Capcom registra lucros recordes com Resident Evil 2, mas COVID-19 pode atrapalhar novos jogos

A Capcom divulgou seus resultados financeiros para o ano fiscal que terminou em 31 de março. O destaque vai para a informação de que, pelo terceiro ano consecutivo, a companhia conseguiu registrar lucros recordes. Resident Evil 2, lançado em janeiro de 2019, é um dos títulos que levaram a esse bom desfecho, especificamente por suas vendas digitais. O destaque, no entanto, vai para Monster Hunter World: Iceborne que foi o “principal impulsionador do crescimento da lucratividade devido ao foco na venda digital” (via Capcom IR).

Mas apesar dos bons rendimentos, a situação da pandemia da COVID-19 pode atrapalhar a chegada de novos jogos grandes da Capcom. Em outubro do ano passado, a companhia já projetava o seu futuro com lançamentos mais frequentes de propriedades, inclusive com a reutilização de marcas consideradas “dormentes”. Agora, o desenvolvimento desses títulos depende de como o mundo lida com a doença. Políticas de home office e de desinfecção de escritórios da Capcom foram adotadas. Recentemente, até as bases no Japão foram fechadas devido à declaração de estado de emergência no País, com um número mínimo de funcionários sendo mantidos presencialmente para manter a operação.

Apesar dos grandes jogos planejados para o novo ano fiscal que termina em março de 2021, muitos deles devem sofrer atrasos, obrigando a Capcom a ajustar o seu calendário de lançamentos. A informação é do site 4Gamer (via Alex Aniel), que cita Kenkichi Nomura, um dos executivos da companhia. Alguns produtos previstos ainda para o segundo semestre deste ano, por exemplo, podem ser reagendados. Já outros – esses com lançamentos até o primeiro trimestre de 2021 – eventualmente serão afetados.

Um desses títulos que provavelmente estão sendo desenvolvidos neste novo ano fiscal é Resident Evil 8, que já teria seus detalhes vazados segundo um insider. Dusk Golem soltou mais algumas coisas sobre como será o novo jogo em recentes tweets. RE8 teria foco mais na exploração, com a existência de puzzles. Seria, também, o mais sombrio e macabro de todos com inimigos perturbadores.