1996-2000

Timeline1996

De Janeiro a Dezembro de 1996

Fatos não datados

STARS_GROUP_PIC

O S.T.A.R.S. é criado, tendo Wesker como capitão. O Serviço de Táticas e Resgates Especiais, ou S.T.A.R.S., foi estabelecido pelo Departamento de Polícia de Raccoon e possui as equipes Alpha e Bravo (RE5 – História de Resident Evil; RETUC – Notas Sobre o S.T.A.R.S.).

HUNK passa por treinamento na Ilha Rockfort (RE5 – História de Resident Evil; Resident Evil Archives – Tabela Cronológica).

Maio

14 de maio

Yoko Suzuki se submete para ser paciente em testes com o t-vírus (REOUT File: #2 – Pacientes do Experimento).

Setembro

26 de setembro

A equipe do Laboratório de Paris da Umbrella inicia as experimentações acerca do t+G vírus. O projeto visa à fusão, a níveis genéticos, dos anticorpos do t-vírus ao G-vírus a fim de criar uma corrente elétrica ao redor do hospedeiro, tornando-o praticamente imune a ataques físicos (REDA – Relatório do Experimento Alfa – Relatório de Pesquisa #220329 – Manual do Usuário do Rifle de Partículas Carregadas).

Outubro

31 de outubro

Alyssa Ashcroft, repórter do Comet News, afirma em matéria do jornal que o cadáver de um homem morto há pelo menos seis meses foi encontrado às margens do Rio Aimes, a noroeste de Arklay. A polícia local desconfia de que seja um ato criminoso, já que foram encontrados vestígios de esteroides e outras drogas no corpo. Alyssa afirma que o ponto é local de despejo para empresas farmacêuticas (REOUT File #2, Cenário “Wild Things” – Comet News).

 


Timeline1997

De Janeiro a Dezembro de 1997

Não datado

Nasce Rani Chawla (Biohazard Archives II – Perfil de Personagens de RE Degeneration).

Junho

16 de junho

Um funcionário da Umbrella completa um mês de trabalho em uma das diversas instalações da corporação espalhadas pelo mundo. O operador reclama, porém, da negligência na supervisão do local, uma Unidade de Eliminação de Detritos, e culpa esse descuido pela fuga de diversas armas biológicas, que deveriam ser eliminadas, mas que acabaram contaminando o local e seus trabalhadores (REDA – Caderno do Operador – Relatório Biológico 1).

Julho

Não datado

RE6_feature_Billy

A Base Naval Dunell envia o segundo Tenente da Marinha, Billy Coen, e toda sua unidade à África, em uma missão de intervenção em uma guerra civil local. O objetivo da Operação de Desmantelamento das Guerrilhas na África é encontrar o esconderijo de guerrilheiros responsáveis pelo caos no local. Porém, devido a informações erradas passadas pelos encarregados da missão, a unidade de Billy se perde na selva. Muitos são mortos em confrontos contra o inimigo, enquanto outros não resistem ao forte calor. Apenas quatro membros, dentre eles Billy, sobrevivem. Quando eles finalmente chegam ao destino da missão, percebem não haver nenhum esconderijo, mas sim uma pequena vila. Para não voltarem de mãos vazias, o líder da unidade ordena que os soldados matem os moradores da aldeia, mas Billy se recusa. Incapaz de impedir seus companheiros, Billy assiste à execução dos 23 moradores da vila. Ao retornarem da missão, uma organização sem fins lucrativos descobre a verdade sobre o massacre dos 23 “soldados” e um comitê de investigação é rapidamente montado para analisar o incidente. Em seus depoimentos, os demais sobreviventes culpam Billy pelo assassinato dos inocentes ao afirmarem que ele “entrou em pânico sob as condições extremas e intencionalmente matou os civis”. A ONU condena a operação e um processo militar é instaurado contra o tenente (RE0; RETUC – Memorando Sobre o Passado de Billy).[/toggle]

Timeline1998_

Fatos não datados

Albert, Alex e as demais crianças Wesker recebem um vírus derivado do progenitor. Porém, apenas Albert e Alex sobreviveram a administração. Albert acabaria usando o vírus para forjar a própria morte e trilhar seu próprio caminho longe de Spencer, enquanto Alex sobrevive, mas uma doença incurável enfraquece seu organismo, impedindo que as habilidades observadas em Albert apareçam nela. Apesar desses problemas, Alex nunca deixou de ser vista como a criança preferida de Spencer. (Resident Evil: Revelations 2 – Memorando de Alex – Spencer)

Rebecca Chambers gradua-se em uma universidade (Resident Evil Archives – Perfil de Rebecca Chambers).

O mordomo quer serviu a família Ashford por anos, Scott Harman, abandona seu posto. Ao assistir a destruição da grande família Ashford, após a morte de Alexander e Alexia, e a consequente perda de sanidade de Alfred, Scott começa a se sentir inútil e escolhe partir (RECV – Carta do Mordomo).

Março

14 de março

Alan Erdot, médico pesquisador do hospital abandonado, em Raccoon City faz experimentos ilegais com pacientes com câncer usando uma variante do t-vírus, T-JCCC203 (REOUT File #2 – Relatório Clínico).

Abril

2 de abril

Um grupo ambientalista local detectou altos níveis de toxinas no sistema de águas municipal de Raccoon City, assim como no rio que abastece o sistema (REOUT File #2 – Daily Raccoon, End of the Road).

6 de abril

Ao empurrar acidentalmente uma das estátuas do segundo andar, uma das secretárias do R.P.D. é duramente repreendida por Brian Irons (RE2 – Diário da Secretária A).

7 de abril

A secretária descobre que as peças de artes da coleção de Brian Irons valem milhares de dólares e se pergunta de que modo ele conseguiria pagar por elas (RE2 – Diário da Secretária A).

Maio de 1998

Não datado

1835934-james_marcus_by_mana1238

Um clone de James Marcus surge no Centro de Treinamento da Umbrella. Por dez anos, os restos mortais do Dr. Marcus se fundiram com o t-vírus, por meio da Queen Leech. O vírus permitiu grandes transformações nos tecidos corporais do cientista, possibilitando à Queen Leech tomar a forma de James Marcus (Resident Evil Archives – Tabela Cronológica).

11 de maio

O caseiro da mansão em Arklay reporta em seu diário que houve um acidente no laboratório por volta das 5 da manhã, e que os funcionários precisam usar roupas de proteção contra risco biológico (Remake – Diário do Vigia).

12 de maio

O caseiro começa a apresentar alterações na pele que induzem coceira (Remake – Diário do Vigia).

13 de maio

Os sintomas do caseiro se agravam. Ao ser examinado pelo departamento médico, ele comemora ao ser instruído a retirar a roupa de proteção que vestia (Remake – Diário do Vigia).

14 de maio

O quadro de saúde do caseiro piora, com o aparecimento de bolhas doloridas e que coçam. Ele percebe que alguns cães fugiram do canil do qual ele cuidava (Remake – Diário do Vigia).

Os funcionários da “Dead Factory” desenvolvem um sistema para a decomposição das células das cobaias descartadas, com o uso de um gás (RE3 – Diário do Administrador).

15 de maio

O caseiro aproveita seu dia de folga para deixar a propriedade, mas é impedido de sair por um guarda (Remake – Diário do Vigia).

16 de maio

O caseiro da mansão Spencer reporta que um pesquisador que tentou deixar a propriedade foi baleado. Seu estado de saúde se agrava e sua pele começa a entrar em decomposição (Remake – Diário do Vigia).

17 de maio

maxresdefault

Um cientista quebra o tanque do “Aqua Ring” e libera a água no subsolo do laboratório em Arklay. Os Neptunes escapam e passam a nadar na área inundada. A água contaminada pelo t-vírus e por componentes químicos é absorvida pelas raízes da Plant 42, induzindo seu crescimento e transformação (Remake – Relatório da Plant 42).

19 de maio

A febre do caseiro passa, mas ele começa a apresentar sinais de insanidade (Remake – Diário do Vigia).

20 de maio

O corpo mutilado de uma jovem de 20 anos é encontrado às margens do Rio Marble, em Raccoon City. O cadáver, desmembrado, apresenta marcas de mordidas. Para a polícia, a jovem foi atacada por um animal nas Montanhas Arklay e depois caiu no rio (RE – Álbum de Recortes).

21 de maio

Henry Sarton escreve um relatório sobre a Planta do Ponto 42 (Plant 42). Ela foi afetada pelo t-vírus, ganhando forma única e crescendo assustadoramente. Ela obtém nutrientes a partir da absorção de água contaminada com elementos químicos que inunda o laboratório subterrâneo e da ingestão de presas através de suas vinhas (Remake – Relatório da Plant 42).

O quadro de insanidade do caseiro da mansão Spencer piora e ele mata seu colega, Scott (Remake – Diário do Vigia).

Junho de 1998

1 de junho

A repórter do jornal Comet News, Alyssa Ashcroft, denuncia esquema de contrabando de espécies de plantas para uma exposição no zoológico de Raccoon City (REOUT File #2, “Cenário Wild Things” – Furo de Reportagem).

3 de junho

O pesquisador Martin Crackhorn escreve uma carta de despedida para Alma, relatando o vazamento do t-vírus no complexo em Arklay. Crackhorn descreve que um homem de óculos escuros (provavelmente Albert Wesker), impede qualquer telefonema para fora do complexo de pesquisa (Remake – Testamento do Pesquisador).

7 de junho

O descarte de cobaias na “Dead Factory” aumenta e o sistema começa não suportar mais o processamento de resíduos (RE3 – Diário do Administrador).

8 de junho

John, pesquisador-chefe do Complexo em Arklay, deixa uma carta para Ada Wong relatando que está infectado pelo t-vírus. Ada, espiã de uma empresa rival à Umbrella que se infiltrara no complexo para reunir o maior número de informações sobre o t-vírus, iniciara um relacionamento de fachada com o pesquisador para facilitar a extração de dados. Enganado por Ada até o final, John pede que ela recupere dados sobre as pesquisas que eram conduzidas no laboratório subterrâneo, destrua o complexo e que faça com que o acidente se torne público (Remake – Carta de um Pesquisador; RE2; Resident Evil Archives – Perfil de John, Perfil de Ada Wong).

Novamente, a secretária de Brian Irons presencia mais um de seus ataques de fúria (RE2 – Diário da Secretária B).

15 de junho

A secretária de Brian Irons descobre o envolvimento de seu chefe com a Umbrella (RE2 – Diário da Secretária B).

16 de junho

001301wJ

Pessoas alegam ter visto monstros nas Montanhas Arklay. Com aspecto de cães selvagens, as criaturas seriam resistentes a ataques. O acesso às Montanhas Arklay é fechado pelas autoridades de Raccoon City e é divulgado que os S.T.A.R.S. irão investigar os desastres no local (Remake – Álbum de recortes; RE5 – História de Resident Evil).

28 de junho

Don Weller, colega de trabalho do zelador dos esgotos, começa a apresentar sinais de infecção pelo t-vírus (RE2 – Diário do Supervisor dos Esgotos).

Julho de 1998 - inclui acontecimentos de RE0, RE Remake e de RETUC

7 de julho

Brian Irons está visitando o laboratório constantemente para falar com William Birkin (RE2 – Diário do Supervisor dos Esgotos).

14 de julho

A Umbrella inicia o Projeto de Recuperação, liderado por Albert Wesker e William Birkin, que visa à retomada de seu Centro de Treinamento, abandonado desde a morte de James Marcus, para colocá-lo novamente em funcionamento (RE0 – Diário do Passageiro; Relatório de Investigação).

16 de julho

Em seu relatório, a primeira unidade de investigação faz menção ao vírus Progenitor, injetado em crustáceos. Após as buscas no Centro, eles seguem para investigar o laboratório secreto de James Marcus (RE0 – Diário do Passageiro).

19 de julho

Notice

Aumentam os relatos dos jornais e dos canais de TV de Raccoon sobre assassinatos bizarros no subúrbio da cidade (RE0 – Diário do Passageiro; REOUT File #2 – Arquivo de Casos Bizarros).

Fatos não datados

A primeira unidade de investigação encontra diversas substâncias químicas, utilizadas por Marcus para lacrar as sanguessugas em cápsulas especiais. Os investigadores também encontram evidências de pesquisas secretas feitas com o Progenitor usando funcionários da Umbrella como cobaias e descobrem que o complexo está infestado de criaturas (RE0 – Anotações da Primeira Unidade de Investigação; Relatório do Investigador; Diário de Marcus 2).

Criaturas desconhecidas atacam a primeira unidade de investigação. Um dos investigadores supõe que o incidente biológico que se instaurou na Floresta Arklay foi intencional. Sem instruções de como agir, o grupo acaba sendo exterminado pelos monstros (RE0 – Relatório do Investigador 2).

22 de julho

O segundo Tenente Billy Coen é sentenciado à pena de morte pelo 73º Tribunal Militar, por seu envolvimento no assassinato de 23 pessoas. Coen será enviado à base Regarthon para sua execução (RE0; RE2 – Relatório de Rebecca; RETUC – Ordem Judicial para Transporte).

A sede da Umbrella ordena que Wesker conduza os S.T.A.R.S até a mansão para a coleta de dados de combate e amostras das armas biológicas. Com a missão finalizada, Wesker teria que destruir o laboratório em Arklay de forma a parecer um acidente. A data de execução desse plano foi batizada de “Dia X” (RE – Ordens; RETUC – Correspondência Para o Chefe de Segurança).

Ozwell E. Spencer envia um pedido a Sergei Vladimir para que vá ao laboratório em Arklay recuperar o protótipo de T-A.L.O.S. antes que Wesker destrua o complexo, como lhe foi ordenado (RETUC– Carta Selada a Sergei Vladmir, Cenário Nightmare). [Data estimada. É provável que Serguei tenha recebido essas instruções de um a dois dias antes de chegar ao local, na madrugada do dia 24/07].

Acontecimentos de Resident Evil o e do cenário Begginigs de RE: The Umbrella Chronicles

Entre 23 e 24 de julho

A Queen Leech, criada por James Marcus, comanda as outras sanguessugas infectadas com o t-vírus para atacar o Ecliptic Express, um trem privado, pertencente à Umbrella, cujos trilhos se estendem através da Floresta de Raccoon, permitindo o acesso direto de materiais e recursos humanos às diversas instalações da corporação. As sanguessugas matam todos os passageiros, membros da Segunda Unidade de Investigação enviada para o Centro de Treinamento (RE0; RETUC – Notas do Ecliptic Express).

O comboio que transporta Billy Coen para sua execução na base Regarthon é atacado por criaturas desconhecidas, criadas a partir da incidente biológico que se abateu sobre a floresta Arklay. Os policiais são mortos, mas Billy consegue escapar e se abriga no Ecliptic Express (RE0).

