Arte: Frank Alcantara

Resident Evil 8 sofreu reboot e Capcom prepara chegada de novo RE para o próximo ano, diz insider

Resident Evil 8 começou a ser desenvolvido em 2016, mas o título está longe de chegar ao mercado. Pelo menos essas são as afirmações de Dusk Golem, famoso insider na indústria dos jogos que se manifestou recentemente sobre o assunto em sua conta no Twitter. Ele decidiu falar o que sabe em uma série de tweets depois da insistência da comunidade. A primeira coisa que ele diz é que não vai mais falar sobre vazamentos por um bom tempo e que RE8 está a anos de distância.

Dusk Golem confirma que o novo jogo numerado esteve sim em desenvolvimento desde 2016, mas que o seu avanço foi pausado em 2017 por conta da necessidade do envolvimento de mais profissionais nos conteúdos adicionais de Resident Evil 7 e em Resident Evil 2 (que estava atrasado na época). Ainda sim, Resident Evil 8 continuou por alguns anos. Ainda em 2017, o produtor executivo Jun Takeuchi deu pistas sobre o assunto em um making of de RE7.

“Planos para o próximo título já estão em andamento e, quando vocês virem o jogo, poderão perceber que ele é muito diferente de Resident Evil 7 em alguns aspectos, ao mesmo tempo que mantém o conceito primário do survival horror, de pessoas superando as adversidades. A série Resident Evil sempre manterá essa essência.”

Só que, segundo o insider, esse projeto foi oficialmente descartado e sofreu um reboot há apenas 6-7 meses. Isso significa que a versão “final” de Resident Evil 8 não tem nem um ano de desenvolvimento. Dusk Golem, no entanto, evidencia que esses reboots costumam ser mais rápidos no sentido de que os conteúdos, que já estavam prontos, acabam sendo reaproveitados, mas que não é para os fãs esperarem pelo lançamento de RE8 por um bom tempo.

Sobre novos remakes de Resident Evil, o insider joga um balde de água fria nos fãs, já que ele diz que a Capcom está focando em reboots de outras franquias no momento – nos mesmos moldes de RE2 e RE3, com o uso da RE Engine – que devem ser conhecidos em breve.

Um novo jogo da franquia Resident Evil também está previsto e, provavelmente, deve chegar ao mercado no próximo ano, mas não é um remake, ou RE8. Dusk Golem já havia se manifestado sobre lançamentos mais frequentes de RE – “não oficialmente” anuais. Poderia ser um Revelations 3?

Ainda sobre Resident Evil, Dusk Golem se manifestou sobre Resistance. “Resistance foi mais um experimento do que algo planejado. Eu acredito que a equipe experimentou fazer uma versão multiplayer de Mercenaries em RE3, mas que se transformou em uma coisa 4v1 contra Nemesis e se expandiu para Resistance, que depois mudou da mão de desenvolvedores”, conta. Informações disponíveis na revista PlayStation do Reino Unido já davam conta de que o modo Mercenaries realmente foi substituído por Resistance.