Zurvivors Card Game

Análise – Zurvivors

Como ótimos fãs de assuntos relacionados a zumbis, desastres biológicos e pandemias no geral (deixa o Coronavírus fora disso né…), sempre procuramos nos aprofundar mais com filmes, seriados, documentários e, claro, jogos de todos os tipos.

E é nessa vibe que trazemos pela primeira vez aqui no REVIL uma análise bastante diferente. Com todos os olhos voltados ao mercado praticamente novo (inclusive para mim) de Board Game e Card Game, tivemos acesso, através dos nossos parceiros da Gamehives, ao jogo 100% brasileiro: Zurvivors.

Assim Nasce a Horda!

Todo o enredo de Zurvivors se passa em torno da instalação S.O.L.A.R.: Serviço Operacional de Laboratórios e Amostras Regionais. Uma exploração no centro da cidade dá início a um pânico total com o ressoar do alarme de evacuação imediata imposto aos moradores.

Com essa explosão, várias substâncias químicas se espalharam ao redor da instalação, causando assim a infecção dos funcionários da S.O.L.A.R. Ou seja: em pouco tempo, já existia uma horda de zumbis invadindo a cidade e infectando tudo e todos que cruzassem o caminho. Mas existe uma esperança para os sobreviventes e, procurando por ajuda, seis deles tem um período de seis horas para chegar ao helicóptero de resgate e assim serem resgatados desse caos. Mas a questão é: quem irá sobreviver e alcançar esse objetivo?

A Essência da Sobrevivência

Zurvivors coloca de 3 a 6 jogadores no mapa para competirem entre si, para ver quem sobrevive primeiro a horda de zumbis, que avança cada vez mais pelas ruas tentando impedir a fuga dos sobreviventes. Na primeira parte, os jogadores terão três objetivos a cada rodada, e para avançarem (ou não) no mapa, terão que concluir um desses objetivos para avançar até a carta final, onde está o helicóptero e o fim do jogo. Os dois jogadores que avançarem primeiro terão mais chances de receberem melhores recompensas para facilitar a fuga, já os últimos podem ter uma grande desvantagem.

O jogo se torna mais interessante quando um dos jogadores se transforma em zumbi: assim que ele é tomado pela horda de zumbis, que está avançando pelo mapa, é infectado e terá que atrapalhar o avanço dos demais sobreviventes, também completando o objetivo da sua carta de personagem para que isso ocorra.

Nesse ponto do Zurvivors, o jogo pode virar cooperativo. Isso mesmo! Se mais jogadores se transformarem em zumbi, eles se juntam à horda de zumbis já existente e a esses jogadores já infectados para completar o objetivo de cada carta, juntos. Isso dá uma grande vantagem para os infectados e dificulta ainda mais o trabalho de sobrevivência do jogador que ainda está tentando escapar.

Vence o jogador que chegar primeiro na última carta do mapa antes de acabar o tempo, o que é algo bastante difícil. O jogo também termina de mais duas maneiras: se todos os jogadores virarem zumbis (o que é um game over) e se pelo menos um jogador não for infectado quando a partida chegar na sexta rodada.

Zurvivors Card Game

Zurvivors Card Game

Cada um por si, ou quase isso…

Zurvivors pode ser, no começo, interpretado como jogo cooperativo, mas não é bem assim que funciona…

O jogador começa com um deck aleatório e terá que ir montando seus objetivos a partir disso, porém, em cada final de turno, todos os jogadores terão que trocar a mão, ou seja, passar o deck para o jogador seguinte, fazendo o famoso ‘draft’, escolhendo uma carta da mão e baixando. Isso é necessário para obter os Itens como lanterna, água, lanche, kit médico, etc., fundamentais para conclusão dos objetivos e ir avançando no mapa, montando seu set collection (esse termo é usado quando se é preciso montar uma coleção de itens/cartas/componentes para pontuar e avançar no jogo).

Temos também as armas, como pistola, munição e bomba, apetrechos necessários para afastar a horda de zumbis que avança no mapa, dando mais um tempo e uma aliviada aos sobreviventes, porém esses itens só serão obtidos caso o jogador conclua um dos objetivos aleatórios.

