Em Resident Evil Operation Raccoon City temos 6 classes diferentes de personagens: Demolition, Medic, Field Scientist, Assault, Surveillance e Recon. Cada uma dessas classes apresenta um total de 5 habilidades especiais, além de um golpe físico (melee) especial.
Para ativar o melee especial, pressione Y (X360) ou triângulo (PS3) enquanto estiver executando uma sequência de ataques físicos nos adversários. Esse golpe mata o adversário sem a necessidade de mais golpes ou qualquer outro tipo de ataque. Abaixo explicaremos qual é o melee especial de cada uma das classes.
Dentre as 5 habilidades, existe 2 chamadas de passivas: são aquelas que não precisam ser ativadas com o botão Y (X360) ou triângulo (PS3), e após serem compradas com os XP Points, são implementadas automaticamente ao personagem. Já as habilidades ativas, que são 3 para cada classe, precisam ser ativadas com o botão Y (X360) ou triângulo (PS3), e conferem ao personagem incrementos relacionados a sua classe. No caso das habilidades ativas, você só pode escolher uma por missão.
Confira abaixo, as diferentes habilidades, bem como seus respectivos preços de compra e os benefícios que elas trazem ao personagem.
Demolition – Beltway (USS) e Tweed (Spec Ops)
Agarra o oponente, coloca uma bomba em sua boca e com um chute manda-o para frente. A bomba explode depois de alguns segundos e causa danos em todos que estiverem no raio da explosão.
Blast Armor
Evita que seu personagem caia após ser atingido por uma explosão e reduz o dano recebido pelo impacto.
Nível XP cost Benefício 1 750 10% redução no dano 2 2000 20% redução no dano 3 5000 30% redução no danoBlast Master
Reduz o tempo levado para restaurar as habilidades ativas, além de permitir que o personagem desarme as minas espalhadas pelo cenário, chegando próximo a elas e apertando o botão X.
Nível XP cost Benefício 1 750 2 segundos a menos 2 2000 4 segundos a menos 3 5000 6 segundos a menosFragmentation Mine
Tempo de duração: N/A
Tempo de restauração: 20 segundos
Implante minas no chão, e após isso, pressione e solte o analógico direito (X360) ou R3 (PS3) para explodi-las uma a uma, ou pressione e segure para explodir todas as minas implantadas.
Timed Sticky Explosive
Tempo de duração: N/A
Tempo de restauração: 25 segundos
Arremessa explosivos que ficam grudados a uma superfície ou a um inimigo. O explosivo detona após 5 segundos.
Laser Trip Mine
Tempo de duração: N/A
Tempo de restauração: 15 segundos
Implanta minas a laser em uma superfície, a mina detona quando alguém inimigo passa pelo laser.
Medic – Bertha (USS) e Harley (Spec Ops)
O personagem derruba o inimigo no chão com um soco, e usa a faca para empalá-lo. Este golpe faz com que a probabilidade do inimigo deixar uma Erva Verde seja de 80%
First Aid Proficiency
Aumenta o número de First Aid Sprays que podem ser carregados.
Nível XP cost Benefício 1 750 Carrega até 2 Sprays 2 2000 Carrega até 3 Sprays 3 5000 Carrega até 4 SpraysField Medic
Aumenta a eficácia dos itens de cura.
Nível XP cost Benefício 1 750 + 16% de cura 2 2000 + 33% de cura 3 5000 + 50% de curaStimpack
Tempo de duração: 15 segundos
Tempo de restauração: 30 segundos
Aumenta a precisão da mira e a velocidade do próprio personagem ou de algum companheiro através de um disparo efetuado com a Hypo Gun. Para aplicar em si mesmo, aperte e segure Y (X360) ou triângulo (PS3), e para conferir o benefício a um companheiro equipe a Hype Gun apertando Y (X360) ou triângulo (PS3), mire e atire nele.
Neutralize Infection
Tempo de duração: N/A
Tempo de restauração: 20 segundos
Cura a infecção de um companheiro ou causa danos em um inimigo infectado através de um disparo efetuado com a Hypo Gun. Para aplicar em si mesmo, aperte e segure Y (X360) ou triângulo (PS3), e para conferir o benefício a um companheiro ou para atingir um adversario equipe a Hype Gun apertando Y (X360) ou triângulo (PS3), mire e atire nele.
