Toda a trama de Resident Evil Revelations 1 é repleta de referências explícitas à obra de Dante Alighieri.

A organização terrorista Il Veltro  tem como sua bíblia o livro A Divina Comédia e faz citações dos versos da obra em diversos momentos do jogo. O próprio nome da organização faz referência ao cão lebréu (L’veltro) que é mencionado por Virgílio no decorrer dos cantos do Inferno.

Ao início de cada capítulo do jogo (na versão do 3DS) um verso de um dos cantos do Inferno é mostrado na tela inferior do console, fazendo alusões a personagens e acontecimentos que estão por vir na trama.

Revelations 3DS

La divina comedia

(Primeira impressão do livro de Dante Alighieri, La Divina Commedia)

Dante Alighieri é considerado o  primeiro e maior poeta da língua italiana, definido como il sommo poeta (“o sumo poeta”).  Nascido em Florença, em 1265, tem como uma de suas obras mais importantes A Divina Comédia, que descreve uma viagem de Dante através do Inferno, Purgatório e Paraíso, primeiramente guiado pelo poeta romano Virgílio no Inferno e no Purgatório e, depois, no Paraíso, pela mão da sua amada Beatriz.

O inferno descrito por Dante ficou profundamente marcado na cultura popular e auxiliou na criação da visão que se tem de um inferno relacionado a pecados e condenação.

O legado de Dante pode ser visto em todo lugar nos dias de hoje, inspirando filmes, músicas, livros e até mesmo jogos de vídeo game dos quais Resident Evil não poderia ficar de fora.

dante_domenico_di_michelino_duomo_florence

(Dante e seu livro La Divina Commedia e representações do Inferno, Purgatório e Paraíso)

 Referências de Dante Alighieri em Resident Evil

A seguir  esses versos serão discutidos e analisados:

 Capítulo 1:

Através de mim o caminho para a triste cidade.
Através de mim o caminho para o eterno lamento.
Através de mim o caminho entre as pessoas perdidas.
Canto III

O jogo começa com os versos escritos acima dos portões do inferno de Dante. A quarta frase desse verso é a célebre: “Abandonem todas as esperanças vocês que aqui entram”.

Assim como Dante adentra o Inferno, Jill chega ao Queen Zenobia sob os auspícios desses versos.

Dante

(Dante entrando no inferno em ‘A Divina Comédia’)

 

Jill-Queen-Zenobia

Jill entrando no inferno do Queen Zenobia

  Capítulo 2:

Através de cada cidade deve o Lebréu caçá-la,
Até que ele a tenha conduzido de volta para o inferno,
De onde a inveja a libertou.
Canto I

No capítulo dois, protagonizado por Chris Redfield, o jogador é levado até as montanhas próximas ao Valkoinen Mökki Airport. Neste capítulo, os únicos inimigos enfrentados pelo protagonista são os fenrir-wolves que caçam ferozmente Chris e Jéssica. Ela demonstra um leve despeito em relação à parceria de Chris e Jill no passado. O Lebréu deverá caçá-la e conduzi-la ao inferno de onde a inveja a libertou. Passou a fazer sentido, não?

dante0002

A besta levando sua presa de volta ao Inferno

 

latest

(Chris e Jéssica enfrentando os fenrir-wolves)

 O Lebreiro

Como podemos ver na imagem abaixo, o logo é composto pelo nome Veltro, por um cão e por uma arma. Começando pelo significado de Veltro, temos na tradução direta, o nome de uma raça de cachorro, o galgo, mais conhecido como lebreiro (ou, em inglês greyhound). Essa é justamente a raça retratada no logo da Veltro, mas o que um cão estaria fazendo na bandeira de uma organização terrorista?

Lebreiro e Lobo

(Lebreiro e Lobo, símbolos de confiança e avareza)

Pois bem, é aí que todo o simbolismo começa. O lebreiro é uma raça de cães considerada como uma dádiva de Deus, por suas inúmeras virtudes. Principalmente porque o lebreiro pode muito bem viver em situações precárias – se adapta facilmente a falta de alimento, a escassez de água e a condições extremas de temperatura. Além disso, é uma das raças mais inteligentes que se tem notícia, além de ser considerado um dos cães mais fiéis desde os tempos antigos.

Ele jamais abandona seu dono, e qualquer que seja a situação, o lebreiro irá proteger aquele que ele quer bem, mesmo que pra isso tenha que confrontar perigos muito maiores do que ele. Dessa forma, temos um cão que se adapta fácil a condições precárias, amoroso, fiel a quem ele quer bem e corajoso – lembrem-se bem destas virtudes.

