Afinal, Resident Evil Requiem vai ser lançado no PlayStation 4? Desde o anúncio do jogo essa pergunta ronda as discussões dos fãs nas redes sociais. Requiem inicialmente foi revelado para PlayStation 5, Xbox Series e PC (Steam). Com o Nintendo Switch 2 ganhando popularidade, a comunidade começou a especular sobre uma versão ao aparelho, algo que foi confirmado com um novo trailer do jogo. Mas, e o PlayStation 4?
Bom, primeiro de tudo, é um videogame da geração passada. Para a atual geração, que é medida pelos consoles, Requiem já está anunciado. Muitos acreditam, no entanto, que o PlayStation 4 e o PlayStation 5 ainda estão em transição, algo que acontece também entre o Nintendo Switch e o Nintendo Switch 2 com jogos sendo anunciados aos dois – o que não inclui Requiem. Um tempero adicional nessa discussão surgiu com pessoas notando nas letras miúdas de trailers que o “PS4” está lá.

PRONTO, a versão de Resident Evil Requiem para PlayStation 4 está confirmada? Não necessariamente. Tive o cuidado de ir no canal oficial do PlayStation no YouTube e ver um dos últimos trailer postados, de Borderlands 4, que só possui versão para PlayStation 5. Ao final do vídeo há o mesmo aviso de marcas registradas da Sony Interactive Entertainment Inc., com o “PS4 logo” e o “PS4” lá. Significa, então, que Borderlands 4 será lançado no PlayStation 4 também? Não.
Mas tá, estamos falando da Capcom e de Resident Evil. A companhia segue com o mesmo aviso de trademarks em outros jogos não anunciados ao PlayStation 4, entre eles Monster Hunter Stories 3: Twisted Reflection e Onimusha: Way of the Sword. Por muito tempo, o “PS4” foi mantido ainda em alguns vídeos de Monster Hunter Wilds, como “A Chama Negra“, mas foi retirado de um dos mais recentes – Teaser Trailer da Colaboração Especial com Final Fantasy XIV. Significa que, quando se mantém (nem que for temporariamente) é porque há intenção de um lançamento? Talvez sim, talvez não e não sou a Capcom ou a Sony para saber o que se passa.
A Capcom abandonou o PlayStation 4? Não é o caso. Alguns jogos seguem tendo o aparelho como base, como é o caso de um dos mais recentes, Capcom Fighting Collection 2, que é compatível no PlayStation 5. Só que Resident Evil Requiem tem o foco na atual geração (o que inclui o Nintendo Switch 2, haters) e não em uma transição.

O Brasil é um dos principais mercados da Capcom quando se trata do PlayStation. Resident Evil vive nos rankings dos mais baixados no território, mas tem aparecido mais em relatórios do PlayStation 5. Creio que o PlayStation 4 deva ser o mais massivamente ativo, no entanto as aquisições de jogos no aparelho, ao menos digitais, não têm se destacado. Isso mostra tudo e ao mesmo tempo nada – o resto da especulação eu deixo com quem crê cegamente em insiders. O fato é: somos um mercado importante para a Capcom, o que pode ser levado em consideração a uma versão “PS4”.
Torço por uma versão do PlayStation 4, mas tenho o pé atrás. Tenho certo ressentimento do que rolou com o remake de Resident Evil 4, que não foi lançado no Xbox One, então super entendo a angústia de quem também ainda não ascendeu à nova geração.
Oficialmente? Resident Evil Requiem vai ser lançado em 27 de fevereiro de 2026 para PlayStation 5, Xbox Series, Nintendo Switch 2 e PC via Steam. Terá dublagem e legendas em português do Brasil.


