Análise – Diablo IV – Temporada de Sangue – PlayStation 5

Parece que além de caçar demônios e a própria Lilith, agora vou ter que lidar com uma nova horda, que não será de zumbis, e sim de vampiros!

A convite da Blizzard, representada no Brasil pela assessoria Theogames, consegui uma passagem para voltar ao Santuário e exterminar uma nova ameaça: a Temporada de Sangue em Diablo IV, com uma vibe toda focada no estilo vampiresco. Confira o que eu achei nesta análise.

 

Joguei a Temporada de Sangue totalmente em campanha cooperativa local, no PlayStation 5.

Santuário de Sangue

A Temporada de Sangue, sendo a segunda temporada do game, se passa após o extermínio da ameaça de Lilith por todo o Santuário. O “Escolhido” (personagem que criamos para jogar essa Temporada) agora tenta manter todo o mal fora do arquipélago e é nesse período que outra preocupação aparece no caminho: Os Busca-sangues. A mando do Mestre das Trevas e se tornando o seu exército de vampiros famintos, estão caçando sangue inocente para coleta e uso em ritual, ameaçando mais uma vez a paz em todo o Santuário. Cabe ao “Escolhido” exterminar mais essa ameaça e ir atrás desse Mestre das Trevas. Nesse caminho, juntamos forças com a personagem Erys, uma experiente Caçadora de Vampiros, para impedir toda essa atrocidade e acabar rapidamente com os planos vampirescos do Mestre das Trevas.

O Início da Caçada

A Temporada de Sangue já coloca o jogador para criar um outro personagem e outra classe (infelizmente, não se pode jogar com o mesmo personagem do Reino Eterno, ou seja, da campanha principal de Diablo IV). Isso cria uma oportunidade para os jogadores testarem outras classes presentes no jogo.

Como eu sou medrosa e erro feio em montar build, decidi ficar na classe Necromante mesmo, porém com o Passe de Temporada que recebi, já facilitou um pouco o avanço para as primeiras missões da Temporada, no qual ganhei várias regalias para upar meu personagem (e ficar mais bonitinha com os cosméticos). Com isso, e nessa nova jornada temos, já de início, a busca pelo Magistrado Oren juntamente com a personagem Erys, a Caçadora de Vampiros, para conseguirmos pistas de onde está o Mestre das Trevas. Só para dar o gostinho de “quero mais” para você que está lendo, acredite quando digo que o foco aqui nem é o enredo principal contado nessa Temporada (poor Erys…), e sim todo o novo método de farm que existe!

Detalhes dos níveis do Passe de Batalha

A Temporada de Sangue traz para o Diablo IV novas missões, novas mecânicas, builds e equipamentos para melhorar seu personagem principal, novos eventos de Mundo de Temporada e cinco novos Chefes de Fim de Jogo.

Nota da analista: Senti uma diferença grande na classe Necromante nessa Temporada. Está bem melhorada comparada ao que montei e joguei na campanha principal de Diablo IV. Vale a pena conferir essa classe! Também consegui testar a classe Renegado para completar o necessário no nível Hardcore. Foi intenso, mas valeu o esforço, e é uma classe muito versátil. Para quem é jogador de primeira viagem em Diablo IV, recomendo essa classe!

Vale destacar, e explicar aqui, a nova mecânica dos Poderes Vampíricos: sendo algo novo no game, os Poderes Vampíricos já ficam disponíveis nas primeiras missões da Temporada de Sangue, mostrando na história que o personagem principal está infectado e pode vir a se tornar um Busca-Sangue, ou um vampiro. Porém, isso não se manifesta em seu sangue, tornando sua infecção um ponto positivo no personagem, dando origem aos Poderes Vampíricos.

Os Poderes Vampíricos nada mais são que alguns boosts já presentes no Quadro de Excelência (liberado a partir do nível 50 do personagem principal) e alguns outros próprios para habilidades vampíricas, só que já estarão liberados nos níveis baixos com seu personagem novo. Existem 22 desses poderes, ativados pelo Sangue Potente (adquiridos somente dentro da Colheita Sanguínea) para o jogador escolher o que for melhor dentro da sua classe e build, devendo ser ativados com os Pactos e, ao máximo, de 5 desses poderes. O aumento de dano, vida, escudo e agilidade, por exemplo, possíveis de adquirir por meio desses Poderes Vampíricos ativados, aumentam ainda mais a chance do jogador terminar uma batalha rapidamente e avançar tranquilamente pelas novas missões e demais eventos no mapa.