Historicamente, o lebreiro foi usado como cão de campanha – para o reconhecimento de território em meio a guerras e como cão de caça – especialmente a caça de lebres e lobos.

O lobo, aliás, é o grande antagonista do lebreiro, tanto na prática quanto metaforicamente falando. Traçando um paralelo, o lobo é o símbolo da avareza, que, segundo a Bíblia é a mãe de todos os pecados. Dessa forma, o lebreiro se torna o caçador do lobo, o exterminador da mãe de todos os pecados – aquele que tem virtudes para lutar de igual para igual com o mal, e trazer desta forma a harmonia de volta, em outras palavras, o lebreiro significa a busca por um mundo melhor, longe das mazelas causadas pela avareza – sofrimento, dor, doença, segregação e preconceito.

Capítulo 3:

Sê tu em silêncio maldito lobo;
Consumir-se dentro de ti, com tua própria raiva.
Não é sem motivo essa viagem para o abismo.
Canto VII

No verso do canto VII o termo lobo fala do guardião do 4° círculo do inferno Plutus, uma besta metade homem que possui a capacidade de falar e metade monstro que se encontra eternamente perdida em fúria bestial.
Nesse capítulo do jogo, nos deparamos com o chefe Scagdead, um Ooze atípico e poderoso que apresenta certa resistência à infecção ao T-abbys. O chefe é conhecido por sua principal fala: “Mayday”. O mesmo ainda é capaz de balbuciar algumas frases como “Eu ainda sou humano”.

Porém, sua capacidade de se “comunicar” de nada adianta pois afinal ele fora reduzido a uma besta incontrolável.

Plutus

(O guardião do 4º ciclo do inferno)

 

Scagdead

(Conceito de arte do Scagdead)

 Capítulo 4:

Resolva para mim este nó,
Que tem emaranhadas minhas concepções aqui.
Parece que você pode ver, se eu ouvi corretamente,
De antemão qualquer tempo traz com ele.
Canto X

A relação entre os versos desse capítulo e os acontecimentos da trama é menos clara, mas ainda perceptível. No canto X, Dante se encontra com um homem chamado Farinata, que havia matado seu avô. Ele explica para Dante que todos os hereges possuem a habilidade sobrenatural de prever o futuro.

Em Revelations, nesse capítulo, Jill e Parker tentam restaurar a energia do navio e Jill precisa localizar Rachel que possui a chave para o elevador. Jill acaba descobrindo que Rachel havia se transformado numa tenebrosa criatura e uma batalha acontece.

Assim como Farinata podia prever o futuro, em Revelations, o jogador pode deduzir o inevitável destino da moça de cabelos loiros que fora brutalmente morta pelos Oozes, logo no início do game, bem na frente da heroína Jill.

Farinata

(Farinata alerta Dante, os hereges podem prever o futuro)

 

Rachel

(Atacada pelos Oozes, Rachel é a próxima batalha de Jill)

 Capítulo 5:

O mim, Agnello, como; mudas!
Contemple agora a arte nem dois, nem um.
Canto XXV

Pobre Agnello! Nessa passagem esse homem é molestado por uma grande serpente de seis membros que se agarra a ele e o penetra com sua cauda. Nem dois nem um é neste caso uma maneira de se referir a dois corpos unidos no momento da cópula.
No capítulo 5 temos o encontro com a criatura Sea Creeper, que é uma alusão direta à serpente de seis membros que agarra Agnello. Felizmente, Jill é capaz de se libertar do terrível abraço.

Neste mesmo capítulo, Jackass e Grinder descobrem as coordenadas do navio Queen Semiramis  (pensando ser o Queen Zenobia). Existem dois navios que são “nem dois nem um” como dito no verso. Obviamente são dois navios distintos mas tão parecidos que fez com que fossem confundidos. Ao percorrer o interior do navio com Chris é quase impossível dizer a diferença entre o Queen Semiramis e o Zenobia.

Agnello

(Agnello e a serpente)

 

Sea Creeper

(Jill e o monstro Sea Creeper)

Capítulo 6:

De fato ele vive e, assim, sozinho.
Cabe a mim a mostrar-lhe o vale escuro;
Necessidade, e não prazer, nos impele.
Canto XII

Nesta citação, Virgílio quer falar com Quíron, o líder dos centauros, que guarda o sétimo círculo do Inferno. Eles estão prestes a cruzar o rio Flegetonte, um rio de sangue que ferve qualquer alma que tenta escapar. Virgílio diz a Quíron que ele foi encarregado por Beatriz para ser guia de Dante, e que eles  não estavam lá apenas para se divertir. Virgílio termina perguntando se um dos centauros de Quíron pode levar Dante através do rio em suas costas.

