Filmes para curtir depois de jogar Resident Evil 7

Como é costume na franquia, Resident Evil 7 trouxe algumas referências de filmes de terror que se tornaram ícones da cultura pop.

Ainda na época da divulgação do game, o segundo trailer de Resident Evil 7 (The Bakers) trouxe a icônica cena do jantar inspirada em “O Massacre da Serra Elétrica” (1974). No entanto, essa não é a única referência que jogo traz dos filmes de terror.

Confira a nossa lista de outros filmes para você assistir depois de jogar Resident Evil 7.

Série “Uma Noite Alucinante” (1981, 1987)

https://www.youtube.com/watch?v=72nlQp9xe5o

Masachika Kawata, o produtor de Resident Evil 7, é fã assumido de “Evil Dead”. A franquia de filmes estrelada por Bruce Campbell é um dos ícones do cinema “terrir”, daqueles que não tem como levar a sério, tamanhas as bizarrices que acontecem.

No primeiro filme, Ash vai passar as férias com a irmã, a namorada e um casal de amigos em uma cabana isolada. As coisas começam a ficar estranhas, até que eles encontram o Necronomicon Ex-Mortis, ou o livro da morte, e uma gravação de um pesquisador que recita uma espécie de maldição que acorda demônios.

A sinopse não parece tão semelhante ao jogo, mas as referências são várias, e incluem o modelo do carro usado por Ethan para chegar à propriedade dos Bakers, detalhes da decoração da casa principal, membros decepados com serras elétricas e pás, homens forçados à matar namoradas possuídas, e claro:

Groovy-Evil-Dead-2-gif

“A Morte do Demônio” (2013)

Como se não bastasse se inspirar nos originais, Resident Evil 7 também usa referências do reboot de The Evil Dead.

A principal delas está em Mia, a protagonista do filme, que claramente é fonte de inspiração para a esposa de Ethan. Em “A Morte do Demônio”, Mia é uma garota problemática e usuária de drogas. Ela é levada pelos amigos para uma cabana isolada para se desintoxicar e tudo piora quando alguém encontra Necronomicon Ex-Mortis (de novo).

Apesar das histórias das duas mulheres serem diferentes, a Mia de “A Morte do Demônio” é uma clara inspiração visual/estética para a personagem de Resident Evil 7, especialmente quando está sob efeito das alucinações de Eveline. Os nomes, obviamente, não são mera coincidência.

As referências à “A Morte do Demônio” também aparecem na demo Beginning Hour. O visual do fantasma que aparece em alguns trechos é inspirado em um dos figurinos da Mia do filme.

“A Bruxa de Blair” (1999)

A história de “A Bruxa de Blair” provavelmente é a grande inspiração para os Sewer Gators, as vítimas da família Baker que conhecemos na demo Beginning Hour.

No filme, três estudantes de cinema desaparecem em uma floresta enquanto filmavam um documentário sobre a lenda da Bruxa de Blair. O longa usa o conceito de “filmagem amadora encontrada” (found footage) que também foi incorporado ao gamplay de Resident Evil 7, com as fitas VHS, que servem como files jogáveis.

Série “Jogos Mortais” (2004 -2017)

A série “Jogos Mortais” já tem sete filmes (e um oitavo previsto). O conceito principal gira em torno do psicopata Jigsaw, que sequestra pessoas que cometeram algumas transgressões e as coloca em armadilhas. As vítimas devem resolver enigmas absurdos para sobreviver e chegar ao final “do jogo”.

Os filmes parecem ser a fonte de inspiração para a loucura de Lucas, a “ovelha negra” da família Baker. Parte nerd, parte sádico, Lucas bola uma série de armadilhas para testar os invasores da propriedade. A fita “Feliz Aniversário” traz um puzzle intrincado, bem ao estilo das ideias perversas de Jigsaw.

Lembrou de mais algum filme enquanto jogava Resident Evil 7? Conte nos comentários!