Série principal de Resident Evil manterá o survival horror

Ao contrário do que vinhamos ouvindo nos últimos anos, especialmente após o surgimento da série Resident Evil Revelations, a Capcom pretende manter a série numerada (principal) dedicada ao estilo survival horror.

A empresa costumava dizer que os títulos numerados trariam novidades para a franquia, com títulos mais ousados e inovadores. Já a série Revelations seria mais focada no terror e direcionada para os fãs antigos.

Em uma entrevista à MCV, representantes da Capcom Europeia falaram do direcionamento da franquia após as mudanças implementadas em Resident Evil 7.

Resident Evil 6 foi o último título numerado e foi recebido com muitas críticas. Além de não trazer a prometida mistura entre ação e terror como os fãs esperavam, o jogo parecia não ter nenhuma identidade com a série.

Antonie Molant, da Capcom Europeia, falou sobre a estratégia usada no último game: “Sabemos que Resident Evil 6 decepcionou os fãs mais antigos, mas quando consideramos todo o universo da franquia, nós também buscamos agradar a todos os gostos”.

Katsuhiko Ichii, o diretor executivo da Capcom na Europa, disse que a empresa começou a refletir sobre o direcionamento da série após o lançamento de Resident Evil 6: “Começamos a nos perguntar qual era a essência da franquia e o que os fãs poderiam estar esperando. Resident Evil 7 foi a nossa conclusão”.

Ainda sobre o assunto, Molant complementou que a Capcom se mantém de olho nos comentários da comunidade de fãs e isso é essencial para a construção dos títulos da franquia: “Ouvimos mais a comunidade nos últimos anos. O primeiro Resident Evil era sobre enfrentar perigos, muito mais em um nível emocional do que em gameplay ou em história. A equipe de desenvolvimento japonesa pensou, ‘como vamos recriar essa resposta emocional hoje?’. A partir daí, o direcionamento para a perspectiva em primeira pessoa foi natural”.

Molant e Ichii avisam aos fãs que essa busca pela essência da série deve ser mantida nos próximos títulos numerados e que Resident Evil 7 será, definitivamente, um título focado na sobrevivência. “Existem Resident Evil de todos os tipos, e vamos continuar a fazê-los assim, mas a série principal será de survival horror”, disse Molant.

Resident Evil 7 será lançado em 24 de janeiro de 2017. A data é meio incomum para grandes lançamentos, especialmente por ser após as festas de fim de ano. Os representantes da Capcom Europa justificam a escolha: “Nós lançamos vários jogos em janeiro e as vendas foram bem”. No entanto, existem outros motivos para a escolha da data: Resident Evil 7 não ficará pronto até o Natal e a Capcom não pretende lançar um jogo incompleto. Além disso, muitos títulos de peso estão com lançamento previsto para o período de abril a junho, o que aumenta a concorrência.