Painkiller
Tempo de duração: 10 segundos
Tempo de restauração: 30 segundos
Diminui o dana sofrido pelo personagem ou por algum companheiro, o benefício é conferido através do disparo efetuado com a Hypo Gun. Para aplicar em si mesmo, aperte e segure Y (X360) ou triângulo (PS3), e para conferir o benefício a um companheiro equipe a Hype Gun apertando Y (X360) ou triângulo (PS3), mire e atire nele.
Field Scientist – Four Eyes (USS) e Shona (Spec Ops)
O personagem atinge o inimigo com uma injeção e depois o chuta pra frente. Se isso for feito em um zumbi ou um soldado adversário, irá transformá-lo em um crimson head aliado, que atacará os inimigos, da mesma forma que acontece quando se usa a habilidade Program Infected.
Antiviral Proeficiency
Permite que você carregue mais de um um spray anti-vírus.
Nível XP cost Benefício 1 750 Carrega até 2 anti-virais 2 2000 Carrega até 3 anti-virais 3 5000 Carrega até 4 anti-virais
Biometric Virison
Aperte o direcional digital para cimapara ativar a visão biométrica, que permite que você veja de forma clara quais inimigos estão infectados no raio de ação da habilidade.
Nível XP cost Benefício 1 750 Alcance de 10 metros 2 2000 Alcance de 20 metros 3 5000 Alcance de 30 metrosInduce Infection
Tempo de duração: ?
Tempo de restauração: 30 segundos
Induz infecção a inimigos não infectados, e faz com que ele e os zumbis transformem-se em um crimson head aliado. A porcentagem de infecção e de torná-lo um aliado depende do nível da habilidade. Para ativá-la, deve-se atingir o inimigo com o disparo da Hypo Gun.
33% de chance de infecção
90% de chance de se tornar aliado 2 2000 2 disparos
50% de chance de infecção
95% de chance de se tornar aliado 3 5000 3 disparos
67% de chance de infecção
100% de chance de se tornar aliado
Attraction Pheromone
Tempo de duração: ?
Tempo de restauração: 30 segundos
Cria uma nuvem de atrai os inimigos infectados com o T-Vírus para o local, fazendo com que todos inimigos que estejam dentro do alcance passem a ser alvos de ataque dos infectados espalhados pelo cenário.
10 segundos de duração 2 3000 14 metros de alcance
12,5 segundos de duração 3 6000 16 metros de alcance
15 segundos de duração
Program Infected
Tempo de duração: ?
Tempo de restauração: 30 segundos
Através do disparo de um dardo com a Hypo Gun, faz com que os inimigos infectados deixem de atacar o jogador e sua equipe e passam a atacar os inimigos que estiverem presentes no cenário. Quanto mais fraco o inimigo, maior o tempo de controle sobre ele. Podem ser controlados Zumbis, Crimson Heads, Parasitas, Cerberus, Lickers, Hunters e Tyrant em sua primeira forma.
Assault – Lupo (USS) e Dee-Ay (Spec Ops)
O personagem aplica um gancho de direita, um soco de esquerda seguido de mais um gancho de direita, derrubando o inimigo no chão e matando-o. O segundo gancho de direito pode atingir e derrubar mais de um inimigo.
Body Armor
Reduz o dano causado por disparos de progéteis.
Nível XP cost Benefício 1 750 10% redução de dano 2 2000 20% redução de dano 3 5000 30% redução no dano
Quick Reload
Reduz o tempo de recarregamento das armas.
Nível XP cost Benefício 1 750 33% mais rápido 2 2000 67% mais rápido 3 5000 100% mais rápidoIncendiary Rounds
Tempo de duração: 10 a 15 segundos (dependendo do nível)
Tempo de restauração: 30 segundos
Após ativada, a habilidade faz com que os disparos da arma sejam incendiários, colocando fogo nos inimigos atingidos. Bastante eficaz contra inimigos infectados.
Guns A’ Blazin’
Tempo de duração: 10 a 15 segundos (dependendo do nível)
Tempo de restauração: 45 segundos
Durante o tempo de duração, o personagem pode disparar uma quantidade infinita de tiros, com um aumento na precisão da mira e diminuição do recuo do disparo (recuo é o tranco que a arma dá quando dispara, fazendo a mira se mover).
