Armas brancas: Combat Knife, Stun Rod
Combat Knife
Chris e Sheva possuem uma faca como item secundário, arma com poder de dano bem baixo e útil somente em combates corpo a corpo. O ideal é utilizá-la somente em situações em que a economia de munição for necessária (o que é raro em RE5), ou para tirar os personagens de situações difíceis caso não possuam balas. Caso possa atirar contra os inimigos, use a faca somente para quebrar caixas e vasos.
Stun Rod
Bastão elétrico que imobiliza ou mata a maioria dos Majinis comuns. Pode ser usada como uma alternativa mais poderosa à faca caso seja necessário economizar munição, mas ocupa um espaço no inventário. É liberada para compra depois que o capítulo 2-3 for completado.
Pistolas: Beretta M92F, H&K P8, SIG P226, Beretta M93R
Beretta M92F
A arma padrão da B.S.A.A., possui características moderadas e é a melhor opção quando se procura uma Handgun balanceada. Chris e Sheva iniciam o jogo com esta que é a mais fraca das três pistolas, mas possui boa velocidade de carregamento e é capaz de comportar 100 balas de uma só vez.
H&K P8
A P8 é disponibilizada para compra a partir do capítulo 3-1 e é a Handgun mais lenta das três. Por outro lado, tem como principal destaque o upgrade da categoria “Piercing” (Perfuração), tornando-o uma boa opção para combate contra inimigos de armadura.
SIG P226
Handgun mais poderosa do game quando upada ao máximo, a Sig também possui um ótimo tempo entre carregamentos para compensar sua baixa capacidade de munição. Está disponível para compra a partir do capítulo 5-1.
Beretta M93R
Arma já conhecida de Resident Evil CODE: Veronica, é habilitada para compra ao upar todas as características da M92F ao máximo. Capaz de disparar três balas por vez, seu stock também proporciona maior precisão durante os combates. Possui poder de fogo moderado.
Shotguns: Ithaca M37, M3, Jail Breaker, Hydra
Ithaca M37
Arma obtida no capítulo 1-2 do jogo. Possui um poder de fogo aceitável, compensado pela capacidade máxima de 25 disparos. Utilize-a mirando sempre na cabeça, sempre que estiver cercado por um grande grupo de Majinis. O upgrade “Critical Ratio” faz com que seus tiros explodam a cabeça dos inimigos com mais facilidade.
M3
Sendo uma shotgun mais poderosa do que a Ithaca, é a melhor opção para afastar qualquer tipo de inimigo que esteja no caminho dos personagens. Você pode encontrá-la nos capítulos 3-3 e 4-1. Também possui upgrades baratos, apesar de não alcançar uma grande velocidade de recarga e capacidade.
Jail Breaker
Ótima para espalhar hordas de Majinis, a Jail Breaker dispara projéteis que se espalham pelo local, atingindo diversos alvos ao mesmo tempo. Torna-se uma ótima arma para atingir inimigos distantes quando a categoria “Atack Range” é maximizada, e compensa sua grande capacidade com um baixo poder de fogo. Pode ser encontrada no capítulo 6-1, depois da batalha contra Excella.
Hydra
Esta shotgun com três canos é liberada para compra após serem efetuados todos os upgrades da Ithaca M37. Também pode ser considerada uma boa opção contra inimigos distantes e é disparada mais rapidamente que todas as outras. Possui um grande poder de fogo, mas demora um pouco para ser recarregada. O uso da Hydra tende a reduzir a sua precisão no final de cada capítulo.
Rifles de precisão: S75, Dragunov SVD, H&K PSG1
S75
Rifle clássico com o maior poder de fogo quando totalmente upado, deve ser recarregado após cada disparo, complicando a vida de um jogador que esteja em meio ao fogo cruzado. É capaz de suportar 50 tiros por vez, quando todos os upgrades são realizados. É encontrado no capítulo 2-1.
Dragunov SVD
Rifle semi automático capaz de atirar dois tiros sequencialmente, muito útil contra inimigos mais fortes. Pela mesma razão, torna-se o menos preciso dos três, pois a mira chacoalha demais entre os disparos. Sua mira telescópica possui um zoom mais poderoso que o do S75. Pode ser encontrado no capítulo 2-2, logo depois do encontro com Irving.
H&K PSG1
Este rifle é a melhor escolha durante os cenários nos quais se enfrenta inimigos armados de metralhadoras. Apesar de comportar apenas 5 tiros em sua configuração inicial e ser o rifle mais fraco dos três, possui o zoom mais poderoso e um tempo de recarregamento muito curto. Pode ser encontrado no capítulo 5-3.
Metralhadoras: MZ61, H&K MP5, AK-74, SIG 556
VZ61
Encontrada logo no primeiro capítulo na área da batalha contra o Executioner Majini, esta arma possui um ínfimo poder de fogo, mas uma alta capacidade de munição com seus upgrades maximizados, situação em que se torna a melhor metralhadora para se efetuar tiros na cabeça. Pode ser encarada como uma Handgun mais rápida.
