Para os fãs de Resident Evil, a Capcom dispensa apresentações. Conduzindo a série de survival horror de maior sucesso do mundo há mais de 15 anos, a empresa japonesa lança uma empreitada diferente. Em parceria com a Slant Six Games, a Capcom lança Resident Evil: Operation Raccoon City, uma nova abordagem dos acontecimentos de RE2 e RE3, que coloca o jogador do lado dos vilões, lutando ao lado da Umbrella. Em entrevista exclusiva para os fã sites REVIL e Ultimate Resident Evil, a equipe de desenvolvimento do título fala sobre os desafios em se fazer um Resident Evil inovador e muito mais voltado para ação. Na conversa, os desenvolvedores também contam como foi trabalhar em parceira com a Slant Six. A Capcom não forneceu o nome das pessoas envolvidas nas respostas enviadas aos sites.
CAPCOM: Estivemos em uma longa jornada trabalhando com a Slant Six. Haviam barreiras linguísticas, culturais e de fuso horário, e MUITAS viagens internacionais foram feitas para chegar a esse ponto. Embora a Capcom e a Slant Six tenham suas diferentes áreas de propriedade no projeto, [o jogo] foi, certamente, resultado de esforço colaborativo. O jogo evoluiu muito desde seu conceito inicial, então sim – nós tivemos que cortar coisas, mas acho que as melhores ideias estão no jogo final.
C: Nós decidimos fazer a parceria com a Slant Six devido à experiência deles com o gênero shooter e à competência em gameplay online. A Capcom esteve muito envolvida em todas as partes do processo de desenvolvimento, mas nós também queríamos que a Slant Six fizesse o que eles fazem de melhor: um ótimo shooter online! Então no que dizia respeito à decisões relacionadas ao gameplay, nós tentamos deixar a maior parte das coisas “mecânicas” para eles fazerem. A Capcom quis ter certeza de que a história ou os personagens fossem retratados de forma correta, e que nós mostraríamos o que nossos fãs esperam de um título de alto nível como Resident Evil.
C: É um desafio interessante. Nós sabemos que um título como esse tem o potencial para distanciar alguns fãs de Resident Evil, mas nós decidimos tentar fazer algo diferente. Nós queremos trazer um pouco mais do gameplay de tiro em terceira pessoa com ação e modo cooperativo para o mundo de Resident Evil. Mesmo assim, nós ainda estamos tentando incorporar elementos que os fãs tradicionais também possam gostar. RE: Operation Raccoon City ainda é Resident Evil, então você pode ver todos os seus personagens favoritos dos jogos antigos e inimigos em alta resolução nos consoles da nova geração.
C:Em ambos. Há varios eventos in game em tempo real, assim como cutscenes pré renderizadas. Vocês podem jogar em uma combinação de quatro jogadores para seis membros da USS, então algumas cenas não podem ser pré renderizadas, já que os personagens mudam o tempo todo.
C:Você vai fazer um pouco de cada coisa – algumas delas ao mesmo tempo, no nosso gameplay de “tripla ameaça”. Vocês vão ter uma variedade de missões e objetivos (não somente destruir evidências) e vão revisitar vários locais clássicos de Raccoon City de RE2 e RE3. Vocês terão que lidar com várias criaturas e B.O.W.s, mas as vezes, vão ter realmente que lutar com elas. O jogo terá várias habilidades que permitem que o jogador tire vantagem dos conhecimentos secretos da Umbrella, usando zumbis e B.O.W.s a seu favor na luta contra os Spec Ops. Um dos personagens da USS, Four Eyes, pode controlar algumas B.O.W.s no campo de batalha.
C: Não queremos estragar nenhuma surpresa, mas o final pode ser de algumas formas diferentes, determinado principalmente se você escolher proteger ou não a história canônica da série. Suas escolhas farão diferença.
C: O pessoal da Slant Six é fã dos filmes, assim como dos jogos, então provavelmente existe um pouco de influência. Nós estamos começando a ter vários fãs que começaram a se envolver primeiro com os filmes de Resident Evil e DEPOIS passaram a jogar. É engraçado como coisas desse tipo acontecem às vezes, não é?
C: Sim – mas não posso falar muito sobre isso agora. Só posso dizer que estamos planejando uma grande oferta de conteúdo via DLC para Operation Raccoon City. Então reúna-se com seus amigos e aproveite!
Agradecimentos especiais a Brian Keltner, gerente de relações públicas da Capcom.