Shinji Mikami é um cinéfilo e reflete essa paixão nos jogos que faz. Impossível não relacionar Resident Evil aos clássicos de George Romero ou perceber algumas referências a filmes da série Exterminador do Futuro, Alien, ou Psicose.

Uma das referências cinematográficas mais interessantes é fonte de inspiração para a construção de Ada Wong: a protagonista do filme francês Nikita – Criada para Matar (La Femme Nikita), de 1990.

O longa é escrito e dirigido por Luc Besson, também conhecido por ter dirigido filmes como O Quinto Elemento e O Profissional. A trama gira em torno de Nikita (Anne Parillaud), uma jovem viciada em drogas que faz parte de uma gangue que rouba para alimentar o próprio vício. Durante um assalto, a moça mata um policial e acaba presa e condenada à prisão perpétua. Na cadeia, ela é recrutada por Bob, um agente do governo francês, para trabalhar como assassina em missões secretas.

Coincidência 1: Aparência e poses

Ada Wong e Nikita - Screenshot 001

Assim como Nikita, Ada Wong é uma mulher esguia e de cabelos curtos e castanhos. O vestido curto, justo e escuro, usado por Ada em Resident Evil 2 é uma peça que se repete constantemente no figurino de Nikita.

Ada Wong e Nikita - Screenshot 002

Em Resident Evil 4, as inspirações “visuais” se tornam ainda mais nítidas. A tela de abertura de Separate Ways é claramente baseada em um dos pôsteres do filme.

Ada Wong e Nikita - Screenshot 003

Coincidentemente ou não, Nikita e Ada se tornaram ainda mais parecidas visualmente no modo The Mercenaries de Resident Evil 4 por conta de uma pequena adição no figurino clássico de Resident Evil 2. O coldre usado pela personagem acabou criando um detalhe que lembra bastante o marcante vestido preto e justo com as alças cruzadas nas costas usado por Nikita em sua primeira missão como assassina.

Coincidência 2: Femme Fatales

Ada Wong e Nikita - Screenshot 004

A famosa femme fatale ou mulher fatal é um esteriótipo feminino muito usado em diversas mídias, aparecendo como uma vilã ou uma anti-heroína. A femme fatale é a típica mulher que engana um homem usando a sedução para conseguir alguma coisa. A imagem é geralmente associada à espiãs, como a famosa Mata Hari, uma dançarina exótica que foi condenada à morte por espionagem durante a Primeira Guerra Mundial.

Femme fatales não são só mulheres sensuais e femininas, mas são altamente treinadas. Ada tem uma série de habilidades, que vão desde o manejo de várias armas, táticas de combate até a espionagem. Antes de  usar Leon para conseguir a amostra do G-vírus e acabar se apaixonando, Ada se envolveu com o John, um dos pesquisadores da Umbrella, que ficou caidinho por ela.

Ada Wong e Nikita - Screenshot 005

Nikita aprende a atirar e a lutar para conduzir suas missões, mas é muito pouco feminina e desleixada com a própria aparência, além de ter um jeito meio de “moleca”. Com a recatada Amande, Nikita aprende a desenvolver sua feminilidade e a usar a sensualidade como mais uma arma.

Coincidência 3: O espelho

Ada Wong e Nikita - Screenshot 006

Em troca de uma suposta liberdade, Nikita aceita o recrutamento de Bob, mas ela precisa passar por todo o treinamento para ser aceita como assassina. Apesar de topar a ideia inicial, a personagem é uma rebelde que não se adapta às regras de seus mentores e acaba sendo pressionada a começar a levar todo aquele processo mais a sério, ou as consequências seriam drásticas. Depois de um puxão de orelha de Bob e uma conversa franca com Amande, Nikita decide deixar o passado para trás de aceitar sua condição. Esse momento de transformação acontece exatamente em frente a um espelho, durante uma de suas aulas de “etiqueta” com Amande.