Em Revelations, no capítulo 6, temos Jill e Parker prestes a se afogar nos porões do Zenobia, enquanto Chris e Jessica estão determinados a encontrar e resgatá-los.

Temos a primeira parte subaquática do jogo mas, ao contrário de Dante, que atravessou o rio com a ajuda de centauros na Divina Comédia, Jill precisa nadar e prender o fôlego pra se salvar.

Canto XII, Gustave Doré II

(Centauros conduzindo Dante através do rio de sangue)

 

Jill e Parker underwater

(Jill e Parker presos em uma das armadilhas do Queen Zenobia)

Capítulo 7:

Sim, para a verdade com um rosto de falsidade,
Um homem deve fechar os lábios
Porque sem sua culpa causa vergonha.
Canto XVI

Na Divina Comédia, estas são as palavras de Dante alertando sobre verdades que parecem ser mentira.  Ele diz que é melhor permanecer em silêncio do que falar a verdade e correr o risco de se envergonhar. Porém, nesta parte da obra, a verdade precisava ser dita.

15-155

(Neste ponto, verdades se confundiam com mentiras)

REVS UAV

(Jill apronta o UAV para desviar o ataque do Regia Solis contra o Queen Zenobia)

Este capítulo do jogo tem várias similaridades com a citação acima pois é a parte que Jill e Parker se apressam para lançar o UAV para salvar o Queen Zenobia e suas vidas do mortal ataque de Regia Solis. É quase ridículo demais para se acreditar que Regia Solis, o satélite utilizado para destruir Terragrigia estava novamente ativado e desta vez apontado para o Queen Zenobia.

Capítulo 8:

Através das rédeas
O semblante estava virado
E para trás convinha-os avançar
Pois olhar para frente havia sido deles tirado
Canto XX

Neste canto Dante descreve feiticeiros e falsos profetas aprisionados no 8º círculo do inferno. Eles pagam por seus pecados por tentarem prever o futuro, mas no inferno tiveram suas cabeças torcidas fazendo com que só fosse possível olhar para trás. Como consequência, foram, então, condenados a vagar tropeçando.

Como sugere o poema de Dante, este capítulo do jogo retrata o retorno. Mais uma vez, Jill e Parker são obrigados a encarar grandes trechos subaquáticos enquanto escapam do navio que afunda. Neste capítulo, após ser baleado, Raymond diz a Chris e Jill para que busquem a verdade sobre o que havia os levado até aquela missão; algo atrás, no passado, Terragrigia; uma vez que até dado momento a única preocupação dos personagens fora buscar por resgate e sobrevivência, ao passo que os principais mistérios do jogo ainda não haviam sido investigados.

Canto XXPB -

(Pecadores tem suas cabeças viradas para trás e andam tropeçando pelo inferno)

Jill and Parker

(Jill e Parker lutam para fugir do inferno subaquático)

Capítulo 9

Mas se minhas palavras forem sementes que possam dar frutos
Da infâmia para o traidor que conheço roer,
Falando e chorando verás.
Canto XXXIII

Na obra de Dante, estas palavras são ditas pelo Conde Ugolino, o pior do pior quando se trata de traidores políticos.

Com apenas mais um canto antes do encontro com Satanás, Ugolino é representação de Dante de toda a pecaminosidade humana, e ele relata o ato de traição que levou à queda do conde.

Sem se preocupar com tentar redimir-se, ao contar sua história, tudo com o que Ugolino se preocupa é se está ganhando a simpatia de Dante e difamar seu rival. Soa familiar?

Lansdale! Não poderia existir melhor representação de Ugolino do que ele.

Apesar de seus melhores esforços para neutralizar todas as ameaças ao seu plano, Jill e Chris vão finalmente descobrir, ao longo deste capítulo, que Lansdale foi o arquiteto por trás dos ataques em Terragrigia ao colaborar com a organização Veltro nos bastidores para cultivar secretamente o vírus T-Abyss.

Mas a traição de Lansdale talvez vá ainda mais longe do que a de Ugolino, pois ele também trai a própria Veltro e seus pesquisadores em seus esforços para aperfeiçoar o vírus T-Abyss. Ele aciona o Regia Solis sobre a Veltro quando eles não têm mais utilidade para ele, que fornece um destino semelhante em seus cientistas desavisados ​​quando libera várias BOWs infectadas no Queen Zenobia e Queen Semiramis para destruir quaisquer sobreviventes.

