Perfil de Reynard Fisher).

Nasce Josh Stone (Biohazard Archives II – Perfil de Josh Stone).

1974

Nasce Ada Wong (Resident Evil Archives – Perfil de Ada Wong).

1975

Jill_Valentine_RE_wallpaper_02

Nasce Jill Valentine (Resident Evil Archives – Perfil de Jill Valentine).

Nasce Richard Aiken (Resident Evil Archives – Perfil de Richard Aiken).

Nasce Bruce McGivern (REDA – Site Oficial Japonês).

Nasce Rachael Fooley (estimado)

Nasce na Inglaterra, Marissa Ronson, também conhecida como Tweed (Inserted Evil – perfil de Marissa Ronson)

1976

Nasce Angela Miller (Biohazard Archives II – Perfil de Personagens de RE Degeneration).

Nasce Luis Sera (Biohazard Archives II – Perfil de Luis Sera).

Nasce Sienna Fowler, também conhecida como Party Girl (Inserted Evil – perfil de Sienna Fowler)

O vírus Ebola é descoberto. Após testemunhar o seu potencial para devastação, a Convenção de Armas Biológicas tomou medidas para impedir o seu uso como arma (Wesker’s Report II).

1977

re6

Nasce Carlos Oliveira (Resident Evil Archives – Perfil de Carlos Oliveira).

Nasce Leon Scott Kennedy (Resident Evil Archives – Perfil de Leon).

Nasce Greg Glenn (Biohazard Archives II – Perfil de Personagens de RE Degeneration).

Nasce na China, Fongling (REDA – Site Oficial Japonês).

Albert Wesker e William Birkin entram para o Centro de Treinamento da Umbrella como potenciais chefes de pesquisa (Resident Evil Archives – Tabela Cronológica).

Setembro

2 de setembro

Observando os estagiários do Centro de Treinamento da Umbrella, o assistente do Dr. James Marcus zomba dos mesmos. Todavia, ele faz uma ressalva sobre dois em especial, William Birkin e Albert Wesker, afirmando que ambos teriam futuro na corporação (RE0 – Diário do Assistente do Diretor).

19 de setembro

Tendo o Progenitor como base, misturando-o com o DNA de sanguessuga, James Marcus desenvolve um novo tipo de vírus. O cientista nomeia o primeiro derivado bem-sucedido da linha Progenitor de “t”, de “Tyrant”. Inicialmente, Marcus mantém esses dados em segredo (RE0 – Diário de Marcus).

25 de setembro

O assistente de James Marcus observa que William Birkin e Albert Wesker são totalmente opostos e competitivos (RE0 – Diário do Assistente do Diretor).

Outubro

7 de outubro

Pela primeira vez, desde que o Centro de Treinamento fora construído, Marcus mostra algum interesse em algo além de suas pesquisas. Seu assistente recebe uma ordem imediata de que incentive a rivalidade entre William e Albert (RE0 – Diário do Assistente).

23 de outubro

Alegando que não conseguiria resultados satisfatórios apenas com roedores, James Marcus anseia pela experimentação em seres humanos (RE0 – Diário de Marcus).

Novembro

15 de novembro

Obcecado com sua pesquisa, Marcus imagina que alguém suspeita de seus experimentos. Ainda com a ideia fixa de usar seres humanos em sua pesquisa, o cientista resolve que aqueles que se aproximarem demais, acabarão se tornando suas cobaias (RE0 – Diário de Marcus).

Dezembro

15 de dezembro

Ainda na África, Brandon Bailey envia cinco amostras de vírus Progenitor a James Marcus (RE5 – Cópia do Recibo).

1978

20120509221201

Não datado

O navio Queen Zenobia é construído. O design interno foi baseado em plantas deixadas pelo arquiteto George Trevor, antes de seu desaparecimento (RE: Revelations – História do Queen Zenobia).

Janeiro

shinyvirus

13 de janeiro

Cinco meses após sua descoberta, finalmente o t-vírus é aperfeiçoado por James Marcus. Usando sanguessugas nos testes, o cientista percebe que suas cobaias estão prontas e que, com o t-vírus em mãos, poderá se opor a Spencer e dominar a companhia (RE0 – Diário de Marcus).

James Marcus envia um telegrama a Brandon Bailey informando que o t-vírus é um sucesso (RE5 – Telegrama de James Marcus).

