Resident Evil Seamless HD Project e a preservação de jogos | REVILcast #31

Desde 1970, a indústria dos jogos eletrônicos produziu e continua produzindo diversos jogos incríveis que marcaram suas épocas e influenciaram gerações. Dentre estas obras-primas está a saga Resident Evil, que popularizou o gênero survival horror e conquistou uma legião de fãs. Contudo, mesmo com o reconhecimento e o carinho dos jogadores, a preservação dos primeiros jogos da saga tem sido uma questão delicada.

Apesar de empresas como a Capcom relançarem vários de seus jogos antigos, os primeiros títulos da saga Resident Evil (Resident Evil 1, Resident Evil 2 e Resident Evil 3: Nemesis) parecem ficar de lado neste processo de preservação. Enquanto outros jogos recebem versões remasterizadas e atualizações gráficas, os clássicos que deram origem à franquia continuam sendo negligenciados.

Diante deste cenário, os fãs têm assumido um papel crucial na preservação destes jogos. Projetos como Resident Evil Seamless HD Project (clique aqui e saiba mais) surgiram para atualizar e aprimorar visualmente os jogos mais antigos de Resident Evil, garantindo que eles permaneçam acessíveis e relevantes para os jogadores modernos.

Neste REVILcast, Felipe Turesso guia este debate importantíssimo ao lado de Fred Hiro e Accel, explorando os desafios enfrentados na preservação de jogos, o descaso de algumas empresas em relação aos seus títulos clássicos e o papel fundamental da comunidade de fãs na manutenção viva da história dos videogames, além de questões envolvendo Direito Autoral.

Dica: ouça com fone de ouvido!

APRESENTAÇÃO:
Felipe Turesso

PARTICIPANTES:
Fred Hiro
Accel

EDIÇÃO:
Fer Vinhas

O REVILcast também está disponível no: Spotify, Deezer, Apple Podcasts, SoundCloud e Google Podcasts e YouTube:

 

REVILcast é um podcast que reúne membros da Equipe REVIL e convidados. Confira outras edições clicando aqui.

SIGA O REVIL NAS REDES SOCIAIS (@revilbr): Facebook | X (antigo Twitter) | Instagram | Youtube

APOIE O REVIL se tornando um MEMBRO do nosso canal no YouTube e tenha o seu nome (e foto) no site, a depender do nível – clique aqui e veja os nossos Apoiadores.

Resident Evil Seamless HD Project contou com a colaboração de um dos membros do REVIL, Frank Alcântara.