A classificação indicativa de Resident Evil 7 foi alterada de 16 anos para 18 anos no Brasil. A revisão na idade foi realizada depois da abertura de um processo no Ministério da Justiça e Segurança Pública. No despacho publicado no Diário Oficial da União, é descrito que o jogo apresenta “tendências de violência de forte impacto, violência gratuita ou banalização da violência e tortura”, critérios que foram determinantes para a modificação.
Além da “violência extrema”, a exposição a “temas sensíveis” e a “linguagem imprópria” foram descritos no despacho. Já no resumo da análise, é atribuído como agravante em RE7 a violência usada “por frequência, relevância, interação e composição de cena”.
A nova classificação etária precisa ser alterada pela Capcom entre plataformas em até 11 de fevereiro, 5 dias corridos a contar da publicação do despacho no Diário Oficial da União realizada em 6 de fevereiro. Até o momento da publicação desta notícia, a idade ainda não havia sido alterada no PlayStation, Xbox, Steam e Nintendo Switch 2. No portal de consultas públicas de classificação indicativa, Resident Evil 7 ainda não aparece no Switch 2 e é listado nas plataformas: Playstation 4, XBOX One, Computador (PC), PlayStation 5 e XBOX Series X/S.
A alteração etária no Brasil aconteceu 9 anos depois do lançamento inicial de RE7, em 24 de janeiro de 2017.


