Análise dos trailers de Resident Evil 2 Remake

Pelo amor de santa Claire! Depois de uma saga que parecia sem fim, e de tanto tomar dedo de manequim na cara, nós finamente pudemos chorar copiosamente enquanto nos abraçávamos com lágrimas de alegria ao assistirmos o trailer de RESIDENT EVIL 2 REMAKE na conferência da Sony na E3 2018.

De rumores fomos sobrevivendo, e agora é oficial! O REMAKE de Resident Evil 2 está mais vivo do que nunca, e já tem data de lançamento: janeiro de 2019 (segura essa ansiedade!), com direito ao motor gráfico RE ENGINE, que dá aos jogadores uma viajem ao HORROR DE SOBREVIVÊNCIA nunca antes experimentada.

Como bem sabemos, o primeiro remake de Resident Evil foi considerado uma verdadeira obra de arte, trazendo toda a essência do primeiro jogo lançado no PlayStation 1 .O REMAKE não só trouxe de volta as sensações do título original que marcou uma geração e deu início à uma franquia referência no segmento, mas também trouxe melhorias gráficas, de enredo, além de sustos extras.

Quando o remake do segundo título numerado de RESIDENT EVIL foi anunciado, nós fomos a loucura e passamos a esperar o mesmo carinho e empenho utilizados no primeiro jogo. Afinal, quem não quer vibrar e se arrepiar em cada segundo nessa revisitação aos corredores da boa e velha R.P.D.?

Com o trailer, nós tivemos apenas um vislumbre do que nos aguarda. Mas também há informações valiosas em dois materiais exibidos oficialmente de Resident Evil 2 Remake, que são verdadeiras munições de metralhadora de teorias. Por isso, sem mais delongas, bora analisar minuciosamente, frame por frame e teorizar muito além daquele sorriso maroto que já estamos dando entre as referências e easter eggs?

TRAILER DIVULGADO PARA A IMPRENSA

Ação fora da estação de polícia

Neste trailer, temos o início com Leon S. Kennedy na chuva em frente à R.P.D. dizendo:

– Não era assim que eu imaginei que seria meu primeiro dia.

E logo temos uma sequência de flashes rápidos. Podemos notar nestes flashes, Leon dirigindo até a cidade, como na abertura original, e ele na entrada da loja, em que temos a cena do rato no trailer de showcase da E3 que também analisaremos neste texto.

A porta de entrada da loja tem um sinal curioso de: permitido apenas 3 estudantes por vez (uma placa comum em lojas americanas: onde há escolas próximas, ou grande movimentação de estudantes, o fluxo é limitado entre crianças e adolescentes, supostamente por um controle melhor contra furtos de pequenos produtos – SANTO Google nos ajudou a descobrir isso). Também temos o sinal de ABERTO e de EMPURRE na porta.

Na cena seguinte temos um homem sentado no chão, bastante ferido e apontando para alguma coisa com as mãos sujas de sangue. Provavelmente um funcionário da loja pelas roupas e crachá.

Neste ponto, percebemos que os dois trailers se encontram na cena do rato e notamos que podem rolar muitas partes jogáveis antes mesmo de podermos entrar na estação de polícia.

Leon ao entrar na sala diz:

– Tem algo de errado aqui…

Temos o grito do xerife e um take com uma visão melhor do emblema no seu uniforme com a silhueta de um guaxinim. Em seguida, temos um close no zumbi sinistro que acabou de atacar o xerife e depois disso Leon aponta sua arma e podemos ver bastante da sua nova cara com a ENGINE fotorealista. Leon, então, dá cabo nosso amiguinho comedor de cérebros.

Isso já altera a ordem de acontecimentos em relação a abertura do clássico.

Estamos seguros aqui?

Leon aparece em uma cena em frente ao portão de entrada da R.P.D.

Nas imagens que se seguem, nós podemos dar uma bela olhada e babar na boa e velha (nova?) R.P.D. que tem algumas diferenças da original como: a substituição da escada de emergência central por duas escadas comuns grandes nas laterais, a mudança da posição da estátua com jarro do hall principal, que agora fica atrás da mesa do computador.

