Armas brancas
Knife
A faca que o acompanha durante todo o jogo pode ser usada tanto para quebrar certos objetos quanto para atacar. É ideal para economizar munição e usá-la em Ganados que estejam deitados, pois seus golpes chegam a tirar um dano considerável.
Grupo: Armas brancas.
Grupo: Armas brancas.
Harpoon
O arpão é utilizado unicamente contra o Del Lago, o primeiro chefe do jogo. É usado dentro do bote, de onde Leon deve atirar quando a criatura se aproxima. Você pode usar quantos arpões quiser contra o monstro, pois eles são ilimitados.
Grupo: Armas brancas.
Grupo: Armas brancas.
Granadas: Hand Granade, Incendiary Granade, Flash Granade
Hand Granade
A granada verde é a mais convencional, causando uma explosão ao ser detonada. É o tipo que causa mais dano aos inimigos próximos.
Grupo: Granadas.
Grupo: Granadas.
Incendiary Granade
A granada vermelha coloca uma pequena área em chamas, queimando os inimigos que estiverem ou passarem pelo local durante seu efeito.
Grupo: Granadas.
Grupo: Granadas.
Flash Grenade
A granada azul emite uma forte luz que é capaz de cegar certos inimigos por alguns instantes, ideal para grupos. Quando isso acontecer, você pode poupar munição aplicando golpes neles. Também é capaz de exterminar as plagas instantaneamente.
Grupo: Granadas.
Grupo: Granadas.
Pistolas: Leon’s Handgun, Handgun c/ silenciador, Punisher, Red 9, Red 9 c/ stock, Blacktail
Leon’s Handgun
A arma básica do jogo, que o acompanha a partir do princípio. É considerava fraca, porém é muito útil para inimigos que estejam sozinhos e para poupar munição, já que balas para ela são encontradas aos montes.
Grupo: Pistolas.
Grupo: Pistolas.
Handgun com Silenciador
A Handgun normal do jogo com a adição do Silencer (Silenciador). Esta arma é exclusiva de Wesker no modo Mercenaries. Sua grande vantagem é de não chamar muita atenção dos inimigos e de ter 5 vezes mais chances de executar um critical hit (matar com um só tiro).
Grupo: Pistolas.
Grupo: Pistolas.
Punisher
Uma versão melhorada da Handgun, que pode ser comprada ou conquistada de graça encontrar todos os medalhões azuis no desafio do Merchant. Seus grandes pontos positivos são o fato de suportar maior quantidade de munição, além de poder atravessar inimigos (piercing).
Grupo: Pistolas.
Grupo: Pistolas.
Red9
Uma arma de aspecto velho, de carregamento lento e poder muito alto. É a arma utilizada por Luis e pode ser comprada no Merchant por 14 mil pts durante o capítulo 2-2.Você pode comprar um stock específico para melhorar o manejo dessa pistola.
Grupo: Pistolas.
Grupo: Pistolas.
Blacktail
É menos potente que a Red 9, mas é melhor que as demais desse tipo. Suas vantagens são a alta velocidade de recarga e de tiro, tornando-a ideal para grupos de Ganados, por exemplo. Não costuma ser muito escolhida ao decorrer do jogo e pode ser comprada no Merchant por 24 mil pts no capítulo 3-1.
Grupo: Pistolas.
Grupo: Pistolas.
Shotguns: Shotgun (Leon), Shotgun (Ada), Riot Gun, Striker
Shotgun (Leon)
Leon a encontra na casa onde se refugia dos Ganados, logo ao entrar em Pueblo. Sua munição é comum, porém em quantidades moderadas. É extremamente potente quando se atira perto dos inimigos, mas perde muito em força quando o alvo está distante, o que pode ser melhorado com o upgrade especial. É ótima contra grupos e inimigos de grande porte, como Novistadores e o Dr. Salvador.
Grupo: Espingardas.
Grupo: Espingardas.
