Filmes e Séries em Live-Action

Após muito sucesso nos videogames, Resident Evil seguiu o caminho de várias outras franquias de sucesso e recebeu adaptações para o cinema.

Em 2002 foi lançado o primeiro filme com atores do mundo real: Resident Evil – O Hóspede Maldito, que trouxe Milla Jovovich no papel principal. A personagem dela, Alice, se vê presa no centro de uma perigosa conspiração envolvendo a mais poderosa corporação do mundo, Umbrella. Ela é o pivô de uma série de fatos que filme após filme culminam na quase completa destruição do planeta. No decorrer dos longas, ela conta com a ajuda de aliados improváveis na luta para destruir a corporação e tentar reestabelecer a paz no globo.

O primeiro longa-metragem feito para os cinemas traz um enredo original baseado em Resident Evil, ou seja, foram usados conceitos da história dos jogos da franquia, mas houve a criação de roteiros originais referenciados pelos games. A partir do segundo filme, personagens, inimigos e locações dos jogos começaram a ser inseridos nas produções por conta do clamor do público, entretanto, Alice continuou sendo a principal personagens das produções de Paul W. S. Anderson. A história desses filmes não interfere na cronologia oficial dos jogos.

Nova fase, um Reboot

Em 2021 uma nova fase de filmes em live-action vai estrear nos cinemas com Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City. Desta vez, a produção é de Johannes Roberts e vai focar mais nas histórias e personagens que os fãs conhecem dos jogos.  Tem os irmãos Claire e Chris Redfield, outros membros S.T.A.R.S., entre eles Jill Valentine, Albert Wesker e até mesmo Richard Aiken, assim como as ameaças de Lisa Trevor e William Birkin. Referências a Resident Evil: CODE Veronica como uma provável continuação também estão presentes. Ada Wong e seu jeitinho de espiã ainda promete dar o ar da graça.

Resident Evil da Netflix

Para 2022, pela primeira vez, há uma série com atores do mundo real planejada. Assim como os filmes de Alice (com início em O Hóspede Maldito), a produção vai contar com o uso conceitos da história dos jogos da franquia, que servem como inspiração para criação de roteiros referenciados pelos games. A produção é da Netflix e vai estrear na plataforma de streaming com um novo ator para Albert Wesker, que será encarnado pelo experiente ator Lance Reddick. A história introduz uma Jade e uma Billie Wesker, filhas do personagem de Lance. As duas têm personalidades bem diferentes e se envolvem em uma trama que se desenrola por meio dos experimentos da Umbrella.