Ada Wong e Nikita - Screenshot 007

Uma mulher se olha no espelho. Ela se chamava Ada Wong…
Mas esta manhã, ela dirá adeus a esse nome.
“Não sou mais Ada Wong…”
Ela toca seu abdome e pensa,
“Esta é a cicatriz de Ada, não a minha.”
E enquanto ela diz adeus a Ada Wong, ela não pode conter as lágrimas.
Entretanto, não há muito tempo antes de sua próxima missão.

Durante o epílogo de Ada em Resident Evil 3, descobrimos que Ada decide deixar o envolvimento com Leon no passado e seguir em frente para suas novas missões. Essa decisão também acontece em frente a um espelho.

Outra semelhança entre Ada e Nikita está em suas mortes forjadas. Bob simulou a morte de Nikita na cadeia, enquanto Ada fingiu morrer no laboratório subterrâneo em Raccoon City. O contexto acaba se repetindo em Resident Evil 6, quando Ada é dada como morta.

Coincidência 4: Leon e Marco

Ada Wong e Nikita - Screenshot 008

Ada e Nikita são mulheres fortes, mas as duas possuem a mesma fraqueza: um homem.

Ada acaba se apaixonando por Leon enquanto tenta manipulá-lo para conseguir uma amostra do G-vírus. Desde então, ele é seu “calcanhar de Aquiles”. Durante a missão no Pueblo, Ada saiu de seu caminho diversas vezes para ajudar ou salvar a vida de Leon. Em Resident Evil 6, mesmo sendo confundida com a vilã Carla Radames, Ada atua ao lado dele para derrotar Simmons.

Depois que termina seu treinamento, Nikita está liberada para viver como uma pessoa “normal”. Assim, ela acaba conhecendo e se apaixonando perdidamente por Marco, de quem ela tenta constantemente esconder a vida dupla. No fim, Nikita acaba descobrindo que seu namorado já conhecia seu lado obscuro, mas que a amava mesmo assim. Depois de uma missão não sair como esperado e estar completamente esgotada da vida de assassina, Nikita decide fugir e deixa Marco para trás. Assim como Ada e Leon, os dois não podem ficar juntos.

Coincidência 5: Wesker e Bob

Ada Wong e Nikita - Screenshot 009

Bob é o homem que recruta Nikita na cadeia e atua como uma espécie de chefe dela em algumas missões. A relação entre Ada e Albert Wesker em Resident Evil 4 e em RE: The Darkside Chronicles parece bastante inspirada em Bob e Nikita, pelo menos na questão profissional.

No filme, Bob claramente tem alguns sentimentos mal resolvidos com relação à assassina e, apesar de ter sido manipulador diversas vezes, Nikita parece nutrir um certo carinho por ele. Já com Wesker e Ada, a coisa é um tanto diferente. O vilão apenas usa a espiã para conseguir o que precisa, e ela não confia nem um pouco nele. Enquanto Resident Evil 2 não mostrou que Ada trabalhava com Wesker, The Darkside Chronicles apostou nisso no cenário Death’s Door, e voltou a retratar a dupla de forma parecida com Nikita e Bob.

[youtube id=”xXBqGyM7GgY” width=”600″ height=”350″]

Além da óbvia inspiração da aparência de Wesker em Resident Evil 4 no figurino de Bob, outra coincidência entre os dois personagens fica na posição de ambos de criar problemas para o relacionamento das femme fatales com seus amados. Wesker ordena que a Ada mate Leon em Resident Evil 4, e Bob apresenta um comportamento meio possessivo quando Nikita passa a se relacionar com Marco.

[youtube id=”jwCLDfYwAsc” width=”600″ height=”350″]

Coincidência?

Ada Wong e Nikita - Screenshot 010

Nikita virou elemento da cultura pop. O filme francês recebeu um remake americano em 1993, chamado A Assassina e se transformou em uma série canadense homônima em 1997, estrelada por Peta Wilson.

Em 2010, um novo seriado baseado em Nikita foi ao ar pelo canal CW. Abandonando totalmente dos padrões anteriores, a produção apostou em uma protagonista asiática, interpretada por Maggie Q. As primeiras imagens mostravam uma Nikita estonteante, usando um vestido vermelho de fenda… não bate um feeling de déjà vu?

%d blogueiros gostam disto: