Desenvolvedores independentes se inspiram em Resident Evil e criam jogos que lembram clássicos

Não é de hoje que os desenvolvedores independentes (indies, em inglês) de jogos se inspiram em Resident Evil para produções de seus conteúdos, mas nos últimos tempos isso vem ficando cada vez mais evidente com o surgimento de plataformas de apoio a esse tipo de trabalho. É o caso do site Itch.io, que reúne conteúdos desses profissionais para computadores.

A desenvolvedora brasileira CatchDog Studios, por exemplo, aproveitou o movimento indie para trabalhar em Fog of Evil, um jogo inspirado nos títulos clássicos de sobrevivência ao terror. Tomaz Arruda, um dos desenvolvedores, entrou em contato com o REVIL e disse que, inicialmente, o jogo se passaria em Raccoon City, entre os eventos de Resident Evil 2 e 3, mas por problemas de direitos autorais – óbvios – a história foi alterada.

O jogo também carrega elementos de Silent Hill e traz como protagonista uma caminhoneira que transporta cargas ilegais, e que tem um passado obscuro nas forças militares. Fog of Evil ainda está em processo de desenvolvimento e os elementos da jogabilidade trazem uma dinâmica parecida com Resident Evil 4. Uma demonstração do título pode ser baixada neste link.

O pessoal da Jupiter Light House também tem uma iniciativa interessante com o jogo Prototype Mansion, disponível para Windows, macOS e Linux. O título traz gráficos em 32 bits no bom e velho estilo old school e coloca uma detetive e seu parceiro em uma mansão cheia de monstros e zumbis. Prototype Mansion lembra muito o primeiro Resident Evil, com a mansão e um toque de humor, e é o primeiro capítulo de uma série de jogos de terror que essa galera pretende lançar.

Prototype Mansion é vendido por 1.99 dólares no site oficial do jogo – com informações de Bloody-Disgusting.