Perfil

Nome: Crispin Jettingham
Nascimento: 1970
Altura: desconhecido
Peso: desconhecido
Tipo Sanguíneo: desconhecido
Afiliações: SPEC Ops
Status: Desconhecido

Dee-Ay é o codinome de Crispin Jettingham, líder da equipe Echo-Six da Spec Ops (Operações Especias do Governo Norte-Americano).

Crispin serviu durante muitos anos no Exército Norte-Americano, se especializando em uma grande variedade de armas de fogo. Suas qualidades de liderança e inteligência foram cruciais para que ele fosse escolhido como líder do Echo Six.

Classificado como um soldado que consegue manter a calma mesmo nas situações mais adversas, a missão, além de líder, ele desempenha o papel de assalto na Echo Six, sendo o responsável pela primeira onda de ataque aos inimigos.


Operação: Raccoon City

Setembro a outubro de 1998

A equipe Echo Six que ainda contava com Shona, Willow, HarleyTweed e Party Girl, foi enviada a Raccoon City para obter pistas que apontassem para o envolvimento da Umbrella Corporation no vazamento de t-Vírus que contaminou quase toda a população e culminou com o completo caos e a destruição da cidade.

O governo Norte-Americano era um dos maiores clientes da Umbrella, comprando armas biológicas e virais da companhia, e receava que tais informações viessem a tona. A equipe Echo Six tinha como objetivo coletar quaisquer provas desse envolvimento, para que o governo pudesse sair limpo dessa enorme sujeira.

Liderados por Dee-Ay, o Echo Six passou por diversas situações na cidade, combatendo inúmeras BOWs como Hunters, Lickers, Cerberus, além de enormes hordas de Zumbis e Crimson Heads. Suas ações passaram pela torre de transmissão de TV e rádio, pela prefeitura, RPD, Clock Tower, cemitério, esgotos, central de descarte de resíduos, laboratório da Umbrella, pátio de trens e pela Dead Factory.

Além disso, o esquadrão Echo Six também recebeu missões secundárias no decorrer de sua estadia em Raccoon. Eles auxiliaram Jill Valentine a fugir da perseguição de Nemesis, ajudaram Carlos Oliveira a lidar com uma enorme horda de zumbis, deram cobertura para que Carlos pudesse levar Jill a um lugar seguro após uma batalha contra o Nemesis na Clock Tower. Além disso, eles também acabaram recebendo a missão de proteger a pequena Sherry Birkin pelos esgotos de Raccoon, onde combateram a forma mutada de William Birkin.

Na Dead Factory, Dee-Ay e seus companheiros tiveram que lidar com um exército de soldados da USS que protegiam o local. Mesmo assim, o Echo Six conseguiu avançar, e dentro da Dead Factory, lutaram com quase uma dezena de Tyrants, eles acabaram se livrando das criaturas graças ao auxílio do Rail Cannon – a Espada de Paracelsus, que fora enviado via helicóptero para ajudar os soldados do Echo Six. Por fim, auxiliaram Leon S. Kennedy e Claire Redfield a fugir do ataque de um Tyrant que sofreu mutações graças ao ataque de parasitas NE-Beta.


Curiosidades

  • Crispin Jettingham é conhecido no jogo como Dee-Ay, uma referência a “DA” ou “Don’t Ask” – Uma contração da frase “Don’t Ask, don’t tell” (Não pergunte, não conte). Esse termo era comum na antiga política de restrição do exército americano sobre soldados bissexuais ou homossexuais.
  • Dee-Ay foi alvo de grande polêmica, quando um de seus criadores, Adam Bullied, afirmou que ele é homossexual. Bullied resolveu introduzir um personagem homossexual em REORC durante o início do script do jogo, em 2011. A revelação foi feita em abril de 2014, mas o jogo foi lançado mais de dois anos antes, em março de 2012. Bullied disse que nunca escondeu da Capcom que Dee-Ay é homossexual, e afirma que a empresa nunca teve objeções quanto a isso, embora também não tivesse revelado essa curiosidade.
  • Dee-Ay, membro do Echo Six da Spec Ops, e Lupo, membro do Wolfpack da USS tem as mesmas habilidades e são pertencentes a mesma classe: assalto, além de serem líderes de seus esquadrões.

Atores e Dubladores

Resident Evil: Operation Raccoon City
-Robin Atkis Downes (voz)

Galeria de Imagens

%d blogueiros gostam disto: