REVIL entrevista Raquel Marinho

Raquel Marinho começou sua carreira como dubladora na Dubla Vídeo, de forma tímida: “Eram personagens pequenos. O primeiro foi a Lady Kayra, de Samurai Warriors”. Hoje, Raquel é uma dubladora experiente, com mais de 15 anos de carreira. Ela dá voz a ícones de seriados e animações, como Sara Sidle (CSI), Thirteen (House, MD.), Debra (Dexter), Meg Grffin (Uma Família da Pesada) e Amy (Futurama). Em Resident Evil: Degeneração, Raquel foi a responsável pela voz de Angela Miller. Na época, a voz da dubladora não saía da cabeça dos brasileiros com as vinhetas de “Mentes Perigosas”, do canal Sony. Agora, ela volta a participar de Resident Evil: Condenação, interpretando Svetlana, uma mulher imponente. Apesar do contato recente com os filmes de animação, Raquel diz não ter jogado nenhum dos games da série.

Svetlana é a presidente da República Eslava do Leste: “ela é a presidente do país, muito séria, diplomática, com uma voz forte e muito rígida”, disse Raquel. Sem entregar completamente o jogo, a dubladora afirma que Svetlana “é muito enigmática” e “está em cima do muro”, sem definir exatamente se ela joga do lado dos mocinhos ou dos bandidos.

Apesar da aparência séria, Svetlana não parece ser uma mulher das mais pacíficas: “ela sabe lutar muito bem e tem muitos truques de defesa pessoal”. Raquel ainda deu alguns detalhes sobre uma das principais cenas da personagem, em um embate com a espiã Ada Wong: “Ada entra na sala presidencial e prepara um ataque. Eu não esperava isso, mas a Svetlana reage, e as duas começam a brigar. A luta tem saltos, vários movimentos de pernas, gritos e muita força. A cena chega a ser sensual, pois as duas são muito bonitas e de personalidade forte”. Como Raquel trabalhou com duas personagens nos filmes de animação de Resident Evil, ela buscou impor um tom mais forte para Svletana “para Angela, eu usei um tom mais leve”, disse.

Falando sobre sua carreira em geral, Raquel disse que já participou várias vezes da dublagem de games “gravo muitas frases soltas, gerando arquivos em que eu imitava a voz original em inglês (…) o problema é que eu nunca sei onde essas frases vão parar – preciso anotar o nome dos games!”. Apesar de ser uma veterana no meio da dublagem, Raquel Marinho também tem seus ídolos no meio: “temos profissionais maravilhosos no Brasil na área de dublagem e locução, mas tem duas vozes que me deixam hipnotizada pelo timbre e interpretação: Antonio Moreno (Bafo, da Disney; Mr. Bizon, da animação de Street Fighter) e Alexandre Moreno (Pinky, de Pinky e Cérebro; voz nacional de Adam Sandler e Ben Stiller)”.

Resident Evil: Condenação chega ao Brasil diretamente em DVD/Blu-Ray e em formato digital, a partir de 10 de outubro.

Fique ligado no REVIL, mais informações sobre o longa estão a caminho!