Menu dos Poderes Vampíricos

Ok, mas o que são os Pactos? Explicando de forma bem resumida, os Pactos são itens necessários para a ativação desses Poderes Vampíricos, sendo eles os de Ferocidade, Divindade e Eternidade. Esses itens são adquiridos separadamente na Colheita Sanguínea e podem ser colocados somente nas armaduras do personagem (igual o que é feito com os engastes das joias). Dependendo dos Poderes Vampíricos, será necessário um número determinado desses Pactos para ativar todos de uma só vez ou somente alguns deles e isso sempre será mostrado ao jogador, ficando disponível para alterações no menu de Poderes Vampíricos.

Exemplo básico dos Pactos em um item do game

A Temporada de Sangue, além de trazer essa novidade na parte de campanha principal, também trouxe motivos para se continuar jogando Diablo IV, já que notícias recentes apontam que os jogadores estavam largando para jogar novos lançamentos, além de não ver mais atrativos para o game em si.

Para os novos Eventos de Mundo de Temporada, temos aqui o destaque para a Colheita Sanguínea. Semelhante a área vermelha de batalha PvP do game, essa Colheita ajuda o jogador a alcançar mais equipamentos e regalias através de pontuação que será trocada no Mural de Renome dos Caçadores, além dos famosos drops de equipamentos lendários com mais frequência (e até mesmo equipamentos e itens únicos!). Além dessa troca, é possível ganhar muita experiência (EXP) dentro dessa área, enfrentando os inimigos e elevando o Renome, sendo também possível adquirir rapidamente os tão necessários Sangues Potentes, usados para liberar e melhorar os Poderes Vampíricos.

Sim, esta é a loucura de um objetivo principal da Colheita Sanguínea concluída

Essa colheita muda de lugar no mapa a cada uma hora, então é bom ficar atento ou já realizar tudo dentro dessa área para continuar explorando tranquilamente o Santuário até a liberação da próxima área. Ele sempre estará ativo até o final da Temporada.

Nota da analista: recomendo jogar essa área em grupo. Pode ser com amigos ou, até mesmo, encontrando e convidando os players online. O aumento de EXP e equipamentos para grupos é muito bem-vindo e foque em fazer os locais chamados ‘Altar Sanguíneo’ e a própria Colheita Sanguínea. Vale relatar aqui, também, que foi extremamente prazeroso achar players realmente dispostos a ajudar você e a galera na área de ativação tanto da Colheita Sanguínea nos Chefes de Fim de Jogo. No último nível de dificuldade, Suplício, é muito mais fácil conseguir ajuda e essa parceria, e sinceramente, foi muito gostoso jogar assim! Para mais explicações e dicas desta Temporada, clique aqui.

“Nossa, mas tá chato ficar farmando nessa Colheita Sanguínea”. Calma então que aí vem mais um desafio! (e se você se cansar em farmar nessa Colheita, sinto muito dizer, mas você está perdendo a melhor parte da Temporada).

A Temporada de Sangue, como dito antes, traz cinco novos Chefes de Fim de Mundo, são eles: Gringoire, o Santo Galvânico; Eco de Varshan do Suplício; Lord Zir; A Fera no Gelo e Duriel, Rei Verme.

“Ok, vamos lá na área e matar eles!”. Então… não é bem fácil assim e isso traz mais um motivo para se continuar upando e explorando o Santuário, pois esses chefes não são para jogadores novatos. Cada Chefe de Fim de Mundo requer requisitos e itens específicos para serem invocados e enfrentados pelos jogadores. Não, você não leu errado: o jogador terá que ir atrás até de partes de corpos, um tipo específico de aço, sangue e destilados e até avançar para a última dificuldade de Diablo IV se quiser enfrentar todos os novos Chefes de Fim de Mundo.

Diablo IV – Eco de Varshan

Nota da analista: esse foi, até então, o único momento em que o game me fez ir e explorar a Maré Infernal e farmar itens por lá, já que são necessários para invocar um determinado Chefe de Fim de Mundo. Isso meio que mostra que o game pode ser sim muito mais explorado tanto pela desenvolvedora quanto pelos jogadores! E vai por mim, esses Chefes dão fácil, fácil os tão cobiçados Itens Únicos, então pensa numa garota que correu para upar e ir em busca dos Chefes mais fortes rs!

