É isso mesmo que você leu no título, estimado(a) fã de Resident Evil. Sei que você também quer um novo jogo e Resident Evil 9 é o mais provável, apesar dos sussurros com o remake de Resident Evil Zero e de Resident Evil CODE: Veronica. Aqui no Blog REVIL posso ser direto com a minha opinião e dizer que, por pressão da mídia, um Resident Evil 9 foi adicionado no site Metacritic, que reúne notas de jornalistas (Metascore) e da comunidade (User Score) sobre jogos.
Especialmente nos últimos anos, o Metacritic tem sido usado por uma comunidade mais, digamos, “emocionada” para nortear as escolhas de outras pessoas em jogos. É lançar (ou pré, a depender de embargos) e as notas caírem lá para um título ser avaliado por suas… notas! Se são baixas, pronto, lá vem a enxugada de chorume nas redes. Se são altas (e de uma versão PlayStation ou algo muito específico Nintendo) qualquer jogo vira imediatamente um pretendente a Game of the Year (Goty, aos íntimos).
Enfim, voltando a falar: Resident Evil 9. É uma pressão da mídia. É a mesma que não tem interesse em algo que a Capcom quer fazer dar certo ao momento, Monster Hunter Wilds. Você facilmente vê alguém por aí procurando por algo de Resident Evil, mas não de Monster Hunter. Posso dizer, com propriedade, que isso impacta as visitas de portais gamers. A ausência de RE na mais recente Tokyo Game Show deixou a participação da própria Capcom mais morna aos jornalistas mais “ocidentais”. Talvez tenha funcionado ao Japão, apenas.
Ao meu ver, a Capcom não vai anunciar um novo Resident Evil antes de emplacar ao menos o primeiro milhão de Monster Hunter Wilds. Vai seguir com foco nele e só depois, com uma certa conquista, vai deixar Wilds ser ofuscado por um Resident Evil 9. Sim, porque Resident Evil ofusca praticamente tudo da Capcom. Outras franquias até vendem, mas não são como Resident Evil.
A mídia precisa de Resident Evil. Se alimenta de Resident Evil. Tem tráfego com Resident Evil em era de internet. Só o surgimento de uma página no Metacritic já alimenta o trânsito entre sites de notícias, muitos daqueles velhos estilos clickbaits – e ok, cada cabeça uma sentença. É desejo um Resident Evil 9 e a mídia quer um Resident Evil 9. A Capcom sabe disso. Um Resident Evil 9 vai rolar.
Vi por aí até alguns associando a criação da página no Metacritic com o que aconteceu com Resident Evil 4 Gold Edition em dezembro do ano passado, que também teve página antecipada por lá. Dois meses depois, Resident Evil 4 Gold Edition foi lançado. Tem gente indo longe com um Resident Evil 9 e já até prevendo anúncio no The Game Awards em 12 de dezembro deste ano, indo pelo mesmo gatilho de “dois meses depois…”.
Sinceramente? Vai rolar. Repetindo pela milésima vez: sempre há um Resident Evil no horizonte. Por questões de mídia, creio que será Resident Evil 9. O fato de ter caído algo no Metacritic é só aquela pressão para que seja logo e eu já falei aqui o motivo.
Monster Hunter Wilds é o primeiro jogo da Capcom com localização total para português do Brasil, o que inclui dublagem. Quando a pré-venda foi aberta, na ocasião de anúncio da data de lançamento, poucos portais gamers brasileiros deram destaque a isso. O REVIL foi uma das exceções, inicialmente. Dias depois, sabe-se lá por qual motivo, o assunto começou a prosperar. Nem a mídia do Brasil tem muito interesse em Monster Hunter, mas é um jogo que merece atenção dos jornalistas e jogadores, mesmo não sendo um Resident Evil.
O ano fiscal da Capcom vai até o dia 31 de março de 2025. Caso Wilds não tenha força para mostrar resultados a acionistas, é o anúncio de um Resident Evil 9 que irá salvar. É aguardar os próximos movimentos da Capcom, com ou sem pressão da mídia.
Ah, e alguém da Equipe REVIL sonhou que um RE9 iria sair em março de 2025. VAI QUE?