Os J’avos são BOWs criadas a partir da injeção do C-vírus em seres humanos – e não por inalação, como acontece nos ataques em Tall Oaks, onde o C-vírus é espalhado por meio de um gás, transformando os afetados em zumbis. Os J’avos são encontrados em toda Edonia em 2012 e Lanshiang em 2013. São os inimigos constantes do mercenário Jake Muller e a agente Sherry Birkin e também são constantes na campanha de Chris Redfield e Piers Nivans – juntos com os demais agentes da BSAA. O nome J’avo é derivado de Davo, que significa Diabo na língua sérvia. O nome J’avo e os nomes de todas as mutações foram aplicados a essas criaturas pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento da BSAA na Europa.

javo

Presentes em: Resident Evil 6

J’avos da Neo-Umbrella

O C-vírus injetado em um humano torna a pessoa mais forte, agressiva e com altos índices de regeneração, pois o vírus dentro do hospedeiro fica em constante mutação e ao ser atingido o vírus regenera a parte danificada desencadeando junto uma mutação – levando a pessoa a se tornar a criatura denominada J’avo. A maioria dos J’avos no jogo é da facção militar La Vita Nuova ( mesmo grupo de Jake Muller ) – que é consistida em mercenários que atuam na guerra Edoniana .

Mas como a finalidade era criar um exército perfeito com o C-vírus a Neo-Umbrella, junto com Carla Radames, deixaram o C-vírus muito mais forte, graças às experiências que fizeram com Jake durante os seis meses que ele ficou preso na base em Lanshiang (China).

O C-vírus agora altamente poderoso graças à junção do sangue de Jake ao vírus a Neo-Umbrella criou uma nova espécie de J’avos. Os Neo-Umbrella J’avos são muito mais agressivos, fortes e inteligentes – e agora contando com um armamento muito mais eficaz: eles portam uma armadura com uma faca que fica no braço da criatura que, caso seja atingida, e a arma de fogo sair de seu alcance, poderá usar a tal faca retrátil.

Apesar do experimento que Carla fez para deixar o vírus mais forte, as mutações dos Neo-Umbrella J’avos são iguais aos restantes dos J’avos encontrados ao decorrer do jogo.

Morfologia

Os J’avos tem a aparência de humanos e agem como tal. Porém, seus rostos estão em uma constante mutação – já que a característica mais notável do C-vírus é a mutação desenfreada que ocorre em uma parte específica da infectado. Seu tom de pele é fortemente descolorido e fraco, veias azuis-violetas podem ser vistas ao longo de seus corpos – principalmente em seus rostos. Seus dentes muitas vezes aparecem desiguais e descoloridos. Umas das mutações mais notáveis são seus olhos grandes e arredondados com pequenas pupilas. As íris são preenchidas com partículas minúsculas de tons amarelados claros até um amarelo mais escuro, quase amarronzado.

Os J’avos na maioria das vezes têm mais que dois olhos – geralmente as mutações levam a criar outros olhos ao longo de sua testa com diferentes tamanhos e posições. Quando a mutação acaba de ocorrer a pele que fica em volta dos olhos, ou da parte de qualquer outra mutação, fica com um tom que foi estourada e arrancada uma aparência nada agradável. Alguns J’avos encontrados na Edonia cobriam partes de seus rostos com curativos enquanto aqueles em Lanshiang às vezes usavam máscaras coloridas de cerâmica para cobrir suas faces.

Apesar das mutações grotescas que ocorrem sempre com eles, os J’avos são muito espertos e organizados. Essas criaturas são capazes de se comunicarem uns com os outros através da fala, sinalizarem um ao outro, retirarem-se ou moverem-se para um ataque, e até mesmo insultarem seus inimigos –  J’avos também possuem a habilidade de utilizar armas, como facas de combate, ou armas de fogo, tais como submetralhadoras, rifles de precisão e até mesmo lança foguetes.