Shotgun (Ada)
Shotgun exclusiva de Ada Wong no game Separate Ways. Possui as mesmas características da Shotgun tradicional, encontrada por Leon: é potente contra inimigos próximos e é capaz de acertar diversos alvos por disparo. Sua munição é encontrada com menos freqüência do que a Handgun.
Grupo: Espingardas.
Grupo: Espingardas.
Riot Gun
Uma versão melhorada da Shotgun que pode ser comprada a partir da entrada de Leon na área do castelo de Salazar, por 32 mil pts. Possui melhor poder em longa distância do que sua antecessora, mas, de resto, acaba ficando com as mesmas características da Shotgun.
Grupo: Espingardas.
Grupo: Espingardas.
Striker
A última versão de Shotgun pode ser comprada no Merchant por 43 mil pts. É a melhor em praticamente todos os aspectos, exceto longa distância. Devido ao seu importante uso e grande munição, é normalmente carregada até o fim do game. Seu upgrade especial a confere até 100 balas carregadas.
Grupo: Espingardas.
Grupo: Espingardas.
Rifles de precisão: Rifle, Rifle (Semi-auto)
Rifle
Uma versão simples à base de madeira, que acaba não sendo muito usada durante o jogo por pouca munição e longo tempo de carregamento entre um tiro e outro. Porém, sua mira acaba a tornando boa opção para certos chefes e inimigos que estejam distantes. Pode ser associado com uma mira telescópica (scope) para aumentar o alcance da mira, além do infrared scope, para visualização infravermelha (usado para enfrentar os Regeneradores). Comprada com o Merchant, a arma custa 12 mil pts.
Grupo: Rifles.
Grupo: Rifles.
Rifle (Semi-Auto)
É uma versão melhorada do Rifle em todos os aspectos possíveis: poder e velocidade de fogo e de recarregamento. Ideal para chefes e inimigos distantes. Pode ser associado com uma mira telescópica (scope) para aumentar o alcance da mira, além do infrared scope, para visualização infravermelha (usado para enfrentar os Regeneradores). Ao ser comprada pelo Merchant a partir do capítulo 3-1, a arma custa 35 mil pts.
Grupo: Rifles.
Grupo: Rifles.
Metralhadoras: TMP, Custom TMP
TMP
Uma arma automática, capaz de disparar vários tiros seguidamente com velocidade extremamente alta. Pode ser comprada com o Merchant logo no primeiro encontro, custando 15 mil pts. Não possui grande poder de fogo, mas é eficaz contra inimigos mais fracos ou para afastar grandes grupos. Pode ser associada a um stock específico, que melhora o manejo dessa arma.
Grupo: Metralhadoras.
Grupo: Metralhadoras.
Custom TMP
Arma exclusiva de HUNK no minigame Mercenaries. É muito semelhante à TMP do jogo normal, sendo uma arma muito rápida. É a única arma presente no inventário de HUNK, além de algumas granadas e Sprays.
Grupo: Metralhadoras.
Grupo: Metralhadoras.
Bestas: Bowgun; Bow
Bowgun
Só pode ser comprada no Merchant com Ada no game Separate Ways. Esta arma funciona basicamente como uma Grenade Launcher, ausente em Resident Evil 4. Suas flechas causam grandes explosões, capazes de matar diversos inimigos por disparo, e exige tempo considerável para ser recarregada. É indicada para ser usada contra inimigos fortes e chefes.
Grupo: Bestas.
Grupo: Bestas.
Bow
O arco e flecha de Krauser só pode ser utilizado ao controlar esse personagem no modo Mercenaries. É rápida e chega a prejudicar bastante os inimigos, porém é preciso tempo para aprender a utilizar sua mira. Elimina a maioria dos ganados com uma só flecha, e recarregá-la toma um pouco de tempo.
Grupo: Bestas.
Grupo: Bestas.
