O mercado nacional de jogos tem crescido bastante e muitos jogos interessantes têm aparecido. É o caso de Fobia: St Dinfna Hotel e Dandara: Trails of Fear, dois excelentes jogos brasileiros. Um dos jogos dessa leva que mais me chamou atenção foi Unsighted, estilo “metroidvania” do estúdio Pixel Punk, das brasileiras Tiani Pixel e Fernanda Dias. O título é o destaque deste REVIL Indica.
Unsighted conta a história de Alma, uma androide que vive em um mundo distópico onde apenas seres não orgânicos vivem na terra, chamados de Automatos. Na trama, Alma acorda em um laboratório sem lembranças, recordando aos poucos de Rachel, sua paixão do passado, do qual ela precisa salvar, custe o que custar. Com essa premissa, o jogo apresenta uma trama bem intimista e emocionante com um foco muito grande nas relações que construímos e no passado de Alma e Rachel. Os diálogos são muito bem escritos e, em pouco tempo de jogatina, eu me vi apegado a história das duas androides. É um jogo bonito, em todos os sentidos.
Unsighted é um jogo onde as relações de Alma também se estendem às mecânicas e progressão do jogo. Existe um motivo pelo qual Androides nesse mundo tenham tempo limitado de vida. Alguns têm 10 dias, outros 100, até se desligarem completamente. Durante o jogo você encontra diversos NPCs importantes para sua jornada e suas escolhas vão impactar no tempo de vida deles e se você pode ou não salvá-los. É uma mecânica muito inovadora para seu gênero, justamente por dar um toque de urgência e importância à exploração do jogo, já que há itens que podem aumentar a vida de um NPC. Existem vários espalhados pelo mapa, escassos, te colocando em uma posição complicada de escolhas, mas também te incentiva a explorar mais o local que você está, não só para avançar no jogo, mas também para potencialmente livrar um Automato de seu fim. Por vezes é angustiante, mas faz todo sentido para que o jogo tem como proposta.
A beleza de Unsighted não se limita só a sua narrativa e mecânicas que a compõem, mas também a sua direção de arte maravilhosa e gráficos 2D em pixel arte que saltam os olhos de quem joga, independente da plataforma escolhida, já que ele está disponível em todas. Inclusive, ficando bastante tempo no catálogo do Xbox Game Pass. O trabalho do estúdio Pixel Punk é brilhante em diversos quesitos, mas, visualmente falando, se destaca tanto quanto a sua narrativa.
A progressão do jogo é tudo que você pode esperar de um “metroidvania”: Aquela exploração pelo mapa em busca de melhorar suas habilidades, itens ou encontrar um NPC que pode te ajudar a avançar por um local antes não acessível. É notável a influência de jogos como Castlevania: Symphony Of The Night, Metroid e até Hollow Knight. Mas isso não faz de Unsighted só uma cópia ou um jogo que pretende ser um sucessor espiritual desses jogos, muito pelo contrário. A construção do cenário, de evolução de Alma e progressão do jogo são feitas de uma forma muito própria, colocando a obra em uma posição de destaque dentro de um gênero deveras concorrido, principalmente sendo um dos mais comuns dentro do mercado indie de jogos. Porém, é seguro dizer que Unsighted leva uma vantagem absurda dentro TODOS os jogos do gênero que joguei nos últimos anos e em alguns momentos faz frente até jogos aclamados como Dead Cells e Hollow Knight.
A qualidade desse jogo é tanta, que eu o enxergo até como um produto bem subestimado e injustiçado. Não que notas sejam algo que precisamos levar em consideração o tempo todo, mas Unsighted possui uma média de 86/100 no Metacritic e 85 no Open Critic, principais agregadores de reviews da internet. Muitas dessas análises elogiam justamente a inventividade do jogo e criatividade dentro de seu gênero, colecionando elogios por isso. Infelizmente o jogo foi esnobado no The Game Awards de 2022, onde seguramente poderia ter ao menos concorrido a categoria de jogo do ano, pois, ao menos em uma perspectiva, ele é muito feliz em trazer algo novo para um gênero demasiadamente saturado nos últimos anos por jogos que se limitam a copiar Castlevania e Metroid.
Por mais que não tenha tido o destaque merecido, o trabalho de Tiani, Fernanda e todos os envolvidos no projeto é um grande passo para o mercado de jogos brasileiro. Unsighted é um excelente jogo e mostra que o Brasil vem com tudo nesse mercado, ainda mais com a capacidade de criar histórias impactantes e jogos marcantes. Exatamente como Unsighted é.
Unsighted está disponível para PC e nas plataformas Xbox, PlayStation e Nintendo Switch.
Colaborou com a revisão deste conteúdo: Natália Sampaio