31 de janeiro

Os dispositivos que Marcus usa para proteger sua pesquisa são destruídos. Supondo que os invasores estariam procurando pelo “t” e pelas sanguessugas, o diretor suspeita de Spencer (RE0 – Diário de Marcus).

Fevereiro

3 de fevereiro

James Marcus administra o t-vírus em sanguessugas induzindo predatismo, parasitismo e a multiplicação destas. Com esses resultados, o pesquisador considera que as sanguessugas podem ser boas candidatas para a pesquisa de armas biológicas (RE0 – Relatório do Crescimento das Sanguessugas).

10 de fevereiro

As sanguessugas de James Marcus passam a crescer e a se multiplicar rapidamente. As mudanças violentas levam os espécimes ao canibalismo (RE0 – Relatório do Crescimento de Sanguessugas).

11 de fevereiro

Marcus encontra evidências de mudanças em volta da área de entrada de seu laboratório. Receoso de ter sua pesquisa roubada, o cientista cogita ordenar que William Birkin e Albert Wesker, os únicos em quem confia, resolvam o problema (RE0 – Diário de Marcus).

Marcus deseja anunciar o t-vírus em sua próxima reunião com os diretores (RE0 – Diário de Marcus).

Março

7 de março

As sanguessugas de Marcus passam ter comportamento coletivo e há uma redução do canibalismo entre elas (RE0 – Relatório do Crescimento de Sanguessugas).

Abril

22 de abril

As sanguessugas perdem completamente o comportamento individualista e passam a se alimentar e locomover em grupo (RE0 – Relatório do Crescimento de Sanguessugas).

30 de abril

Um funcionário tropeça nos experimentos de James Marcus. O cientista se pergunta se os humanos poderiam ser fonte de alimento para sanguessugas e como estas iriam responder (RE0 – Relatório do Crescimento de Sanguessugas).

Não datado (provavelmente em 30 de abril)

Dennis, um aluno de James Marcus, entra em contato com uma das sanguessugas e adoece. Um dos estagiários começa a suspeitar que a pesquisa de Marcus seja perigosa (RE0 – Diário do Estagiário da Gerência). [Estimado de acordo com o acontecimento do dia 30 de abril].

Maio

10 de maio

O diretor do Centro de Tratamento de Água reclama que o local não consegue processar todos os detritos recebidos dos complexos de pesquisa da Umbrella e de indústrias (RE0 – Diário do Gerente do Centro de Tratamento).

RE0_Mimicry_MarcusJunho

3 de junho

As sanguessugas começam a imitar James Marcus (RE0 – Relatório do Crescimento de Sanguessugas).

Julho

24 de julho

O diretor do Centro de Tratamento de Água ouve boatos de que o Centro de Treinamento irá fechar (RE0 – Diário do Gerente do Centro de Tratamento).

29 de julho

O Centro de Treinamento é fechado por ordens de Spencer e Albert Wesker e William Birkin são transferidos para o Complexo de Pesquisa de Arklay (Wesker’s Report II).

31 de julho

Wesker e Birkin visitam o Complexo de Pesquisa em Arklay pela primeira vez e são nomeados pesquisadores chefes do projeto t-vírus, que visava à produção de uma arma biológica humana. Enquanto isso, James Marcus permanece no Centro de Treinamento com seus próprios experimentos (Wesker’s Report II).

Birkin se interessa por combinar genes do Ebola com o t-vírus, a fim de fortalecê-lo (Wesker’s Report II).

Wesker e Birkin conhecem Lisa Trevor, onze anos após ter sido aprisionada por Spencer (Wesker’s Report II).

1979

Claire-Resident-Evil

Nasce Claire Redfield (Resident Evil Archives – Perfil de Claire Redfield).

Nasce Ricardo Irving (Biohazard Archives II – Perfil de Ricardo Irving).

1980

Nasce Rebecca Chambers (Resident Evil Archives – Perfil de Rebecca Chambers).

Nasce Ingrid Hunnigan (Biohazard Archives II – Perfil de Ingrid Hunnigan).

No laboratório da Umbrella na África, pesquisadores conseguem cultivar a Sonnentreppe contendo o vírus Progenitor de forma artificial (Biohazard Archives II – Chronicle).

 


 

← 1900-1950 Linha do Tempo 1981-1995 →