Se você está pesquisando no Apple iPad de 64GB e quer entender melhor como funciona esse aparelhinho tão pequeno (mas tão potente!) e se vale a pena o investimento, acompanhe algumas dicas a seguir.
Todo mundo sabe que o iPad é um dos principais produtos da Apple já faz tempo. Talvez ele não seja tão desejado quanto um iPhone em época de lançamento, mas que ele faz sucesso, isso faz.
Isso se tornou ainda mais evidente conforme as novas gerações do dispositivo foram chegando: cada vez mais leve e compacto, com ótimos widgets e uma tela que transmite as imagens cada vez mais vibrantes, os consumidores abraçaram de vez o iPad. Mas nem todo mundo precisa optar pelos modelos com maior capacidade de armazenamento. Ou precisa?
Capacidade de armazenamento
Atualmente a Apple disponibiliza iPads de 64GB até 256GB. No entanto, quando se trata de escolher a capacidade ideal, muitos consumidores se perguntam se o modelo de 64GB vale mesmo a pena, já que a faixa de preço e o desempenho do produto podem variar. Será que cabe tudo?
Para entender melhor: a capacidade de armazenamento refere-se à quantidade de dados que um dispositivo pode conter. Isso vale para disco rígido, SSD (Solid State Drive), pendrives, etc. Essa capacidade é medida em unidades de bytes como: gigabytes (GB) ou terabytes (TB).
Quando compramos um dispositivo, seja um tablet, um celular ou um computador, ele não vem inteiramente “livre” como muita gente pensa. Alguns softwares estão pré-instalados, já ocupando um pouco do espaço.
Por isso, se sua intenção é fazer uso de muitos apps ou fazer muitos downloads, é preciso considerar se 64GB serão suficientes. O iPad não tem configuração para aumento de memória posteriormente.
Os prós e os contras do iPad 64GB
Considerando os pontos positivos e negativos do iPad 64GB, podemos citar:
– Espaço OK (para a maioria dos usuários)
Para a maioria das pessoas, 64GB de armazenamento é suficiente para armazenar uma boa de aplicativos, fotos, vídeos e documentos. A esses usuários, a quantidade de 64GB deve ser adequada, sem grandes necessidades de um armazenamento muito maior.
– iCloud (a famosa nuvem)
A Apple oferece um ecossistema de armazenamento na nuvem altamente integrado. Portanto, nem tudo você precisará armazenar em seu iPad. Arquivos, documentos, fotos em geral, etc., podem ser armazenados na nuvem, liberando espaço no seu dispositivo.
Com o uso inteligente do iCloud, você pode estender ainda mais a capacidade de armazenamento do seu iPad.
– Limitações para usuários intensivos
Se você é um usuário que gosta de gravar muitos vídeos em 4K, tirar fotos em alta resolução ou baixar muitos apps e jogos, 64GB de armazenamento podem não ser suficientes para te atender.
E aí, com o passar do tempo, é possível que você tenha que escolher o que guardar ou não no iPad, administrando o que consegue baixar ou não no dispositivo. É um ponto a se considerar.
Já no caso de seu uso ser mais tranquilo, com poucos apps ou mesmo apenas para navegação na internet, a capacidade de 64GB pode ser suficiente.
– Atualizações limitadas
Como as atualizações também ocupam espaço, pode ser que isso seja um diferencial para você. Se houver muitas coisas instaladas o modelo não poderá se manter atualizado ou baixar atualizações importantes. Na dúvida, opte por um armazenamento maior.
A decisão de comprar um iPad com 64GB de armazenamento depende inteiramente das suas necessidades de usuário. Se essa capacidade é suficiente para você, saiba que estará adquirindo um produto excelente, independente de seu espaço.
A dica valiosa é: Lembre-se de que o uso eficiente do armazenamento na nuvem e a manutenção regular do seu dispositivo podem ajudar a maximizar o espaço disponível, independentemente da capacidade escolhida.