A história do jogo se passa em 1998, quando assassinatos bizarros começam a assolar a pequena Raccoon City. As vítimas aparentam sinais de canibalismo e violência extrema. O departamento de polícia de Raccoon decide enviar o seu time de elite S.T.A.R.S. para investigar os arredores das Montanhas Arklay. O pelotão Bravo é o primeiro a chegar e perde contato. Por conta disso, a equipe Alpha segue até o grupo, onde encontra um helicóptero caído. Todos são levados logo depois a uma Mansão, onde terrores ainda maiores estão por vir.

Vanguarda do survival horror Cena icônica (zumbi) Personagens marcantes Falsa impressão de dificuldade Jogabilidade limitada Jogo aclamado no PS1

Gráfico melhorado Jogabilidade melhor Tensão revisionada Áreas novas Lisa Trevor Crimson Heads

A primeira capa de Resident Evil traz um soldado com uma arma nas mãos. Muitos dizem ser Richard Aiken, membro da equipe Bravo, mas a arte impressa na caixa é, na verdade, a capa de uma história em quadrinhos promocional lançada em uma parceria entre a Capcom e Marvel.

O nome da franquia no Japão é Biohazard e não Resident Evil. É que em território ocidental, um jogo em DOS já carregava o nome "Biohazard" e uma banda hardcore já utilizava o título também. Por isso, houve uma nova nomeação entre territórios para evitar problemas judiciais.

O conceito inicial de Shinji Mikami (criador da franquia) envolvia um jogo como foi o Remake, porém isso não foi possível em 1996. Tudo foi aplicado depois no GameCube.

Na versão para Sega Saturn, há dois Tyrants que o jogador enfrenta. Um no laboratório e um SEGUNDO que escapa para duelar com os personagens no heliponto.

Assim como no RE1 (1996), no Remake há vários finais alternativos - nenhum canônico. É que não dá para salvar todos os personagens que aparecem em outros jogo da franquia.

O uniforme de Jill foi mudado para a cor verde ao invés da clássica cor azul que tinha no jogo original.

Na ideia inicial de RE1 (1996), todos os baús seriam individuais e não conectados entre si, o que tornaria o jogo ainda mais desafiador.

As chimeras que aparecem nos labotarórios foram inspiradas no filme A Mosca (The Fly - 1986).

Shinji Mikami acredita que o título de 1996 envelheceu mal e que o GameCube teria o poder para chegar mais próximo de sua visão inicial.

O jogo também chegou ao Wii e teve contrato de exclusividade por mais de uma década com a Nintendo. O Remake foi relançado no PS3 e Xbox 360 logo após a queda.

Nas roupas extras, Jill possui o traje da personagem Sarah Connor, de Exterminador do Futuro, enquanto Chris e Rebecca gaharam trajes dos persona- gens Jerry Welbach (Brad Pitt) e Samantha Barzel (Julia Roberts) do filme A Mexicana.