Comportamento

Para todos os atos, no sentido de mentalidade, o J’avo tem um nível de inteligência humano. Eles vão usar armas de fogo (submetralhadoras, rifles de precisão e lança-foguetes). Os J’avos também irão se comunicar com seus aliados para que formem um plano para abaterem seus inimigos. Se um J’avo não tem meios de ataque a longo alcance, eles poderão usar ataques corpo a corpo, segurando o jogador para que outro J’avo o ataque ou mesmo usando armas brancas como facões e facas de combates. Eles são extremamente persistentes e agressivos.

Um dos aspectos mais perigosos de um J’avo são suas mutações espontâneas assim que são feridos. Basicamente, não há um lugar realmente seguro para ferir essas criaturas, pois qualquer parte do corpo assim que danificada pode levar a uma mutação que sempre piora a situação do jogador. Suas mutações são extremamente perigosas e mortais quando combinadas com sua inteligência artificial muito boa. A única coisa que deve ser mais preocupante do que as suas mutações é a sua evolução para um Chrysalid (casulo). Neste estado o J’avo se torna altamente vulnerável a qualquer ataque, porém, quando o casulo se abrir, com uma mutação mais mortal que as anteriores, os jogadores terão mais dificuldade.

Mutações

re6-j-avo-mutation

Todos os J’avos possuem alto índice de regeneração. Eles são capazes de curar completamente membros grandemente como tecidos musculares e parte de peles que se recuperam em pouco tempo – estas capacidades regenerativas, no entanto, tem a tendência de ser extremamente irregulares e pode causar mutações grotescas assemelhado-os a animais, dependendo da onde o J’avo foi danificado. Curiosamente um J’avo não está limitado a uma mutação apenas. Dependendo onde o J’avo foi acertado ele pode criar um escudo em uma mão e na outra, um braço enorme para pegar seus inimigos – podendo, assim, ter várias mutações em um mesmo corpo.

A rigor, os J’avos são as criaturas com a maior diversidade de mutações que já surgiram na saga Resident Evil até hoje. Confira:

Glava-Sluz
Esta mutação ocorre guando o J’avo sofre danos pesados na cabeça – dando assim a habilidade do J’avo cuspir um líquido pegajoso, viscoso, parecido com teias para prender o jogador (deixando o jogador vulnerável a qualquer outro golpe até que ele se livre da “teia”). Glava-Sluz significa “cabeça-slime” em sérvio.

Glava-Smech

Esta mutação também ocorre na parte da cabeça do J’avo. Quando é seriamente ferido no local, a criatura sofre uma severa mutação que cria rupturas no seu tronco. Assim, sua cabeça se assemelha as mandíbulas de besouro – e a criatura usará essas mandíbulas para cortar o jogador ao meio ou devorá-lo como a um inseto. Glava-Smech significa “Cabeça Risonha” em sérvio.

Glava-Begunats
A regeneração da cabeça dessa criatura gera duas saliências diferentes – a da frente assemelhando-se a de um inseto e a outra contendo dois pequenos ganchos como apêndices. Este tipo de mutação é fatal, já que quando o J’avo está com essa mutação pode introduzir um ferrão no jogador e atacar o jogador até leva-lo a morte. Glava-Begunats significa “Cabeça Destruidora” em sérvio.

Glava-Dim
A mutação ocorre na área da cabeça quando é atingida. Várias saliências irão vir no lugar como regenerações, incluindo algo que lembra o ferrão e o abdômen de uma abelha. A criatura emite um gás venenoso que prejudica a visão do personagem, atordoando-o. Glava-Dim significa “Cabeça-Fumante” em sérvio.

Ruka-Srp

Esta mutação ocorre quando a criatura é gravemente ferida no braço. Assim, a regeneração cria um membro longo, com o braço se estendendo entre as articulações e formando uma foice brutal. O resultado final é um membro que lembra muito os braços de um louva-deus quando se dobra. Ruka-Srp significa “Braço Foice” em sérvio.