Duas horas depois do ataque ao trem, a equipe Bravo dos S.T.A.R.S., liderada por Enrico Marini, é enviada para investigar os homicídios ocorridos nas Montanhas Arklay. Porém, devido a uma misteriosa falha no motor, o helicóptero da equipe faz um pouso forçado na floresta (RE0).

Os membros da equipe Bravo saem ilesos do acidente e, ao investigar a área, deparam-se com um comboio policial danificado e com os corpos desmembrados dos oficiais responsáveis. Rebecca encontra uma ficha contendo os dados do prisioneiro que era escoltado, Billy Coen, e lê sobre sua pena. O comandante Enrico Marini ordena uma busca pelo prisioneiro (RE0).

latest

A mais nova integrante da equipe Bravo, Rebecca Chambers, descobre o Ecliptic Express parado na floresta e entra para investigar. No interior do trem, todos os passageiros estão mortos. Todavia, um deles volta à vida e ataca Rebecca (RE0).

Ao investigar os outros vagões, a recruta encontra o sentenciado à morte, Billy Coen, que, desobedecendo à ordem de prisão da oficial, desaparece pelo trem (RE0).

Atacado por diversas criaturas na floresta, Edward Dewey busca abrigo no Ecliptic Express, entrando no trem através de uma das janelas. Rebecca encontra seu parceiro totalmente debilitado. Edward adverte a recruta sobre as criaturas que infestam a floresta, mas não resiste aos ferimentos e morre (RE0).

Mais uma vez, Rebecca se encontra com Billy. O prisioneiro propõe uma cooperação entre os dois, para sobreviverem às adversidades, mas Rebecca recusa. Em um dos vagões, ela se aproxima do que aparenta ser um senhor sentado a uma mesa. Porém, o homem se desfaz em um amontoado de sanguessugas que a atacam, mas a recruta é salva por Billy. O trem começa a se mover em uma velocidade anormal e, para evitar um acidente, a dupla resolve acionar os freios. Rebecca finalmente passa a cooperar com o ex-fuzileiro naval (RE0).

Após a infecção que se espalhou pelo trem, a Unidade de Operações Especiais da Umbrella é enviada para destruir o Ecliptic Express. A equipe Delta reporta a Albert Wesker e William Birkin a tomada do trem. Porém, os soldados são atacados e mortos pelas sanguessugas enviadas pela Queen Leech (RE0; RE Umbrella Chronicles – Forças Especiais da Umbrella).

Dentro do trem, Rebecca encontra novamente Edward Dewey, agora transformado em um zumbi, e é forçada a matá-lo (RE0).

Rebecca e Billy conseguem ativar os freios, mas a alta velocidade os impede de parar imediatamente. Sem controle, o trem toma uma rota desativada, chegando ao túnel que liga os trilhos ao desativado Centro de Treinamento da Umbrella. Por pouco, os dois escapam do amontoado de ferragens que se tornara o expresso sem ferimentos (RE0).

250px-Oldmarcus

Dentro do Centro de Treinamento, Rebecca encontra uma grande foto do ex-diretor das instalações, Dr. James Marcus, e percebe a estranha semelhança entre o homem retratado e o indivíduo que se desfizera em um amontoado de sanguessugas no Ecliptic Express. A quilômetros dali, no laboratório subterrâneo de Raccoon City, William Birkin e Albert Wesker acompanham os passos de Rebecca e Billy através do sistema de monitoramento (RE0).

A Queen Leech coloca para tocar uma gravação de Marcus narrando o lema da Umbrella no Centro de Treinamento. Enquanto isso, ela interfere no sinal das câmeras de vigilância do Centro e aparece nos monitores em que Rebecca e Billy eram vigiados. A Queen Leech conta a Birkin e Wesker ter iniciado a infecção com o vírus na Mansão Spencer e também no Ecliptic Express, e declara sua vingança contra a Umbrella. Através de seu canto, ela convoca algumas sanguessugas, que se juntam, tomando a forma de James Marcus. Wesker e Birkin se espantam ao ver a figura do ex-diretor, e a Queen Leech os ameaça ao revelar que sabe que ambos participaram do assassinato do cientista (RE0).

Para alcançar uma abertura na parede e explorar uma nova área, Billy suspende Rebecca e a médica chega a uma câmara de tortura. Vigiando a recruta através das câmeras de vigilância, a Queen Leech libera um Eliminator para ataca-la. Rebecca se esquiva da criatura, mas o chão cede e ela fica suspensa, segurando-se apenas em uma barra de ferro (RE0).

Wesker-birkin

No laboratório subterrâneo em Raccoon City, Wesker e Birkin se perguntam se o homem que os ameaçara é realmente James Marcus. Eles temem que a conspiração contra o Dr. Marcus seja finalmente revelada e que isso prejudique a Umbrella e suas carreiras. Como havia sido ordenado pela Umbrella no dia anterior, Wesker decide aproveitar o surto biológico para recolher dados de combate usando o S.T.A.R.S. Fazendo dessas ordens um pretexto, o capitão do S.T.A.R.S. também aproveita o momento para executar seus planos principais – ele usaria os dados de combate das armas biológicas e do Tyrant, recolhidos durante a missão, para migrar para outra empresa rival. Segundo Wesker, era hora de “abandonar o navio afundando que era Umbrella”. Birkin se recusa a deixar a empresa e a pesquisa não finalizada sobre o G-vírus. Temendo um alastramento do t-vírus e, consequentemente, a associação do incidente à Umbrella, Birkin decide ativar o sistema de autodestruição do Centro de Treinamento (RE0; RETUC – Cenário Beginnings).

Billy chega à câmara de tortura e impede que Rebecca caia na enorme fenda que se formara. Devido ao que passaram juntos e aos momentos de ajuda mútua, Rebecca começa a duvidar que Billy realmente fora capaz de assassinar todas aquelas pessoas. O rádio comunicador da médica toca e emite a voz de Enrico Marini. Ele pergunta se a recruta já encontrou Billy, mas ela nega, passando uma falsa informação para seu superior. Billy sente-se agradecido por Rebecca não tê-lo delatado, e finalmente revela a história de sua missão na África. Billy fora injustamente acusado da morte de 23 pessoas por ter se recusado a obedecer às ordens superiores de matar os habitantes de uma vila (RE0).

Albert Wesker decide usar o teleférico para deixar o laboratório subterrâneo e sair através do Centro de Treinamento (RETUC – Cenário Beginnings).

Rebecca e Billy encontram um teleférico que pode levá-los para fora do Centro de Treinamento e restauram a força do mesmo. Porém, devido ao ataque de um Eliminator, Billy é jogado em um canal de água subterrâneo, sobre o qual o teleférico atravessa (RE0).

Determinada a salvar o companheiro, Rebecca usa o teleférico e chega a uma fábrica abandonada, utilizada pela Umbrella para esconder a entrada do Complexo de Pesquisa Subterrâneo de Raccoon City. Ela desce por uma plataforma e ganha acesso ao mesmo laboratório onde Wesker e Birkin a monitoravam (RE0).

No laboratório subterrâneo, a médica se reencontra com seu comandante, Enrico Marini. Enrico a informa que outros membros da equipe Bravo sobreviveram e que estão se dirigindo para a Mansão Spencer. Preocupada com Billy, Rebecca mente novamente e despede-se de Enrico, prometendo se encontrar com seus companheiros depois (RE0).

Albert Wesker chega ao Centro de Treinamento e é obrigado a enfrentar criaturas geradas pelo t-vírus (RETUC – Cenário Beginnings).

Rebecca alcança níveis cada vez mais inferiores do complexo e chega à Central de Eliminação de Resíduos. Na sala de armazenamento de água, ela encontra Billy inconsciente, porém vivo, e o resgata. Nesse local, eles avistam os cadáveres das prováveis vítimas das experiências de James Marcus (RE0).

Reunidos mais uma vez na exploração do complexo, a dupla se encontra com a Queen Leech. Ela toma a forma de James Marcus mais velho e lhes conta sua terrível história quando, dez anos antes, a mando de Spencer, Albert Wesker e William Birkin participaram do assassinato do ex-diretor do Centro de Treinamento e roubaram sua pesquisa com o t-vírus. Como um “clone” de Marcus, a Queen Leech, busca se vingar da Umbrella e do mundo, através da infecção do t-vírus, iniciada na floresta de Raccoon, que resultou em uma epidemia de grande escala. A cópia de Marcus retoma a verdadeira forma da Queen Leech e ataca a dupla (RE0).

O sistema de autodestruição do local é acionado por Birkin (RE0).

Albert Wesker alcança a parte externa do Centro de Treinamento e encontra Sergei Vladimir. Acompanhado de Ivan, um Tyrant que Sergei utiliza como seu guarda-costas, o russo decide punir Wesker pela falha na recuperação do Centro de Treinamento e pelo desastre biológico. Sergei ordena que Ivan ataque o líder do S.T.A.R.S. enquanto Wesker aproveita a explosão causada pelo sistema de autodestruição e escapa (RETUC – Cenário Beginnings).

Com esforços conjuntos, Billy e Rebecca conseguem destruir a Queen Leech e escapar da explosão do complexo (RE0).

Resident_Evil_The_Umbrella_Chronicles_all_cutscenes_-_Train_Derailment_3_ending

Do alto das montanhas, Rebecca e Billy observam a mansão citada por Enrico. Os dois se despedem e Rebecca afirma que, oficialmente, o oficial Billy Coen está morto, dando ao tenente uma chance de recomeçar sua vida. Eles se despedem e ela segue para a mansão (RE0).

Acontecimentos de Resident Evil Remake e do cenário Rebirth de RE: The Umbrella Chronicles

Entre 24 e 25 de julho

Após se separar de Billy, Rebecca se dirige à mansão apontada por Enrico, esperando encontrar-se com os sobreviventes da Equipe Bravo. Ao chegar, ela encontra o local estranhamente calmo. Exausta devido ao que passara anteriormente, ela se dirige aos dormitórios da mansão e adormece em dos quartos (RETUC – Cenário Nightmare).

O membro da equipe Bravo, Richard Aiken, encontra Rebecca nos dormitórios e os dois decidem procurar por Enrico Marini. Eles fazem o caminho através das cavernas para alcançar a mansão (RETUC – Cenário Nightmare).

Sergei e Ivan deixam o complexo em Arklay através da floresta, após recuperarem o protótipo de T-A.L.O.S. Do segundo andar da mansão, os dois são vistos por Rebecca e Richard (RETUC – Cenário Nightmare; Carta Selada a Sergei Vladimir).

A equipe Alpha do S.T.A.R.S. é supostamente enviada para investigar o desaparecimento da equipe Bravo, que não reportava ao R.P.D. desde o dia anterior. Ao sobrevoar a Floresta de Raccoon, os membros da equipe avistam o helicóptero destruído de seus companheiros e pousam para investigar (Remake).

A esposa e as filhas de Barry são sequestradas a mando de Albert Wesker. Ele usaria os sentimentos de Barry por sua família para chantageá-lo e convencê-lo a cooperar com seus planos (Resident Evil Archives – Perfil de Barry Burton).

Rebecca e Richard são atacados por uma enorme cobra, a Yawn. A criatura passa a persegui-los pela mansão e os dois fogem até a biblioteca. Lá, o monstro dá o bote em Richard, envenenando-o (RETUC – Cenário Nightmare).

Os membros da equipe Alpha investigam a área ao redor do helicóptero. Joseph Frost encontra o corpo destroçado de Kevin Dooley e em seguida o grupo é atacado por Cerberus. Frost é a primeira vítima do grupo (Remake).

Vestíbulo_mansión

Os sobreviventes, Chris Redfield, Jill Valentine, Barry Burton e Albert Wesker, tentam retornar ao helicóptero da equipe, mas são abandonados pelo piloto Brad Vickers, que foge aterrorizado. Sem qualquer veículo de fuga, os oficiais fogem dos cães floresta adentro e se abrigam na Mansão Spencer (Remake).

No interior da mansão, um zumbi ataca Kenneth J. Sullivan, membro da equipe Bravo. Ele dispara contra a criatura, mas não consegue escapar e é morto (Remake).

A salvo dentro mansão, porém separados de Chris durante a fuga, Jill, Barry e Wesker ouvem o tiro dado por Kenneth. Barry e Jill vão investigar a fonte do disparo, enquanto Wesker permanece no hall de entrada (Remake).

Wesker abandona seus companheiros e prossegue em seu plano de recolher dados de combate das armas biológicas contra os S.T.A.R.S. (Remake).

Na sala de jantar da mansão, Barry encontra manchas de sangue no chão. Procurando por outras pistas, Jill se separa de Barry e descobre o corpo de Kenneth J. Sullivan sendo devorado por um zumbi. A S.T.A.R.S. se reagrupa com Barry, mas os dois são surpreendidos pela criatura. Após derrotá-lo, os dois correm até Wesker para relatar o ocorrido (Remake).

Barry e Jill não encontram Wesker no hall de entrada. Os dois decidem se separar para procurar pelo capitão e por mais sobreviventes (Remake).

Já dentro da mansão, Chris encontra seu grande amigo da equipe Bravo, Forest Speyer, morto. Forest volta à vida como um zumbi e, sem escolha, Chris acaba por matá-lo (Remake).

4582748808_2c8cb58b1f_o

Chris encontra Richard Aiken, ferido e com sintomas de envenenamento, juntamente com Rebecca Chambers, que cuidava de suas lesões. A mando de Rebecca, Chris obtém um pouco de soro para ser utilizado em Richard, que tem uma melhora significativa após a dose. Com a ajuda da médica, Chris leva Richard até a enfermaria da mansão, onde ele recebe mais cuidados (Remake).

Conforme averigua os inúmeros arquivos espalhados pela mansão, Jill percebe que tanto os mortos-vivos quando outras aberrações encontradas na mansão não passam de experimentos científicos. Sem ter conhecimento, ela encontra o diário do arquiteto George Trevor, onde o mesmo relata a sua trágica história. A policial também descobre o nome do dono da mansão: Sir Spencer (Remake).

No sótão da mansão, a Yawn investe contra Jill, mas Richard Aiken aparece e a ajuda durante a luta contra a cobra. Quando os dois pensam que a criatura está finalmente liquidada, o réptil desliza rapidamente em direção à Jill, pronta para dar o bote. Em um ato de reflexo, Richard se joga contra a policial, salvando-a das presas da cobra, mas acaba por ser atacado no lugar dela. A cobra o engole e Richard morre (Remake).

Em uma cabana anexa à mansão, Chris encontra Lisa Trevor, agora transformada em um monstro, praticamente imortal, devido aos anos de experimentação em seu corpo. Sem condições de derrotá-la, ele apenas foge (Resident Evil Archives – Perfil de Lisa Trevor; Remake).

Nos dormitórios da mansão, Jill finalmente descobre a verdade sobre o desenvolvimento do t-vírus e como esse agente, de alguma forma, foi liberado, infectando a mansão e as áreas ao redor (Remake).