E também Leon em um corredor muito parecido com o aquele com máquinas de refrigerante no original, na porta à direita do hall de entrada perguntando:

– Tem alguém aqui?

Em um outro corredor que se assemelha muito com o do primeiro Licker, Leon é atacado por zumbis que aparecem dobrando a esquina.

Notem que é um homem e um mulher, o homem é um policial, já a mulher com uma roupa comum pode ser uma cidadã que buscou abrigo na delegacia ou funcionária. Leon é atacado pelos dois zumbis e cai, no que parece ser uma cena dele morrendo ou tomando algum dano bastante alto.

Em seguida, a cena de um zumbi com roupas comuns entrando pela janela em grande estilo (o que indica que podemos tomar os bons e velhos sustos no estilo jump scare dos cerberus e companhia).

Logo na sequência, também vemos seis zumbis: 3 policiais homens, 1 policial mulher e 2 civis pelas roupas comuns no que parece ser o escritório com cofre da porta azul do clássico. Note um detalhe importante: a ZUMBI de shortinho está presente!

Nesta cena fica claro que teremos a possibilidade de andar e atirar ao mesmo tempo bem como dá para sacar que o jogo usa o estilo de câmera em terceira pessoa, com visão em cima dos ombros, no estilo de Resident Evil 4 como diziam os rumores antes do lançamento dos trailers.

Um corredor aparentemente desconhecido aparece – não consegui sacar qual é na comparação com o clássico. Isso pode indicar uma repaginada total em alguma região, ou até mesmo um cenário inédito. Aqui vemos as grades de fora da R.P.D. sendo destruídas por zumbis na chuva (indicando que a coisa fica ainda mais feia depois que entramos na delegacia) e a explosão do helicóptero que estava presente no jogo original.

Marvin Branagh fala com Leon nesta cena. Pelos biombos no fundo, pode ser que encontremos Marvin em frente a estátua com jarro no hall principal, pois a estátua também tem biombos parecidos pelo que vimos no início do trailer. Marvin grita com Leon dizendo:

– Estou te dando uma ordem, novato. Você se salva primeiro.

Vemos uma imagem violenta de Leon verificando um zumbi com sua mandíbula quebrada e seu rosto rasgado. Logo em seguida, ele aparentemente olha para alguma coisa em cima do teto do corredor a frente, indicando fortemente que teremos nosso primeiro encontro com o licker nesta parte.

Leon nota um sobrevivente na câmera de vigilância que diz: ajude, por favor! O personagem fica com semblante preocupado e parece pensar me um modo de ajudar. Isso talvez seja indício que trabalharemos muito mais em resgatar e ajudar sobreviventes que estão lutando pela vida na estação de polícia, tornando o jogo muito mais interessante e com um peso maior.

Logo depois, podemos ver Leon brincando de cabo de guerra com um pobre policial em forma de corda – que se rompe em um banho de sangue.

Já era de se esperar que os nossos lickers lindos aparecessem em alta definição gráfica pra nos matar do coração durante as jogatinas de Resident Evil 2. E é claro que a CAPCOM não seria doida de tirar a cena icônica do primeiro “linguarudo” passando pela janela. Depois desse arrepio, uma passagem secreta se abre nesta cena e parece ser a base da estátua do jarro no hall principal, indicando uma importância maior em relação ao título do PlayStation 1, e utilizando da ideia de OUTBREAK FILE#2 em colocar uma passagem secreta no local.

Também vemos uma janela enorme redonda em um prédio diferente, que pode indicar um cenário novo usando essa passagem secreta como acesso. Esta janela também pode ser a sala do licker com as duas jóias vermelhas nos bustos, ou até mesmo a clocktower que vemos no Resident Evil 3 que pode ser usada como ponte ou ligação entre um futuro remake do 3 – que esperamos MUITO que também aconteça.

