Tudo o que você precisa saber sobre Resident Evil 7

O lançamento de Resident Evil 7 está cada vez mais próximo – falta uma semana para ser mais preciso – e ainda assim, muitos fãs ainda podem ter dúvidas sobre o que esperar, a história, os personagens, as mudanças, o preço, as plataformas, datas de lançamento, edições de colecionador, entre outros. O REVIL vai procurar responder a todas essas questões.

O que é Resident Evil 7?

resident-evil-7-30nov2016-15
É o jogo numerado mais recente da linha principal de uma das maiores franquias da indústria dos games, e também dos jogos de terror. Após o sucesso estrondoso de Resident Evil 4, que redefiniu não apenas a série, mas a indústria como um todo, a Capcom foi se distanciando cada vez mais do horror com as duas continuações que seguiram.

Em 2015, foi revelado um protótipo do jogo, chamado KITCHEN, que era uma prova de conceito para a eventual revelação do jogo na E3 2016, para o delírio de uns e confusão de outros, pois Resident Evil 7 trouxe novamente mudanças drásticas ao que estamos acostumados.

O que mudou?

Resident Evil 7 - Tudo o que precisa saber - 002
Resident Evil 7 tem gerado muita controvérsia, trazendo novamente uma mudança de câmera, agora com perspectiva em primeira pessoa, com o objetivo de maximizar a imersão do jogador em um mundo sombrio, repleto de horrores.

O jogo também marca o retorno dos elementos da era clássica, isto é, finalmente teremos um jogo de survivor horror em mais de 10 anos em meio a tantas mudanças. Que elementos seriam estes? Quebra-cabeças, exploração, gerenciamento de inventário com espaço limitado, situações de risco, ambiente opressor, espaços confinados. Fizemos inclusive um artigo detalhando cada um desses elementos.

Porém, a principal mudança, além da câmera e a volta do horror, é o fato de que será o primeiro grande jogo da indústria a utilizar completamente a tecnologia de realidade virtual, conferindo maior realismo e tensão à uma experiência que já promete deixar muitos tensos.

Muitos comparam Resident Evil 7 a jogos como Outlast, Amnesia e P.T., porém, o jogo possui identidade própria e é fortemente inspirado no Resident Evil original, lançado para Playstation em 1996 e teve seu remake em 2002 para o Game Cube.

Mas e a história e os personagens que eu conhecia?

Resident Evil 7 - Tudo o que precisa saber - 003
Resident Evil 7, de certa maneira, pode ser visto como um soft reboot, isto é, o jogo é uma espécie de recomeço em matéria de gameplay, porém, dá seguimento ao universo já estabelecido e aos acontecimentos. A diferença aqui é que começará um novo arco na narrativa, com personagens e vilões novos, que aparentemente não têm relações com incidentes anteriores.

No jogo, assumiremos o papel de Ethan Winters, que busca por sua esposa desaparecida, Mia Winters, em uma mansão abandonada em Louisiana, nos Estados Unidos. Ao chegar no local, Ethan se depara com um lugar decrépito, desprovido de qualquer presença de vida, até que ele dá de encontro com a família Baker.

Os Bakers são os vilões primários da história, e de acordo com os trailers exibidos, podemos assumir que são armas biológicas, provavelmente resultado de alguma experiência ou incidente que ocorreu no local. A família é composta por Jack, o patrono e também marido de Marguerite, pais de Lucas Baker. Isso sem contar a avó que fica confinada a uma cadeira de rodas.

Essa família já fez muitas vítimas, dentre algumas das quais o destino é mostrado na demo Beginning Hour. O produtor Masachika Kawata reiterou diversas vezes que Resident Evil 7 terá conexões com títulos passados, e há evidências de que personagens clássicos podem aparecer de forma não jogável de acordo com arquivos extraídos da demo.

Vai ter DLC? Passe de Temporada?

Resident Evil 7 - Tudo o que precisa saber - 004
Resident Evil 7 é puramente voltado para ser uma experiência single player, então a Capcom preparou sim um passe de temporada para estender o tempo útil de vida do jogo. Muita coisa da campanha principal está sendo mantida em segredo, para que surpresas não sejam reveladas até que ponhamos as mãos no jogo.

O passe de temporada consiste em episódios extras, na verdade são 3 pacotes com seções que prometem expandir a história e mostrar fatos não vistos no jogo principal. O passe de temporada pode ser adquirido separadamente, ou através da versão Deluxe do jogo, que pode ser adquirida nas lojas digitais.

Quais as plataformas e preços?

Resident Evil 7 - Tudo o que precisa saber - 005
Resident Evil 7 será lançado para os consoles – Playstation 4 e Xbox One – e PC (através da Steam). O jogo também dará suporte aos consoles high end, sendo eles o PS4 Pro e Scorpio, respectivamente. O valor mais baixo que podemos encontrar é R$ 99,00 para o PC, formato digital e varia de acordo com a plataforma e bônus inclusos.

O REVIL preparou um guia completíssimo explicando as diferenças e preços de cada edição, inclusive das edições de colecionador, que contêm muitos itens interessantes, desde o dedo do manequim até uma réplica da casa abandonada dos Bakers. É sensacional.

Por ter sido feito para dar suporte a dispositivos de realidade virtual, o jogo inicialmente será compatível o Playstation VR no primeiro ano de lançamento, para depois ter compatibilidade com outros dispositivos do mercado, o que ainda não foi confirmado ou divulgado.

Cadê os trailers e gameplay?

Caso ainda tenha dúvidas do que esperar, a Capcom foi lançando diversos trailers mostrando elementos que compõem as premissas básicas de Resident Evil 7. Seguem abaixo os mais importantes:

Faltam sete dias para voltarmos ao mundo do survival horror. Welcome to the family, son!