Com tudo isso no cenário mais “A Entrevista com o Vampiro” que eu já presenciei, também temos atualizações tanto para o mundo da Temporada de Sangue, quanto para o Reino Eterno (mundo da campanha principal):

  • Manter renome entre personagens;
  • Atualizações na Resistência Elemental e efeitos de status: novos ataques com elementos como Vulnerável, Golpe Brutal e acerto crítico;
  • Atualização no sistema de inventário e baú: está bem mais simples procurar um item guardado em seu baú com os filtros.

Nota da analista: com essa Temporada ativa e mais um evento que aconteceu em novembro, eu e meu namorado conseguimos tranquilamente subir para o nível máximo com os nossos personagens. Conseguindo, assim, algumas conquistas/troféus e outras regalias dentro do game. Foi excelente aproveitar tudo isso para adiantar nossa aventura e aproveitamos ao máximo o que o Diablo IV conseguiu oferecer com essa nova Temporada!

Santuário, Doce Santuário

Por mais que a Temporada de Sangue tenha trago algo novo em Diablo IV, já que o game estava sendo bastante comentado nas redes sociais devido a muitos jogadores estarem largando ou simplesmente desistindo de jogar culpem o Miranha e o Alan Acordado nessa, pouca coisa muda de fato no Santuário.

Essa nova Temporada não trouxe novidades maiores em questão de jogabilidade, permanecendo a mesma já relatada na análise do game base, algumas poucas mudanças no cenário e também nas Masmorras. Infelizmente, lembrando que um ponto negativo na nossa análise do game havia apontado sobre os repetidos objetivos em Masmorras que deixam o game enjoativo.

Visualmente, e em questões de localização em português do Brasil (PT-BR), esta Temporada de Sangue segue com o alto padrão que a Blizzard sempre entrega ao mercado dos games.

Porém, mesmo que alguns jogadores culpem a Blizzard por demorar para lançar novidades para Diablo IV em si, e manter a “vida ativa” no game, a Temporada de Sangue veio para recuperar jogadores que gostam mesmo de farm e inimigos desafiadores, afinal os melhores itens até então no game são facilmente conquistados nos Chefes de Fim de Mundo.

Então, os jogadores que estavam ansiosos por grandes novidades em Diablo IV com essa nova Temporada, já que essa tem a possibilidade de comprar um Passe de Batalha, segurem um pouco as emoções, pois pouca coisa mudou. É, sim, gostoso voltar e jogar casualmente e ir farmando os novos equipamentos, porém, fora isso, é o mesmo Diablo IV que conhecemos. O jeito é esperar maiores novidades para o game com a nova DLC confirmada, “Vassel of Hatred”, que ficará disponível somente no final de 2024, sem data confirmada.

 

Algo que percebi, e que vale a menção aqui, é que, aparentemente, eles consertaram os bugs de Masmorras e travamento de servers que foi mencionado na análise anterior, melhorando bastante a experiência de jogar Diablo IV como um todo. Então, está realmente mais prazeroso ficar horas e horas jogando o game.

Nota da analista: eu me diverti demais voltando a jogar Diablo IV nessa Temporada de Sangue. Onde mais me diverti foi farmar na Colheita Sanguínea, que apelidei carinhosamente de ‘Colheita Feliz’, que dá pra ficar horas no local e até se juntar com outros jogadores online para ajudar, além de farm de itens lendários bem mais rápido e fácil. Como joguei em companhia com o namorado, ficou mais divertido e dinâmico também passar por toda essa Temporada, onde presenciamos cada situação, tanto estressantes quanto engraçadas. A experiência que tivemos com a comunidade e chat online no próprio game foi essencial para conseguirmos alguns itens e até troféus/conquistas, então sim, lá é uma comunidade que ajuda, e muito! Com toda essa experiência e animados com tudo que Diablo IV ofereceu na Temporada de Sangue, conseguimos a tão sonhada platina!

Diablo IV está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S|X e PC (via aplicativo da Battle.net). Sobre a compra do Passe de Temporada para aqueles que queiram seus benefícios, é só comprá-lo dentro do próprio game ou através da Battle.Net (linkando diretamente com a conta e email usado para jogar o game). Essa nova temporada fica disponível até o dia 23 de janeiro de 2024. Mais informações do site oficial do jogo: https://diablo4.blizzard.com/pt-br/season.

Passe de Temporada de Sangue cedido pela Blizzard por meio da assessoria Theogames.

Colaborou com a revisão deste texto: Natália Sampaio

Pontos positivos:
Fácil farm de EXP e itens;
Ajuda da comunidade online totalmente facilitada.
Pontos negativos:
Enredo fraco;
Masmorras ainda enjoativas.
9