Wesker confronta Barry nos dormitórios da mansão. Mantendo a família de Barry em seu poder, Wesker força o membro do S.T.A.R.S. a trair seu esquadrão e assim cumprir as ordens da Umbrella (Remake).

Ainda investigando os dormitórios, Jill ouve a conversa suspeita de Wesker e Barry, ao se aproximar de um dos quartos. Ela ouve o nome Barry ser mencionado na conversa, mas não consegue reconhecer a outra voz. Ao invadir o quarto, Jill encontra Barry e o confronta sobre o diálogo. Ele recua e afirma estar um pouco abalado com a situação na mansão e por isso estivera conversando sozinho. Jill finge aceitar a explicação, mas começa desconfiar do companheiro (Remake).

Nos dormitórios, Jill batalha contra a Plant 42, após usar o composto V-Jolt em suas raízes para enfraquecê-la. Ainda assim, a S.T.A.R.S. vê sua vida ameaçada por essa aberração, mas é salva por Barry (Remake).

Assim como sua parceira, Chris logo descobre a verdade sobre a pesquisa genética do t-vírus e a consequente infecção do complexo e da floresta. Ao investigar o escritório de Sir Spencer, o policial é alarmado pelos gritos de Rebecca. Rapidamente, o rapaz chega até ela e a salva do ataque de um Hunter (Remake).

Marinideath

Através de uma passagem escondida por uma pequena cachoeira, Jill encontra um túnel que a leva ao que parece ser uma caverna. Em um dos infindáveis túneis, a policial ouve a voz do capitão da equipe Bravo, Enrico Marini. Ferido, o comandante a alerta que existe um traidor nos S.T.A.R.S. e tenta contar sobre como a Corporação Umbrella está envolvida com os acontecimentos na mansão. Antes que Enrico possa terminar, Wesker o executa com um tiro no peito e foge, sem que Jill o aviste (Remake).

Ao encontrar uma nova área da mansão, Chris reencontra Lisa Trevor, agora em uma batalha contra Wesker. Cooperando, os dois ativam um mecanismo que abre um sarcófago. Dentro do caixão, Lisa reconhece os restos mortais de sua mãe, Jessica e, perturbada com o fato, joga-se em uma profunda fenda (Remake).

Metros e metros abaixo da mansão, Jill chega a um grande laboratório de pesquisas. A S.T.A.R.S. finalmente desvenda o quebra-cabeça quando descobre provas de que Wesker, o capitão de sua unidade, trabalha para a Umbrella. Após recolher diversos dados que confirmem sua história, Jill sai em busca de Wesker (Remake).

Conforme os membros do S.T.A.R.S. avançam em direção à verdade, Wesker coloca em prática seu verdadeiro plano. Assim que Jill adentra o laboratório principal do complexo, ele injeta em si mesmo um vírus experimental entregue por William Birkin. Wesker permitiria que uma das armas biológicas mais mortíferas da Umbrella, o Tyrant T-002, o atacasse e, após sua morte, o vírus o traria de volta à vida, proporcionando melhorias em seu sistema muscular e circulatório, o que daria a Wesker poderes sobre humanos. Ao fingir-se de morto e ter sua morte confirmada por sua equipe, Wesker poderia sair de cena e permanecer nas sombras, enquanto ocorresse a queda iminente da Umbrella. Após roubar todos os dados de combate das armas biológicas da Umbrella, ele poderia vendê-los para futuros compradores. A infecção de Wesker com o vírus experimental fazia parte de um plano de Spencer, chamado Projeto W, que visava à formação de uma raça humana superior, tendo ele próprio como uma espécie de deus. Wesker desconhecia totalmente esses planos na época (Wesker’s Report; RETUC – Cenário Rebirth – Memorando sobre o Vírus; RE5 – Albert Wesker).

Jillend

Ao encontrar Wesker, Jill confronta seu capitão com a verdade. A policial, porém, se vê em uma emboscada ao ser traída por seu companheiro Barry. Obrigado a coperar com Wesker em troca da segurança de sua família, Barry coloca Jill sob sua mira, tornando-a indefesa. Wesker revela que a ida do S.T.A.R.S. à mansão faz parte dos planos da Umbrella em coletar dados de combate de suas armas biológicas, mas que ele tem seus próprios interesses no que estava acontecendo. Wesker libera o Tyrant T-002 e ordena que o monstro mate Jill. A criatura, porém, desobedece ao capitão e o ataca. Wesker é transpassado pelas garras do Tyrant e morre (Remake). [O cenário de Jill foi considerado canônico, como disposto no livro Resident Evil Archives].

Após uma breve luta contra a criatura solta por Wesker, Barry pede desculpas à Jill e revela a chantagem de Wesker em relação à sua família. A pedido de Chris, Rebecca ativa o sistema de autodestruição do complexo para acabar com quaisquer vestígios do t-vírus no local (Remake).

933020_20071019_screen004

Albert Wesker renasce após o ataque do Tyrant, devido à administração do vírus experimental de Birkin. Ao acordar, falta pouco tempo até que o sistema de autodestruição do laboratório exploda o local. Antes de sair, ele tenta acessar e roubar os dados dos computadores da Umbrella. Todavia, mais cedo, Sergei Vladmir havia programado Red Queen, o sistema de inteligência artificial associado ao terminal UMF-103, para bloquear o acesso de Albert Wesker aos dados da Umbrella (RETUC – Cenário Rebirth).

Wesker faz o caminho do laboratório em direção ao hall da mansão antes que o complexo exploda. Durante sua fuga, ele é surpreendido por Lisa Trevor, que sobrevivera à enorme queda. Lisa passa a seguir Wesker pela mansão incessantemente (RETUC – Cenário Rebirth).

Minutos após a luta contra o Tyrant, Jill se reúne com Barry, Chris e Rebecca e todos seguem para o heliporto da mansão. Com a ajuda de sinalizadores, o piloto da equipe Alfa, Brad Vickers, que ficara voando ao redor da mansão na esperança de resgatar seus companheiros, finalmente localiza-os e se prepara para pousar (Remake).

tyrantblow

O Tyrant T-002 reaparece no heliporto. Após uma árdua batalha, Brad facilita o trabalho de seus companheiros ao jogar um lança foguetes para os mesmos. Com apenas um disparo, o corpo do monstro explode em pedaços (Remake).

Wesker consegue escapar de Lisa e deixa a propriedade pelo hall da mansão antes que essa exploda (RETUC – Cenário Rebirth).

Ao sobrevoarem a Floresta de Raccoon, os membros do S.T.A.R.S. são capazes de ver a destruição da Mansão Spencer (Remake).

Fatos não datados

stars_vs_irons

Logo que retornam à Raccoon City, os membros sobreviventes do S.T.A.R.S. apresentam relatórios da missão nas Montanhas Arklay. Em seu relatório, Jill Valentine anexa documentos recolhidos na mansão, que registram a produção de armas biológicas por parte da Umbrella Corporation, além de fazer observações sobre o contágio, não limitado apenas a humanos (RE2 – Relatório de Jill).

Rebecca Chambers relata a descoberta de um comboio militar, contendo corpos mutilados de policiais e de outro indivíduo, identificado como o prisioneiro sentenciado à morte Billy Coen. Alegando dificuldades na recuperação do corpo de Coen para confirmação de sua morte, Rebecca requisita o fechamento do caso (RE2 – Relatório de Rebecca).

Chris Redfield reconta o ocorrido na noite de 24 de julho, relatando, por exemplo, a morte de seus companheiros do Bravo Team e a traição de Wesker. Fazendo uma conexão com os estranhos ataques que se multiplicam na cidade com os monstros encontrados na mansão Spencer, Chris propõe uma investigação formal sobre a Umbrella Corporation (RE2 – Relatório de Chris).

Após a suposta morte de Albert e das outras “crianças”, Alex começou a reportar queda no Projeto Wesker, que diminuía drasticamente de 93% de chances de sucesso para 18%. (Resident Evil: Revelations 2 – Memorando de Stuart – O Projeto Wesker”)

29 de julho

A “Dead Factory” não comporta mais o processamento de resíduos. Os funcionários tornam-se infectados (RE3 – Diário do Administrador).

Agosto de 1998

Não datado

William Birkin ordena que Brian Irons monitore as atividades dos S.T.A.R.S. e paga 10 mil dólares a ele em troca de impedir que as investigações sobre o incidente da mansão prossigam (RETUC – Correspondência Para o Delegado).

5 de agosto

Nicholai Ginovaef reporta à Umbrella que o desastre biológico ocorrido nas Montanhas Arklay foi finalizado com a explosão do complexo de pesquisa na manhã do dia 25 de julho. A morte de Albert Wesker é tornada oficial neste dia. Nicholai também repassa a informação de que Jill Valentine e Chris Redfield estão tentando denunciar a Umbrella à imprensa e ao Chefe de Polícia de Raccoon City (RES – Relatório da Destruição de Raccoon City).

Na Ilha Sheena, cidade europeia de propriedade da Umbrella, um funcionário relata em seu diário o procedimento de extração da substância beta hetero aserotonina, produzida pela hipófise humana. A ilha, um investimento bilionário da Umbrella, é lar do Programa Tyrant, cujo objetivo é a produção em massa de Tyrants T-103. Segundo o funcionário da fábrica onde os Tyrants são produzidos, a beta hetero aserotonina é retirada do cérebro de indivíduos ainda vivos. Como tal substância é produzida em resposta ao excesso de noradrenalina – secretada quando o corpo humano encontra-se em estado de extrema tensão ou medo – o processo de extração deverá ocorrer sem qualquer tipo de anestésico, causando dor extrema às cobaias (RES – Diário do Operário da Fábrica, Como Extrair Beta Hetero Aserotonina, Diário do Administrador da Igreja, Diário do Dono do Restaurante, Diário de um Garoto Aprisionado).

8 de agosto

Chris Redfield tenta convencer Brian Irons a investigar as ações da Umbrella em relação às pesquisas do t-vírus na mansão. Mais uma vez, o chefe de polícia se recusa a acreditar e ignora os relatórios enviados por Chris (RE2 – Diário de Chris; Resident Evil Archives – Perfil de Chris Redfield).

13 de agosto

Para sofrer um afastamento e poder investigar Irons e a Umbrella, Chris, de forma proposital, passa a agir de maneira estranha no R.P.D. (RE3 – Diário de Jill).

15 de agosto

Chris Redfield recebe licença do trabalho. Jill faz uma visita ao apartamento dele e ele mostra evidências da pesquisa do G-vírus (RE3 – Diário de Jill).

17 de agosto

Surgem novos relatos de monstros aparecendo pela cidade. Chris suspeita que a Umbrella esteja relacionada com isso (RE2 – Diário de Chris).

20 de agosto

A Umbrella usa Morpheus D. Duvall como bode expiatório, culpando-o por ter iniciado o vazamento viral nas Montanhas Arklay e o demite. Ele aproveita a situação para colocar em prática seus planos secretos, traçados desde a época em que era supervisor na Ilha Benthic, de formar um reino na África (REDA – Nota de Demissão; Diário de Morpheus).

Um garoto do Congo é sequestrado e levado à Ilha Sheena. Como a beta hetero aserotonina, necessária à produção em massa de Tyrants T-103, é principalmente produzida na hipófise de indivíduos que passam pela segunda fase do desenvolvimento sexual (16-20 anos), o plano é sequestrar jovens por todo o mundo, para que sejam usados como cobaias no experimento (RES – Diário de um Garoto Aprisionado – Como Extrair Beta Hetero Aserotonina).

21 de agosto

Ben Bertolucci está investigando os estranhos fatos que andam ocorrendo em Raccoon City (Research on Biohazard 2 Final Edition).

William Birkin descobre que a imprensa e a polícia estão investigando as ações da Umbrella. Por ordens de Birkin, a passagem através dos esgotos para o laboratório se torna mais restrita (RE2 – Diário do Supervisor dos Esgotos).

24 de agosto

Sem avisar sua irmã mais nova, Chris Redfield deixa Raccoon City e viaja para a Europa, a fim de investigar a matriz da Umbrella. Barry Burton vai com sua família para o Canadá e depois seguirá para a Europa para encontrar-se com Chris. Jill decide ficar na cidade para encontrar seus amigos um mês depois (RE2 – Diário de Chris; RE3 – Diário de Jill).

28 de agosto

É liberado o relatório, de autoria de Alex W., que contém a confirmação da morte de Albert Wesker, no dia 24 de julho no incidente no Complexo de Pesquisas de Arklay, por parte do Departamento de Informação da Umbrella. Com a morte de Albert, a taxa de sucesso do projeto cai para 18% (RE5 – Relatório do Projeto W).

30 de agosto

A produção do reagente Daylight pelo professor da Universidade de Raccoon City, Peter Jenkins, chega a seu estágio final. Enganado por Greg Mueller, um pesquisador da Umbrella descontente com o projeto de produção em massa de Tyrants, Peter é induzido a produzir uma cura contra o t-vírus. Responsável pela criação de um modelo único de Tyrant, o Thanatos, Greg espera que com o reagente em mãos, poderia usá-lo futuramente como forma de barganha. Munido de informações passadas por Greg e acreditando na farsa do pesquisador, Peter confia estar fazendo uma benfeitoria ao criar uma maneira de impedir o avanço do t-vírus (REOUT – Diário de Peter).

Setembro de 1998 - inclui acontecimentos de RE2, RE: Outbreak 1 e 2, RE3 e RETUC

Não datado

Uma enorme planta começa a se desenvolver na UTI do hospital abandonado, no mesmo local em que Dorothy Lester faleceu, em 1993. O diretor do hospital batiza a planta com o mesmo nome de sua esposa (REOUT File #2 – Diário do Administrador 1).

5 de setembro

Thomas, um funcionário que trabalha no depósito de lixo abaixo do R.P.D., começa a demonstrar sintomas de infecção pelo t-vírus (RE2 – Diário do Vigia).

Agora um prisioneiro na Ilha Sheena, o garoto sequestrado no Congo descobre que jovens de todo o mundo, entre 16 e 20 anos, estão sendo capturados e levados à cidade como cobaias para experimentos da Corporação Umbrella. Tendo seus crânios abertos, a substância beta hetero aserotonina, indispensável na produção em massa de Tyrants, é extraída dos cérebros dos meninos. O garoto do Congo planeja juntar forças com seus colegas de cela e assim fugir da ilha (RES – Diário de um Garoto Aprisionado – Como Extrair Beta Hetero Aserotonina).

6 de setembro

Uma figura encapuzada (Axe Man) é avistada na região noroeste da Floresta Arklay. Moradores da região afirmam que é o fantasma de um paciente de um hospital próximo, fechado há cinco anos (REOUT File #2 – Raccoon Today, Flashback).

Vincent Goldman é enviado pela Umbrella à Ilha Sheena e proclamado como Supremo Comandante da cidade. Dotado de sangue frio e extremamente diabólico, Vincent é um dos funcionários de elite da corporação, encarregado do projeto que objetiva a produção de Tyrants T-103 em massa (RES – Diário do Servente Andy).