Cada personagem tem uma habilidade especial que pode tanto facilitar a vida do jogador sobrevivente como dificultar outros jogadores a concluírem os objetivos.

Uma gameplay super divertida, com risadas e até discussões saudáveis (as vezes rs) para ver quem é o primeiro a sobreviver na cidade infectada!

Zurvivors possui, ainda, uma expansão, a ‘Ruas Perigosas’. Quando adquirida, o jogo principal recebe novos sobreviventes e novas cartas para montar o mais completo mapa da cidade.

Aos curiosos de plantão, deixaremos aqui o vídeo de uma partida do jogo:

 

Curiosidades

  • Zurvivors foi indicado ao Prêmio Ludopedia 2019 de Jogo Família do Ano e Jogo Família do Ano Designer Nacional que ficou em 2° Lugar, e ano passado foi finalista do Prêmio Cubo de Ouro 2019 na categoria Melhor Jogo de Mesa;
  • Para curtir ainda mais o game e entrar de cabeça no jogo, os desenvolvedores criaram uma playlist no Spotify com algumas trilhas sonoras que combinam totalmente com o ambiente que o jogo proporciona, e claro, tem algumas músicas do Resident Evil. Dá uma olha lá: http://bit.ly/ZurvivorsPlaylist.

Zurvivors é uma maneira muito divertida de passar o tempo com a família e a galera. Podendo ser considerado um ótimo jogo, de rápido entendimento, com mecânica de draft e set collection bem construído, para grupos de 3 a 6 jogadores. O tema se encaixa bem com as mecânicas empregadas e se sobressai conforme mais partidas são jogadas, ressaltando a arte muito bem trabalhada e belíssima.

Recomenda-se esse jogo para quem quer entrar para o mundo de Board Game e Card Game, e é uma ótima ideia jogar umas partidas de Zurvivors para relaxar e rir um pouco! (e também ter uma pouquinho de discórdia entre os amigos rs).

E não acaba por aqui não! A Gamehives já está com a pré-venda da continuação desse jogo, o Zurvivors: Cooperação.

Separado do primeiro jogo, Zurvivors: Cooperação será um Card Game somente para dois jogadores, seguindo em modo cooperativo e com tudo aquilo já vivenciado como regras no Zurvivors. Com combinações de itens e ações, os jogadores terão que juntar pistas para incriminar a gigante instalação S.O.L.A.R., além de tentar fugir da cidade na única moto encontrada no caminho.

Quem já quer garantir o jogo base e a expansão, segue o link para a pré-venda: https://loja.gamehives.com.br/zurvivors-cooperacao

Para mais informações sobre os jogos da empresa, compras e Zurvivors, visitem lá o site oficial: https://www.gamehives.com.br/

Estamos ansiosos para testar o Zurvivors: Cooperação e Zurvivors: Ruas Perigosas!


Ficha Técnica

Nome: Zurvivors
Gênero: Jogo de Cartas
Designer: Bruno Viana e Fábio Arraes
Lançamento: Outubro de 2019
Jogadores: 3 a 6 jogadores;
Tempo de partida: de 45 minutos a 1 hora e 20 minutos;
Conteúdo do jogo: 42 Cartas de Itens, 6 Cartas de Fuga, 15 Cartas de Cidade, 6 Cartas de Objetivos, 6 Cartas de Recompensas, 3 Cartas de Hordas, 6 Cartas de Colocação, 6 Cartas de Sobreviventes/Zumbis, 1 Carta de Primeiro Jogador, 6 Sobreviventes de Madeira, 21 Fichas de Itens, 9 Fichas de Armas e Manual de Regras.


Grupo de Jogadores e Debates: Paloma Cristini, Aline Thais, Lucas Vinicius e Marcos Vinicius.

Montagem e Estrutura: Paloma Cristini

Revisão: Marcelo Rovai

Imagens: Divulgação Oficial da Gamehives e acervo pessoal através de Aline Thais.

Reader Rating3 Votes
8.5
Rápido e divertido;
Bom para relaxar;
Design das cartas são lindos.
Horda dos zumbis bem mais forte que os sobreviventes;
Falta variedade de cartas de fuga;
Precisa tomar um grande cuidado na hora de manejar as cartas para não perder.
7
%d blogueiros gostam disto: