Um alerta foi emitido pela Capcom contra assédios que clientes têm realizado contra a companhia. O conteúdo foi publicado na página de suporte em japonês e compartilhado em perfis oficiais – entre eles, o X (antigo Twitter). No texto, a Capcom diz que leva as opiniões e solicitações dos clientes a sério por serem indispensáveis para melhoria de produtos e serviços, mas que assédios contra executivos e demais funcionários serão respondidos com uma diretriz.
Entre os assédios, confirmados pela companhia, estão práticas de calúnia, difamação, intimidação e até mesmo ameaças de prejudicar ou interromper negócios da Capcom. Essas situações podem afetar a saúde física e mental dos funcionários, expõe a nota, e pode causar problemas a outros clientes.
A Capcom cita um manual corporativo do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão para afirmar que poderá se recusar a fornecer suporte ou produtos a pessoas que tenham comportamento além do socialmente aceitável. Além disso, casos graves serão reportados para autoridades policiais ou a advogados para medidas legais, incluindo processos criminais.
As diretrizes de assédio da Capcom incluem também situações que poderiam ser cometidas dentro da própria companhia. Exemplos de assédio:
- Calúnia, difamação, desrespeito à imagem de alguém, ataques pessoais, insultos, ameaças de prejudicar ou interromper negócios (incluindo e-mails, formulários de contato, redes sociais, comentários e publicações na internet, etc.);
- Ameaças ou intimidação por meio de linguagem abusiva, questionamentos ou repreensões excessivas, etc.;
- Atos ou comportamento violento;
- Visita ou permanência nas instalações sem permissão;
- Permanência injustificada ou solicitações para cumprimento fora do horário de trabalho;
- Convocação injustificada para locais;
- Demandas excessivas ou injustificadas;
- Exigências de tratamento especial;
- Exigências de desculpas da Capcom sem motivo razoável;
- Solicitações injustificadas para a prestação de serviços que sejam excessivos de acordo com os padrões sociais, como trocas de produtos ou garantias monetárias;
- Atos que violem a privacidade de funcionários individuais;
- Assédio, entre eles o assédio sexual;
- Exigências irracionais e excessivas de punição de nossos executivos e funcionários.
A Capcom tem recebido muitas dessas cobranças pela versão do Steam de Monster Hunter Wilds e compartilhou publicamente a situação em um dos perfis do jogo. A postagem coincide com as diretrizes sobre assédio. Na página do Steam do Brasil há comentários que criticam o desempenho e a otimização do jogo. A companhia também supostamente cancelou um painel do mais recente Monster Hunter em um evento no Japão devido à diretriz e ameaças (via Automaton).