10 de setembro

500px-Screenshot_Raccoon_City_Hospital

O diretor do Hospital de Raccoon City reporta que pacientes estão morrendo de gangrena e deterioração mental. Posteriormente, eles retornam a vida agindo como animais selvagens e famintos (RE3 – Diário do Diretor).

Lott Klein vê alguns prisioneiros no clube da Ilha Sheena. Influenciado pelo que lhe foi dito por seu pai, diretor do Departamento de Pesquisa de Engenharia Genética da cidade, e por Vincent Goldman, Lott acredita que tais pessoas são levadas à cidade para serem operadas e tornam-se decentes (RES – Diário de Lott).

Notando o comportamento estranho de seus companheiros e suas perdas de consciência frequentes, o garoto do Congo preso na Ilha Sheena percebe que algum tipo de droga está sendo servida juntamente com a comida (RES – Diário de um Garoto Aprisionado).

11 de setembro

Uma matéria no jornal Raccoon Today conta o caso de um enorme inseto, com 1,8m de comprimento e um grande par de pinças (Mega ou Giga Bite), que apareceu nas Montanhas Arklay e atacou o cão de uma família (REOUT File #2, Cenário Underbelly – Raccoon Today).

12 de setembro

A saúde de Thomas, empregado do depósito de lixo abaixo da R.P.D, se mostra extremamente comprometida, e seu parceiro de xadrez, um guarda noturno da R.P.D começa a apresentar sintomas de infecção (RE2 – Diário do Vigia).

15 de setembro
latest (1)A UBCS é convocada para uma missão em Raccoon City (RE2 – Registro do mercenário; RE3 – Diário do Mercenário).

O professor universitário Peter Jenkins recebe uma amostra de t-vírus, enviada por Greg Mueller, para testar a eficácia do reagente Daylight. Peter começa a desconfiar das intenções de Greg e de como ele conseguiu a amostra (REOUT – Diário de Peter).

Um espião bate uma foto de um experimento feito com cobaia humana e G-vírus no laboratório subterrâneo (RE2 – Filme A; Research on Biohazard 2 Final Edition).

– Não datado
William Birkin teme que a Umbrella queira tomar a pesquisa do G-vírus dele. O pesquisador entrou em contato com o Exército dos EUA para negociar um acordo diretamente, planejando monopolizar o vírus para si (Resident Evil Archives – Perfil de William Birkin; RETDC – Perfil de William Birkin; RETUC – Correspondência Para o Delegado). [Estimado. Acontecimento provável após a presença de espiões no laboratório subterrâneo].

18 de setembro

Insetos infectados com o t-vírus invadem o metrô de Raccoon City. Rick, colega de trabalho de Jim Chapman, é mordido na nuca por um grande inseto (Mega Bite) enquanto inspecionava um dos túneis e começa a apresentar sintomas de infecção pelo t-vírus (REOUT File #2 – Caderno de Rick).

19 de setembro

Peter Jenkins descobre a farsa de Greg Mueller. Temendo que sua vida esteja em perigo, Peter esconde as instruções para produção do reagente Daylight e planeja entrar em contato com seu velho amigo, o médico George Hamilton (REOUT – “Cenário Decisions, Decisions” – Diário de Peter).

20 de setembro

As equipes Alpha e Delta, das Forças Especiais da Umbrella, invadem os esgotos nos arredores da cidade para obter uma amostra do G-vírus (RE2 – Relatório da Patrulha).

O Sargento Neil Carlsen relata que, após denúncias de que um indivíduo suspeito estaria vagando pelos esgotos nos arredores de Raccoon City, decide investigar a área. Ao vasculhar o local, o sargento encontra o indivíduo, que foge, deixando para trás uma pequena quantidade de explosivos de plástico C4, um detonador eletrônico, munição para pistola e uma mira infravermelha quebrada (RE2 – Relatório da Patrulha).

William Birkin recusa-se a entregar o G-vírus e é alvejado no laboratório subterrâneo. Um dos membros da equipe Alfa recolhe uma maleta contendo diversas amostras do G, ao passo que HUNK guarda consigo uma amostra individual (RE2; RETDC – Memories of a Lost City; Inside of Biohazard: The Darkside Chronicles).

Dr._William_Birkin_12

Extremamente ferido, Birkin injeta-se com uma amostra do G-vírus para prevenir sua morte (RE2).

Transformado pelo G-vírus, Birkin encontra os soldados das Forças Especiais da Umbrella e os mata. De algum modo, porém, HUNK consegue escapar desse ataque. Os recipientes contendo amostras de t e G-vírus, transportadas pela equipe, quebram-se e os vírus são liberados nos esgotos (RE2; Inside of Biohazard: The Darkside Chronicles).

O fornecimento de água em Raccoon City é diminuído para inspeções de rotina da rede (REOUT File #2 – Maravilhosa Vida).

O boato de que Vincent Goldman está fazendo experiências com crianças na Ilha Sheena se espalha (RES – Diário do Servente Andy).

21 de setembro

Os companheiros de cativeiro do jovem sequestrado no Congo são levados para a Fábrica de Tyrants, um complexo localizado no alto das montanhas da Ilha Sheena, onde é extraída a beta hetero aserotonina (RES – Diário de um garoto aprisionado).

23 de setembro

Brian Irons descobre que houve um vazamento de vírus no laboratório subterrâneo e começa a se descontrolar (RE2 – Diário do chefe).

24 de setembro

Brian Irons espalha pânico na delegacia e impede que alguns policiais deixem a R.P.D., além de impedir a comunicação com o exterior. Isso atrasa a ação da polícia nas ruas para conter os atos de vandalismo e os ataques aos civis não infectados (RE2 – Diário do chefe RE2).

Marvin Branagh reporta o roubo de duas das doze pedras preciosas do relógio em frente à Prefeitura de Raccoon City. Porém, devido à falta de policiais disponíveis no momento, o caso é suspenso (RE3 – Relatório de Marvin).

25 de setembro

Saques e arrastões estão ocorrendo por toda Raccoon City. A polícia lança uma ordem evacuação da cidade. Os cidadãos devem se dirigir ao terminal de bonde em frente ao zoológico para embarcarem em helicópteros que sairão em horários definidos (REOUT file #2 – Ordem de Evacuação). [Estimado. Provavelmente os saques estimularam o decreto de Lei Marcial no dia posterior].

O Pentágono anuncia que resíduos radioativos vazaram em Raccoon City (REOUT – Cenário Outbreak).

26 de setembro

Raccoon City está sob Lei Marcial. Os jornalistas da cidade perdem o contato com a imprensa externa. De acordo com protocolos de segurança dos Estados Unidos, o exército é enviado para a cidade para conter e investigar a situação. Os militares constroem bloqueios ao redor da cidade para impedir as pessoas de escaparem e disseminarem a contaminação (RE3 – Relatório de Marvin; RE Umbrella Chronicles – Memorando do Repórter; REOUT – Cenário Outbreak).

O dono de um restaurante busca abrigo na R.P.D. Infectado, ele passa a apresentar sintomas da “doença canibal” e é morto pelos policiais, 10 minutos depois. Através da autópsia do indivíduo, Marvin Branagh descobre que uma das pedras preciosas do relógio da Prefeitura estava em posse do homem (RE3 – Relatório de Marvin).

Annette liga para a escola de Sherry e manda que ela vá para casa imediatamente e que pegue o colar cujo pingente contém o G-vírus. Quando ela chega a casa, Annette liga novamente e diz que a menina deve ir para a delegacia, onde, supostamente, ela estaria segura (Inside of Biohazard: The Darkside Chronicles; RETDC, Files de Áudio – Ligação de Annette para Sherry I e II). [Estimado. Apesar de ser confuso situar esse fato na cronologia, Sherry deve ter sido enviada à delegacia pouco tempo antes de o local ser tomado por zumbis].

RaccoonCityRPD

O departamento de polícia de Raccoon City é atacado por zumbis. O equipamento de comunicação é destruído e os policiais sobreviventes não podem requisitar ajuda. Os policiais decidem iniciar uma operação para resgatar quaisquer sobreviventes e tentar impedir que o desastre ultrapasse Raccoon City. O grupo composto pelos oficiais Elliot Edward, Edward, Meyer, Marvin Branagh e outros, é liderado por David Ford, que planeja reunir armamento e munição que foram espalhados na delegacia a mando de Brian Irons. Mas dificuldade em encontrar as armas debilita a ação dos policiais (RE2 – Relatório de Operações).

Brian Irons começa a atacar os policiais sobreviventes no interior da delegacia e dispara contra Edward, matando-o. Irons indaga se a filha do prefeito ainda está viva, para poder caçá-la mais tarde (RE2 – Diário do Chefe).

Meyer salva David Ford de um ataque de zumbis, mas acaba sendo morto. Em pânico, David foge sem prestar ajuda ao companheiro (RE3 – Memorando de David).

O Hospital de Raccoon City é tomado por pacientes que se transformaram em zumbis. Muitos funcionários e médicos são mortos e o diretor começa a apresentar os primeiros sintomas de infecção (RE3 – Diário do Diretor).

A U.B.C.S chega a Raccoon City e muitos dos soldados não resistem aos confrontos (RE3 – Livro de Bolso do Mercenário; Inside of Biohazard: The Darkside Chronicles).

carlos_oliveira2_by_leonkennedy105-d73ftj3

Nicholai Ginovaef chega a Raccoon City junto dos membros da U.B.C.S. com o objetivo de reunir dados de combate sobre armas biológicas, principalmente em confrontos contra os membros da U.B.C.S. As ordens para tal missão foram dadas por Sergei Vladimir (RE The Umbrella Chronicles – Carta de Sergei Para Nicholai).

Não datado (entre 26 de setembro e 1 de outubro)

Curtis Miller é impedido de entrar em Raccoon City para salvar sua esposa e filha (RE Degeneration). [Dia estimado de acordo com uma das cenas do filme].

Michael Warren, o prefeito de Raccoon City, deixa a cidade e fica sobre a proteção do exército norte americano (Resident Evil Archives – Perfil de Michael Warren).

27 de setembro

A barricada construída pelos policiais a oeste da delegacia cede, mas logo é reposta. Mais de doze pessoas são feridas durante o confronto (RE2 – Relatório de Operações; Resident Evil Archives – R.P.D).

Lickers começam a atacar no interior da R.P.D. e matam três pessoas (RE2 – Relatório de Operações).

A polícia começa a agir na contenção dos zumbis em Raccoon City (RE3 – Foto A; RE3 – Abertura).

Alguns mercenários conseguem chegar à Torre do Relógio para serem resgatados por um helicóptero. Eles usam os sobreviventes como isca para conseguirem sobreviver até o resgate chegar (RE3 – Livro de Bolso do Mercenário).

Primeira parte dos acontecimentos de Resident Evil 3

28 de setembro

Os zumbis invadem a sala de operações táticas da delegacia. Quatro pessoas são mortas, dentre elas, David Ford. Os policiais sobreviventes, dentre eles Eliott, são encurralados e planejam escapar através dos esgotos (RE2 – Relatório de Operações 2).

190477_1782676033

Jill Valentine decide escapar de Raccoon City (RE3).

Jill encontra Dario Rosso em um depósito e o convida a escapar com ela. Dario, um vendedor local, histérico após ter visto toda sua família ser devorada por zumbis, decide se esconder no local e recusa a ajuda da policial. Jill se dirige ao Departamento de Polícia de Raccoon City em busca de armamento e munição (RE3 – Memorando de Dario; Resident Evil Archives – Perfil de Dario Rosso).

No Jack’s Bar, Jill Valentine encontra Brad Vickers. Ele avisa que “algo” está atrás dos membros dos S.T.A.R.S. e foge (RE3).

Já no Departamento de Polícia, Jill reencontra Vickers, machucado e pedindo por ajuda. Atrás de Brad surge Nemesis, um Tyrant enviado a Raccoon City para eliminar os membros restantes do S.T.A.R.S., que sabiam demais sobre o envolvimento da Umbrella com a pesquisa viral e o desastre na cidade. Nemesis mata Brad e ataca Jill, que procura abrigo temporário dentro da delegacia (RE3).

Jill encontra uma das pedras do relógio da prefeitura, guardada por Marvin Branagh no almoxarifado. Ela se dirige à sala do S.T.A.R.S. para buscar seu lockpick. Lá, ela escuta um pedido de ajuda de Carlos Oliveira, recebido pelo rádio (RE3 – Relatório de Marvin).

Ao deixar a delegacia de polícia, Jill é surpreendida por Nemesis, que entra no local através de uma janela. Incapaz de lutar contra o monstro, agora armado com um lança-granadas, Jill deixa a delegacia e continua sua fuga (RE3).

Chegando ao centro de Raccoon, Jill ouve disparos vindos de um restaurante próximo. Ela se dirige até o local e é surpreendida por Carlos Oliveira. Mais uma vez, Nemesis encontra a policial e ela e o rapaz deixam o restaurante através de um ducto de ventilação no porão do estabelecimento. No lado externo do restaurante, o soldado se apresenta um mercenário contratado pela Umbrella. Ele conta a Jill que seu trabalho é resgatar sobreviventes, mas devido ao conhecimento da policial das atividades da empresa, ela desconfia de suas verdadeiras intenções (RE3).

Jill se dirige ao The Raccoon Press, onde encontra outra pedra do relógio da prefeitura. Completando as pedras do relógio, Jill consegue entrar no local (RE3).

Mais tarde, ela encontra um dos bondes que faziam parte do sistema eletrificado trazido pelo então prefeito Michael Warren. O carro estava parado devido à falta de algumas peças e óleo, os quais Jill poderia encontrar facilmente para religa-lo. No interior do bonde, ela encontra Carlos e outros membros do U.B.C.S, sargento Nicholai Ginovaef e comandante Mikhail Victor, gravemente ferido. Jill descobre por Carlos e Nicholai que há um ponto de fuga na Torre do Relógio de Saint Michael, onde um helicóptero resgatará sobreviventes. Nicholai se mostra inicialmente relutante em cooperar com a S.T.A.R.S., mas acaba por concordar. Como o local é distante e o caminho está cheio de zumbis e tomado por fogo, o sargento decide que eles usarão o bonde para chegar até o destino (RE3).

Jill sai em busca dos itens necessários para religar o bonde. Ao entrar em um posto de gasolina para recolher um pouco de óleo, Nicholai a segue. Enquanto ela procura pelo óleo, o sargento se dirige à garagem do local onde permanece ocupado com algo. Um curto circuito ocorre e uma explosão abala o lugar. Jill tenta ajudar o sargento, mas as altas chamas a impedem. Jill deixa o posto rapidamente, antes que uma enorme explosão destrói completamente o lugar (RE3).

