Aquele jogo de guerra no qual lutamos contra hordas de dinossauros completou 1 ano de vida. Tô falando de Exoprimal, lançado em 14 de julho de 2023, que ninguém pediu para a Capcom e ainda vive – de alguma forma. O fim do título, no entanto, pode estar bem próximo, uma vez que todo o conteúdo de temporadas já foi lançado. Na prática, em um jogo neste estilo, é como se os desenvolvedores parassem de criar novos conteúdos, algo que acaba matando o interesse – Overwatch (Blizzard), por exemplo, não pode se dar o luxo de parar – programa fidelidad casino.
Exoprimal é um jogo “online”. Você inicia, forma o seu time e corre para a batalha. É possível jogar sozinho e desfrutar de um modo história dos Tubarões-martelo (esquadrão de patrulha com seus Exotrajes), só que a Sobrevivência Jurássica não é bem a mesma. O legal é ter alguém ao seu lado, mesmo que não literalmente. E esse alguém não é um bot. Mas tá difícil encontrar pessoas dispostas a jogar este não Dino Crisis. No Steam (PC), por exemplo, ter 50 pessoas ou um pouco mais do que isso jogando entre os dias/momentos de batalha é lucro, a contar pelos dados do SteamDB. Daí fica péssimo de formar uma partida!
Uma campanha de aniversário de Exoprimal está rolando. Conclua a Sobrevivência Jurássica (modo campanha) para obter um amuleto de “Feliz Aniversário!” (termina no dia 25/07, às 23h59 BRT). De acordo o site oficial do jogo, haverá um rodízio entre as temporadas mês a mês, da primeira à quarta, o que acaba sendo uma forma de manter o interesse de quem está acessando o conteúdo somente por agora. Uma promoção (ainda não iniciada) está prevista para dar desconto aos passes de sobrevivência Série Premium.
Ainda joga Exoprimal? Tem dois trajes com download gratuito que são comemorativos do “primeiro aniversário” – eu acho que é o último, viu?.
Exoprimal com certeza é um jogo. Ninguém é obrigado a jogar, mas há todo um conteúdo ali criado pelas mãos da Capcom que pode ser descoberto por você aí do outro lado da tela. Recomendo ir como primeira opção de jogo? Não, definitivamente, pois nem mesmo a companhia se dignou a divulgar Exo e seus Dinos da maneira interessante. Mas pode ser um guilty pleasure bacana caso você fique entediado de jogos “tradicionais”.
O jogo ainda não morreu. Está lá, respirando por aparelhos. A Capcom não vai desligar os conteúdos, mas sem mais temporadas Exoprimal cairá no esquecimento.