Knife
Obriga o jogador a ficar perto do inimigo para atacar, o que o põe em risco. Use a faca apenas se a sua munição acabar, em último caso; mas ainda assim, requer muita habilidade.
Beretta
Arma presente em todos os games da série, é a mais básica e provavelmente a que mais será utilizada durante o jogo, devido principalmente à abundância de munição. Ótima contra grupos pequenos de zumbis e Cerberus; deve ser deixada de lado quando a batalha for contra Hunters ou outros inimigos mais fortes. Suporta 15 tiros por vez. Em Resident Evil Director’s Cut, a Beretta é prateada e capaz de executar critical hits. A Beretta pode ser encontrada no inventário de Jill e no Hall principal da mansão por Chris.
Shotgun
Arma boa contra qualquer tipo de monstro, desde os mais fracos até os chefes. Você encontra uma quantidade razoável de munição durante o game e deve utilizá-la principalmente contra muitos zumbis (matando-os de uma só vez), Hunters ou Chimeras. Sete tiros são carregados por vez. Com Jill, pegue-a pendurada na parede de uma sala logo após o corredor com os primeiros Cerberus. Com Chris, você a obterá no mesmo local, mas precisa colocar a “broken shotgun” no lugar para não ser pego na armadilha.
Bazooka
Arma encontrada somente com Jill, próxima ao cadáver de Forest, nas varandas. Usa três tipos de munição: Flame Rounds (incendiária, a mais poderosa), Acid Rounds (tiros ácidos, ótimos contra Hunters) e Explosive Rounds (granadas explosivas, o tipo de munição mais fraco). Com uma quantidade moderada de munição espalhada pelos cenários, o ideal é guarda-la para Hunters e chefes como a Yawn ou a Plant-42. Comporta 6 tiros por recarga.
Colt Python
A melhor arma do game, capaz de acabar com todos os inimigos normais com apenas um tiro. É perfeita para enfrentar as duas aparições do Tyrant. Você não encontrará muita munição para esta arma, portanto utilize-a com cautela. A Colt Python suporta 6 tiros por vez. Para obtê-la, coloque a Red Jewel no olho do tigre.
Flamethrower
Encontrada nas cavernas, somente com Chris, e utilizada por um curto período de tempo. Não há munição para ela em todo o jogo e o combustível utilizado para gerar a chama acaba rapidamente. Utilize-a pela curiosidade de vê-la funcionando e nada mais.
Rocket Launcher
No game normal, você a obtém nos últimos momentos, quando Brad a atira do helicóptero para que você possa dar cabo do último chefe. A arma, entretanto, pode ser habilitada e utilizada durante todo o game caso você o finalize em menos de três horas. Vem carregada com 4 tiros e não existe munição para ela, quando jogada por Brad. Após habilitada, a Rocket Launcher possui munição infinita.
MAC11 Mini
Arma existente na versão PC e disponível somente para Chris ao terminar o jogo em menos de três horas. É muito rápida e possui o mesmo poder de fogo da Beretta. O que a diferencia é a capacidade de empurrar os inimigos para trás quando são atingidos. Possui munição infinita.
MAC10 Ingram
Exclusiva da versão PC e habilitada somente para Jill ao terminar o game em menos de três horas. É uma submetralhadora de mão que atira muito rapidamente. Entretanto, deve ser usada somente como substituta à Beretta, já que ambas tem poder de fogo semelhantes. Possui munição infinita.