Magnums: Broken Butterfly, Killer 7
Broken Butterfly
A primeira Magnum conquistada no jogo chega a ser bem efetiva contra inimigos de grande dificuldade, como alguns chefes. Seu poder é muito alto, porém a munição é rara e o carregamento pode comprometer a sua estratégia. Essa arma pode ser comprada com o Merchant a partir do capítulo 3-1 por 38 mil pts, mas também pode ser encontrada no castelo, na pequena sala trancada perto da fonte (você precisará da ajuda de Ashley para obtê-la).
Grupo: Magnums.
Grupo: Magnums.
Killer7
Homenageando um jogo através do nome, essa arma possui maior velocidade que a antecessora, porém fica devendo em poder de fogo e por não possuir upgrade especial. Também valem as mesmas regras: economize munição o máximo que puder. Pode ser comprada com o Merchant a partir do capítulo 5-1, custando 77.700 pts.
Grupo: Magnums.
Grupo: Magnums.
Explosivas: Mine Thrower, Rocket Launcher
Mine Thrower
Tida por muitos como dispensável, pode ser comprada no Merchant a partir do capítulo 3-1 por 9.800 pts. Joga pequenas minas detonadoras que explodem após um tempo em inimigos mirados ou no inimigo mais próximo. Pode ser usada contra inimigos mais fortes, mas não é muito recomendada para chefes. Pode ser associada com um scope, que melhora sua mira e poder de fogo. Sua munição só aparece depois que Leon compra a arma e é bastante rara de encontrar.
Grupo: Armas Explosivas.
Grupo: Armas Explosivas.
Rocket Launcher
O clássico lançador de foguetes está de volta. Com apenas um tiro disponível, é capaz de causar um dano extremo em seu inimigo, como matar certos chefes de imediato. Pode ser comprada ou encontrada em um determinado ponto do game, e há também uma versão com munição inifita, disponível no Merchant após terminar o game uma vez.
Grupo: Armas Explosivas.
Grupo: Armas Explosivas.
Armas especiais: Matilda, Chicago Typewriter, Handcannon, P.R.L. 412
Matilda
A poderosa Matilda só pode ser comprada após terminar o jogo uma vez. Não chega a ser muito forte, mas dispara 3 tiros por vez, sendo ideal para Ganados e outros monstros mais fracos. Com os upgrades, ela se torna uma arma que vale a pena de ser obtida, podendo chegar à capacidade de 100 balas e a uma alta velocidade.
Grupo: Armas Especiais / Pistolas.
Grupo: Armas Especiais / Pistolas.
Chicago Typewriter
A arma mais poderosa: possui alto poder de fogo e munição ilimitada. Para possibilitar sua compra, é necessário terminar apenas o Assignment Ada (no caso do Game Cube) ou o Separate Ways (para a versão PS2) para tê-la com Leon. Para utilizá-la com Ada (apenas na versão PS2), termine o modo Assignment Ada.
Grupo: Armas Especiais / Metralhadoras.
Grupo: Armas Especiais / Metralhadoras.
Handcannon
Em termos de potência, é a melhor arma possível de se ter no jogo, um verdadeiro “canhão de mão”, como o nome sugere. Pode ser comprada ao conquistar 5 estrelas com todos os personagens em cada cenário do modo Mercenaries, algo difícil, porém, que vale pelo resultado. Seus upgrades incluem poder de fogo elevadíssimo e até munição ilimitada.
Grupo: Armas Especiais / Magnums.
Grupo: Armas Especiais / Magnums.
P.R.L. 412
Arma ausente na versão GameCube, é habilitada ao finalizar o modo Professional e não precisa de munição. Tem um funcionamento bem diferenciado, sendo possível aplicar dois tipos do tiro. O primeiro é possível ser executado quando a barra de eletricidade atingir o nível mínimo, provocando um efeito semelhante ao da Flash Grenade, matando Plagas imediatamente. O segundo tiro é executado quando o nível de eletricidade está no máximo, disparando um raio capaz de matar a maioria dos inimigos instantaneamente.
Grupo: Armas Especiais / Armas Elétricas.
Grupo: Armas Especiais / Armas Elétricas.