Diferente, porém ainda linda

Claire toda linda com seu visual novo tem um destaque maior neste trailer. Seu rosto está totalmente diferente, tal qual Leon devido ao sistema fotorealista usado no motor gráfico de RE ENGINE. Podemos notar também roupas diferentes, como foi dito nos rumores, e seu colar com o que parecem ser asas de anjo pode remeter às jaquetas icônicas que ela e Chris usam com a escrita: MADE IN HEAVEN. E um detalhe: durante o jogo já sabemos que os ela também terá uma roupa extra de Elza Walker (personagem descartada, presente em Resident Evil 1.5) – presente na versão DELUXE do game.

Ainda nos minutos finais podemos ver a presença de personagens importantes para trama dando as caras novamente, e talvez sendo ainda mais impactantes nesta versão atualizada do clássico tão amado pelos  fãs, são eles: Sherry Birkin, Ada Wong, além do próprio Marvin.

No final temos o novo logotipo do remake de Resident  Evil 2, que usa a mesma fonte de Resident Evil 7 com um efeito parecido de textura rachada nas letras aparece.OBSERVAÇÃO: Tanto o logo como os releases tratam o título do jogo como sendo apenas RESIDENT EVIL 2, e não RESIDENT EVIL 2 REMAKE. Isso pode indicar que esse NOVO jogo pode ser oficializado como canônico no lugar do clássico no que diz respeito a história principal da franquia.

TRAILER SHOWCASE

A visão do roedor

O trailer começa assim: com uma incógnita! Um câmera dinâmica de um lado pro outro se movendo rapidamente, e então percebemos que estamos com a perspectiva de uma criatura pequena.

Logo em seguida, damos de cara com uma TV de tubo antiga e um velho conhecido de muitos: o primeiro modelo de Playstation 1 em uma mesa com um prato de com pizza e o controle do video game, o que já começou a aquecer o coração dos fãs que sacaram a referência e já sentiam o bixo vindo!

Em seguida ouvimos vozes, e podemos notar 3 distintas. Uma briga se inicia entre alguém tentando apreender um suposto invasor da loja. Depois de cairmos do armário e fugirmos, infelizmente temos a visão do fim do nosso pobre câmera man, que descobrimos ser um rato ao sairmos da visão em primeira pessoa. A briga continua, alguém oferece ajuda, e um dos 3 homens diz que não precisa e tem tudo sobre controle.

O próprio rato, neste caso, é uma referência da abertura do Resident Evil 2 original e no Outbreak, já que esses roedores são fundamentais no surto de contaminação com o Vírus-T na cidade de Raccoon.

Leon (cabelo de prancha) S. Kennedy

Até o momento, nenhuma ligação com Resident Evil de fato havia sido concretizada, mas então, após ser atacado, um homens tem seu pescoço rasgado pelos dentes do invasor da loja. Neste momento temos a visão do zumbi, que tem seus miolos estourados por nada mais nada menos que Leon S. Kennedy com uma feição mais jovial, silhueta magricela e seus cabelo claros e sedosos.

Embora diferente devido ao uso de fotogametria para os personagens, Leon ainda tem muitas referências aos modelo original de uniforme e arma.

Marvin Branagh

Nosso querido Marvin aparece também neste trailer, e dá um bom conselho à Leon para que não cometa o mesmo erro que ele: de uniforme ou não, qualquer zumbi que aparecer, Leon não deve hesitar em dar cabo.

Cidade do guaxinim do inferno

Mais uma vez podemos ver que teremos foco também do lado de fora da delegacia. Com cenas de muita destruição pela cidade – e zumbis sem fim. Podemos notar a placa característica de boas-vindas à cidade em uma das cenas.

Um dos maiores sonhos de todo fã da franquia de Resident Evil é ver Raccoon City e a própria delegacia de polícia modelada para geração atual, pois bem, podem comemorar! A cidade foi inteira refeita para os padrões da nova geração, a cidade representa bem o caos de um surto de zumbis.