H&K MP5
Única metralhadora com upgrades referentes ao poder de perfuração, possui um poder de fogo baixo e comporta 150 tiros por vez. Deve ser utilizada até a obtenção de metralhadoras mais poderosas.
AK-74
Metralhadora mais poderosa do game, exige cautela na utilização de munição, pois dispara projéteis muito rapidamente. Possui um tempo de carregamento um pouco longo, o que pode dificultar um pouco sua utilização na batalha contra muitos inimigos. Pode ser encontrada no capítulo 5-1, pouco antes do primeiro encontro com os Lickers.
SIG 556
Arma com o melhor equilibro entre velocidade de tiros e poder de fogo de sua classe, possui uma capacidade mediana, sendo capaz de suportar 80 tiros por vez. Também possui a velocidade de recarregamento mais alto entre as metralhadoras. Pode ser encontrada no capítulo 5-2.
Magnums: S&W M29, L. Hawk, S&W M500
S&W M29
Arma muito parecida com a Broken Butterfly de Resident Evil 4, esta Magnum possui um poder de fogo levemente maior que a automática L. Hawk. Também é capaz de comportar mais tiros por vez, mas, por outro lado, possui um alto tempo de recarregamento, aspecto que pode ser prejudicial no calor das batalhas. Pode ser encontrada no capítulo 3-1, próxima ao cadáver de um soldado da B.S.A.A.
L. Hawk
Arma mais rápida e precisa que a M29, suporta apenas 5 tiros por vez em seu estágio inicial e, mesmo carregada ao máximo, é capaz de comportar apenas oito balas. Seu poder de prefuração, quando maximizado, é maior que o de qualquer outra arma do game. Pode ser encontrada em um dos sarcófagos, durante a luta com Wesker (capítulo 5-3).
S&W M500
Esta versão da famosa Handcannon é habilitada quando todos os upgrades da M29 são realizados. Com poder de fogo incomparável e munição infinita, é capaz de matar a maioria dos inimigos com um único tiro. Possui um alto tempo de recarregamento e uma baixa capacidade de munição, além de um alto preço.
Armas especiais: Longbow, Gatling Gun
Longbow
Arma exclusiva de Sheva, habilitada após serem realizados todos os upgrades do rifle S75. Possui munição infinita e é bem poderosa, sendo capaz de acabar com os Majinis comuns com uma única flecha. Não possui mira a laser, prejudicando sua precisão principalmente à distância.
Gatling Gun
Arma especial obtida após todos os upgrades da VZ61 terem sido realizados, é exclusiva de Chris Redfield. Não é precisa, mas dispara projéteis poderossísimos capaz de aniquilar a maioria dos inimigos muito rapidamente. Por outro lado, seu tamanho excessivo dificulta a movimentação rápida do personagem.
Granadas/Minas: Hand Granade, Flash Granade, Incendiary Granade, Proximity Mine
Hand Grenade
Explodem poucos instantes após atingirem o chão. São úteis para dispersar grandes grupos de inimigos e abrir caminho para fuga. Lickers são especialmente vulneráveis a este tipo de explosivo, que os deixa fora de ação por alguns segundos.
Flash Grenade
Quando atinge o chão, emite um forte facho de luz capaz de atordoar os inimigos por um curto período de tempo, suficiente para uma fuga, por exemplo. O clarão também é capaz de matar Plagas expostas. Não as atire muito próximas aos personagens, pois Chris e Sheva também podem sofrer seus efeitos.
Incendiary Grenade
Apesar de causarem pouco dano aos inimigos, estas granadas podem impedir os Majinis de te alcançarem por algum tempo. Utilize-a em combinação com outras armas mais poderosas e somente quando necessário.
Proximity Mine
Minas terrestres que podem ser instaladas em qualquer local, explodem assim que um inimigo toca nelas, mas não são ativadas caso Chris ou Sheva façam o mesmo. Especialmente úteis nas batalhas contra o Popokarimu, podem ser recuperadas do chão e instaladas quantas vezes forem necessárias.
Explosivas: Grenade Launcher, Rocket Launcher
Grenade Launcher
Com seis tipos de munição, dispara explosivos em linha reta, que explodem com o impacto. As Nitrogen Rounds são as mais poderosas, congelando os inimigos e deixando-os vulneráveis a todo tipo de ataque. Electric Rounds são capazes de atordoar os inimigos, enquanto as Acid Rounds atravessam armaduras. Explosive Rounds, Flame Rounds e Flash Rounds funcionam de maneira semelhante às suas equivalentes de mão.
RPG-7 Rocket Launcher
A arma mais poderosa de todo o game, é capaz de acabar com qualquer inimigo com apenas um disparo, com exceção de Wesker em suas formas humanas. Quando comprada, pode ser disparada apenas uma vez. Ao terminar o jogo em menos de 5 horas, é possível utilizá-la com munição infinita. Pode ser encontrada em um barco encalhado no capítulo 3-1.