Você sabia? O recém anunciado Onimusha: Way of the Sword vai vir dublado em português do Brasil. A informação está presente na página do jogo no Steam. É possível adicioná-lo na lista de desejos. Uma página do novo Onimusha também está disponível na PlayStation Store. Way of the Sword está planejado para 2026.
Ter Onimusha: Way of the Sword já anunciado e para uma data tão distante com interface, dublagem e legendas em português evidencia que a Capcom tem o Brasil como um mercado consolidado. Claro que o mundo pode mudar até o lançamento, mas a atitude da companhia mostra uma grande confiança no consumo de seus produtos pelos brasileiros. Sob o olhar da região do nosso Pais, há também avanços no Espanhol da América Latina – por enquanto, com interface e legendas.
Outro grande jogo da Capcom, Monster Hunter Wilds, tinha sido revelado no Steam com dublagem em português do Brasil.
A confiança no mercado brasileiro é tamanha que certas liberdades têm sido dadas até mesmo com a interação local com a comunidade. É que a Capcom sempre demonstrou um cuidado excessivo em perfis sociais em redes, como os da Capcom Brasil no X (antigo Twitter), Facebook e Instagram. Em muitas oportunidades me vi incomodado com coisas sendo compartilhadas com atraso ou somente protocolarmente. Ainda há atrasos em certos conteúdos, mas já são perceptíveis as diferenças.
Outro ponto positivo é a interação da Capcom com os criadores de conteúdo. O REVIL faz parte do Capcom Creators. Tenho percebido um esforço maior da equipe que gerencia o programa no Brasil em dinâmicas com produtores. Ainda não consigo participar, em nome do REVIL, de muitas ações, mas elas existem e são experiências que dão a sensação de presença entre a Capcom – mesmo que criadores não sejam da Capcom.
Mas ó, parece tudo muito bonito, mas ainda há mais a evoluir. Um exemplo disso é o lançamento problemático de Resident Evil: Death Island (Resident Evil: Ilha da Morte), que não foi de responsabilidade da Capcom Brasil, mas impacta a Capcom no Brasil. A quem não se lembra, o filme saiu em vários outros países nos cinemas e streaming, deixando os brasileiros de fora por meses. Quando foi lançado localmente, apareceu em plataformas digitais e sem muito marketing.
Que a evolução na presença da Capcom por aqui siga sendo contínua. Ainda sinto falta de produtos realmente licenciados de Resident Evil para o Brasil. Que algumas coisas sigam mudando para melhor, Capcom.