Apesar de aparentemente não ter conseguido fugir da explosão do posto, Nicholai está vivo. Ele usa sua “morte” para agilizar sua verdadeira missão em Raccoon City. Sendo um membro da organização de espionagem interna da Umbrella, o objetivo de Nicholai consiste em recolher dados de combates das armas biológicas contra membros do U.B.C.S. e amostras dos vários laboratórios da Umbrella, destruir evidências que liguem a Umbrella ao incidente em Raccoon, e espionar funcionários da corporação que representem risco ao status confidencial da missão e, caso seja necessário, executá-los (RE3; Resident Evil Archives – Perfil de Nicholai Ginovaef; Observadores).

Após pegar um fusível para o bonde na subestação de energia de Raccoon, Jill tenta retornar para as ruas da cidade, mas é encurralada de novo por Nemesis. Sem condições de lutar contra o monstro, ela foge (RE3).

Em um dos diversos escritórios da Umbrella espalhados pela cidade, Jill e Carlos encontram Murphy Seeker, um membro da U.B.C.S. Infectado, ele pede que Carlos o mate, mas o mercenário não é capaz. Rapidamente, Murphy se transforma em zumbi e não resta alternativa para Carlos a não ser executá-lo. Jill tenta conversar com o rapaz, mas ele foge, perturbado (RE3).

Após conseguirem todas as peças necessárias para reativer o bonde, eles finalmente podem seguir para a Torre do Relógio. Porém, antes, Jill retorna até o depósito em que conhecera Dario Rosso, para tentar resgatar o comerciante, mas o encontra sendo devorado por zumbis (RE3).

Em seu caminho de volta ao bonde, Jill é perseguida incessantemente por Nemesis. Próximo à prefeitura de Raccoon, um pequeno terremoto abre uma cratera no chão, onde Jill cai. Na galeria subterrânea, enquanto procura alguma forma de retornar às ruas, Jill vê uma gigantesca larva. Evitando as investidas do monstro, ela sobre rapidamente por uma escada do sistema de esgoto, e segue em direção ao bonde ao passar por um bueiro (RE3).

latest (2)Carlos e Jill se reencontram no bonde e conseguem religar o carro. No caminho para a Torre do Relógio, o perseguidor de Jill a encontra mais uma vez, entrando pelo vagão traseiro. Jill tenta derrotar o monstro, mas não adianta. Mikhail Viktor ordena que ela volte para o vagão dianteiro e se sacrifica ao acionar uma granada de mão. Ao explodir o vagão, Mikhail consegue que Nemesis seja arremessado para fora do bonde. Com a explosão, Jill e Carlos perdem o controle do carro e, mesmo ao ativar os freios de emergência, Jill não consegue impedir o acidente. O bonde descarrila e se choca contra a Torre do Relógio de Saint Michel (RE3).

Após diversos obstáculos para ativar o sino da torre, Jill consegue fazê-lo tocar. Conforma soavam as badaladas, Jill ouviu o som das hélices do helicóptero e, logo que desceu ao pátio da Torre do Relógio, pôde vê-lo também. Quando Jill começou a sentir o alívio de se imaginar longe de Raccoon, um míssil, lançado por Nemesis, corta o ar em direção ao helicóptero. O projétil atinge a aeronave, que se transforma em uma bola de fogo. Destruído, o helicóptero gira no ar e se choca contra a Torre do Relógio, destruindo grande parte do cartão postal de Raccoon City. Com um de seus tentáculos, Nemesis infecta Jill com o t-vírus. Carlos tenta salvar a policial, mas perde a consciência ao ser atacado pelo monstro. Após uma difícil batalha, Nemesis finalmente desiste. Extremamente ferido, a criatura caminha até os escombros do helicóptero e cai em meio ao fogo. Exausta, Jill também perde os sentidos (RE3).

Carlos acorda e encontra Jill desmaiada. Ele a leva para o que restou do prédio da Torre do Relógio e a deixa em segurança na capela (RE3).

Leon S. Kennedy vai a uma festa e bebe demais para esquecer o recente término de seu namoro (Resident Evil Archives – Perfil de Leon S. Kennedy).

Acontecimentos de Resident Evil 2 e dos cenários The 4th Survivor e Death’s Door de RE: The Umbrella Chronicles

29 de setembro

Leon Scott Kennedy acorda tarde para seu primeiro dia de trabalho no R.P.D. devido à festa da noite anterior. Interessado nos bizarros incidentes que aconteciam em Raccoon City, assim que se formou na Academia de Polícia ele requisitou uma vaga na delegacia da cidade, sendo posteriormente contratado. Com o atraso, ele só parte para Raccoon após o por do sol (Resident Evil Archives – Perfil de Leon S. Kennedy).

Ada Wong inicia sua missão para obter uma amostra do G-vírus a mando de Albert Wesker (Wesker’s Report).

Há um bom tempo sem notícias de Chris Redfield, Claire parte para Raccoon City em busca de seu irmão (Resident Evil Archives – Perfil de Claire Redfield).

4582939460_772ede2379_o

Leon S. Kennedy e Claire Redfield chegam à Raccoon City por lados opostos. Ambos logo são atacados pelos monstros, criados a partir do t-vírus, que povoam as ruas da cidade. Leon salva Claire de um zumbi e os dois fogem em uma viatura da polícia. O carro em que estão se envolve em um acidente e a dupla é obrigada a se separar. Leon pede que Claire siga em direção ao Departamento de Polícia de Raccoon, onde promete encontrá-la (RE2).

Ao buscar abrigo em uma loja de armas, Claire Redfield é confrontada pelo dono, Robert Kendo. O comerciante desculpa-se e alega não saber o que está acontecendo na cidade. Em uma fração de segundo, a loja é invadida por zumbis e Kendo acaba sendo morto (RE2).

Quando Leon chega à delegacia de polícia, alguns oficiais planejam fugir de helicóptero, usando o heliporto presente no teto do R.P.D., após o plano de fugir pelos esgotos fracassar. Porém, ao ser atacado por um grupo de zumbis, o policial Elliot Edward acaba disparando sua metralhadora em direção à aeronave. O piloto morre em consequência dos tiros e o helicóptero se choca contra o telhado da delegacia, explodindo em seguida (RE2; Resident Evil Archives – R.P.D).

4582329389_8e83c15987_o

A mando da Umbrella, Sergei Vladimir libera Tyrants T-103 na delegacia e na unidade de incineração P-12A para eliminar sobreviventes e soldados das forças especiais americanas. Antes de deixar a cidade, ele também deverá recuperar o computador U.M.F.-013, que está no laboratório subterrâneo em Raccoon City (RETUC – Ordem de Emergência, Notas sobre o U.M.F.-013).

Leon entra no Departamento de Polícia pelos fundos e, minutos depois, encontra um dos Tyrants enviados por Sergei, criatura essa que passaria a seguir o novato incessantemente. Sem condições de enfrentar a criatura, o policial foge (RE2).

Claire chega ao R.P.D. pela entrada principal. Misteriosamente, a delegacia está totalmente vazia e silenciosa. A garota descobre um sobrevivente extremamente ferido, o policial Marvin Branagh, que lhe informa sobre a perda de contato com Chris Redfield e os outros membros dos S.T.A.R.S. há mais de dez dias. Marvin conta a Claire sobre o incidente ocorrido na mansão, dois meses antes, e como Chris e seus companheiros dos S.T.A.R.S. foram desacreditados ao relatar as pesquisas ilegais conduzidas pela Umbrella no local. Por fim, Marvin suplica para que Claire procure por outros sobreviventes no departamento e ela o deixa (RE2).

No escritório do S.T.A.R.S., Claire encontra o diário de seu irmão lê suas anotações sobre as atividades ilegais da Umbrella e sobre o desenvolvimento de vírus experimentais. Ao terminar a leitura, a garota percebe que Chris não se encontra mais em Raccoon City (RE2).

Um fax da Polícia Federal americana, destinado a Chris, chega a uma das máquinas do escritório do S.T.A.R.S. O documento relata investigações conduzidas pelo governo em relação à Umbrella. Segundo o fax, a polícia federal desconhece o projeto G-vírus, mas confirma o envolvimento de Brian Irons com a Umbrella (RE2 – Correspondência Para Chris).

Durante a busca por sobreviventes, Claire avista Sherry Birkin fugindo de um zumbi. Claire a segue e, por acaso, reencontra-se com Leon. A dupla combina que, enquanto o rapaz procura um modo de sair da cidade, Claire tentará encontrar a garota. Antes de se separarem novamente, Leon entrega um rádio de comunicação à Claire (RE2).

Claire retorna ao escritório onde encontrou Marvin. Porém, a taxa de infecção do policial se torna alta demais e ele se transforma, devido aos efeitos do t-vírus. Para não ser morta, Claire é obrigada a eliminar o policial (RE2).

4582329601_816edc23f1_o

No estacionamento do R.P.D., Leon conhece Ada Wong. Acobertando sua verdadeira missão, ela afirma estar à procura do repórter Ben Bertolucci, que estaria preso em uma das celas da delegacia. Com a ajuda de Leon, Ada consegue encontrar o tal homem. Ben descobrira a verdade por trás dos estranhos acontecimentos em Raccoon City e revelou isso aos policias, sendo preso logo após, a fim de obter maiores detalhes sobre o caso. Ada questiona se Ben realmente sabe o que está acontecendo na cidade, mas não obtém resposta. Para manter em segredo suas intenções, a espiã usa seu relacionamento de fachada com John, o pesquisador-chefe do Complexo em Arklay que morrera durante o incidente da mansão, e afirma estar procurando por notícias de seu namorado desaparecido. Mais uma vez, o repórter se recusa a dar qualquer tipo de informação e, assustado por um gemido que ecoa pelo local, decide permanecer na cela, receoso por sua segurança. Surpreso por descobrir que eles são os únicos sobreviventes na delegacia, Ben lhes informa que existe uma rota de fuga através dos esgotos (RE2; Resident Evil Archives – Perfil de Ada Wong).

Claire encontra o Chefe do Departamento de Polícia, Brian Irons. Sobre sua mesa, a garota vê o corpo da filha do prefeito de Raccoon City, a quem Irons havia sequestrado e assassinado após o surto biológico tomar conta da cidade. Pessimista, Irons acredita que Claire acabará como todos os outros cidadãos de Raccoon. Atendendo ao pedido do Chefe, Claire o deixa sozinho (RE2; Resident Evil Archives – Perfil da Filha do Prefeito).

30 de setembro

Finalmente, depois de repetidas buscas, Claire reencontra Sherry. A garota diz ter sido instruída por sua mãe a procurar abrigo na delegacia. Sherry também revela que um monstro, muito pior do que qualquer zumbi, está seguindo-a. Ao ouvir um urro, Sherry foge assustada, alegando ser essa a criatura que está caçando-a (RE2).

Enquanto investiga os esgotos, Claire reencontra Sherry e pede que a garota permaneça com ela, evitando que o monstro de antes as alcance. A garota rejeita o pedido, diz que ouviu seu pai gritar por seu nome e que precisa ajudá-lo (RE2).

Ao buscar uma passagem desbloqueada pelos esgotos, Ada avista Sherry. A garota foge, mas deixa cair seu pingente. Ada recolhe o colar e, dentro dele, encontra a amostra do G-vírus que estivera procurando (RE2).

Uma vez transformado drasticamente devido aos efeitos do G-vírus, William Birkin passa a procurar hospedeiros para a implantação de um embrião, como forma de se reproduzir. Encontrado por Birkin, o Chefe Irons é infectado por um embrião G (RE2).

4583064934_82a4f297e8_o

Claire encontra uma sala secreta no escritório de Irons, uma espécie de estúdio de taxidermia. O Chefe logo revela sua ligação com a Corporação Umbrella, o objetivo da pesquisa do G-vírus e que o monstro que persegue Sherry trata-se de William Birkin, o pai da garota. Irons aponta ameaçadoramente sua arma contra Claire, mas é impedido de agir. O corpo do delegado é partido ao meio e, de dentro, sai um embrião G que se transforma rapidamente em um Adulto G (RE2; Resident Evil Archives – Criatura G).

Claire retorna para junto de Sherry e contata Leon, avisando-lhe que as duas tentarão escapar através dos esgotos (RE2).

Nas celas da delegacia, Leon encontra Ben Bertolucci gravemente ferido. Antes de morrer, o repórter entrega documentos que confirmam as transações entre Brian Irons e a Corporação Umbrella, bem como o acobertamento da pesquisa do G-vírus (RE2).

4582463151_7891b98b0c_o

Leon encontra-se com William Birkin e supõe que ele fora o responsável pela morte de Ben. Depois de uma longa batalha, o policial consegue derrotar a criatura e volta a procurar por Ada (RE2).

Durante o caminho para os esgotos, Claire e Sherry encontram William Birkin e fogem. Durante a fuga, as duas se separam acidentalmente. Sozinha, a garota é encontrada por seu pai, que a infecta com um embrião G (RE2).

Ada e Leon reúnem-se novamente e atravessam os esgotos. Eles encontram Annette Birkin e tentam segui-la, mas são surpreendidos por seus disparos; para proteger Ada, Leon se joga contra ela e é alvejado no ombro, perdendo a consciência. Ada abandona o policial e sai em busca de Annette. Pouco tempo depois, juntos novamente, Ada trata dos ferimentos de Leon e mente para o policial, ao dizer que descobriu que John está morto (RE2).

Claire encontra Annette, que lhe acusa de ser uma espiã e querer roubar o G-vírus a mando da Umbrella. Mas ao ouvir o nome da filha, Annette recua e conta toda a verdade sobre o incidente que se abateu sobre Raccoon City, e a pesquisa genética do G-vírus envolvendo seu marido William Birkin e a Corporação Umbrella. Ao final da conversa, alertadas pelo grito de Sherry que soa pelos esgotos, as duas mulheres se apressaram para ajudá-la (RE2).

Assim que encontra Sherry, Claire utiliza um bonde que as leva a uma fábrica abandonada usada para acobertar o laboratório subterrâneo da Umbrella. Lá, as duas embarcam em um trem-plataforma que as leva ao interior do laboratório. Sherry começa a sentir os sintomas da infecção com o embrião do G-vírus e Claire a deixa em um local seguro, partindo em busca de uma cura (RE2).

Utilizando o mesmo transporte que Claire, Leon e Ada tentam chegar ao laboratório subterrâneo, mas, durante a descida, são atacados por William Birkin. Ada acaba sendo ferida no ombro e Leon é obrigado a lutar contra o monstro, derrotando-o novamente. O policial deixa o trem a fim de procurar medicamentos para o ferimento de Ada. Logo que se distancia, Ada, com o objetivo de continuar sua missão, ativa o trem que volta a descer. Confuso por ter sido deixado para trás, Leon começa sua investigação pelo laboratório, mas é interrompido por Annette, que lhe revela a verdadeira identidade de Ada: uma espiã enviada para roubar o G-vírus (RE2).

