Críticas a RE6 influenciaram Resident Evil 7

Assim como Resident Evil 4 revolucionou a franquia por trazer um novo e inovador sistema de jogo e um maior foco na ação, Resident Evil 7, que nem foi lançado ainda, já mostra que mais uma vez irá revolucionar a franquia e trazê-la de volta ao terror, e implementar um “novo” sistema de jogo.

De acordo com entrevista concedida ao UOL Jogos, o diretor Koushi Nakanishi afirmou que em meados de 2013 a equipe decidiu fazer uma nova e radical mudança em Resident Evil, por conta das duras críticas direcionadas a Resident Evil 6, que representou um ponto de saturação da mecânica implementada em RE4.

Com a intenção de criar uma experiência mais focada e totalmente voltada para o horror, em 2014 a equipe de produção já havia batido o martelo que o jogo seria em primeira pessoa e já haviam planos de envolver interação com periféricos de realidade virtual. Esses planos inclusive se tornaram ainda mais fortes após o sucesso de “Kitchen”, demonstração que a Capcom preparou para o PlayStation VR e que já era o início do projeto de Resident Evil 7.

Nakanishi e Masachika Kawata, produtor de RE7 que também concedeu entrevista ao UOL Jogos, acreditam que a imersão proporcionada pela realidade virtual aguça todos os sentidos do jogador, tornando-o mais suscetível a se assustar e vivenciar a experiência de forma mais intensa, algo que é potencializado pelos sons do jogo, que com a VR aumentam a sensação de insegurança.

Mas os desenvolvedores deixaram bem claro que Resident Evil 7 não é apenas um jogo voltado ao uso da realidade virtual, e que cabe ao jogador escolher de que forma quer vivenciar o jogo.

Ainda sem muitos detalhes sobre o enredo, a Capcom por enquanto apenas confirmou que Resident Evil 7 se passa após os eventos de RE6 e tem como cenário uma mansão abandonada na região rual dos EUA – no caso o estado da Louisiana.

Nakanishi ainda deu uma pista sobre a possibilidade de que o jogo final tenha diversas possibilidades de final dependendo das escolhas e descobertas feitas durante o jogo, como aliás é mostrado na demo.

Resident Evil 7 chega em 24 de janeiro de 2017 para PS4, XONE e PC.