Estúdio de “Operation Raccoon City” faria um segundo Resident Evil

Todo mundo se lembra de 2012, “o ano Resident Evil”, em que uma quantidade gigante de títulos da série foi lançada: Revelations para consoles, RE6 e RE Operation Raccoon City (além do quinto filme em live action e Damnation).

Na época do anúncio, Resident Evil Operation Raccoon City foi marcado por um hype imenso, especialmente pela produção de trailers de divulgação em CG incríveis e uma campanha viral envolvente. O game tinha a premissa de colocar o jogador do lado dos inimigos da história durante o incidente em Raccoon City, o esquadrão da Umbrella USS.

O título foi desenvolvido pela Slant Six Games com supervisão da Capcom. Na época o estúdio era mais conhecido pela série SOCOM, de jogos de tiro em terceira pessoa.

Após o lançamento de Resident Evil Operation Raccoon City, dataminers encontraram imagens de Star Wars Battlefront 3 (ainda não anunciado) no disco do jogo. Aparentemente, a Slant Six estaria trabalhando no jogo após a LucasArts e a Free Radical terem abandonado o projeto. Atualmente, a série está nas mãos da EA Games e da DICE.

A presença dos arquivos de um jogo não anunciado no disco de Resident Evil Operation Raccoon City teria irritado a Capcom ao ponto de cancelar um projeto futuro de RE com a Slant Six.

Andy Santos, que foi diretor de REORC, contou o caso em uma entrevista ao site Game Watcher: “Sim, haviam arquivos de Star Wars no disco de Operation Raccoon City. Isso fez com que, infelizmente, o nosso novo jogo fosse cancelado”.

O segundo projeto de parceria entre a Capcom e a Slant Six seria um novo Resident Evil. O game não faria parte da franquia principal (numerada), mas seria um spin-off, assim como Operation Raccoon City.

Segundo Santos, o motivo do fim da relação do estúdio com a Capcom não teriam sido os resultados ruins de Operation Raccoon City: “A gente pode ter recebido umas notas terríveis nas análises, mas fomos número 1 no Japão [em vendas]. Após estar em primeiro lugar nosso segundo título foi cancelado por causa dos arquivos no disco. Eu só fiquei sabendo disso pelas notícias. Fui trabalhar e descobri no fim daquele dia que nosso próximo projeto não seria mais feito com a Capcom”.

Santos não deu muitos detalhes sobre como seria o segundo game feito pela Slant Six, mas afirmou que o estúdio e a Capcom estavam com conflitos criativos desde o desenvolvimento de Operation Raccon City: “Eu sou um fã de Resident Evil, então queria que o jogo fosse um RE legítimo, mas o pessoal em Osaka [da Capcom] descartou isso e queria fazer algo mais voltado para ação”.

Na época, a Capcom acreditava e afirmava que o “survival horror era um mercado pequeno demais para Resident Evil”. Depois das críticas recebidas em jogos como RE6 e o próprio Operation Raccoon City, a Capcom decidiu fazer RE7 como um jogo de terror.

Ainda que o projeto cancelado da Slant Six nunca chegue aos olhos do público, é fácil imaginar que talvez fosse algo semelhante com Umbrella Corps, dada a experiência do estúdio com jogos TPS competitivos online.

Via GameWatcher.