+33% de precisão
-33% de recuo 2 2000 12,5 segundos
+50% de precisão
-50% de recuo 3 5000 15 segundos
+67% de precisão
-67% de recuo
Super Soldier
Tempo de duração: 8 a 12 segundos (dependendo do nível)
Tempo de restauração: 45 segundos
Faz com que os 5 primeiros ataques recebidos não sejam sentidos pelo personagem, além de diminuir o dano recebido pelos demais ataques e aumentar a precisão da mira.
+10% de precisão
-10% de dano recebido 2 3000 10 segundos
+30% de precisão
-30% de dano recebido 3 6000 12 segundos
+50% de precisão
-50% de dano recebido
Surveillance – Spectre (USS) e Party Girl (Spec Ops)
O personagem atinge o inimigo duas vezes com facadas enquanto gira, a segunda facada vem acompanhada de um clarão que cega todos os inimigos temporariamente.
Proximity Detection
Aumenta o tamanho do mini-mapa exibido na tela e revela os inimigos dentro de um certo alncance, de acordo com a habilidade.
Nível XP cost Benefício 1 750 10 metros 2 2000 15 metros 3 5000 20 metros
Item Detection
Permite ver todos os itens coletáveis com um ícone sobre eles em um determinado raio, de acordo com o nível da habilidade. “!” = data file; cápsulas = munição; frasco de spray = item de cura; frasco roxo = spray anti-viral.
Nível XP cost Benefício 1 750 10 metros de raio 2 2000 15 metros de raio 3 5000 20 metros de raioTreath Scanner
Tempo de duração: 15 segundos
Tempo de restauração: 25 segundos
Escaneia a área revelando a localização dos inimigos. A área a ser scaneada depende do nível da habilidade.
Biothermal Vision
Tempo de duração: 10 a 20 segundos (dependendo do nível)
Tempo de restauração: 20 segundos
Visão que permite ver os inimigos a grandes distâncias (de acordo com o nível da habilidade).
20 metros 2 2000 15 segundos
40 metros 3 5000 20 segundos
60 metros
Sonar Vision
Tempo de duração: 10 a 15 segundos (dependendo do nível)
Tempo de restauração: 10 segundos
Emite um pulso sonar que permite que o personagem vejatodos os inimigos, itens e objetivos mesmo através das paredes.
20 metros 2 2500 12,5 segundos
40 metros 3 5500 15 segundos
60 metros
Recon – Vector (USS) e Willow (Spec Ops)
O personagem chuta a perna do inimigo e segura sua cabeça, o personagem finaliza cortando a sua garganta do inimigo.
Stealth Run
Aumenta a velocidade da corrida do personagem e diminui o barulho dos passos, dessa forma permite que o personagem não seja visualizado no mini-mapa dos inimigo enquanto corre.
Nível XP cost Benefício 1 750 +5% de velocidade 2 2000 +10% de velocidade 3 5000 +15% de velocidade
Detection Avoidance
Evita que o pesonagem seja detectado no mini-mapa dos inimigos, enquanto se move a uma determinada de acordo com o nível da habilidade. Quanto menor o nível da habilidade, mais lento o personagem deve se mover.
Nível XP cost Benefício 1 750 Indetectável a 50% da velocidade 2 2000 Indetectável a 75% da velocidade 3 5000 Indetectável a 100% da velocidadeMotion Detevtor
Tempo de duração: ?
Tempo de restauração: ?
Lança um detector de movimentos que escaneia a área, mostrando todos os inimigos que estão a um raio de 15 metros em seu mini-mapa.
Mimicry
Tempo de duração: 30 a 90 segundos (dependendo do nível)
Tempo de restauração: 2o segundos
Mire em um inimigo e acione a habilidade para assumir a forma dele. Se você sofrer algum disparo enquanto estiver usando a habilidade, ela irá automaticamente se desabilitar, independente do tempo restante.
Active Camouflage
Tempo de duração: 10 a 20 segundos (dependendo do nível)
Tempo de restauração: 45 segundos
Ativa uma camuflagem que deixa o inimigo transparente durante um determinado período de tempo. Soldados não podem lhe ver enquanto você estiver usando essa habilidade, já os inimigos infectados ainda podem te localizar.