4583109956_48eb05c89a_o

Durante a conversa, o T-103 que Leon encontrara na delegacia reaparece. Annette consegue fugir, mas Leon é obrigado a lutar. Encurralado pelo monstro, o rapaz é salvo por Ada, que atira repetidas vezes contra o Tyrant, atraindo sua atenção. Antes de cair dentro do forno de descarte do laboratório, a criatura ataca Ada, ferindo-a gravemente. Ela revela seus sentimentos por Leon, os dois se beijam e a espiã desfalece (RE2).

Mais uma vez, Claire depara-se com Annette. Visivelmente descontrolada, a cientista continua a tentar proteger a pesquisa de seu marido. Claire suplica e conta a Annette que Sherry fora infectada com o embrião G. Ouve-se um urro e Annette corre em direção ao som. De repente, William, em uma nova mutação, aparece diante da esposa e a fere mortalmente. Antes de morrer, Annette entrega para Claire instruções para a síntese da vacina para o G-vírus (RE2).

Ao som do alarme do sistema de autodestruição do complexo, Claire contata Leon e pede que ele cuide de Sherry. Enquanto o novato se dirige com a garota para a rota de fuga do laboratório, Claire segue para fabricar a vacina (RE2).

Leon deixa Sherry em um dos vagões do trem que os tiraria do complexo. O rapaz começa as preparações para que o trem fosse ativado, mas é interrompido pelo Tyrant que ele pensara ter morrido. Muito mais forte e resistente, o monstro ataca o policial repetidamente (RE2).

Apesar de ter fingido sua própria morte para garantir o sucesso de sua missão, Ada continua a monitorar Leon, por quem começara a nutrir um forte sentimento. Observando o rapaz em sua luta contra o Tyrant, ela o auxilia jogando-lhe um lança-foguetes. Porém, antes que pudesse ser reconhecida, a espiã vai embora (RE2).

De posse da nova arma, Leon dispara contra o Tyrant, derrotando-o definitivamente. Após restaurar a energia do trem, ele retorna para junto de Sherry (RE2).

Com a vacina em mãos, Claire novamente tem um confronto com William Birkin. Pensando tê-lo derrotado, a garota segue para o trem, onde Leon e Sherry a esperam. Claire embarca no trem, enquanto o laboratório subterrâneo é destruído, e injeta a vacina em Sherry, que recobra os sentidos (RE2).

Ada consegue escapar da explosão do laboratório de Raccoon City (RETUC – Cenário Death’s Door).

Sofrendo mutações de forma descontrolada, William consegue alcançar o trem de fuga. O sistema de segurança do expresso nota a ameaça biológica e o mecanismo de autodestruição é ativado. Sem meios para lutar contra Birkin dessa vez, Leon pede que Claire pare o trem. Sherry consegue desativar o comboio e, juntos, os três deixam o trem. A explosão do trem acaba por, finalmente, eliminar William Birkin de uma vez por todas (RE2).

4582489747_cb93f2e622_o

Seguindo pelos trilhos, Leon, Claire e Sherry chegam aos arredores de Raccoon City. A fim de amenizar a dor de Sherry, o policial conta à garota que sua mãe fora assassinada pelo G e que a vacina que a salvara fora dada por Annette (RE2; RETDC – Cenário Memories of a Lost City).

Encorajada por Leon, Claire segue sozinha na busca de seu irmão. Leon e Sherry são resgatados por oficiais do governo norte-americano (RETDC – Cenário Memories of a Lost City).

Devidos aos anticorpos do G-vírus presentes em seu corpo, Sherry é colocada sob a tutela do governo dos Estados Unidos. Já Leon, que se tornara uma peça extremamente valiosa por sua experiência no desastre em Raccoon City, é confrontado pelo governo e, para proteger Sherry e a si mesmo, passa a fazer parte de uma agência secreta, dedicada à erradicação dos membros remanescentes da Umbrella. Enquanto isso, Sherry espera que Claire volte para busca-la (RETDC – Cenário Memories of a Lost City; RE3 – Epílogo de Sherry, Epílogo de Leon).

latest

De posse de uma amostra de G-vírus, HUNK deixa os esgotos. Na delegacia de polícia, ele contata o helicóptero “Águia Noturna”, informa que é o único sobrevivente e que seguirá para o ponto de extração (RETUC – Cenário The 4th Survivor).

Fazendo seu caminho pelo Departamento de Polícia, HUNK avisa a seu contato que o G-vírus vazou nos esgotos durante o confronto com Birkin e o contato afirma que enviará um pedido de contenção viral (RETUC – Cenário The 4th Survivor).

Nicholai Ginovaef informa à Umbrella que a cidade de Raccoon City foi tomada por zumbis e diz suspeitar que William Birkin fosse o culpado. O sargento também sugere um reforço na segurança dos vírus experimentais da companhia, bem como uma reeducação dos funcionários no que se refere aos cuidados com as armas biológicas (RES – Relatório da Destruição de Raccoon City).

Hunk_EndingRE2_lgApesar de o caos ter tomado conta de Raccoon City, diversos sobreviventes ainda resistem na cidade destruída. Sem ajuda do governo municipal, os cidadãos encontram-se desamparados e o único resquício de força policial finalmente sucumbe frente aos monstros (RETUC – The 4th Survivor).

HUNK chega ao heliporto do RPD e é resgatado pelo helicóptero das Forças Especiais da Umbrella. Ele se dirige à vila Loire para entregar a cápsula contendo o G-vírus (RETUC – The 4th Survivor; Resident Evil Archives – Perfil de HUNK).

A sede da Umbrella informa os mercenários da UBCS que Raccoon City será destruída pelo exército americano. A decisão foi tomada por um comitê, cujo senador Ron Davies era membro (RE3 – Fax do Quartel General; Biohazard Archives II – WilPharma; RE: Degeneration).

Barry Burton fica sabendo dos planos de explosão de Raccoon City e dirige-se para lá em um helicóptero civil, para salvar Jill (Resident Evil Archives – Perfil de Barry Burton).

Outubro de 1998 - inclui acontecimentos de RE3 e de RETUC

Segunda parte dos acontecimentos de Resident Evil 3 e do cenário Death’s Door de RE: The Umbrella Chronicles

1 de outubro

0jORG

Jill Valentine acorda na capela da Torre do Relógio, após ter permanecido inconsciente por dois dias devido à infecção pelo t-vírus. Ela se preocupa com seu estado e pede que Carlos Oliveira a mate, caso ela se torne um zumbi. Decidido a salvar a S.T.A.R.S., Carlos se dirige ao Hospital Geral de Raccoon City em busca de uma vacina para curá-la (RE3).

Na Universidade de Raccoon City, no laboratório subterrâneo, Greg Mueller continua sua vingança contra a Umbrella e desperta o Tyrant Thanatos.

Em um abrigo no Departamento de Polícia de Raccoon, George Hamilton, um médico do Hospital Geral de Raccoon City, encontra um bilhete de seu amigo Peter Jenkins. No recado, Peter informa que possui informações vitais sobre o caos que se abateu sobre a cidade e pede que George o encontre o mais rápido possível na Universidade de Raccoon (REOUT – Cenário Decisions, Decisions).

Ao entrar no laboratório de pesquisa no interior do Hospital de Raccoon City, Carlos encontra outro membro da U.B.C.S., Tyrell Patrick. O soldado se mostra surpreso por encontrar um companheiro vivo, mas se mostra desconfiado em relação a Carlos. Ele revela que há um traidor entre os membros do U.B.C.S. e que foi ferido por um tiro dado por esse indivíduo. Tyrell afirma que Carlos conhece o traidor e o descreve como um homem de cabelos grisalhos. Imediatamente, Carlos pensa em Nicholai. Mas antes que Tyrell pudesse sanar sua dúvida em relação ao sargento, o mercenário abre um cofre com uma bomba em seu interior. Carlos consegue se proteger da explosão, mas Tyrell é atingido fatalmente (RE3).

Em um dos laboratórios do Hospital, Carlos descobre documentos que relatam a pesquisa de uma vacina desenvolvida no hospital pelo chefe de pesquisas do Departamento de Medicina da Umbrella, Douglas Rover. Carlos consegue sintetizá-la através de instruções desses arquivos e tenta retornar para a Torre do Relógio (RE3; Manual de Instruções Médicas).

A fim de destruir o Hospital Geral de Raccoon e apagar quaisquer evidências dos experimentos que a Umbrella conduzia ali, Nicholai espalha diversas bombas pelo local. Ao chegar ao hall de entrada do hospital, Carlos percebe o que está para acontecer e rapidamente deixa o prédio, antes da explosão destruir tudo (RE3).

Com a vacina em mãos, Carlos retorna para a Torre do Relógio de Saint Michael, mas durante seu caminho, Nemesis reaparece em uma nova forma, após sofrer mutações devido à batalha contra Jill. Apesar disso, Carlos chega até a capela e consegue administrar a vacina na policial. Jill acorda e é informada de que Nemesis continua vivo e a caçando. Carlos também lhe diz que Nicholai está vivo e que ela não deve confiar no sargento. Os dois se separam para ir à busca de uma nova rota de fuga da cidade (RE3).

Image3Passando através do Parque de Raccoon City, Jill chega a um cemitério. Em uma pequena cabana, atrás do que parece ser uma lareira, ela encontra uma sala secreta, usada pelos Monitores da Umbrella. Lá, a policial descobre documentos que relatam a verdadeira natureza de Nemesis – uma B.O.W. enviada à Raccoon City para eliminar os membros sobreviventes do S.T.A.R.S. – e percebe o tempo para deixar Raccoon City está se esgotando. Ao retornar à cabana, Jill reencontra Nicholai e ele diz que, como um Monitor, sua função é coletar informações sobre o incidente de Raccoon City para a Umbrella, e não ajudar ou resgatar sobreviventes (RE3).

Ao deixar o parque, Jill Valentine atravessa uma ponte suspensa e encontra Nemesis. Sem alternativas e espaço para lutar, ela salta da ponte e nada por um rio até alcançar a “Dead Factory”, nos limites da cidade. Dentro da fábrica, uma instalação de eliminação de resíduos da Umbrella, ela encontra Carlos. O mercenário informa que um míssil será lançado na cidade em poucas horas, para evitar que a infecção se espalhe. Os dois então se separam para buscar uma rota de fuga (RE3).

Ainda com dificuldades após sofrer o ferimento causado pelo Tyrant T-103, Ada Wong inicia sua fuga de Raccoon através dos esgotos (RETUC – Death’s Door).

George Hamilton vai à Universidade de Raccoon e lá encontra seu amigo Peter Jenkins morto (REOUT – Cenário Decisions, Decisions).

A fim de cumprir mais uma tarefa como Supervisor, a missão de codinome Cogumelo do Imperador, Nicholai se dirige à Universidade de Raccoon City. O objetivo é recuperar uma amostra de sangue do Tyrant Thanatos, eliminar o pesquisador da Umbrella, Greg Mueller, coresponsável pela criação do reagente Daylight e que se opôs a companhia, e destruir o prédio da Universidade, que também servia como local de experimentação da Umbrella. O sargento falha em recuperar o sangue da criatura, mas consegue assassinar Greg e explodir a Universidade (REOUT – Cenário Decisions, Decisions).

Ainda na fábrica, ao entrar na sala de descarte de materiais, Nemesis surpreende Jill. Usando o gás proveniente de canos e sua munição, ela consegue pará-lo. Com sucesso, ela deixa a sala antes de seu conteúdo ser encaminhado para um tanque eliminação de resíduos (RE3 – Relatório do Administrador; Manual do Incinerador).

Ada chega ao hotel Apple Inn, onde deveria encontrar seu contato. O homem cometeu suicídio, mas, através de um dispositivo eletrônico, ela fala com Wesker. Ada expõe a amostra de tecido contendo o G-vírus de Birkin, demonstrando que completara sua missão. Wesker então informa à espiã que a cidade será destruída para contenção da infecção e que ela poderá sair da cidade usando o helicóptero de Sergei (RETUC – Cenário Death’s Door).

Ao som do sistema de defesa da fábrica alertando para o ataque dos mísseis, Jill chega à sala de controle do local. Nicholai reaparece, agora em um helicóptero, e dispara contra Jill. O monitor revela que matou parte de seus colegas de equipe para ter exclusividade no recolhimento de dado e afirma receberia uma recompensa pela cabeça da S.T.A.R.S. Ele volta a disparar usando as armas do helicóptero, mas decide partir devido à ameaça iminente dos mísseis a caminho da cidade (RE3).

Jill comunica a Carlos que não existem mais formas de deixar a cidade, já que Nicholai fugiu com o helicóptero que eles poderiam usar. Carlos prefere não desistir e afirma que eles devem encontrar uma alternativa (RE3).

4568298121_e3e95d0740_o

Decidindo escapar através da porta de trás da fábrica, Jill chega à sala de incineração. Lá, ela encontra a máquina “Espada de Paracelsus”, uma arma desenvolvida pelo exército norte-americano e Nemesis retorna, transformado em algo irreconhecível. Ao devorar o cadáver de um Tyrant, Nemesis sofre mais mutações e passa a perseguir a policial. Jill reativa a Espada de Paracelsus e consegue, de uma vez por todas, derrotar Nemesis (RE3 – Arquivo Fotográfico Confidencial; Resident Evil Archives – Nemesis T-Type).

Frederic Downing, então pesquisador da Umbrella, foge de Raccoon City em posse de amostras do t e do G-vírus (Biohazard Archives II – WilPharma).

Sergei sobrevoa Raccoon City carregando o computador UMF-013, contendo todos os dados de pesquisa da Umbrella (RETUC – Cenário Death’s Door).

Jill e Carlos se reencontram na parte externa da fábrica abandonada, e o rapaz informa que um segundo helicóptero procurava por Jill. A aeronave pousa no pátio da fábrica e os dois embarcam. Jill logo reconhece o piloto como seu colega do S.T.A.R.S., Barry Burton, que a salva mais uma vez (RE3).

Ao alcançar a West Side Gate, Ada Wong é surpreendida pelo T-103. Após derrotá-lo, ela avista o helicóptero de Sergei deixando a cidade. Usando sua Grapple Gun, ela consegue alcançar o contêiner carregado pela aeronave e deixa Raccoon antes da destruição da cidade (RETUC – Cenário Death’s Door).

latest

O míssil nuclear chega à Raccoon City e é detonado, eliminando a cidade do mapa (RE3; REOUT; REOUT File #2; RETUC – Cenário Death’s Door).

Curtis Miller perde a esposa e a filha na tragédia de Raccoon City (RE: Degeneration).

Não datado

O governo norte americano isola e investiga a área que contém os escombros de Raccoon City e civis não são autorizados a se aproximar a um raio de até 150 quilômetros de distância do local (REOUT File #2; Angela’s Diary).