Ruka-Khvatanje

Assim que o braço é atingido nasce um membro longo e arredondado. Ele termina com três pinças que são capazes de agarrar uma pessoa. O braço mutante é capaz de se esticar em grandes distâncias para chegar em seu alvo. Assim que o braço mutante captura o jogador, deve-se tentar livrar-se dele rapidamente ou será jogado no chão sofrendo grande dano. Ruka-Khvatanje significa “Braço Pegador” em sérvio.

Ruka-Bedem

A mutação que é desencadeada no braço se torna uma blindagem para o J’avo, que irá se proteger da cintura para cima – portanto deixando as pernas da criatura invulneráveis. Assim que o braço é atingido cresce um material orgânico fazendo que seus músculos e seus ossos se tornem um escudo poderoso. Ruka-Bedem significa “Braço de parede” em sérvio.

Noga-Trchanje

Esta mutação ocorre quando o J’avo é gravemente ferido na parte das pernas – causando a mutação que brota das costas, abdômen e tórax, substituindo as pernas e, assim, deixando a parte superior do corpo pendurado e fazendo com que o J’avo ande pelas paredes e se esquive com mais rapidez. Esta forma mutante de J’avo só ataca por atacar – esta mutação se assemelha bastante há uma barata. Noga-Trchanje significa “Trabalho de Pernas” em sérvio.

Noga-Let
A parte inferior do tronco da criatura explode com a mutação, levando a aparência de um inseto, com asas – essas grandes asas são capazes de carregar a parte superior do tronco do J’avo. Enquanto as asas carregam o J’avo, a criatura atira contra o inimigo. Noga-Let significa “Perna-Voadora” em sérvio.

Noga-Skakanje

Com a ruptura das pernas ,regenera-se no J’avo um novo corpo no inferior do tronco – se assemelhando a um gafanhoto nas pernas e em no seu tórax. Essas grandes pernas de insetos são capazes de fazer o J’avo dar grandes pulos e chutar o jogador. Noga-Skakanje significa “Perna-Puladora” em sérvio.

Noga-Oklop

As pernas do J’avo se expandem ao serem gravemente feridas, ficando com a aparência de pernas de insetos. As pernas dessas criaturas são cobertas por ossos do próprio J’avo e lembrando a carapaça de insetos e assim agindo como uma armadura. Os J’avos ficam mais rápidos, atingem altas altitudes com os pulos e atacam chutando o jogador. Noga-Oklop significa “Perna de Armadura” em sérvio.

Telo-Eksplozija
Esta mutação ocorre quando o tronco do J’avo é ferido gravemente. A parte superior de seu tronco se transforma em um casulo grotesco. Esta mutação não tem ataques ele simplesmente tenta chegar o mais perto possível do jogador para se autodestruir com uma explosão. Seu ponto fraco são as pernas, que quando atingidas ele acaba se ajoelhando e explodindo. Telo-Eksplozija significa “Corpo-Explosivo” em sérvio.

Telo-Krljusht
Essa mutação deixa o tronco do J’avo com uma carapaça de ossos e músculos expostos tornando assim seu corpo imune a tiros, ataques corpo a corpo e algumas explosões. Seu ponto fraco é a cabeça nessa mutação. Telo-Krljusht significa “Corpo de Escamas” em sérvio.

Telo-Magla

Atingido seriamente em seu tronco a mutação faz o J’avo a se contorcer no chão criando asas que se assemelham a mariposas. Essas criaturas são incapazes de se movimentar-se, uma vez que se transformou esta mutação emite um gás venenoso constantemente até que seja destruído. Telo-Magla significa “Corpo de Névoa” em sérvio.

Chrysalid
Esta mutação pode ocorrer aleatoriamente sempre que um J’avo é danificado, fazendo com que o mesmo se transforme em um casulo. A criatura transformada que surge depois do casulo pode variar amplamente, como por exemplo Strelats, Napad, entre outros.

%d blogueiros gostam disto: