Quando não estou jogando Resident Evil, não é segredo pra ninguém que o World of Warcraft é o meu jogo conforto e não consigo segurar a empolgação da próxima expansão que já tá aí batendo a porta.
A segunda parte da trilogia “Alma do Mundo” (algo inédito que a Blizzard fez com as expansões do WoW), World of Warcraft: Midnight está vindo com um monte de novidades que prometem deixar o jogo mais dinâmico e mais “friendly” tanto para os jogadores iniciantes quanto para os jogadores veteranos. Para quem tem acesso ao pacote épico da nova expansão, desde novembro de ano passado, já teve acesso a alguns conteúdos inéditos da nova expansão (como a beta de Midnight e ao Housing) e só com essa espiadinha eu te darei motivos para dar uma conferida em WoW Midnight.
A estrela dessa expansão: Sistema de moradia (Housing)
Dos MMORPGs que temos aí (como Final Fantasy XIV e Elder Scrolls Online), o WoW era um dos únicos que ainda não tinha o sistema de moradia (Housing), muito pedido pelos jogadores. Aqui, o jogador escolhe seu lote entre as vizinhanças disponíveis, tanto da Horda quanto da Aliança. Essas vizinhanças podem ser públicas ou privadas (para as guildas ou o jogador monta uma vizinhança para ele e seus amigos).
Agora vem a parte com que eu simplesmente fiquei fascinada: construção e decoração da casa. O jogador pode escolher e estilo da casa (o exterior) que, até o momento, temos a opção de escolher as casa dos humanos, dos elfos noturnos (se a sua casa for na vizinhança da Aliança), dos elfos sangrentos e dos orcs (se for em uma vizinhança da Horda), no qual você pode escolher desde a cor das paredes, telhados, janelas e chaminés, até o tamanho da casa (essa última só quando a expansão for lançada), podendo posicionar a sua casinha em qualquer lugar dentro do seu terreno.
Com relação à decoração, você não está limitado à área interna da casa, como também à parte externa, onde você pode escolher estruturas como gazebos e cercados e até árvores, arbustos e flores. Na área interna da casa, assim como na externa, você pode escolher o tipo de pintura das paredes, piso e telhado, podendo posicionar janelas, itens de iluminação, mobília (também presente para a área externa) e decorações diversas. Dentro do menu próprio do housing você pode mover os objetos, mexer no tamanho e na angulação, fazendo do céu o limite para a sua criatividade na sua skin “irmãos a obra”.
Os itens de decoração são obtidos ao longo do curso normal do jogo, seja fazendo missões, masmorras, raides, missões mundiais, conquistas, etc, seja pelos vendedores espalhados por Azeroth, que vendem os itens com ouro ou pelas moedas das expansões anteriores, uma ótima forma de revisitar conteúdo antigo do jogo. Outra forma de comprar esses itens é pelo sistema de empreitadas (endevors), exclusivo do housing. Semelhante ao que temos nos postos comerciais, o jogador realiza pequenas tarefas (que são as coisas que já fazemos no jogo mesmo) e vai ganhando cupons, subindo uma barrinha de experiência até chegar ao objetivo e garantir o prêmio da empreitada do mês. Esses cupons são trocados por itens de decoração na área central da vizinhança onde tá o seu terreno.
Nova raça aliada e nova especialização de classe
Após a chegada dos Terranos em World of Warcraft: The War Within (TWW), Midnight trará os Haranir como raça aliada (que podem se aliar à Horda ou à Aliança a depender da escolha do jogador), além de trazer os elfos caóticos às fileiras dos caçadores de demônios. Raça aliada exclusiva da Aliança, os elfos caóticos agora podem ser caçadores de demônios que, ao contrário dos elfos noturnos e elfos sangrentos que lidam com a magia vil para essa empreitada, ao dominar a magia do caos, os Ilidari viram a oportunidade para aumentar as fileiras de caçadores de demônio. Agora o jogador pode testar essa nova classe com a nova especialização, que posso dizer que tá muito interessante.
Jogabilidade renovada e leveling acelerado
Mas tá, Nats, é difícil jogar o WoW?? Como veterana nesse jogo, eu posso dizer que: depende! Cada raça e classe do WoW tem sua jogabilidade única a depender da especialização que você irá seguir. Vou usar o exemplo da minha main char: Elfa Noturna druida equilíbrio. No caso do Druida, você pode escolher entre quatro especializações, das quais direcionam o estilo de jogabilidade que você gosta/quer seguir/sente-se confortável, que são: Guardião (tank), Feral (dps melee), Equilíbrio (range dps) e Restauração (healer). Eu, particularmente, gosto de range dps e a forma que eu jogo com minha druida assim me deixa muito confortável, mas já joguei como feral e restauração tempos atrás (porque é bom testar) e gostei, mas para o meu estilo de jogo ser um “bookin” é muito mais legal hahahaha.
Mas como a forma como você joga é unicamente baseada nas suas preferências, por muitos anos a interface de todas as classes no WoW tinha botões e habilidades ou pouco usadas ou quase obsoletas e, em Midnight, veio uma das grandes novidades: uma repaginada na interface e nas habilidades das quais com poucos botões você faz uma rotação mais otimizada, tornando a jogabilidade mais amigável a quem tá chegando no WoW agora. Como veterana, confesso que estranhei no começo, mas admito que a proposta é muito boa e tô adorando retestar as habilidades da minha druida (assim também como das minhas alts), retrabalhando a sua árvore de talentos e testando novas rotações no combate.
As atualizações das interfaces não param na jogabilidade, mas também no seu hud (a sua tela de jogo), que ficou mais customizável, aumentando as opções para deixar a sua tela de jogo do jeitinho que você quiser. Outra novidade é a incorporação de alguns Addons na própria interface da Blizzard, o que gerou muito borburinho na época do seu anúncio, mas confesso que até que tô gostando de como tá ficando.
Agora, e o leveling? Pra você que tá chegando agora, pra chegar no level cap (nível 80) e ficar pronto pra Midnight, a Blizzard preparou algumas coisinhas para te ajudar. Além do tradicional boost de experiência, dando ao jogador cerca de 10% a mais da experiência recebida até o nível 80, a primeira coisinha é o redesenho do Rincão do Exílio, uma área tutorial introduzida para que você aprenda como usar o seu personagem e assim te deixar pronto para o leveling até TWW. Aqui, basicamente você faz uma série de missões até o nível 10 e, após finalizar a área, você irá direto para a campanha de Dragonflight. Agora vem a segunda coisinha, as campanhas de Dragonflight e TWW estão simplificadas e mais rápidas, tudo isso pra te ajudar a chegar ao nível 80 bem rapidinho, já com as habilidades e árvores de talentos repaginadas. Lembrando que o sistema do bando de guerra (trazido pelo TWW) segue firme e forte, assim você pode upar o seu main char e os seus alts também na mesma facilidade.
Com isso, deixo aqui algumas das novidades de WoW Midnight. Eu acho que vale super a pena dar uma conferida nesse novo capítulo do WoW, que trouxe cara nova e renovação nos seus mais de 20 anos de história. Isso foi só um gostinho, pois esperem que uma análise completa vem aí! World of Warcraft: Midnight lança em 2 de março de 2026, exclusivo para PC (via aplicativo da Battle . net).
Esta análise está sendo elaborada via chave do pacote épico disponibilizado pela Blizzard.