4 de outubro

A informação da destruição de Raccoon City, devido ao suposto envolvimento da Umbrella na tragédia, chega à população da Ilha Sheena (RES – Diário do Dono do Restaurante).

6 de outubro

Nicholai Ginovaef envia os dados de combate coletados durante sua missão em Raccoon City à Umbrella (RES – Relatório da Destruição de Raccoon City).

7 de outubro

Vincent Goldman, comandante da Ilha Sheena, convoca uma reunião com as autoridades locais sobre a destruição de Raccoon City. Durante o encontro, é alegado que, por ter traído a Umbrella e não entregado o projeto G-vírus, William Birkin foi o responsável pelo desastre na cidade. Vincent assevera que, caso exista qualquer traidor na ilha, ele deverá ser imediatamente executado (RES – Diário do Administrador da Igreja).

9 de outubro

Aproveitando-se da preocupação dos funcionários da Umbrella acerca do acidente em Raccoon City, os prisioneiros da Ilha Sheena planejam fugir (RES – Diário de um Garoto Aprisionado).

Começa a se espalhar um boato de que o t-vírus está sendo usado na ilha (RES – Diário do Dono do Restaurante).

10 de outubro

Os prisioneiros iniciam o plano de fuga, mas são descobertos. Furioso, Vincent Goldman atira contra os 20 fugitivos. Preocupado com a repreensão por parte da sede da Umbrella por ter eliminado tantas cobaias, Vincent ordena que o chefe da prisão relate o ocorrido como um suicídio em massa e passa a acobertar o verdadeiro motivo das mortes (RES – Diário do Servente Andy – Diário do Chefe da Prisão – Diário de um garoto aprisionado – Diário de Vincent).

20 de outubro

O chefe da prisão da Ilha Sheena confirma que a sede da Umbrella não suspeita de seu relatório falso, sobre a morte das 20 cobaias nos dias anteriores. O chefe demonstra arrependimento por ter mentido sobre o acontecido, mas teme por sua segurança. Segundo ele, Vincent é uma pessoa muito cruel e eliminaria todos aqueles que se colocassem contra suas decisões (RES – Diário do Chefe da Prisão).

Novembro de 1998 - inclui acontecimentos de RE: Survivor

Não datado

A pedido de Leon S. Kennedy, Ark Thompson, um detetive particular, chega à Ilha Sheena para investigar as operações da Umbrella no local (RES).

7 de novembro

Lott Klein conta a Vincent Goldman que há um espião na ilha e o comandante decide primeiro descobrir os motivos do indivíduo e para quem ele trabalha, para depois eliminá-lo (RES – Diário de Vincent).

8 de novembro

Vincent descobre que funcionários da Umbrella que vivem na ilha estão reunindo informações e provas para denunciá-lo à sede da Umbrella. Apesar de difícil, os opositores de Vincent conseguem grampear seu telefone e, assim, conseguem provar seu envolvimento com a morte dos jovens na prisão da cidade. O Comandante da Ilha Sheena receia que sua promoção possa ser prejudicada caso a verdade venha à tona (RES – Diário de Vincent – Gravação Grampeada de Vincent).

9 de novembro

Fazendo-se passar por Vincent Goldman, Ark Thompson encontra-se com Andy Holland, um servente da ilha, a fim de reunir informações. Por não conhecer o verdadeiro Vincent, Andy passa a acreditar na farsa. Honrado pela visita do comandante da ilha a seu lar, o servente tira uma foto para recordação, mas Ark fica irritado, preocupado que seu disfarce seja descoberto. Escondido no recinto, Lott Klein observa o encontro e percebe as mentiras de Ark (RES – Diário do Servente Andy).

16 de novembro

O Centro de Pesquisas da Umbrella na África é fechado sob as ordens de Ozwell E. Spencer. Com o incidente em Raccoon City e o início das investigações sobre a Umbrella, o fundador decide fechar as instalações na África para evitar que descubram a pesquisa com o vírus Progenitor (RE5 – Diário de Brandon, Diretor do Centro de Pesquisas).

19 de novembro

Vincent Goldman descobre que seus opositores prepararam um relatório de acusação. Tal documento seria destinado à equipe da Umbrella responsável pela entrega das novas cobaias, que chegaria à Ilha Sheena em poucos dias. Revoltado, o comandante resolve se vingar (RES – Diário de Vincent).

22 de novembro

Como vingança, Vincent libera o t-vírus na Ilha Sheena. Após contaminar a cidade de forma a parecer um acidente, ele planeja voltar à sede da Umbrella e ganhar uma promoção por seus feitos na pesquisa sobre os Tyrants. Porém, antes disso, ele se lembra de que precisa se desfazer do espião que se infiltrara na cidade (RES – Diário de Vincent).

23 de novembro

A Ilha Sheena é tomada por zumbis e monstros (RES – Diário de Lott).

Acontecimentos de Resident Evil: Survivor

Entre 24 e 25 de novembro

Os pais de Lott e Lily Klein se transformam em zumbis e os dois irmãos planejam fugir da cidade juntos (RES – Diário de Lott).

Ark invade o escritório particular de Vincent, na sede da Umbrella na Ilha Sheena, em busca de provas sobre os experimentos ilegais, mas é descoberto pelo próprio Vincent. O comandante o acusa de ser um espião e os dois iniciam uma luta. Durante o confronto, Vincent toma para si a plaqueta de identificação de Ark. Pretendendo escapar da cidade infectada e da fúria do comandante da ilha, Ark deixa o escritório e foge em direção ao heliporto do edifício. O detetive particular decola em um helicóptero, mas Vincent consegue alcança-lo, ao se segurar no trem de pouso da aeronave. Ao sobrevoarem a ilha, Vincent dispara contra a cabine, acertando partes importantes do sistema do helicóptero. Uma pane ocorre e a aeronave começa a perder altitude. Exausto, Vincent não consegue mais permanecer suspenso e acaba por se soltar do trem de pouso. Logo em seguida, o helicóptero cai nas ruas da cidade. Ark Thompson sobrevive ao acidente, mas desmaia.

640Momentos depois, o detetive recobra os sentidos, mas não consegue lembrar-se de nada, passando a sofrer de amnésia (RES).

Em uma das ruas da Ilha Sheena, Ark encontra Vincent desacordado e acredita que ele está morto. Apesar de sentir que conhece o homem deitado no chão, o detetive não consegue se recordar. Ele encontra sua plaqueta de identificação junto a Vincent, mas também não consegue se lembrar de que ela havia sido tomada durante o confronto no escritório. Devido a isso, o Ark passa acreditar que o homem deitado no chão era Ark Thompson (RES).

Ao explorar a ilha, um telefone público toca e Ark o atende. Do outro lado da linha, está Andy Holland, o servente. Ainda acreditando que Ark é Vincent, e sabendo que a infecção da cidade é responsabilidade do comandante da ilha, Andy o acusa de ser um assassino. Ao ser chamado pelo nome “Vincent”, Ark pergunta-se se essa é sua verdadeira identidade e se ele é um assassino (RES).

Em uma biblioteca, Andy Holland e Ark voltam a se encontrar. O servente chama o detetive de Vincent e o acusa de ser o responsável pelo caos na ilha. Desesperado e implorando para não ser morto, Andy foge, deixando para trás Ark extremamente confuso (RES).

Uma equipe especializada em queima de arquivo chega por helicópteros à Ilha Sheena. Formadas por criaturas artificiais denominadas Cleaners, o objetivo dessas equipes é a destruição de provas e evidências, e a eliminação de testemunhas que possam comprometer a Umbrella (RES – Site Oficial Japonês).

Ao mesmo tempo, o verdadeiro Vincent, já recuperado do acidente com o helicóptero, retorna a seu escritório e, através de câmeras de vigilância, passa a monitorar todos os movimentos de Ark. Ele libera um Tyrant T-103 para perseguir o detetive e, ao presenciar a chegada dos Cleaners, percebe que a Umbrella deseja contornar o problema da infecção na ilha rapidamente (RES).

Ao explorar os esgotos, Ark chega até a moradia de Andy. Ele encontra o diário do servente e nele toma ciência dos experimentos envolvendo jovens na ilha e da maldade do tal Vincent. Pelo local, ele também encontra uma foto sua. Quando lê a legenda da foto, que diz “Vincent”, Ark começa realmente a acreditar que esse é seu nome e que o caos na cidade é sua responsabilidade. Lott Klein entra no recinto e, ao se deparar com Ark, foge, suplicando para não ser morto (RES).

Ark retorna à sede da Umbrella na Ilha Sheena, e começa a apresentar sinais de que sua memória está voltando. Ele tem um flashback sobre seu encontro com o servente Andy, quando ainda se passava por Vincent Goldman (RES).

Dentro do edifício, através de monitores de vigilância, Ark avista Lily Klein e tenta se comunicar com ela, sem sucesso. Ele tem outro flashback sobre sua luta contra Vincent, mas sua perda de memória perdura (RES).

Ao chegar à sala onde vira Lily Klein, Ark ouve uma gravação, onde a mãe de Vincent pede que ele deixe a Umbrella, que de pare de cometer crimes horrendos e que apenas volte para casa. Lily avista Ark e tenta fugir, mas ele a impede. O detetive tenta acalmá-la, e a garotinha explica que estava à espera de seu irmão, Lott. O garoto aparece nesse momento e, julgando que Ark seja perigoso, o ameaça com um taco de beisebol. Junto com a irmã, ele consegue fugir, mas Ark os segue (RES).

O detetive chega à casa de Lott e Lily, e encontra a garotinha escondida em um armário. Ela passa a confiar em Ark e pede que o rapaz salve seu irmão. Lily informa a Ark que Lott saiu para procurar uma rota de fuga da ilha através da fábrica da Umbrella. Disposto a salvar os irmãos, Ark vai à busca de Lott (RES).

latest (2)

Ark encontra uma sala onde estão dispostos os Tyrants produzidos em série e finalmente conclui que a Umbrella está criando tais criaturas na ilha (RES).

Na fábrica da Umbrella, Lott é atacado por um Hunter e fica preso, à beira de um abismo. Ark chega a tempo e consegue salvar o garoto, que se desculpa. Ark nega as desculpas do garoto e diz ser o responsável por tudo. Lott, porém, revela a verdade sobre Ark ser um detetive particular e não o odiável comandante da Ilha Sheena, Vincent Goldman (RES).

O sistema de autodestruição da Ilha Sheena é ativado e Ark finalmente recupera a memória (RES).

Em sua fuga da fábrica da Umbrella, Ark é surpreendido por Vincent. O comandante lhe aponta uma arma e ameaça atirar. Porém, ele é impedido ao ser transpassado pelas garras do Tyrant Hypnos T-Type. Ark batalha contra a criatura e consegue enfraquecê-lo. O Tyrant, porém, sobrevive e sofre uma mutação (RES).

Ark, Lott e Lily finalmente chegam ao helicóptero que os tirará da cidade. Mais uma vez, o Tyrant aparece e confronta Ark. O Hypnos passa por mais uma mutação, mas o detetive consegue derrotá-lo. O helicóptero decola e, em poucos minutos, a Ilha Sheena é destruída por uma gigantesca explosão. Os três ocupantes se sentem aliviados por estarem vivos, mas são surpreendidos pelo Tyrant, que continua vivo. Com uma manobra arriscada, Ark ativa os mísseis da aeronave que, de uma vez por todas, eliminam a criatura (RES).

Dezembro de 1998 - inclui acontecimentos de RECV

Acontecimentos de Resident Evil CODE: Veronica

Não datado

HUNK transporta o Tyrant T-078 (T-103 produzido em massa) em uma cápsula congelada para a Ilha Rockfort, a pedido de Alfred Ashford (RECV – Relatório de HUNK). [Estimado de acordo com os acontecimentos de RE CODE: Veronica e a luta entre Claire e o Tyrant].

17 de dezembro

Em busca de informações sobre o paradeiro de seu irmão, Claire Redfield invade um dos laboratórios da Umbrella em Paris, mas é descoberta e capturada (RECV).

27 de dezembro

Claire é enviada para uma prisão da Umbrella na Ilha Rockfort. Depois de um tempo desmaiada, ela acorda em uma cela. Grandes estrondos vindos do andar de cima a preocupam. Rodrigo Juan Javal, o responsável pela captura de Claire e por seu transporte à Ilha Rockfort, liberta a garota e diz que ela pode fugir. Rodrigo revela que alguém atacou a ilha, destruindo-a parcialmente. Ferido, o guarda permanece na sala, enquanto Claire deixa o local (RECV).

Ao deixar sua cela e alcançar a parte externa do local, Claire chega a um cemitério e é atacada pelos mesmos zumbis que encontrara três meses antes em Raccoon City. Ao fugir dos zumbis, ela é surpreendida pelos disparos de uma metralhadora em sua direção. Claire revida e o atirador percebe que ela não é um zumbi. O rapaz se desculpa pelos disparos, alegando que confundira a moça com um dos monstros. Ele se identifica como Steve Burnside, outro prisioneiro da ilha, e menciona a existência de um avião que pode tirá-los do local, mas recusa a ajuda de Claire, dizendo que ela o atrasaria (RECV).

4582358123_2c2cfc4dda_o

Investigando a ilha, Claire encontra Steve utilizando um computador. Ele descobre os dados de Chris no sistema da prisão e avisa Claire que seu irmão está sendo vigiado pela Umbrella há meses. A garota usa o mesmo computador para enviar um email, contendo as coordenadas do local, para Leon S. Kennedy. Assim, ela pode informá-lo que Chris está sendo monitorado e pedir ajuda (RECV).

4582978432_d7af80c49d_o

Claire descobre uma luxuosa mansão na ilha e é recebida a tiros ao entrar no local. O atirador é Alfred Ashford, o neto de Edward Ashford, um dos fundadores da Umbrella, e o comandante da ilha. Ele acusa Claire de ter atacado Rockfort e espalhado o t-vírus pelo local (RECV).

Liberado por Alfred, um Bandersnatch ataca Claire, mas ela é salva por Steve. No andar inferior de um depósito, eles são atacados por um zumbi. A criatura segue em direção a Claire e Steve, que hesita em atirar. Os gritos de Claire trazem o garoto de volta à realidade e ele atira contra o zumbi. Steve então revela que aquele era seu pai, um empregado da Umbrella que tentara vender segredos da empresa a companhias rivais, mas fora descoberto. A mãe de Steve fora assassinada e ele e seu pai, mandados a Rockfort (RECV).

Claire e Steve se separam para buscar uma rota de fuga. Através de uma passagem secreta, ela chega a uma velha mansão. Lá, a garota presencia um surto de dupla personalidade de Alfred, que acredita estar conversando com sua irmã. Sem saber da farsa, Claire julga que a voz feminina pertence à irmã de Alfred, Alexia Ashford. Os dois falam sobre o renascimento da família Ashford e a eliminação de qualquer um que se oponha a isso (RECV).

