Diretor comenta inspirações e início do desenvolvimento de Resident Evil 7

Koishi Nakanishi, o diretor de Resident Evil 7, falou amplamente sobre o desenvolvimento do jogo durante uma conferência na Game Developers Conference.

Os primeiros passos para a produção de Resident Evil 7 aconteceram pouco após o lançamento de Resident Evil 6. As mudanças que o título trouxe foram discutidas inicialmente em fevereiro de 2014, para decidir o futuro da série. O direcionamento para a primeira pessoa foi um dos objetivos iniciais determinados pelo produtor executivo Jun Takeuchi, assim como os visuais fotorrealísticos. Takeuchi também desejava um jogo “assustador, porém divertido”, além de ser focado completamente em uma experiência single-player. A falta de referências a jogos anteriores ou outros personagens consagrados da franquia é proposital e também foi uma das primeiras decisões acertadas sobre Resident Evil 7.

Quando o desenvolvimento de Resident Evil 7 ainda permanecia em segredo, a Capcom se referia ao projeto como “Harawata”, que literalmente pode ser traduzido do japonês como “entranhas”. A palavra também é uma forma de referenciar filmes cheios de gore no Japão, como são os da série Evil Dead, grande inspiração para Resident Evil 7.

As inspirações em filmes de terror podem ser observadas diretamente no jogo, de acordo com Nakanishi. O diretor acredita que muitos jogadores acabam se sentindo “confortáveis” demais ao lidar com o mesmo tipo de inimigo ao longo dos games e, por isso, decidiu aplicar um gênero de terror a cada um dos principais chefes de Resident Evil 7. Marguerite recebeu a temática Body Horror, que foca-se em chocar o espectador com alterações bizarras do corpo humano (“O Bebê de Rosemary”, “A Coisa”, “Centopeia Humana”). Jack, obviamente, ficou com o gênero Slasher, geralmente baseado em um maníaco ou psicopata que persegue suas vítimas e as mata de forma violenta (“Psicose”, “O Massacre da Serra Elétrica”, “Sexta Feira 13”). Já Lucas foi inspirado pelos filmes de terror psicológico (“Jogos Mortais”, “O Silêncio dos Inocentes”, etc). O objetivo dos encontros com os Bakers era de trazer novidades através de mecânicas diferenciadas, em vez de apenas depender de atirar em inimigos.

Apesar das fortes referências externas, Nakanishi disse que tentou ao máximo recriar a experiência do primeiro Resident Evil. As semelhanças entre os dois títulos são várias: jogamos com um novo personagem, estamos presos em uma propriedade infestada de inimigos e o objetivo primordial é a sobrevivência. No entanto, Resident Evil 7 abre mão de muitos conceitos estabelecidos na franquia, como os zumbis e o modo cooperativo.

O diretor também contou que em um determinado ponto do desenvolvimento de Resident Evil 7 a equipe tentou incluir todos os elementos que os fãs gostam de jogos anteriores. Os desenvolvedores acabaram percebendo, no entanto, que o resultado acabou sendo confuso. Provavelmente, é justamente disso que os produtores estavam fugindo – um dos fatores que fez Resident Evil 6 ser tão criticado, inclusive.

Para Nakanishi, agora a série Resident Evil pode ser dividida por duas trilogias: os três primeiros jogos são marcados pela câmera fixa, enquanto RE4-5-6 trazem um direcionamento novo para a ação. Ele não deixou claro se Resident Evil 7 é, de fato, o começo de uma nova trilogia de jogos em primeira pessoa, mas também não descartou que algum próximo título se aproxime novamente da ação.

Via PC Gamer.