Biohazard 2 (PSOne e PSN Japonesa)
Lançada uma semana após o original americano, a versão japonesa de RE2 é um pouco mais fácil e contém algumas diferenças na localização de inimigos, munições e itens de cura, além de um aumento na potência das armas. Ainda, a violência durante as cenas de Game Over foi reduzida e a função de mira automática está ligada como padrão, ao contrário das versões ocidentais, nas quais ela deve ser ativada no menu de opções (tipo C). Essa versão foi divulgada na Playstation Network japonesa para ser jogada tanto no Playstation 3 quanto no PSP em 2007.
Resident Evil 2 Dual Shock Ver. (PSOne, Gamecube e PSN)
O relançamento do game para Playstation, além de incluir suporte ao controle vibratório e alavancas analógicas do console da Sony, trouxe também um novo modo de jogo, chamado “Extreme Battle”. Nele, os jogadores devem sair do laboratório e seguir até o R.P.D. Chegando lá, devem recuperar quatro bombas espalhadas pela delegacia para que finalmente possam fugir. O modo traz quatro personagens, Leon, Claire, Ada e Chris, e três modos de dificuldade.
Esta edição trouxe ainda pequenas adições ao game normal, como telas de ranking nos minigames de Hunk e Tofu, um código que habilitava munição infinita para todas as armas e um novo nível de dificuldade voltado para iniciantes. A versão japonesa conta ainda com o modo “USA Version”, com as mesmas localizações e dificuldades do game original americano.
Esta versão também foi lançada em 2003 para Gamecube. Em 2009, chegou à Playstation Network, e pode ser jogada no Playstation 3 e PSP.
Resident Evil 2 (PC e Dreamcast)
A versão para computadores, chamada de Resident Evil 2 Platinum, trouxe todas as adições da versão Dual Shock, juntamente com uma galeria de imagens, onde ilustrações, conceitos e renders dos personagens eram habilitados à medida que se avançava no jogo. Há também novos níveis de dificuldade. No “Arrange Mode”, mais fácil, é possível encontrar metralhadoras infinitas no baú. Já o “Nightmare Mode” tem monstros bem mais resistentes (zumbis, por exemplo, levam cerca de 20 tiros para morrer), munições em menor número e personagens mais fracos.
Em 1999, a versão de PC foi portada para o Dreamcast. A única adição deste novo lançamento é a possibilidade de ver a energia do personagem na tela do VMU, o memory card do console da Sega. No Japão, o game foi lançado com o nome “Biohazard 2 Value Plus”, e incluía um disco extra que continha o demo de Resident Evil CODE: Veronica e algumas músicas selecionadas das trilhas de games anteriores.
Fotos por Paperghost.
Em 2006, a versão para computadores foi relançada em DVD pela publicadora japonesa Sourcenext. Essa edição resolvia os problemas de incompatibilidade do game com o Windows XP e trouxe uma resolução um pouco maior para cenários e vídeos.
Resident Evil 2 (Nintendo 64)
Lançada em 1999 nos EUA e em 2000 no Japão, é a versão que traz mais diferenças em relação ao jogo original. Resident Evil 2 para o antigo console da Nintendo impressiona pela capacidade dos programadores, que conseguiram compactar os dados dos dois CDs, até mesmo os vídeos em um cartucho do console, juntamente com todas as novas características. Somente o modo “Extreme Battle” ficou de fora deste lançamento. O trabalho foi feito pela Capcom em parceria com o então desconhecido Angel Studios, que mais tarde se tornaria a divisão de San Diego da Rockstar, e responsável por games como a série Midnight Club e Table Tennis.
Os “EX Files” são a maior adição deste relançamento. Arquivos extras exclusivos, eles dão mais informações sobre os eventos deste game e de outros, incluindo um relatório de Rebecca sobre a falsa morte de Billy Coen, que somente aconteceria em Resident Evil Ø, que chegou ao mercado três anos depois. A versão inclui um randomizador de itens, novas roupas e a possibilidade de mudar a cor do sangue, de forma a diminuir a violência.
O cadáver de um Hunter pode ser visto em uma das salas do laboratório, porém, não é possível batalhar com estas criaturas durante o game. As telas de ranking também são um pouco diferentes.
Resident Evil 2 (Game.com)
Em 1998, Resident Evil 2 chegava também ao portátil da Tiger. Talvez a versão mais obscura de todas, o game trazia somente Leon como protagonista em um game completamente 2D e em preto e branco. Uma segunda versão do jogo foi anunciada, desta vez com Claire, mas com a falência do console, o lançamento foi abortado.