De posse de um hemostático, Claire retorna à cela onde estivera presa. Ela ajuda Rodrigo Raval, entregando o medicamento e seu isqueiro, um presente de Chris. Após auxiliá-lo, ela volta a explorar a ilha (RECV).

Ao regressar à mansão onde viu Alfred pela primeira vez, Claire encontra Albert Wesker, o homem que traiu seu irmão e os S.T.A.R.S., e que todos acreditavam estar morto. Wesker confessa ser o responsável pelo ataque à ilha e revela todo seu ódio por Chris e seu desejo de vingança. Ele agride Claire, chegando perto de matá-la, mas é interrompido por uma chamada em seu rádio. A garota percebe os super poderes de Wesker ao ver seus movimentos inumanos (RECV).

4582377151_2b84338005_o

De volta à velha mansão, Claire é surpreendida por Alfred, travestido como Alexia. Ele aponta uma arma para Claire, ameaçando matá-la em nome da família Ashford. Felizmente, Steve aparece e novamente salva Claire, atirando contra Alfred, que foge por uma passagem secreta. A dupla segue a falsa Alexia, e chega a um quarto, onde encontram uma peruca loira e um vestido manchado de sangue. Eles se perguntam de quem seriam aqueles objetos e são surpreendidos por Alfred, armado com seu rifle. Steve luta contra ele, desarmando-o. De relance, Alfred vê o reflexo de seu rosto maquiado na janela e foge, perturbado. Só então Claire e Steve finalmente percebem que a mulher que encontram anteriormente se tratava de Alfred, travestido. O alarme de do sistema de autodestruição soa e a dupla se dirige ao aeroporto do complexo (RECV).

A fim de impedir a fuga de Claire e Steve, Alfred libera um Tyrant T-103, do tipo produzido em massa e enviado anteriormente à Ilha Rockfort para o treinamento das forças especiais da Umbrella (RECV; Resident Evil Archives –Tyrant).

A fim de suspender uma ponte que atrapalhava a decolagem do avião de fuga, Claire deixa a aeronave. Em seu caminho, ela é encurralada pelo Tyrant e, em uma breve luta, pensa ter derrotado a criatura (RECV).

Após a batalha, Claire retorna para o avião, que decola com sucesso. Ao som das explosões que tomam conta do complexo, Alfred chega a um hangar particular, através de uma passagem secreta, e deixa a ilha Rockfort a bordo de seu caça Harrier (RECV).

Durante o voo, o sistema do avião alerta para uma anormalidade no compartimento de carga. Ao investigar a causa, Claire é surpreendida pelo Tyrant que pensava ter derrotado. Após uma dura batalha, a garota finalmente consegue se livrar do monstro, que é jogado para fora do avião (RECV).

Pensando que tudo estava acabado, Claire e Steve descansam na cabine do avião. Porém, o piloto automático da aeronave é acionado por Alfred, mudando totalmente as coordenadas da viagem (RECV).

Ao receber a notícia de que Claire fora capturada enquanto o procurava, Chris, usando as coordenadas fornecidas por Leon, segue para a Ilha Rockfort para resgatar a irmã (RECV; RE3 – Epílogo de Chris).

O avião finalmente chega ao seu destino: um grande complexo da Umbrella na Antártida. Perdendo altitude, a aeronave faz um pouso forçado, chocando-se contra uma das construções do local. Sem ferimentos, Claire e Steve deixam o avião e seguem para explorar a nova área (RECV).

Em um escritório do complexo, Claire encontra uma sala secreta. Através do chão de grade, ela avista Alexander Ashford, transformado em uma horrenda criatura e preso por amarras e um enorme machado cravado na parede (RECV).

Steve informa Claire sobre a existência de uma base australiana a sete milhas de onde estão. Para alcançar tais instalações, eles pretendem utilizar uma escavadeira, que os tiraria de dentro do complexo da Umbrella. Um acidente ocorre e um vazamento de gás atrasa a dupla, mas logo eles conseguem contornar o problema. Assim que se preparam para embarcar na escavadeira, Alfred reaparece, ameaçando atirar em Claire. Ele e Steve trocam tiros, e o primeiro acaba gravemente ferido. Atordoado pelos ferimentos, Alfred cai de um penhasco e Claire e Steve conseguem sair do complexo (RECV).

Pouco após ouvir os gritos do filho caindo no abismo da sala de mineração, Alexander Ashford exibe uma força extraordinária e escapa de sua prisão (RECV; RETDC – Nosferatu).

Já do lado exterior, a dupla segue por uma escada que os leva para o heliporto do local. Lá, eles são surpreendidos por Alexander. Com um golpe, o monstro tira Steve de combate e avança ameaçadoramente em direção à Claire. Após derrotá-lo, a garota se reúne com Steve e, a bordo de um carro de neve os dois fogem das instalações da Umbrella (RECV).

4583019452_6ce00a9ff3_o

Gravemente ferido, Alfred se dirige aos níveis inferiores do complexo, alcançando a câmara onde sua irmã permanecia em um sono criogênico. Alexia Ashford finalmente acorda após longos 15 anos, a tempo de presenciar a morte de seu irmão. Com o corpo de Alfred em seus braços, e os poderes adquiridos após a fusão com o t-Veronica, Alexia comanda tentáculos que atacam o veículo de Claire e Steve, frustrando a fuga da dupla. Alexia prende Claire em uma espécie de casulo no laboratório subterrâneo, enquanto utiliza Steve em um de seus testes com o t-Veronica (RECV).

Chris chega à Ilha Rockfort. Ele encontra Rodrigo Raval, que lhe informa que sua irmã provavelmente já fugiu do local. Chris se prepara para continuar a explorar a ilha, e o Gulp Worm engole Rodrigo. Chris luta contra criatura utilizada no treinamento das Forças Especiais da Umbrella, que, ao ser derrotada, regurgita o guarda. Seriamente ferido devido às fortes enzimas digestivas do Gulp Worm, Rodrigo devolve a Chris o isqueiro que lhe fora dado por Claire, mas não resiste e morre (RECV; Resident Evil Archives – Gulp Worm).

Ainda na ilha, Wesker descobre que Alexia já havia despertado de seu sono criogênico. Ele também avista Chris pelo sistema de vigilância do local e, através de um dispositivo automatizado de vigilância, envia Hunters capazes de atacar alvos específicos (RECV, Resident Evil Archives – Hunter).

Enquanto conduz sua investigação na ilha, Chris reencontra o ex-capitão dos S.T.A.R.S., que julgava estar morto. Wesker afirma que foi contratado por uma organização rival da Umbrella para capturar Alexia Ashford, e Chris conclui que ele foi o responsável pelo ataque à ilha. Wesker agride Chris sucessivamente e revela que Claire está na Antártida, onde também se encontra Alexia. Devido à força e a agilidade de seu inimigo, bem como os olhos avermelhados, Chris percebe que agora, de alguma forma, Wesker possui poderes sobre-humanos. Antes que a luta pudesse acabar em morte, Wesker abandona Chris ao ver o rosto de Alexia em um monitor (RECV).

Decidido a resgatar sua irmã, Chris põe em prática suas habilidades de piloto e usa um dos caças Harrier da família Ashford para ir à Antártida (RECV).

Chris pousa no complexo da Antártida e começa a procurar por sua irmã. Durante sua investigação, ele descobre a existência de um novo vírus, o t-Veronica e o perigo que ele representa para toda a humanidade (RECV).

Chris encontra o corpo de Alfred Ashford na câmara onde Alexia repousara (RECV).

4583026360_2128408005_o

Nos níveis inferiores do laboratório, em uma réplica da Mansão Spencer, Chris encontra sua irmã desacordada e presa em um casulo. Após recobrar a consciência, Claire conta ao irmão sobre Steve e como ele também deveria estar preso em algum lugar do complexo. Os dois se preparam para procurar o garoto, mas são interrompidos por Alexia. Ao tentar persegui-la, eles são atacados por tentáculos e forçados a se separar. O grito de Steve ecoa pela sala. Percebendo a preocupação de Claire com o garoto, Chris ordena que ela vá ajudar Steve, enquanto ele permanece no hall da mansão (RECV).

Claire finalmente encontra Steve preso por amarras e por um grande machado, da mesma forma que ela avistara Alexander Ashford. Sem condições de soltar o garoto, Claire apenas ouve o que ele tem a dizer: Alexia conduzira em Steve o mesmo experimento feito em Alexander. O garoto começa a sentir dores terríveis e não consegue respirar. Enquanto ouve seu pedido por ajuda, Claire vê Steve se transformar em um horrendo monstro (RECV).

4582403291_eee8225280_o

Steve persegue Claire, encurralando-a. Um dos tentáculos de Alexia prende a garota, deixando-a impossibilitada de reagir. Com o mesmo machado que o prendia, Steve ataca, acertando, porém, o tentáculo, ao invés de Claire. O tentáculo contrataca o garoto e desaparece. Ferido, a transformação de Steve se desfaz e ele volta às suas feições humanas. Steve declara seu amor à Claire e morre (RECV).

No hall da mansão, escondido, Chris presencia o encontro entre Alexia e Wesker. Wesker declara que Alexia é agora a única fonte de amostras do t-Veronica e exige que ela o entregue. Alexia sofre uma mutação, mostrando o resultado de sua simbiose com o vírus. Wesker e Alexia lutam entre si, mostrando as extraordinárias habilidades de ambos. Em um dado momento, Wesker localiza Chris e tenta atacá-lo, sendo impedido por Alexia. Percebendo o que poderia ganhar com aquela situação, Wesker foge, deixando Chris sozinho com Alexia. O rapaz tenta fugir, mas é obrigado a lutar contra a criatura. Após uma longa batalha, Alexia finalmente perde os sentidos e Chris parte para encontrar de sua irmã (RECV).

Chris encontra Claire ainda presa em uma sala, junto ao corpo de Steve. A garota sugere que Chris ative o sistema de autodestruição do complexo, para que as travas de todas as portas sejam liberadas. Chris aciona o mecanismo e se reúne com Claire (RECV).

maxresdefault

Quando se preparam para deixar o local, mais uma vez eles são confrontados por Alexia. Ela passa por uma nova mutação, tornando-se muito mais forte. Chris utiliza todo seu armamento, mas somente com um tiro da Linear Launcher, Alexia finalmente é derrotada (RECV).

Chris corre para deixar o lugar rapidamente, porém mais uma vez, Wesker reaparece. Ele demonstra seu descontentamento com o vírus de Alexia, mas se mostra satisfeito por poder se vingar de Chris. O rapaz tenta contrariar Wesker, dizendo que Alexia foi morta e que não há mais fonte de amostras para o t-Veronica, mas Wesker responde dizendo que seus homens já levaram o corpo de Steve, que também contém o vírus. Wesker e Chris lutam mais uma vez e o primeiro confirma as suspeitas de Chris, ao dizer que não é mais um humano. Por um golpe de sorte, uma explosão impede que Wesker ataque Chris novamente. Wesker foge em um submarino e Chris corre para encontrar sua irmã (RECV).

Junto com Claire e a bordo do caça Harrier, Chris decola do complexo da Umbrella, enquanto o sistema de autodestruição apaga o local do mapa (RECV).

Fatos não datados

Jill se dirige à Europa em busca de Chris, mas não o encontra em seu apartamento (RE3 – Epílogo de Jill). [Estimado de acordo com os acontecimentos de RE CODE: Veronica. Chris não está em seu apartamento por ter se dirigido à Ilha Rockfort para salvar sua irmã].

Após a destruição de Raccoon City, o Consórcio Farmacêutico Global foi fortemente atacado. O desenvolvimento e experimentos com armas biológicas feitos pela Umbrella, assim como a venda destas armas no mercado negro, fez com que as pessoas suspeitassem do Consórcio Farmacêutico Global, e o fato de a Umbrella ter sido membro do conselho executivo só aumentou as suspeitas (RE5 – B.S.A.A.).

Sergei Vladimir constrói uma base subterrânea abaixo de um complexo industrial químico no Cáucaso. O local era de propriedade do governo russo durante a era soviética. Sergei torna-se o proprietário e dá início a um centro de pesquisa da Umbrella. No local, seria dada continuidade ao projeto T-A.L.O.S. (Wesker’s Extra Report; RETUC – Nota Sobre a Divisão da Umbrella na Rússia).

Acusado de ter envolvimento com a Umbrella e de encobrir o incidente em Raccoon City com a intervenção dos mísseis, o presidente dos EUA renuncia ao cargo (RE: Degeneration).

Claire Redfield se une à TerraSave, uma organização não governamental que buscava ajudar vítimas do bioterrorismo (Biohazard Archives II – TerraSave).

Apesar da falta de provas, as suspeitas de envolvimento no incidente em Raccoon City faz com que as ações da Umbrella caiam drasticamente (RE Degeneration).

 


Timeline1999

Entre Janeiro e Dezembro de 1999

Fatos não datados

Iniciam-se as investigações sobre o incidente em Raccoon City. O público espera que os culpados sejam apontados, mas com a explosão da cidade, poucas provas contundentes ainda existem (Inside of Biohazard: The Darkside Chronicles).

Após o incidente em Raccoon City, o governo americano exigiu que a Umbrella interrompesse todas as operações. Em resposta, Ozwell E. Spencer chamou os melhores advogados e preparou falsos testemunhos para criar a ideia de uma conspiração, o que desviaria a opinião pública da Umbrella e a colocaria contra o governo americano. Mesmo com testemunhos de sobreviventes, mas com a falta de provas, muitas delas destruídas na explosão da cidade, e a falta de testemunhos de funcionários do governo, que temiam ser prejudicados, o caso se arrastou sem conclusão imediata (RETUC – Julgamento da Umbrella Sobre Raccoon City). [Estimado de acordo com o período citado no livro Inside of Biohazard: The Darkside Chronicles].

Timeline2000

Anos 2000 - inclui acontecimentos de Resident Evil: Revelations 2 e Resident Evil 7

Julho

Alex Wesker se mudou para uma ilha desconhecida chamada Zabytij, próxima à Rússia, a fim de prosseguir com suas pesquisas. Contando com o financiamento de Spencer e com o apoio de seu fiel pesquisador, Stuart, e sua equipe de cientistas, Alex consegue reerguer a ilha financeiramente, reabrindo as industrias e também as minas, o principal meio de empreendedorismo do local. Após o sucesso de tal plano, os habitantes começaram a idolatrá-la, chamando-a de “Senhora Alex”, a seguindo cegamente e sem questioná-la. (Resident Evil: Revelations 2 – Um Ode aos meus Irmãos)

Fatos não datados

“The Connections”, uma organização misteriosa, começa a desenvolver armas biológicas que dominavam a consciência de outros com assistência técnica da HCF. Mais tarde, no mesmo ano, a organização cria Eveline com sucesso, a primeira das cobaias tipo-E. Ela completa a forma da arma biológica. (RE7 – Guia japonês oficial do game)

 


 

← 1981-1995 Linha do Tempo 2001-2005 →