E com esse caos evidente em Raccoon City, o trailer conseguiu passar o que sentiamos quando jogávamos Resident Evil de PlayStation 1: uma sensação de desolação, agonia e medo de vagar pelas ruas da cidade e dar de cara com algum zumbi.

Também temos um flash bem rápido no trailer de imprensa de uma placa de transito escrita: NORTE de RACCOON CITY, indicando que poderemos explorar regiões diferentes da cidade, já que temos a confirmação de duas campanhas distintas para Leon e Claire.

A R.P.D. também recebeu um fino tratamento, algumas coisas foram alteradas se comparada com a original, mas mudou para melhor. Os corredores sombrios e apertados passam a mesma sensação da versão clássica: MEDO.

Claire Redfield e Sherry uma dupla muito fofa

Claire também participa neste trailer, porém com menos ênfase. Ela tem um diálogo rápido com Sherry que pergunta se Claire a ajudaria, e nossa heroína prontamente responde que sim. Nesta cena, podemos notar que Sherry parece estar pedindo ajuda pra Claire num primeiro encontro, o que também já mostra uma  alteração ao título original do PS1 onde elas se encontram na sala dos fundos do escritório de Brian Irons.

Ainda na sequência vemos a silhueta de uma criança no meio da chuva, e mais uma voz diferente dizendo:

-É uma demonstração impressionante de força.

Pelo contexto e por ser basicamente na mesma cena que Sherry aparece, arrisco dizer que é Annette Birkin se referindo à alguma criatura afetada pelo Vírus-T.

Ouvimos um grito de uma mulher, e vemos a cena com a filha do prefeito morta sobre a mesa de Brian Irons, enquanto a voz supostamente de Annette diz:

– Mas nós não tinhamos intenção de que isso acontecesse!

Mister-X, o Tyrant que persegue Leon e Claire por toda Raccoon City marcou presença, e também foi totalmente repaginado e por um breve momento no final do trailer é possível ver Claire o enfrentando, e não apenas seu visual mudou, bem como seu ataque com uma garra saindo de dentro dele e uma forma grotesca pode ser vista nas imagens. Seria o Baby-G saindo dele?! Ou as garras de William Birkin?

Dúvidas e personagens misteriosos

No início do trailer de imprensa, um olho do que parece ser alguma criatura diferente de zumbi pela textura e cor da pele ( coisa que não falta em chefe no RE2 original ) tem um destaque, seria essa uma referência ao olho gigante de William Birkin?Depois da cena de Leon, temos uma visão ampla da cidade de Raccoon em seu pleno caos, e um personagem misterioso, dirigindo em direção à aquele inferno e dizendo:

– O dinheiro está na minha conta. É sempre um prazer.

Ainda não temos nenhuma informação sobre a identidade deste homem. Além disso, temos cortes de cenas de um beco da cidade, lembrando muito o da loja de armas Kendo, e o sino de uma catedral no meio da cidade tocando.

Durante o trailer também temos o diálogo de Leon dizendo que o que fosse preciso  pra salvar a cidade, e uma voz diferente da de Claire, dizendo estar impressionada que Leon tinha chegado tão longe. Pelo pouco conteúdo do diálogo ainda assim arrisco dizer que esta seria a voz de Ada, que combina bastante com a personagem que é fria e calculista.

Também temos um personagem dizendo que está se direcionando para o ponto de extração com uma voz abafada pelo que parece ser máscaras usadas por HUNK e companhia. A mesma voz abafada diz que sobreviver é sua responsabilidade, o que pode ser uma frase solta de um diálogo no jogo, ou até mesmo uma fala de quando se inicia o modo mercenários, por exemplo. Sendo assim, isso pode indicar a participação de HUNK sendo muito maior na trama principal do jogo, bem como gameplay de modos extras, como The 4th Survivor e Tofu Survivor, já confirmados pela Capcom.

E qual a teoria de vocês? Lembrando que uma demonstração jogável de Resident Evil 2 Remake está disponível na E3 – confira um trecho do material clicando aqui. Muita coisa ainda pode rolar durante esta semana!

Colaborou com este material: Valdecir Emboava