Conde Ugolino

(Conde Ugolino, traidor dos traidores)

Morgan_Lansdale_Render

(Morgan Lansdale, traidor da Il Veltro)

Capítulo 10

Porque duas naturezas nunca frente a frente
foram transmutadas para que as duas formas
prontas estivessem para trocarem matéria
Canto XXV

Mais uma vez Dante fala sobre Agnello neste canto. Nesta parte da obra, Dante narra quando o amigo encarava uma serpente que o havia mordido no peito. Dante descreve como fumaça que começa a emanar do peito do homem e da boca da serpente até que as duas nuvens de fumaça se unem em uma só e o homem se transforma em serpente.

“Um levantou-se e os outros caíram”, diz Dante depois que a metamorfose se completa e as cobras desaparecem na distância.

No jogo, descobrimos que Jessica era uma agente dupla que se infiltrou na BSAA a mando de Lansdale. A ideia de metamorfose de Dante se encaixa perfeitamente aqui. Na cena em que Raymond tenta impedir Jessica de ativar o sistema de auto destruição do Navio, Parker tenta acreditar na moça, mas o inevitável acontece e ela assume a traição, atira em Parker e ativa a auto destruição do Queen Zenobia, sumindo logo em seguida para não ser mais vista até o final da trama.

the_inferno,_canto_25,_lines_59-61-_the_other_two_lookd_on_exclaiming-__oah,_how_dost_thou_change,_agnello!o-large

(A transformação do amigo de Dante em serpente)

Jessica and Parker

(Parker descobre a traição de Jessica)

Capítulo 11

Para aquele que não se arrepende não poderá ser absolvido,
Também não se pode se arrepender e ter vontade de uma só vez,
Por causa da contradição que não consente.
Canto XXVII

Neste canto é contada a história de Guido, um homem que fora excomungado da vida religiosa num plano do Papa para que lhe fosse tomado o poder que ele possuía. Guido era um líder que colecionava várias vitórias sobre as forças papais entre os anos de 1270 e 1280. Ele chegou a conclusão de que era melhor manter a boca fechada para manter uma carreira de sucesso e aceitou suborno do Papa para abandonar a política e se aliar a fraternidade franciscana.

Porém, um anjo o adverte que a absolvição autêntica não pode vir sem arrependimento adequado e entrar na fraternidade franciscana significaria nada se suas intenções fossem falsas. Porém, Guido falhou ao escutar as palavras do anjo, e, como resultado, tanto ele quanto o Papa Bonifácio VIII foram condenados ao oitavo círculo do inferno.

Em Revelations temos duas redenções acontecendo durante o capítulo. Em outro flashback, Parker salva o antigo parceiro Raymond em Terragrigia, que retorna o favor e salva Parker do navio que naufragava. Porém, a redenção de Raymond, como a de Guido, não fora genuína, uma vez que ao final dos créditos é revelado que Raymond possuía de fato intenções não verdadeiras e que, na verdade, trabalhava junto com Jessica e provavelmente a deixou escapar de própria vontade.

A outra redenção do capítulo é a de O’Brian ao confessar sua trama para Chris e Jill e ter então sua absolvição concedida em nome de um bem maior. O’Brian desconfiava de agentes infiltrados na BSAA e por isso forjou toda a trama, incluindo o retorno da organização Veltro para que Lansdale mordesse a isca sem o risco de ser informado previamente por sua espiã infiltrada.

dante-paradiso-2

(Guido, excomungado da igreja pelo Papa)

2115472-1316159668

(Raymond e sua falsa redenção)

Capítulo 12

Mas a noite esta reascendendo e é a hora
Que partimos pois vimos o todo
Canto XXXIV

Por fim chegamos ao fim da jornada de Dante pelo inferno (e de Chris e Jill também). Os dois agentes da BSAA mergulham no navio naufragado Queen Dido, lugar de descanso final de Norman onde encontram provas concretas do envolvimento de Lansdale com a Veltro, uma gravação de seus telefonemas com o líder terrorista Norman. Após o confronto final, Chris e Jill finalmente tem em mãos a prova necessária para enviar Lansdale para trás das grades. Enfim, toda a verdade é revelada e a trama como um todo é contemplada pelos protagonistas, após ter ficado encoberta no decorrer de todo o jogo.

34-323

(Dante finalmente chega a seu destino final, o Inferno)

maxresdefault

(Jill em sua última batalha)

Se interessou pela obra de Dante? Então baixe o livro no link e se aprofunde mais na história que inspirou a trama de Resident Evil Revelations 1. O livro é de domínio público (o REVIL não incentiva a pirataria em quaisquer meios) – http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/eb00002a.pdf

Créditos
Escrito por: Caio Amorim (@CoffeeToSmoke)
Colaboração, revisão e ilustração: Cláudio Corrêa (@Justweevil)

%d blogueiros gostam disto: